Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[ECONOMIA] Ricardo Reis - Vale a Pena Ler

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [ECONOMIA] Ricardo Reis - Vale a Pena Ler

    Confesso que nunca tinha ouvido falar neste jovem economista, mas gostei muito desta entrevista que deu á Visão e gostaria de a partilhar com vocês.

    http://img231.imageshack.us/img231/8421/visao16vi.th.jpg[/IMG]




    #2
    Já tinha ouvido falar neste "wonder boy" portugues da economia, mas nunca tinha lido nada dele... vou ler e comento 2ª feira !!!

    Bom fim de semanaaaaaaaaaaaaaaa !

    Comentário


      #3
      Aprendi umas coisas... mas diga-se que ele diz muitas coisas que eu já estou cheio de dizer... Mas nestes país o pessoal acomoda-se!

      Comentário


        #4
        O artigo merece que se compre a revista.

        Mas há mta coisa que não é novidade. ;)

        Comentário


          #5
          Só uma coisinha... a parte de taxas só pelo consumo é bem pensada... mas muito dificil de controlar. Se um gajo não pedir factura (sim, porque neste país parece que não é obrigatório! :S)

          Comentário


            #6
            De facto ele tem razão qd fala do escalão único de IRS. Eu tenho meses em q dou comigo a pensar se tivesse ganho menos em bruto não teria recebido mais em líquido... sobretudo qt tou um pouco acima do escalão...
            Então este mês q foi de subsído foi particularmente triste...


            EDIT:

            Relativamente aio texto: é pena ele ser maçarico a dar entrevistas... Tirando algumas boas ideias ele não diz nada que não venha nos livros de economia da moda e nas revistas da especialidade…

            Qd ele diz que as poupanças são consumo futuro vê-se q ainda é um gajo novo. O português médio poupa para fazer face a problemas de saúde, sobreviver em situações de crise ou para garantir os estudos dos filhos.

            O consumista puro só poupa se for alérgico a créditos…

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por neoxic

              De facto ele tem razão qd fala do escalão único de IRS. Eu tenho meses em q dou comigo a pensar se tivesse ganho menos em bruto não teria recebido mais em líquido... sobretudo qt tou um pouco acima do escalão...
              Então este mês q foi de subsído foi particularmente triste...


              EDIT:

              Relativamente aio texto: é pena ele ser maçarico a dar entrevistas... Tirando algumas boas ideias ele não diz nada que não venha nos livros de economia da moda e nas revistas da especialidade

              Qd ele diz que as poupanças são consumo futuro vê-se q ainda é um gajo novo. O português médio poupa para fazer face a problemas de saúde, sobreviver em situações de crise ou para garantir os estudos dos filhos.
              O consumista puro só poupa se for alérgico a créditos…
              Ele proprio diz que é um apaixonado da Teoria Economica. :D

              A poupança acabará sempre ou quase sempre por ser consumo, independetemente de ser para a saude, para os estudos, ou qualquer outra situação que não estas. A ideia com que fiquei de modo muito objectivo foi que ele defendia uma redução do IRS para incentivar a poupança que por sua vez iria originar maior poder de compra, o estado ficava a perder em IRS mas ficaria a ganhar nos impostos sobre os bens, as empresas privadas iam ver tambem subir as suas receitas, ou seja as receitas iam para o "consumo e investimento" o que originava o estimular da economia.
              Na teoria é tudo muito bonito mas na pratica...

              Comentário


                #8
                Ja agora, gostei da clareza das respostas dele.

                Comentário


                  #9
                  A teoria apesar de ser bonita... continua a ser mais bonita que a teoria da actualidade.

                  E isso é uma vantagem grande para a pratica ser mais bonita que a pratica actual...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Taveirada

                    A teoria apesar de ser bonita... continua a ser mais bonita que a teoria da actualidade.

                    E isso é uma vantagem grande para a pratica ser mais bonita que a pratica actual...
                    Ninguem disse o contrario.

                    Comentário


                      #11
                      Gostei de algumas ideias, muito boas até, algumas ideias um pouco deslocadas da realidade e reveladoras do desconhecimento do estado do país, confusão entre teorias economicas e desconhecimento da inflencia das normas da UE.

