Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Discórdia com advogado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Discórdia com advogado

    Tenho esta questão. Se alguem puder ajudar agradeco.
    Uma situação em que uma pessoa teve que recorrer a um advogado para tratar de um assunto. O advogado fez o que tinha a fazer, tratou de um documento etc.
    Perguntou-se -lhe quanto se devia e pagou-se.
    Como era uma situação que ainda ficava ao criterio do cliente avançar ou não a partir dali, o assunto restante ficou pendente até depois das férias judiciais ( isto foi em Agosto ).
    Ultima conversa no escritorio do advogado: contas todas certas, depois quando se avançasse com o processo logo se veria o que mais haveria a pagar. Oadvogado disponibiizou-se logo para que caso necessário o contactasse durante esse tesmpo e etc. Contacto por parte do cl, 2 chamadas não atendidas.
    Como havia um prazo a cumprir e o tempo passava, o advogado sem ai nem ui, mesmo já depois das ferias judiciais, e contrata-se outro advogado ( aquem se teve que pagar mais e bem mais, mas tudo correu bem).

    O advogado apenas dá o ar da sua graça quando o cliente lhe envia um mail , isto já em abril, a solicitar o recibo do pagamento. E diz-lhe então que entrega o recibo sim sr mas que ainda há determinado valor a pagar de honorários, porque no valor pago anteriormente não estava incluído tudo o que se fez.

    Isto é normal?????

    help

    #2
    Mas quando pagaste não ficaste logo com o recibo? Há notas de honorários? Podes sempre pedir isso para avaliar o que foi pago e está pendente.

    Não chegando a bom porto, a entidade que regula a advocacia é a Ordem dos Advogados (para além dos meios legais) - mas esta parte não conheço em pormenor para explicar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AJ2005 Ver Post
      Tenho esta questão. Se alguem puder ajudar agradeco.
      Uma situação em que uma pessoa teve que recorrer a um advogado para tratar de um assunto. O advogado fez o que tinha a fazer, tratou de um documento etc.
      Perguntou-se -lhe quanto se devia e pagou-se.
      Como era uma situação que ainda ficava ao criterio do cliente avançar ou não a partir dali, o assunto restante ficou pendente até depois das férias judiciais ( isto foi em Agosto ).
      Ultima conversa no escritorio do advogado: contas todas certas, depois quando se avançasse com o processo logo se veria o que mais haveria a pagar. Oadvogado disponibiizou-se logo para que caso necessário o contactasse durante esse tesmpo e etc. Contacto por parte do cl, 2 chamadas não atendidas.
      Como havia um prazo a cumprir e o tempo passava, o advogado sem ai nem ui, mesmo já depois das ferias judiciais, e contrata-se outro advogado ( aquem se teve que pagar mais e bem mais, mas tudo correu bem).

      O advogado apenas dá o ar da sua graça quando o cliente lhe envia um mail , isto já em abril, a solicitar o recibo do pagamento. E diz-lhe então que entrega o recibo sim sr mas que ainda há determinado valor a pagar de honorários, porque no valor pago anteriormente não estava incluído tudo o que se fez.

      Isto é normal?????

      help
      Com advogados é normal!
      Porque é que achas que vão direitinhos para o inferno!

      Comentário


        #4
        normal não será, mas o recibo devia ter sido pedido no momento do pagamento, pedir apenas 8 meses depois é procurar confusões.

        agora não resta grande coisa a não ser solicitar que no recibo venha especificado tudo o que foi feito e em que datas.

        se vier algo com data posterior ao pagamento efectuado diria que tens aí um belo problema.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
          normal não será, mas o recibo devia ter sido pedido no momento do pagamento, pedir apenas 8 meses depois é procurar confusões.

          agora não resta grande coisa a não ser solicitar que no recibo venha especificado tudo o que foi feito e em que datas.

          se vier algo com data posterior ao pagamento efectuado diria que tens aí um belo problema.
          Não sei se tem problema! Não passar recibos é um acto ilegal! As finaças adorariam saber dessa situação!

          O problema é a crise! Os advogados têm pouco serviço e assim que apanham lá um pato esfolam-no até ao osso!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
            Não sei se tem problema! Não passar recibos é um acto ilegal! As finaças adorariam saber dessa situação!

