Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das Casas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico das Casas

    Creio ser este artigo mto bom a propósito da realidade imobiliária em PT. Se não houve bolha, realmente parece!


    Pode não ser uma bolha mas tem mau aspecto- A Escolha do Editor - Jornal de negócios online

    Continuo convencido, agora que os bancos terão que reavaliar o valor dos imóveis, que a tendência é para descerem os preços, e rápido!

    **

    Índice:
    384 - Previsões 2018;
    517 - Negociação de spread;
    519/1186, 1264 (2021) - Taxa fixa ou variável simulador de taxa - https://www.doutorfinancas.pt/calcul...ito-habitacao/
    523 - Tempo de encaixar mais valias ou esperar que ainda sobe?;
    530 - Bolha, sim ou não e quando.
    533 - Crise Italiana;
    534- Lisboa;
    540 - Oportunidade de mais-valias com troca de moradia para apartamento (Minho);
    541 - Moradias vs Apartamentos;
    544 - Ap em Belém - Vender ou arrendar (11.2018);
    554 - Euribor e previsões 2019;
    555 - MVA vende casa;
    557 - Imobiliárias - Experiências;
    562 - Materiais de luxo/cozinhas;
    563 - Materiais para chão;
    567 - Valorização das casas (HPP) - Mais valias to be or not to be;
    569 - Lx/Qualidade de vida;
    571 - Comissões Imobiliárias;
    574 - Interiores de "luxo";
    575 - Televisões;
    577 - Estado dos spreads CH;
    601 - Remodelações - custos;
    604 - Cálculo mais-valias;
    605 - Custos de remodelações ou novas construções por m2;
    608 - O que é luxo;
    617 - Simulador de IMT e IS.
    618 - Actualização previsão euribor.
    639 - Vidros e A/C.
    676 - Mais-Valias Alojamento local
    679 - Rasec indeciso entre 2 casas.
    704 - Tecnologias de aquecimento nomeadamente piso radiante e bomba de calor.
    874, 879, 882, 889, 909, 926, 929, 937, 947, 949, 963, 968, 969, 970 (fotos tb do projecto), 1059, 1089, 1090, 1131, 1132, 1192 - Empreitada asjesus.
    971, 979 , 2.08.2021, 1235, 10.09.21, 21.9.21, 1253, 1257, 1260, 1564, 1781 - Empreitada allstarfabio.
    975, 1255 - Conceito de cozinha - Open space ou não.
    1079 - Custos de condominio.
    1110 - Exposição solar - orientações/soluções.
    1123 - Transporte particular aereo.
    1185 - Renovações a correrem "mal".
    5.8.2021, 1257 - Empreitada Rcontra.
    1257 - Cozinhas.
    1365 - Subida de taxas de juros; Amortizar sim ou não.
    1521 - Estado da arte das subidas das taxas - 1.1.23.
    1650 - 7.7.2023, 23.10.2023 - Projecto Brunomeleiro.
    1662 - 17.5.2023 - Projecto Paulofer
    1787 - 27.10.2023 - Simuladores IMI
    1812 - 2.1.2024 - Simuladores despesas de construção/reabilitação
    **

    824 - Crise Covid.
    830 - Previsões efeitos da crise.
    836 - Compilação previsões.

    **


    230 do tópico da poupança: Histórico sobre a mudança de titulo neste tópico.

    **
    1.º Titulo: Não comprem casa, esperem.
    Edit. 26/02/2015 - Titulo - Chegou a altura de comprar casa?
    Edit. 29/11/2015 - Título - Chegou a altura de comprar casa.
    Edit. 7/04/2016 - Titulo.
    Edit. 12/01/2017 - Titulo.
    Edit. 08/02/2018 - Titulo - mercado ao rubro
    Edit. 27/02/2018 - Titulo (pela moderação) - Qual a melhor altura de comprar casa?
    Edit 9/8/2021 - Titulo - Tópico das Casas.
    Edit. 21/09/2017 e segs- Introdução de indice.

    Evolução de preços PT, Ger, Sp, It.jpg
    Em 27.7.2022.
    Editado pela última vez por Celsius; 02 January 2024, 18:39.

    #2
    Quando lhes interessou (aos bancos) andaram a fazer avaliações a preços altissimos que é para fazerem empréstimos grandes e ganharem muito!
    Agora quem se lixa é o mexilhão (como sempre...)!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
      Quando lhes interessou (aos bancos) andaram a fazer avaliações a preços altissimos que é para fazerem empréstimos grandes e ganharem muito!
      Agora quem se lixa é o mexilhão (como sempre...)!