                      E uma visão um pouco americanizada da economia, algumas ideias são absolutamente hilariantes :D.



                      Comentário


                        #12
                        É jovem... Se alguma vez passar fome, começa a pensar de maneira diferente...

                        Que mania estes pseudo iluminados que pensam que podem mudar o mundo à maneira deles...

                        Com 28 anos, apesar do currículo, não fazia mal um pouco de humildade.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por zerorpm

                          É jovem... Se alguma vez passar fome, começa a pensar de maneira diferente...

                          Que mania estes pseudo iluminados que pensam que podem mudar o mundo à maneira deles...

                          Com 28 anos, apesar do currículo, não fazia mal um pouco de humildade.
                          Queres fundamentar o que escreveste?

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por zerorpm

                            É jovem... Se alguma vez passar fome, começa a pensar de maneira diferente...

                            Que mania estes pseudo iluminados que pensam que podem mudar o mundo à maneira deles...

                            Com 28 anos, apesar do currículo, não fazia mal um pouco de humildade.
                            Nao vi falta nem excesso de humildade.

                            Fizeram-lhe perguntas, e ele respondeu.

                            Comentário


                              #15
                              Achei muito boas as ideias da isenção até um determinado valor e depois uma taxa única, e da taxação baseada no consumo e não nos proveitos.
                              Estou, no entanto, em completo desacordo com a ideia de que com facilidade de despedimento surge mais oportunidade de trabalho. Não surge, em Portugal, não surge. Surgiria sim uma carreira sempre inexistente, a saltar de empresa para empresa e de função para função, sem nunca se conseguir ser mesmo bom numa determinada coisa, seguir uma carreira estável e uma progressão (também salarial), passo a redundância, progressiva. Passariamos a vida a saltar de sitio para sitio, sempre a ganhar o minimo possível, e as empresas passariam a ter sempre tudo feito pagando também o minimo possível.
                              E a questão de o atendimento público ser mau, em muitos casos é verdade, mas muitas vezes o "público" também é mal-educado, arrogante e não respeita a pessoa que o está a atender. É uma espécie de 50-50.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                É jovem... Se alguma vez passar fome, começa a pensar de maneira diferente...

                                Que mania estes pseudo iluminados que pensam que podem mudar o mundo à maneira deles...

                                Com 28 anos, apesar do currículo, não fazia mal um pouco de humildade.
                                Não consegui perceber as tuas palavras quando ele se limitou a respponder as perguntas feitas dando a sua opinião.

                                Comentário


                                  #17
                                  Como é feita a cobrança ao consumo? Ou melhor, como é feita a cobrança do IVA?

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por mjm

                                    Como é feita a cobrança ao consumo? Ou melhor, como é feita a cobrança do IVA?
                                    A meu ver seria algo assim; do mesmo modo que já é mas provavelmente com mais escalões.
                                    Por exemplo, neste momento tens coisas a
                                    5%
                                    12%
                                    21%

                                    Podes fazer um esquema do mesmo género:
                                    Coisas de primeira necessidade (comida) 2%
                                    Consumos moderados (por exemplo coisas que permitam desenvolvimento cultural) 10%
                                    Outros produtos generalistas de consumo frequente 15%
                                    Items de luxo 20%
                                    Items de luxo extremo 40%

                                    Pelo menos é o que eu deduzo do método. O problema é que isto é difícil de organizar, estruturar e implementar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já li a entrevista dele, e penso que as ideias dele não estão totalmente adaptáveis ao nosso país.
                                      Isto porque o nivel salarial é muito baixo e o nosso custo de vida é muito caro, isto é, eu consigo praticamente comprar produtos ao mesmo preço que lá fora, mas com menos dinheiro. Vejam os exemplos de produtos de primeira necessidade (Pão, leite, carne, etc...) e outros produtos como carros, televisões, mobilias, que no geral, estão mais caros que a média da UE. Mas os nossos salários são bastante mais baixos.

                                      Na minha opinião, temos problemas estruturais gravíssimos que merecem medidas drásticas e urgentes(justiça, saúde, educação, investimentos de médio e longo prazo...), e só a partir daí podemos esperar o crescimento do país...
                                      Concordo com ele na questão bancária, deviamos acabar com o proteccionismo e favorecimento ao sector bancário. É impressionante como os bancos dominam a economia deste país, e ridiculo os lucros que apresentam ano após ano...