            O problema é a crise! Os advogados têm pouco serviço e assim que apanham lá um pato esfolam-no até ao osso!
            Essas generalizações são sempre "perigosas", acho que não vale a pena entrar por aí.
            É possível dizer o mesmo de quase todas as profissões liberais e mesmo de algumas actividades/empresas que não facturam serviços.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              Essas generalizações são sempre "perigosas", acho que não vale a pena entrar por aí.
              É possível dizer o mesmo de quase todas as profissões liberais e mesmo de algumas actividades/empresas que não facturam serviços.
              Os advogados normalmente são muito pouco explicitos em relação à facturação!
              É normal nas outras profissões liberais apresentar orçamento prévio! Nos advogados, isso, apesar de estar previsto nos regulamentos raramente acontece!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                Não sei se tem problema! Não passar recibos é um acto ilegal! As finaças adorariam saber dessa situação!

                O problema é a crise! Os advogados têm pouco serviço e assim que apanham lá um pato esfolam-no até ao osso!
                Não é bem assim. Porque os Advogados devem ter afixado no seu escritório a tabela de preços para vários tipos de assuntos, e da mesma forma que se pede o recibo ao médico, deve fazer-se o mesmo com os advogados.

                Além do mais, alerta-se para o facto dos advogados não podem ganhar à percentagem. Isto é. No caso explicado no 1º post, caso o processo fosse para a frente e houvesse direito a uma indeminização, o advogado não pode dizer à partida que os seus honorários são 10%. É proibido pela sua deontologia. No caso passa a figurar como sócio da acção e não é o caso.

                Caso um advogado refira este facto, ganha x por cento de um caso, é efectuar uma denúncia à Ordem dos Advogados.

                Neste caso, acho que deveria ter sido pedida o recibo no momento. Não querendo defender o advogado em causa, há também situações em que os "clientes" julgam que os advogados não tem vida privada e familiar e toca a ligar à noite ou fim de semanas.

                Caso sejam advogados de grandes sociedades, ligam o taximetro do telefone ao fim de 2 minutos de conversa. E é sempre a factuar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                  Não é bem assim. Porque os Advogados devem ter afixado no seu escritório a tabela de preços para vários tipos de assuntos, e da mesma forma que se pede o recibo ao médico, deve fazer-se o mesmo com os advogados.

                  Além do mais, alerta-se para o facto dos advogados não podem ganhar à percentagem. Isto é. No caso explicado no 1º post, caso o processo fosse para a frente e houvesse direito a uma indeminização, o advogado não pode dizer à partida que os seus honorários são 10%. É proibido pela sua deontologia. No caso passa a figurar como sócio da acção e não é o caso.

                  Caso um advogado refira este facto, ganha x por cento de um caso, é efectuar uma denúncia à Ordem dos Advogados.

                  Neste caso, acho que deveria ter sido pedida o recibo no momento. Não querendo defender o advogado em causa, há também situações em que os "clientes" julgam que os advogados não tem vida privada e familiar e toca a ligar à noite ou fim de semanas.

                  Caso sejam advogados de grandes sociedades, ligam o taximetro do telefone ao fim de 2 minutos de conversa. E é sempre a factuar.
                  Isso é tudo muito correcto! Mas na prática não funciona bem assim! Quanto à ordem dos advogados tem muito que se lhe diga!

                  Comentário


                    #10
                    Pois eu pedi logo na altura e ela ( advogada) disse que depois entregava. (acabei por ter que ser eu a pedir, já mais tarde, é um facto)

                    An questão é que ela na nota com a discriminação das despesas, põe uma coisas como 1ª fase do processo e outras como 2ª fase do processo. E isto só me enviou agora. Nem foi jntamente com o recibo que já entregou há algum tempo.

                    O problema foi eu após tudo o que tratei com ela lhe perguntar como estavamos em termos de contas e se tinha algi mais a pagar-lhe e ela dizer-me que não.

                    Que depois se eu decidisse avançar com a situação para tribunal aí falaríamos de novos honorários. E eu pronto, fiquei descansada. Ia continuar com os serviços dela. Mas como a contactei e não me atendeu por 2 vezes, fui ao escritorio dela e não estava ninguem. A situação tinha prazo para dar entarda em tribunal e eu tive que recorrer a outro advogado.

