Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Guerra Civil espanhola, teve inicio há 75 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Guerra Civil espanhola, teve inicio há 75 anos

    Passam hoje 75 anos que teve inicio a Guerra Civil espanhola, quando o mais jovem general do exercito espanhol Francisco Franco Bahamonde de 44 anos, que a frente das forças espanholas estacionadas no então Marrocos espanhol, se revoltou contra o governo da II Republica Espanhola chevida por Manuel Azaña.

    Este levantamento teve de imediato a adesão de outras unidades militares estacionadas na peninsula, ando assim inicio a uma guerra de duraria 3 anos e que havia de terminar com a declaração de vitoria publicada em Burgos a 1/4/39.
    Nesta guerra que na verdade veria a ser o ensaio geral para a II GM, nela parteciparam ao lado das tropas franquistas a Legião Condor da Lufftwaffen, um corpo expedicionario italiano e alguns voluntarios portugueses que ficaram conhecidos como nome de "Os viriatos". Do lado da republica combateram voluntarios esquerdistas de varios nacionalidades tendo ficado conhecidos como as "Brigadas Revolucionarias".

    No decorrer desta cruenta guerra foram cometidas grandes atrocidades por ambos os lados como por exemplo os fuzilamentos em massa ocorridos em Badajoz pelas tropas de franco, assim como as persiguições ao clero por parte dos republicanos principalmente na Catalunha onde foram massacrados padres, frades e freiras (que tambem foram violadas), e até desenterraram os que estavam sepultados no interior das igrejas e exposeram os seus restos á porta das mesmas.
    Não podemos esquecer o bombardeamento a cidade de Guernica no Pais Basco

    Analizando esta guerra no sentido puramente belico, há a destacar quatro importantes batalhas: Guadarrama, Madrid (onde nascer a celebre frase "No Pasaran"), Ebro e o cerco ao Alcacar de Todelo

    Ao terminar a guerra com a vitoria das forças nacionalistas a Espanha estava desfeita onde imperava a fome e a miseria, e os tempos que se seguiram foram bastante duros com perseguições por parte dos vencedores aos vencidos que levou muitos deles para as prisões onde eram empregues na construção de algumas obras (Valle de los Caidos é um exemplo disso), outros foram fuzilados sumariamente (Al paredon), outros conseguiram fugir para o exilio.
    A ditadura de Franco veria somente a terminar com a sua morte ocorrida em Madrid a 20/11/1975, dando assim inicio a fase da trasição da Espanha para um regime democratico como hoje a conhecemos.

    A Espanha somente veria a recupera das feridas desta guerra nos principios dos anos 60 de seculo passado, com uma industralização massiva, a reforma agraria, com a descoberta do turismo, e a criação de frota de pesca moderna. Estes foram os alicerces da Espanha moderna que hoje conhecemos, e que chegou a ser a 8 potência economica do mundo, mas que hoje devido a crise caiu para o 12º lugar dessa escala.
    Editado pela última vez por Akagi; 18 July 2011, 16:01.

    #2
    Bom tópico, desconhecia esses pormenores......

    Recordo que a Luftwaffe aproveitou essa guerra para testar os seus aviões bombardeiros (Junkers ?) para depois utilizar na IIWW.

    Ainda há portugueses da zona fronteiriça que se lembram dos horrores da guerra, dos corpos a boiarem nos rios.

    PS: Não levas a mal, mas arranja um corrector ortográfico, antes de postares os teus textos. Torna-se penoso ler com tantos erros ortográficos........

    Comentário


      #3
      A Guerra Civil Espanhola também se estendeu à Galiza? Nomeadamente zonas de fronteira?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jota17 Ver Post
        A Guerra Civil Espanhola também se estendeu à Galiza? Nomeadamente zonas de fronteira?
        A Galiza foi uma das primeiras regiões a adrire ao Movimento Nacionalista de Franco, até por simpatia ao proprio general una vez que ele era galego natural de Ferrol.

        Junto a fronteira portuguesa ocorreram algumas escaramuças e perseguições por parte da GC aos republicanos que tentavam fugir para Portugal, mas onde quase sempre eram presos pela GF ou pela GNR que depois os entragavam a GC espanhola.

        Combate a serio junto a nossa fronteira, foi no inicio da guerra quando as tropas de Franco conquistaram Badajoz.

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X