      Quando interessou aos bancos e às pessoas.
      Fico espantado como é que alguém com metade do meu ordenado fazia créditos do triplo do que estou a fazer, para comprar uma casa do dobro do preço da minha.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
        Quando lhes interessou (aos bancos) andaram a fazer avaliações a preços altissimos que é para fazerem empréstimos grandes e ganharem muito!
        Agora quem se lixa é o mexilhão (como sempre...)!

        Pois é. Os bancos até andavam de pistola em punho apontada às pessoas para elas comprarem casas e tudo!...

        Comentário


          #5
          É precisamente por aí que acredito que as coisas vão mudar.

          O dinheiro fácil acabou, empréstimos até aos 80 anos também...espero.

          Com isso td virá uma redução substancial nos preços das casas, ideal para quem agora inicia a sua vida.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
            Pois é. Os bancos até andavam de pistola em punho apontada às pessoas para elas comprarem casas e tudo!...
            Não andava, mas quase....Tive um apartamento, e quando o mesmo foi avaliado, o valor era bastante superior ao que ia pagar, e insistiram comigo para pedir mais do que o valor da casa...."Quanto vai pedir"? Os 100% do valor, x...."Mas, se quiser, pode pedir x+y"....sim, mas a casa custa X......"tem a certeza?"....

            Não era uma pistola, mas era uma tentação para eles e para os clientes...

            Além de que aceitaram que eu ficasse com uma prestação de 70 e tal % do meu ordenado, com um fiador que ganhava pouco, e que não iria poder suportar a dívida em caso de incumprimento...

            Cambada de irresponsáveis....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
              É precisamente por aí que acredito que as coisas vão mudar.

              O dinheiro fácil acabou, empréstimos até aos 80 anos também...espero.

              Com isso td virá uma redução substancial nos preços das casas, ideal para quem agora inicia a sua vida.
              1º - Concordo

              2º - O dinheiro fácil ainda não acabou, e ainda se podem fazer creditos até aos 80 anos.

              3º - Agora já tanto se me dá

              Os bancos têm gerido a questão de maneira a não fazerem baixar abruptamente os preço de mercado. Fazem a gestão da da sua carteira de imóveis de modo a não despejarem imoveis em excesso que acabem por provocar o colapso do mercado. Parece-me que esta é a ideia mais sensata, apesar de todos queremos comprar um T3 por 30 mil, ninguém quer o colapso do mercado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                1º - Concordo

                2º - O dinheiro fácil ainda não acabou, e ainda se podem fazer creditos até aos 80 anos.

                3º - Agora já tanto se me dá

                Os bancos têm gerido a questão de maneira a não fazerem baixar abruptamente os preço de mercado. Fazem a gestão da da sua carteira de imóveis de modo a não despejarem imoveis em excesso que acabem por provocar o colapso do mercado. Parece-me que esta é a ideia mais sensata, apesar de todos queremos comprar um T3 por 30 mil, ninguém quer o colapso do mercado.
                Concordo plenamente. Os bancos são, de facto, mto sabidos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                  Não andava, mas quase....Tive um apartamento, e quando o mesmo foi avaliado, o valor era bastante superior ao que ia pagar, e insistiram comigo para pedir mais do que o valor da casa...."Quanto vai pedir"? Os 100% do valor, x...."Mas, se quiser, pode pedir x+y"....sim, mas a casa custa X......"tem a certeza?"....

                  Não era uma pistola, mas era uma tentação para eles e para os clientes...

                  Além de que aceitaram que eu ficasse com uma prestação de 70 e tal % do meu ordenado, com um fiador que ganhava pouco, e que não iria poder suportar a dívida em caso de incumprimento...

                  Cambada de irresponsáveis....
                  Quando fui pedir uma simulação a um banco queriam-me á força emprestar para a casa, para um carro e para comprar acções do próprio banco! Houve muitos que cairam! Passados uns meses as acções cairam a pique!

                  Comentário


                    #10
                    Se forem ver a qualidade das construções, os preços ainda estão estupidamente altos !

                    Estranho é que não vejo, os preços das casas novas a baixar, nem a qualidade a subir !?

                    Comentário


                      #11
                      1.º Neste momento há centenas de prédios acabados ou semi-acabados que não se vendem!
                      2.º Os donos de obra estão a pagar às construtoras em apartamentos porque como não vendem não têm dinheiro!
                      3.º Estas construtoras constroem maioritariamente com crédito e os juro estão a subir!
                      4.º Com o aumento dos juros, IMI, electricidade, água, tranportes e tudo o resto cada vez surgem mais casas usadas no mercado!
                      5.º O desemprego vai continuar a aumentar!
                      6.º Os banco têm cada vez menos para emprestar e cobram mais caro!

                      Por tudo o que está acima estou muito admirado por a bolha ainda não ter rebentado! Até quando?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                        Quando fui pedir uma simulação a um banco queriam-me á força emprestar para a casa, para um carro e para comprar acções do próprio banco! Houve muitos que cairam! Passados uns meses as acções cairam a pique!

