Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Remoção da vesícula. Quem fez?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Remoção da vesícula. Quem fez?

    Não sou propriamente um "doidinho" das doenças ou um hipercondríaco, mas gostava de saber algo mais sobre a colecistectomia (remoção da vesícula) uma vez que vou ser operado muito em breve e vão retirar-me a dita que só me tem dado chatices (a última crise fez com que me contorcesse com dores como nunca!!!

    Sei que actualmente se faz por laparoscopia (vulgo 3 ou 4 furos) e mais umas coisas, mas gostava de saber a opinião de quem já passou por ela, em particular:
    Que tal foi o pós-operatório? Doloroso ou nem por isso? Sentiram a história dos "gases"? Houve alguma complicação posterior?
    Quanto tempo até terem novamente uma vida completamente normal?
    Foram-vos impostas restrições alimentares? Durante quanto tempo?
    Ganharam em termos de qualidade de vida?
    Criaram alguma hipersensibilidade, por exemplo às gorduras?


    Das pessoas com quem tenho falado a maioria só tem a dizer bem, mas há alguns casos (3 ou 4) que ficaram com queixas, tipo maior sensibilidade a alguns alimentos e uma pessoa que continua a ter crises... sem ter vesícula!

    #2
    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Não sou propriamente um "doidinho" das doenças ou um hipercondríaco, mas gostava de saber algo mais sobre a colecistectomia (remoção da vesícula) uma vez que vou ser operado muito em breve e vão retirar-me a dita que só me tem dado chatices (a última crise fez com que me contorcesse com dores como nunca!!!

    Sei que actualmente se faz por laparoscopia (vulgo 3 ou 4 furos) e mais umas coisas, mas gostava de saber a opinião de quem já passou por ela, em particular:
    1Que tal foi o pós-operatório? Doloroso ou nem por isso? Sentiram a história dos "gases"? Houve alguma complicação posterior?
    2Quanto tempo até terem novamente uma vida completamente normal?
    3Foram-vos impostas restrições alimentares? Durante quanto tempo?
    4Ganharam em termos de qualidade de vida?
    5Criaram alguma hipersensibilidade, por exemplo às gorduras?


    Das pessoas com quem tenho falado a maioria só tem a dizer bem, mas há alguns casos (3 ou 4) que ficaram com queixas, tipo maior sensibilidade a alguns alimentos e uma pessoa que continua a ter crises... sem ter vesícula!
    Por ordem:

    1 - Os pós-operatório não foi doloroso. Fui operado à tarde e no dia a seguir, depois de almoço, fui para casa pelo próprio pé. Custou muito dormir, porque habitualmente durmo de barriga para baixo e por causa dos "furos" não podia. O "furo" mais doloroso de sarar foi o do umbigo e foi também o que me deu mais dores no pós-operação, especialmente a levantar e a sentar/deitar.

    2 - Complicações posteriores não tive. Tirei os pontos conforme previsto e tudo sarou bem.

    3 - Duas semanas depois já estava na Univ a fazer a vida completamente normal. Mas ao final da primeira semana já me sentia muito confortável.

    4 - Nenhumas restrições alimentares.

    5 - Ganhei, porque a vesícula não me dava "ataques" como é normal. A mim causou-me problemas digestivos no intestino.

    6 - Não noto qualquer sensibilidade a nenhum alimento. Noto, isso sim, que não me posso enfardar de comida numa só refeição. Tenho de ir petiscando ao longo do dia.

    Espero ter ajudado. Abraço!

    Comentário


      #3
      Ora...vou ficar atento pois tb. devo tirar a minha a curto prazo (sim, uma crise de vesícula daquelas deve ser pior que parir!)

      Comentário


        #4
        O pós-op é em regra pouco/nada doloroso.
        As complicações são raras (mas existem).
        Para quem tem sintomas, obviamente que se ganha em qualidade de vida.
        Cada caso é um caso e a dieta deve ser adaptada pelo próprio consoante se sinta melhor ou pior com determinados alimentos. Como ponto de partida pode ser útil evitar coisas muito gordurosas, café e alimentos ácidos.

        Comentário


          #5
          Actualizando:

          Já me sacaram a dita! Foram 4 furos e a coisa não correu mal!

          Tive direito a agrafos (em vez dos tradicionais pontos) que já foram retirados (doeu um cadito) e faço a minha vida praticamente normal (apenas estou proibido de fazer esforços durante um mês).

          Em termos de alimentação foi-me recomendado evitar gorduras e bebidas alcólicas durante 1 mês (pena as cervejinhas em Agosto) e para já como normalmente e de tudo! Nem sequer cheguei a perder peso praticamente nenhum pelo que não perdi qualidade de vida, digo eu pois menos 4 ou 5 kg eram bem perdidos...

