Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esquentador no mesmo sitio que a botija

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Esquentador no mesmo sitio que a botija

    Tenho numa casa uma casota (com uma janelinha e um tubo para sairem os gases) para colocar o esquentador e a botija no mesmo sitio. Isto não é perigoso ? Não se deve separar o compartimento do esquentador do compartimento da botija ? Caso a botija esteja com fuga ao ligar o esquentador a faisca nao pode enviar tudo pelos ares por estar no mesmo compartimento ?

    O picheleiro sugeriu um cilindro, mas nao quero porque demora 1h a aquecer e fico limitado a x litros.

    E já agora, qual a diferença dos esquentadores ventilados e os nao-ventilados?

    #2
    Esquentadores: guia de compras - Dicas - DECO PROTESTE

    Comentário


      #3
      Não me parece que haja algum problema por estar na mesma sala. Acho que é bastante comum a botija estar perto do esquentador/fogão. Importante é que a instalação seja feita por alguém credenciado, e esteja num local arejado.

      Os esquentadores ventilados têm um dispositivo (ventoinha) que ajuda expelir para o exterior os gases resultantes da combustão. Mas têm a desvantagem de não funcionarem quando falta a electricidade...

      Comentário


        #4
        Não há qualquer problema em ter a botija de gás no mesmo compartimento do aparelho de queima. Não é pela botija estar perto do aparelho ou não que se aumentam as hipóteses de fuga. O gás tem sempre de ser ligado ao aparelho, por isso pode haver fuga na ligação.

        As garrafas de gás são muito mais seguras que as ligações de gás. Quando há fugas de gás liquido (de garrafa) são sempre pelas ligações. Recomendo que a instalação seja feita com material e pessoa certificada.

        Quanto a esquentadores ventilados ou atmosféricos, a escolha depende do tipo de instalação. Por exemplo em locais que não é possível um comprimento recto de conduta vertical com 300 mm logo à saída da chaminé é obrigatório montar um ventilado. Caso seja instalado um atmosférico nestas condições, são a ser libertados gases para o compartimento e o dispositivo de segurança vai cortar.
        Caso as condições para instalar um atmosférico sejam reunidas, melhor. Um aparelho atmosférico é mais barato, funciona sempre (não depende da energia eléctrica) e por regra dá bastante menos problemas.

        Já agora só mais um dica... se for para instalar um aparelho atmosférico e se a sua utilização for baixa, o melhor é mesmo um aparelho com ignição a piezo. São mais baratos, dão menos problemas. A unica desvantagem é consumir gas com o piloto aberto, conduto se for pouco usado...

        Comentário


          #5
          Obrigado a todos pelo esclarecimento!

          Decidi-me contudo por um cilindro porque é para uma segunda habitação. Estou dificuldades é em encontrar na web informação sobre onde comprar no distrito do Porto da marca Vulcano e Junkers. As grandes superficies de bricolage só têm marcas esquisitas e apenas um ou outro modelo das mais conhecidas.

          Alguém sabe onde compro estas marcas ? E já agora nos sitios mais baratos ;)

          Comentário


            #7
            É aconselhado é que fique perto da garrafa.
            A lei não permite uma ligação flexivel, vulgar mangueira de borracha, de comprimento superior a 1,5m.
            Garrafas com fuga é muito raro, as fugas são quase sempre nas ligações. As garrafas não rebentam nem explodem por haver uma faisca. Existem vários milhões espalhadas por aí, se fossem realmente um perigo achas que estvam à venda?
            Não compreendo porque achas complicado arranjar cilindros de marcas conhecidas, qualquer loja desses equipamentos vende-os.

            A escolha entre um cilindro e um esquentador deve levar em conta o preço da energia, estabilidade de fornecimento, distância que a água tem que percorrer e no caso do cilindro levar em conta a quantidade de banhos/utilização de agua quente e se o uso é muito "seguido".
            Esqueci-me de dizer, eu evitaria a todo o custo comprar "equipamentos" baratos quando estamos a falar de gás ou cilindros eléctricos, qualquer um deles pode ter consequências na saúde, e ambos devem ser instalados por pessoas credenciadas no caso do gás e conhcedoras no caso do cilindro.
            Editado pela última vez por ESPRIT; 13 July 2011, 20:33.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X