                        Não me digas que foi no BCP!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                          1.º Neste momento há centenas de prédios acabados ou semi-acabados que não se vendem!
                          2.º Os donos de obra estão a pagar às construtoras em apartamentos porque como não vendem não têm dinheiro!
                          3.º Estas construtoras constroem maioritariamente com crédito e os juro estão a subir!
                          4.º Com o aumento dos juros, IMI, electricidade, água, tranportes e tudo o resto cada vez surgem mais casas usadas no mercado!
                          5.º O desemprego vai continuar a aumentar!
                          6.º Os banco têm cada vez menos para emprestar e cobram mais caro!

                          Por tudo o que está acima estou muito admirado por a bolha ainda não ter rebentado! Até quando?

                          Espero que não demore.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                            Não me digas que foi no BCP!
                            Adivinho!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                              Pois é. Os bancos até andavam de pistola em punho apontada às pessoas para elas comprarem casas e tudo!...
                              Não vivemos nesse tipo de sociedade. Vivemos numa sociedade com regras. Se essas regras não existissem, isto seria uma anarquia. Portanto, é lógico entender que, sem regulação eficaz no campo bancário, a anarquia instalar-se-ia e, o desfecho, trágico, seria esse que vemos agora.

                              Os bancos são efectivamente os culpados, pois são os que forneceram os créditos. As pessoas essas, foram sempre as mesmas.

                              Comentário


                                #16
                                Os preços descem para casas fora dos centros urbanos e afastadas de sistemas de transporte colectivos.

                                Mas,qq casa que se encontre em Lisboa com Metro/Carris à porta não desvaloriza. E sei disso pq tenho andado a querer comprar uma para investimento e não vejo o os preços a baixar. A minha casa por exemplo está nessa situação e já valorizou 25% em 5 anos contas feitas com base em casas vendidas no mesmo lote já este ano.

                                Em contrapartida, casas afastadas do centro, por melhores acabamentos que tenham e melhor que seja a qualidade do edifício, estão todas em queda à volta de Lisboa tb.

                                O preço das casas não é uma "equação linear"...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Os preços descem para casas fora dos centros urbanos e afastadas de sistemas de transporte colectivos.

                                  Mas,qq casa que se encontre em Lisboa com Metro/Carris à porta não desvaloriza. E sei disso pq tenho andado a querer comprar uma para investimento e não vejo o os preços a baixar. A minha casa por exemplo está nessa situação e já valorizou 25% em 5 anos contas feitas com base em casas vendidas no mesmo lote já este ano.

                                  Em contrapartida, casas afastadas do centro, por melhores acabamentos que tenham e melhor que seja a qualidade do edifício, estão todas em queda à volta de Lisboa tb.

                                  O preço das casas não é uma "equação linear"...
                                  Os segmentos médio-alto, alto e de luxo não deverão ser afectados pela crise! Quem compra estes apartamentos não têm tanta necessidade de pedir à banca!

                                  Mas estes segmentos são uma pequena percentagem do total!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Não vivemos nesse tipo de sociedade. Vivemos numa sociedade com regras. Se essas regras não existissem, isto seria uma anarquia. Portanto, é lógico entender que, sem regulação eficaz no campo bancário, a anarquia instalar-se-ia e, o desfecho, trágico, seria esse que vemos agora.

                                    Os bancos são efectivamente os culpados, pois são os que forneceram os créditos. As pessoas essas, foram sempre as mesmas.
                                    claro. se tu comprares uma arma e matares alguém a culpa não é tua. é de quem te vendeu a arma.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acredito que sim, mas já vejo boas casas (300K) a serem entregues á banca por impossibilidade de manter o nivel de vida.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                        Os segmentos médio-alto, alto e de luxo não deverão ser afectados pela crise! Quem compra estes apartamentos não têm tanta necessidade de pedir à banca!

                                        Mas estes segmentos são uma pequena percentagem do total!
                                        Acredito que sim, mas já vejo boas casas (300K) a serem entregues á banca por impossibilidade de manter o nivel de vida.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                          Acredito que sim, mas já vejo boas casas (300K) a serem entregues á banca por impossibilidade de manter o nivel de vida.
                                          Isso é ou era, o preço de um T2 ou T3 médio no centro de Lisboa!
                                          Se fores para os segmentos que falei os preços são outros!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                            Isso é ou era, o preço de um T2 ou T3 médio no centro de Lisboa!
                                            Se fores para os segmentos que falei os preços são outros!