          Como já estava à espera, tive durante 2 ou 3 dias gases acumulados, mas "subiram" para junto do ombro direito causando algum desconforto, mas nada de especial.

          Um aspecto negativo e estranho: desenvolvi (não se sabe a causa, mas o mais provável é mesmo à anestesia) uma alergia brutal sobretudo nas zonas do corpo com pregas (debaixo dos braços, virilhas...) com comichão e manchas, tipo urticária! Tive que ir às urgências e tenho andado a tomar medicação para ver se a coisa passa por completo.

          Aparte tudo isto, o meu agradecimento a todo o pessoal (médicos, enfermeiros, auxiliares...) que foram impecáveis durante os 2 dias em que estive internado. Ainda uma palavra de apreço para o SNS: não me cobraram um cêntimo! Sei que pago os meus impostos, mas quando tive falta fiquei contente por ser informado que nada havia a pagar!

          Para quem tem crises de vesícula (mesmo que espaçadas, como era o meu caso) baseado na minha experiência apenas posso recomendar!

          Cuidem-se!

          PS - disse o médico que durante 1 mês os esforços físicos deviam ser moderados a todos os níveis, incluindo o sexual. Estava a assistir uma jovem estagiária médica tão boa que eu pensei para mim "Com a miúda aí do lado eu pecava já, ainda que com moderação e sem ideias de kamasutra"...

          Comentário


            #6
            Avança sem receios.
            Tirei a minha numa manhã e na tarde seguinte já esstava em casa.
            Como e bebo de tudo a qualquer hora, em qualquer lugar e enfardo tudo o que me apetece, sem o mais pequeno problema.
            Tirar a vesícula foi a decisão mais acertada da minha vida.
            Força nisso !!!

            Comentário


              #7
              Tenho um colega que tirou a vesicula e digo-te uma coisa, ele antigamente bebia e facilmente ficava atordoado e agora é sem travões.

              Comentário


                #8
                Tenho pedras na vesicula, parece que também vou ter de tirar.
                O pior é que a minha médica diz que não podem usar a tecnica dos buraquinhos!!!

                Vi na net que existe um método que desfaz as pedras, alguem optou por isto?

                Comentário


                  #9
                  FIz essa operaçao ha quase um ano.
                  Sei que venho um bocado tarde mas pode ser a que a informacao sirva para outros.
                  (nao liguem a falta de acentos nas letras mas estou com um virus qualquer no pc)
                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Não sou propriamente um "doidinho" das doenças ou um hipercondríaco, mas gostava de saber algo mais sobre a colecistectomia (remoção da vesícula) uma vez que vou ser operado muito em breve e vão retirar-me a dita que só me tem dado chatices (a última crise fez com que me contorcesse com dores como nunca!!!

                  Sei que actualmente se faz por laparoscopia (vulgo 3 ou 4 furos) e mais umas coisas, mas gostava de saber a opinião de quem já passou por ela, em particular:
                  Que tal foi o pós-operatório? Doloroso ou nem por isso? Sentiram a história dos "gases"? Houve alguma complicação posterior?

                  Doia um bocado. Nos agrafos. Fora isso... Nao tive "gases", nem sei o que de que falas...
                  Quanto tempo até terem novamente uma vida completamente normal?
                  Aqui tenho de confessar que fui "enganado" pelo medico. Ele disse que ia ter alta ao fim de um ou dois dias e eu convenci-me que ia sair do hospital como novo. Nao foi bem assim. Sai do hospital no segundo dia. Fiquei em casa mais dois dias e fui trabalhar (ainda com a barriga cheia de agrafos). Mas teve de ser um colega a transportar-me porque nem sequer conseguia conduzir. E ficar sentado era um martirio. Foi assim durante 8 dias. Ao fim de 8 dias tirei metade dos agrafos, comecei a conduzir e a minha vida melhorou muito. Ao fim de 15 dias tirei os agrafos todos. Retomei os treinos ao fim de um mes (pratico karate) mas com muitas restriçoes, principalmente, o contacto. Ao fim de dois meses, ja podia apanhar pancada...
                  Foram-vos impostas restrições alimentares? Durante quanto tempo?
                  Andei uns dois meses com restriçoes alimentares. Dieta que foi desaparecendo gradualmente.
                  Ganharam em termos de qualidade de vida?
                  Mais ou menos. Eu nao tinha grandes queixas. A pedra foi descoberta mesmo por acaso. Mas sentia, ocasionalmente, algumas dores de estomago, principalmente quando comia gorduras. Isso acabou.
                  Ha uma coisa... Emagreci uns 10 quilos. E mantenho. Pelo que li trata-se de um efeito secundario nao raro. Perguntei ao medico mas ele nao se quis comprometer em relacionar a operaçao com o emagrecimento. Mas ha quem o faça...
                  Criaram alguma hipersensibilidade, por exemplo às gorduras?
                  Nada.
                  Das pessoas com quem tenho falado a maioria só tem a dizer bem, mas há alguns casos (3 ou 4) que ficaram com queixas, tipo maior sensibilidade a alguns alimentos e uma pessoa que continua a ter crises... sem ter vesícula!
                  Eu nao fiquei com qualquer tipo de restriçoes. Alias, pelo contrario. Quando soube que tinha a pedra, comecei de imediato a fazer dieta. Agora, infelizmente, voltei a comer muita porcaria. Sem quaisquer consequencias.
                  Mas nem sempre e assim. A minha mae tambem fez a mesma operacao e continua a queixar-se de "crises"... Pelo que li, parece que ha uma probabilidade qualquer de a operacao nao ter grandes efeitos positivos. E minima, a probabilidade, mas existe.
                  Espero ter ajudado. Boa sorte.