                                      Quanto às leis laborais, temos que ir por passos pequenos e cautelosos. Acho que temos leis bastante proteccionistas aos trabalhadores, mas não podemos de um momento para o outro mudar as leis dando a hipótese ao patronato de despedir conforme a sua disposição....

                                      Vamos ver se as medidas do Sócrates resultam nos próximos anos....

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Torres

                                        citação:Originalmente colocada por mjm

                                        Como é feita a cobrança ao consumo? Ou melhor, como é feita a cobrança do IVA?
                                        A meu ver seria algo assim; do mesmo modo que já é mas provavelmente com mais escalões.
                                        Por exemplo, neste momento tens coisas a
                                        5%
                                        12%
                                        21%

                                        Podes fazer um esquema do mesmo género:
                                        Coisas de primeira necessidade (comida) 2%
                                        Consumos moderados (por exemplo coisas que permitam desenvolvimento cultural) 10%
                                        Outros produtos generalistas de consumo frequente 15%
                                        Items de luxo 20%
                                        Items de luxo extremo 40%

                                        Pelo menos é o que eu deduzo do método. O problema é que isto é difícil de organizar, estruturar e implementar.
                                        Deve ser algo assim, mas teria de se organizar melhor a classificação dos varios bens, por exemplo as barritas de peixe ou dedos de peixe pagam 21% de iva, o que convenhamos é ridiculo.

                                        Ou o caso dos livros, cd's e DVD's como exemplo maximo da bizarria do actual sistema.



                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por MLopes

                                          Já li a entrevista dele, e penso que as ideias dele não estão totalmente adaptáveis ao nosso país.
                                          Isto porque o nivel salarial é muito baixo e o nosso custo de vida é muito caro, isto é, eu consigo praticamente comprar produtos ao mesmo preço que lá fora, mas com menos dinheiro. Vejam os exemplos de produtos de primeira necessidade (Pão, leite, carne, etc...) e outros produtos como carros, televisões, mobilias, que no geral, estão mais caros que a média da UE. Mas os nossos salários são bastante mais baixos.

                                          Na minha opinião, temos problemas estruturais gravíssimos que merecem medidas drásticas e urgentes(justiça, saúde, educação, investimentos de médio e longo prazo...), e só a partir daí podemos esperar o crescimento do país...
                                          Concordo com ele na questão bancária, deviamos acabar com o proteccionismo e favorecimento ao sector bancário. É impressionante como os bancos dominam a economia deste país, e ridiculo os lucros que apresentam ano após ano...

                                          Quanto às leis laborais, temos que ir por passos pequenos e cautelosos. Acho que temos leis bastante proteccionistas aos trabalhadores, mas não podemos de um momento para o outro mudar as leis dando a hipótese ao patronato de despedir conforme a sua disposição....
                                          Vamos ver se as medidas do Sócrates resultam nos próximos anos....
                                          Ai ha coisa de um ano houve um topic parcido, no qual falei desse tema e quase fui crucificado pois segundo parcia o trabalhador era muito desprotegido. :D

                                          Comentário


                                            #22

                                            Nao sei se é um iluminado ou nao , mas parece me saber do que fala ! É uma boa entrevista ! Pena estas mentes irem produzir para outros lados ...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ragazzito, eu sou um simples empregado por conta de outrem, e não um patrão...
                                              Quando me refiro à questão de leis bastante proteccionistas aos trabalhadores, refiro-me à questão de que um trabalhador com 10 anos de casa, mesmo que não seja produtivo ou não dê lucro à empresa, é bastante beneficiado com indemnizações...
                                              Tenho visto exemplos em alguns clientes que visito e contacto, em que simplesmente a pessoa deixa de ser produtiva, e não quer saber se a empresa está mal ou bem, quer é entrar tarde, ter 2 a 3 horas de almoço e sair cedo, e ai quem venha reclamar que faz pouco...

                                              Não podemos simplesmente dar o poder ao patronato, era voltar ao século passado, mas temos de chegar a um meio termo entre trabalhadores e patronato, isto é, o trabalhador tem de se sentir protegido, mas tem de trabalhar pra isso.