                                            o que eu acho é que a realidade Lisboeta é diferente do resto do Pais!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                              Pois é. Os bancos até andavam de pistola em punho apontada às pessoas para elas comprarem casas e tudo!...
                                              Ia-te responder, mas estive na mesma situação que o xsaraman, portanto acho que nem vale a pena comentar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A culpa é um pouco de todos, começando em quem constroí como se não houvesse amanhã, apesar de saberem que o mercado já não conseguia absorver tanta construção (atendendo ao número de habitantes/número de fogos).
                                                As pessoas porque foram incutidas no casa é um investimento, vai sempre dar e valorizar.
                                                Os bancos porque facilitaram o crédito com uma análise de risco no mínimo, negligente.
                                                Os Governos e legisladores por durante anos terem asfixiado o mercado de arrendamento, com rendas entre particulares como se arrendamento social se tratasse, originando imóveis devolutos, outros em mau estado e agora querendo à força obras, nem que seja pagas pelo próprio Estado.

                                                Só não acredito num estouro total, porque os bancos não vão queres ficar com milhares e milhares de casas nas mãos, uma descida de preço gradual sim, até como disseram, devido às avaliações.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                  o que eu acho é que a realidade Lisboeta é diferente do resto do Pais!
                                                  Então não é?

                                                  Há uns tempos usei um site conhecido da internet para procura de casas, meti a zona como Algés, Belém, Ajuda.
                                                  Casas T2 para cima, e para remodelar...

                                                  Sabes qual foi a mais barata?

                                                  Uma cave na ajuda, por 99.000€ toda podre.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    A culpa é um pouco de todos, começando em quem constroí como se não houvesse amanhã, apesar de saberem que o mercado já não conseguia absorver tanta construção (atendendo ao número de habitantes/número de fogos).
                                                    As pessoas porque foram incutidas no casa é um investimento, vai sempre dar e valorizar.
                                                    Os bancos porque facilitaram o crédito com uma análise de risco no mínimo, negligente.
                                                    Os Governos e legisladores por durante anos terem asfixiado o mercado de arrendamento, com rendas entre particulares como se arrendamento social se tratasse, originando imóveis devolutos, outros em mau estado e agora querendo à força obras, nem que seja pagas pelo próprio Estado.

                                                    Só não acredito num estouro total, porque os bancos não vão queres ficar com milhares e milhares de casas nas mãos, uma descida de preço gradual sim, até como disseram, devido às avaliações.
                                                    Os bancos já estão a escoar maioritariamente por leilão centenas de imóveis a preços de saldo, até porque por lei não podem ter mais de x capital empatado nestes imóveis! A CGD até já os vende por lotes!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu há uns tempos soube de uma casa que custava 205 mil e outra 244 ou 245 mil, agora num bruto cartaz tem preços para a primeira de 165 mil e para a segunda penso que 195. coitados daqueles que compraram ao primeiro preço. foram "enganados", embora aí ninguém soubesse que iria haver assim uma descida enorme de preços. e pelo cartaz não me parece ser uma casa só de cada que está à venda.

                                                      acho um absurdo aqui no norte uma casa normal custar mais de 150 mil euros. deveria ser até uns 100/125. imagino os preços para o sul do país.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                        o que eu acho é que a realidade Lisboeta é diferente do resto do Pais!
                                                        300mil por um T2 ou T3 é raro...mas raro para baixo. E não é preciso ser numa zona central. Nos arredores, desde que uma zona decente e uma casa que não a cair, não é nada difícil passar esse valor.

                                                        Cada zona tem o seu valor. E o valor é o, porque o mercado assim o dita. Alguém as compra. Alguém comprou os terrenos também...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                          o que eu acho é que a realidade Lisboeta é diferente do resto do Pais!
                                                          Lisboa é onde está o capital e onde a média salarial é mais elevada! Temos um país profundamente desigual na distribuição de rendimentos!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            eu há uns tempos soube de uma casa que custava 205 mil e outra 244 ou 245 mil, agora num bruto cartaz tem preços para a primeira de 165 mil e para a segunda penso que 195. coitados daqueles que compraram ao primeiro preço. foram "enganados", embora aí ninguém soubesse que iria haver assim uma descida enorme de preços. e pelo cartaz não me parece ser uma casa só de cada que está à venda.

                                                            acho um absurdo aqui no norte uma casa normal custar mais de 150 mil euros. deveria ser até uns 100/125. imagino os preços para o sul do país.
                                                            Isto já parece o argumento dos carros. Para quem compra é um absurdo qualquer coisa mais do que 1€. Para quem vende é o oposto.

                                                            O importante é que se comprem e vendam. Agora que o mercado está numa fase de impasse (os preços descem, mas não será assim tanto pois outros parâmetros se metem pelo meio) é que é pior...para todos, os que compram e os que vendem.

                                                            Mas esses preços que falas, só se é no Porto. No centro do país numa cidade de média dimensão, um apartamento T2 a 150mil vi eu - claro que nas zonas que eu gostava aquela casita passava o milhão

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X