Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Emigrantes que regressam - reportagem Publico - Loucos ou nem por isso?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Emigrantes que regressam - reportagem Publico - Loucos ou nem por isso?

    Artigo interessante do Publico sobre emigrantes a quem medo do FMI é cena que nao lhes assiste. Deixaram cidades como New York, Londres, etc. Link

    O FMI não assusta estes portugueses que emigraram e que agora estão a regressar ao país

    Desenham casas, fatos, sapatos - são bons no que fazem. Agora, querem aplicar no país aquilo que aprenderam lá fora. Londres, São Paulo, Nova Iorque. Histórias de emigrantes que estão de volta. Retratos a seis vozes.

    Alexandre e Catarina eram arquitectos em Nova Iorque. Elisabete também. Ayres Gonçalves foi alfaiate em Londres, depois passou anos entre Nova Iorque e Hong Kong. Inês trabalhou para Jimmy Choo e agora lançou os seus próprios sapatos. Dulce trabalhava no sector bancário em São Paulo, no Brasil. Primeiro denominador comum: são todos portugueses, foram todos emigrantes de sucesso. Segundo denominador comum: decidiram todos regressar a Portugal. Contra a maré e contra a geografia. Apesar da crise, apesar do FMI.

    #2
    Sem ler a notícia - este pessoal não é propriamente o "típico" emigrante, de baixa formação ou especialização, que vai para fora amealhar €€€ até à reforma e volta para gozar o que conseguiu.

    São pessoas que provavelmente distinguiram-se lá fora, ganharam know-how, provavelmente um pé de meia, e agora regressam para entrar directamente no mercado por contra própria ou bem pagos. A estes o FMI toca menos e por isso regressam com projectos definidos. E se correr mal, voltam para fora.

    Os primeiros é que não voltam para já, ainda está longe de acontecer ao emigrante portugues, o que se verifica com os brasileiros, a regressar ao país de origem que está em ascenção.
    Editado pela última vez por Valium; 01 August 2011, 15:11. Razão: erro

    Comentário


      #3
      com ou sem troika ja sabiamos que vinham os emigrantes em agosto/setembro.

      agora era saber se ... vinham muitos ou poucos ou só vem de passagem e depois regressam ao pais de origem. o mais certo regressam porque veem um pais cada vez dificil para viver e com as coisas caras.

      Comentário


        #4
        São Loucos ou então já estão ricos. Que cá o empreendedorismo é cilindrado pela máquina burocrática. A não ser que a "agenda de contactos" esteja bem recheada...

        Comentário


          #5
          Mal corria se não houvesse emigrantes que regressam. ;)

          O natural é o regresso, mais tarde ou mais cedo. No meu caso não penso em regressar mas não sei como será e como pensarei daqui a uns anos.

          Comentário


            #6
            Mais um louco por aqui

            Comentário


              #7
              Embora não seja um desses casos de sucesso apresentados, segundo a lógica, sou mais um louco!

              Comentário


                #8
                Mais um louco aqui. Duplamente louco, porque com o pé de meia investi na criação de uma empresa, chegando mais ou menos às mesmas conclusões referidas na notícia e/ou comentários: é uma luta para receber a tempo e horas porque está cada vez mais enraizado o vício de ser servido já e pagar mais tarde; as rendas continuam obscenas e a localização cada vez interessa menos; as obrigações sociais para uma empresa recém-criada não são menos pesadas do que para os tubarões... Resumindo: acabo de colocar um ponto final na asneira.

                A ideia de voltar a sair não está posta de parte, mas desta vez não queria sair da Europa (da outra vez estive em África e o choque cultural tolera-se 1 a 2 anos... já tenho a minha conta, obrigado).

                Comentário


                  #9
                  Vários emigrantes que eu conheço regressaram a Portugal durante a década passada.
                  ...nos últimos dois anos, todos eles voltaram para emigrar e ainda arranjaram trabalho para familiares e amigos que nunca tinham trabalhado fora do país.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                    Mais um louco por aqui
                    Vais voltar abandonar o Uk?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Vais voltar abandonar o Uk?
                      Nunca cheguei a sair. Vou sair agora (Setembro) e já ando a contar os dias

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                        Nunca cheguei a sair. Vou sair agora (Setembro) e já ando a contar os dias
                        Precisamente o que eu sentia, nunca tinha chegado a sair!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                          Precisamente o que eu sentia, nunca tinha chegado a sair!

                          Por acaso sempre pensei que tinha saido, e voltado....

                          Comentário


                            #14
                            Eu já tinha decidido sair no ínicio do ano. Mas porque estava metido num curso até Setembro não me dava jeito voltar para PT e então aproveitei e meti mais alguns pelo meio

                            Gosto do RU e vou sentir falta de muita coisa (principalmente na parte lúdica, do pessoal que conheci por cá e mesmo na distância que tinha com Portugal), mas o trabalho no SNS já cumpriu a sua função (experiência base adquirida por um volume brutal de pacientes, situações diárias com tempos de trabalho limitados). O problema é que não me permite ter formação e férias ao mesmo tempo, não me permite ter tempo para poder oferecer outras opções mais complexas ou mesmo qualidade em algo mais complicado e que gostava de resolver permanentemente. Tem também um standard que já não é o meu, como tal, quem não está bem no trabalho...

                            Comentário


                              #15
                              Apenas posso desejar boa sorte no regresso!

                              Comentário


                                #16
                                Acabo de saber que dois amigos vão regressar a Portugal e deixar empregos estaveis em Londres.

                                Um, por querer que o filho cresça em Portugal, outro para explorar o seu proprio negocio.

                                Estes vão remar contra a maré

                                Comentário


                                  #17
                                  Há quem tenha a coragem de regressar a Portugal, reportagem da RR.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não me apetece pagar submarinos e BPNs, passo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                      Há quem tenha a coragem de regressar a Portugal, reportagem da RR.
                                      Enquadra-se naquilo que o Valium acima escreveu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já voltei há mais de um ano...ainda não sei se estou (ou vou ficar) arrependido ou não. Há coisas que só ao fim de alguns anos é que podem ser medidas e avaliadas.

                                        Pessoalmente e profissionalmente estipulei uma meta de 5 anos em PT para tirar conclusões e decidir se fico ou vou

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X