                                              Ainda à uns meses atrás, vi a reportagem de uma empresa têxtil que os patrões queria deixar os trabalhadores sem nada, e acabou por ser vendida simbolicamente a 1€ a uma empregada que tomou conta da empresa. Vi empregadas a ganharem o salário minimo a darem tudo pela empresa, só para manter a empresa viva e o ordenado ao final do mês. Acredito que uma boa gestão permita manter esses empregos durante bastante tempo.
                                              É este espirito que temos de incutir na nossa mentalidade, e não relaxarmos à "sombra da bananeira"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Viram a faculdade a que ele foi em Portugal?[8D]

                                                O artigo está bastante bom. Simples aplicação da teoria economica aos problemas reais.

                                                Agora se as pessoas a querem aplicar isso ja é outra historia.

                                                Agora nao tenho muito tempo mas ainda hei-de aparecer para mandar umas postas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Nthor



                                                  Deve ser algo assim, mas teria de se organizar melhor a classificação dos varios bens, por exemplo as barritas de peixe ou dedos de peixe pagam 21% de iva, o que convenhamos é ridiculo.

                                                  Ou o caso dos livros, cd's e DVD's como exemplo maximo da bizarria do actual sistema.



                                                  Muito melhor mesmo. Há coisas na organização actual que são uma aberração.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Confesso que algumas das ideias não são novas, a aplicação de um imposto único sobre o consumo é igual ao modelo utilizado no América do Norte, onde nos recibos aparece descriminado a percentagem para o Estado e outra para o Governo (isto no caso do Canadá).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Vogal


                                                      Nao sei se é um iluminado ou nao , mas parece me saber do que fala ! É uma boa entrevista ! Pena estas mentes irem produzir para outros lados ...
                                                      Talvez o problema seja esse mesmo, se ele estivese cá não dizia tantos disparates por falta de conhecimento.




                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A ideia de deixar de tributar o rendimento e tributar exclusivamente o consumo pode parecer à 1ª vista boa, mas é impraticável...

                                                        Para simplificar vamos até admitir q so existe tributação a 20% nos rendimentos e q so existe IVA a 21%.

                                                        Ganhamos 1.000, e sobre esses 1.000 existem 20% de imposto de rendimento, logo, ficamos com 800.

                                                        Neste novo enquadramento, ficariamos com os 1.000 ! ou seja, com 200 a mais de rendimento disponivel. Desses 200, supondo que se gastariam em consumo na totalidade, apenas 42 (21%) seriam para os cofres do Estado...ou seja, menos 156 de receita.

                                                        claro q, por outro lado tb acabava a história dos reembolsos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Olha a leitura que recomendei ao PéLeve e ao Zerorpm:D:D.
                                                          E deve ter tocado fundo...

                                                          Bom post Vanquish;).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                            Olha a leitura que recomendei ao PéLeve e ao Zerorpm:D:D.
                                                            E deve ter tocado fundo...

                                                            Bom post Vanquish;).
                                                            Não defende nada de novo (eu li, comprei a VISÃO) daquilo que eu sempre disse e eu não estive em Harvard...

                                                            E, sim, taxar o trabalho é mais do que injusto, taxar o consumo é correcto, desde que feito com decência! Nada de novo nem que eu também já não tenha dito!

                                                            Como disse concordo, na essência, com o que ele diz, embora não perceba como é que ele aceita que devamos perder direitos adquiridos para os recuperar depois, pois, deve ser por ter estado tanto tempo fora de Portugal!...

                                                            Mas, e já que gostas de ler a VISÃO, deverias ler o artigo da "VISÃO seguinte" (...) da autoria de Gomes Canotilho, só para perceberes que a culpa não é da CR e, já agora, na mesma revista, lê, mais à frente, a crónica "O País Derrapado", de Alexandra Correia, só para teres uma ideia de para onde vai o nosso dinheiro (...), reforçada pela opinião de Guilherme D'Oliveira Martins, na mesma edição e um pouco depois, que fala de responsabilização dos gestores públicos e dos políticos...

                                                            Lê, lê que te fazem bem pensadores destes...:D;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X