                    Sim porque a questão de dar entrada do processo em tribunal em nada foi tratado com ela. Foi antes disso que "parou"

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                      Isso é tudo muito correcto! Mas na prática não funciona bem assim! Quanto à ordem dos advogados tem muito que se lhe diga!
                      Porquê?? Se tens alguma situação que aches que foste prejudicado ou não foi desenvolvido o processo com a devida agilidade, sendo prejudicado por isso, tens todo o direito de efectuar a participação do advogado para a OA. Ela é sempre apreciada podendo ser diferida ou não.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                        Porquê?? Se tens alguma situação que aches que foste prejudicado ou não foi desenvolvido o processo com a devida agilidade, sendo prejudicado por isso, tens todo o direito de efectuar a participação do advogado para a OA. Ela é sempre apreciada podendo ser diferida ou não.
                        As ordens (não só a dos advogados) normalmente esquecem-se que também têm o dever de defender o interesse dos clientes e não apenas os interesses dos associados! Eu sei que se pode fazer queixa! Mas às vezes a resposta é no minímo hilariante! E já passei por um caso em que a resposta da ordem foi vergonhosa!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                          Porquê?? Se tens alguma situação que aches que foste prejudicado ou não foi desenvolvido o processo com a devida agilidade, sendo prejudicado por isso, tens todo o direito de efectuar a participação do advogado para a OA. Ela é sempre apreciada podendo ser diferida ou não.
                          É preciso ser algo mesmo muito forte para quebrar o corporativismo entre advogados. Eles protegem-se uns aos outros e muito raramente vão contra algum colega de profissão.

                          Quanto ao passar recibo, todos sabemos que só os mecânicos e as oficinas de automóveis é que fogem ao fisco...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                            ...
                            E já passei por um caso em que a resposta da ordem foi vergonhosa!
                            E como tiveste um caso é padrão.

                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            É preciso ser algo mesmo muito forte para quebrar o corporativismo entre advogados. Eles protegem-se uns aos outros e muito raramente vão contra algum colega de profissão.
                            ...
                            Verdade em parte, o muito raramente já não concordo tanto.
                            Ainda há pouco foi noticiada a expulsão de um advogado da ordem e haverão outros com processo, com certeza.
                            A OA terá os mesmos problemas que outras ordens ou entidades a quem caiba excercer o poder "disciplinar", a prova.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                              E como tiveste um caso é padrão.



                              Verdade em parte, o muito raramente já não concordo tanto.
                              Ainda há pouco foi noticiada a expulsão de um advogado da ordem e haverão outros com processo, com certeza.
                              A OA terá os mesmos problemas que outras ordens ou entidades a quem caiba excercer o poder "disciplinar", a prova.
                              Se contactares um empreiteiro e ele te aldrabar a obra toda ficas satisfeito e pões a questão de o contractar outra vez? Ou para ti fica apresentado?

                              Perante as provas apresentadas e a resposta dada, os senhores da OA ficaram apresentados definitivamente!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                E como tiveste um caso é padrão.



                                Verdade em parte, o muito raramente já não concordo tanto.
                                Ainda há pouco foi noticiada a expulsão de um advogado da ordem e haverão outros com processo, com certeza.
                                A OA terá os mesmos problemas que outras ordens ou entidades a quem caiba excercer o poder "disciplinar", a prova.
                                Para quem tiver a oportunidade de ler a revista publicada pela OA, é ler no final a quantidade de advogados suspensos e expulsos. Todos os meses.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                  Para quem tiver a oportunidade de ler a revista publicada pela OA, é ler no final a quantidade de advogados suspensos e expulsos. Todos os meses.
                                  Também já se faz disto em Portugal?!

                                  Qualquer dia aparece na página das ordens online e para quem quizer ver

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tomara que em Portugal todos os profissionais liberais fossem sindicados como são os advogados. Não se esqueçam que o MP e os Juízes são obrigados a participar à OA as infracções ao Estatuto.

                                    As suspensões e expulsões mensais devem ser as maiores em Portugal para as profissões liberais.

                                    A revista da OA pode ser vista aqui: Ordem dos Advogados - Boletim

                                    Quanto à questão inicial: basta recorrer à Ordem dos Advogados e solicitar que seja aberto processo para fixação de honorários/emisão de laudo sobre honorários. O parecer é vinculativo e é SEMPRE proferida decisão final.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Desde já agradeço pelas informações.
                                      Já lhe havia enviado um mail ao qual não obtive resposta, em que disse que iria com todo o gosto ao seu escritorio para se esclarecer a questão, e entretanto recebi uma carta da Sra. Dra. a solicitar o pagamento dentro de 5 dias....

                                      Comentário


                                        #20
                                        O melhor mesmo é contratares um advogado

                                        Comentário


                                          #21
                                          A nota de honorários descriminada têm de existir.

                                          Tens de saber o que estás a pagar.

                                          Após conhecimento dessa nota poderá concordar ou não.