                  Comentário


                    #10
                    Será que quis dizer: hipocondriaco

                    Eu já fiz juntamente com uma recessão parcial do reto e correram ambas bem, senão não estava aqui no forum mas sim, no céu.
                    Editado pela última vez por Jonipi; 05 September 2011, 20:24.

                    Comentário


                      #11
                      Um colega meu tambem tirou, tinha calhaus do tamanho de berlindes, uma serie deles mesmo que até fiquei a pensar como podia alguem ter aquilo ali dentro.

                      A recuperação dele não correu como desejável pois um dos buracos infectou e não sarava por nada, andou meses com aquela brincadeira.

                      Comentário


                        #12
                        O que causa essa dor no ombro não são gases intestinais, mas sim o CO2 insuflado dentro do peritoneu para permitir a laparocopia (a tal técnica dos buraquinhos). O gás não chega, obviamente, ao ombro. Simplesmente irrita um nervo que também contribui para a inervação do ombro. É comum.

                        Comentário


                          #13
                          Dia 21 lá vou tirar a minha. Técnica de 3 furos.

                          Comentário


                            #14
                            Já tirei.
                            O pior foi ficar quase 1 mes de caganeira. Até o corpo se habituar.
                            Se te acontecer o mesmo compra acidofilos no celerio.

                            É que a bilis passa a ser descarregada directamente para os intestinos.

                            Os agrafes também não é nada agradável, um gajo nem tossir pode. Mas é só durante uma semana.

                            Comentário


                              #15
                              Em directo do Hospital da Arrábida:

                              Conforme previsto lá se foi a minha vesícula e ficou como recordação um cálculo do tamanho de uma azeitona grande e preta. A laparascopia foi feita com 3 furinhos: umbigo, lado direito e abaixo do esterno.
                              Fui sedado a ouvir Pink Floyd (escolha minha e do Anestesista). Ardor no braço e lights out. Acordei no recobro após umas 2 horas, tendo s intervenção demorado uns trinta minutos. Cirugião encarregue, Dr. Mário Nora. Só posso dizer bem, muito bem! Dele e de todo o pessoal deste hospital.
                              O dia de ontem foi passado sem dores e muito sono. Dormi bem a noite e hoje ao pequeno almoço já comi umas bolachitas com chá. Vou ter alta após o almoço e para já os únicos sintomas são o abdómen um pouco "insuflado" e alguns gases que teimam em não sair.

                              Após a alta, posso retomar esforços físicos daqui a 2 semanas,com excepção de esforços abdominais, sendo que desde já posso andar a pé.

                              Resumindo, isto comparado com uma crise, mesmo das mais leves é canja. Para um gajo old school como eu, custa é olhar para uma barriga de leitão... nem um pelinho sobrou.
                              Editado pela última vez por cuto; 22 November 2011, 09:19.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                ...
                                Resumindo, isto comparado com uma crise, mesmo das mais leves é canja. Para um gajo old school como eu, custa é olhar para uma barriga de leitão... nem um pelinho sobrou.


                                Uma rápida recuperação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ainda bem que não te adoptei, afinal tens defeito!

                                  Votos de rápidas melhoras, tudo a correr bem!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Obrigado aos dois!

                                    Danone: ainda vais a tempo de reconsiderar!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Fiz ontem a minha.

                                      Até ao momento está a correr relativamente bem, sem grandes dores. Tenho é a barriga toda agrafada. Curiosamente onde me dói mais neste momento é nos ombros, penso que derivado ao CO2 que eles inserem no abdomen de forma a facilitar a intervenção e que depois tende a interferir com um nervo qualquer.

                                      Agora são 15 diazitos de baixa a recuperar e espero em breve estar pronto para outra.

                                      De referir que no meu caso foi uma cirurgia preventiva, pelo risco que apresentava de evoluir para algo maligno.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X