                                          Dá a ideia que fizeste um pagamento em que teoricamente as contas estariam saldadas. Mas na prática quando foram emitir a nota de honorários lá "descobriram" algo que ainda não estava incluído.

                                          Ou seja, não tens prova do que efectivamente pagaste anteriormente.

                                          É isto?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Do valor que lhe foi pago anteriormente em Junho 2010, não me deu o recibo. No meio da conversa disse que o entregava depois. Só quando lho pedi, em Abril deste ano é que mo entregou, mas sem a nota das despesas descriminada. Enviou só o recibo com data de 22.12.2010.
                                            Como me disse que faltava pagar masi valor, enviou-me posteriormente as notas das despesas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                              Tomara que em Portugal todos os profissionais liberais fossem sindicados como são os advogados. Não se esqueçam que o MP e os Juízes são obrigados a participar à OA as infracções ao Estatuto.

                                              As suspensões e expulsões mensais devem ser as maiores em Portugal para as profissões liberais.

                                              A revista da OA pode ser vista aqui: Ordem dos Advogados - Boletim

                                              Quanto à questão inicial: basta recorrer à Ordem dos Advogados e solicitar que seja aberto processo para fixação de honorários/emisão de laudo sobre honorários. O parecer é vinculativo e é SEMPRE proferida decisão final.
                                              Está aqui a resposta definitiva, tudo o mais é especulação.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se fosse a ti fazia e já uma exposição á Ordem dos Advogados sobre este assunto e veria o que eles dizem.

                                                Podes também tentar fazer uma queixa nas finanças por a advogada não te ter dado o recibo do valor pago, isto se tiveres meio de prova do valor que pagaste.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por AJ2005 Ver Post
                                                  Do valor que lhe foi pago anteriormente em Junho 2010, não me deu o recibo. No meio da conversa disse que o entregava depois. Só quando lho pedi, em Abril deste ano é que mo entregou, mas sem a nota das despesas descriminada. Enviou só o recibo com data de 22.12.2010.
                                                  Como me disse que faltava pagar masi valor, enviou-me posteriormente as notas das despesas
                                                  Lá está, "descobriu" depois que faltava qualquer coisa.

                                                  Agora a questão é saber se foi de má fé, com o intuito de sacar mais dinheiro. Ou se foi mesmo um lapso, e isso só analisando a nota de honorários versus trabalho feito e "intuição" dos esclarecimentos dele.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Está aqui a resposta definitiva, tudo o mais é especulação.
                                                    Pois...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                      Se fosse a ti fazia e já uma exposição á Ordem dos Advogados sobre este assunto e veria o que eles dizem.

                                                      Podes também tentar fazer uma queixa nas finanças por a advogada não te ter dado o recibo do valor pago, isto se tiveres meio de prova do valor que pagaste.
                                                      Sim, tenho prova porque lhe fiz o pagamento através de cheque

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boa noite,

                                                        Pois que após a recepção da dita carta, lá voltei a enviar mail à advogada em questão, reiterando o que já tinha dito anteriormente e disponibilizando-me para ir ao seu escritório.

                                                        Mencionei novamente também que não me fazia muito sentido ela só me enviar o recibo em Abril passado , a meu pedido, e nele constar a data de 22/12/2010, que em nada condiz com a date efectiva do pagamento (cerca de 6 meses antes). Questionei até o porquê de quando me enviou o recibo não juntar a nota de despesas a que aquele valor correspondia.

                                                        A resposta da advogada via mail foi qualquer coisa como ... "isto nem merece resposta, vai seguir para tribunal e lá terás que explicar ao juíz porque não pagas o trabalho prestado, sendo que acrescenta ainda as custas judiciais"

                                                        Fantástico, não vos parece?
                                                        A situação vai para tribunal e lá

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aqui já tinham indicado o que fazer... provavelmente antes de ir para o Tribunal era fazer isso, não sei, digo eu.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            Aqui já tinham indicado o que fazer... provavelmente antes de ir para o Tribunal era fazer isso, não sei, digo eu.
                                                            Ainda não foi para tribunal, mas segundo o que a dita advogada indicou no ultimomail que me enviou, é o que pensa fazer.
                                                            Creio que o melhor é fazer então uma exposição à Ordem dos advogados, como me sugeriram aqui, anteriormente.

                                                            A melhor forma de o fazer? Via e_mail?
                                                            Carta, com cópias das "provas" que tenho em meu poder, como os vários mails trocados?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X