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Deputada do PSD faz chamada para o 112 para testar sua eficácia

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    Deputada do PSD faz chamada para o 112 para testar sua eficácia

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1943769&page=1

    Especula-se por aí que corre riscos de ser demitida.

    E esta hein?

    #2
    ?????????????????????????????????????????????????? ???????????????????

    Comentário


      #3
      Só é passível de ser considerada crime se as indicações que derem ao INEM forem falsas. Ora segundo se apurou a chamada quando foi atendida nem sequer foi o operador mas sim o gravador, não vejo o drama. Mais: O presidente do INEM estava a afirmar que o tempo até a chamada ser atendida era de 5 segundos em mais de 60% dos casos. A chamada da deputada já ia nos 14 segundos...

      Em vez de criticar, eu tinha receio.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
        Só é passível de ser considerada crime se as indicações que derem ao INEM forem falsas. Ora segundo se apurou a chamada quando foi atendida nem sequer foi o operador mas sim o gravador, não vejo o drama. Mais: O presidente do INEM estava a afirmar que o tempo até a chamada ser atendida era de 5 segundos em mais de 60% dos casos. A chamada da deputada já ia nos 14 segundos...

        Em vez de criticar, eu tinha receio.
        Calhou nos 40%, qual é o problema?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
          Só é passível de ser considerada crime se as indicações que derem ao INEM forem falsas. Ora segundo se apurou a chamada quando foi atendida nem sequer foi o operador mas sim o gravador, não vejo o drama. Mais: O presidente do INEM estava a afirmar que o tempo até a chamada ser atendida era de 5 segundos em mais de 60% dos casos. A chamada da deputada já ia nos 14 segundos...

          Em vez de criticar, eu tinha receio.
          Mas será que vocês não entendem que o presidente do INEM disse que esses 5 segundos era o tempo que demorava a ser atendida pelo INEM.

          Ora a senhora deputada não telefonou para o INEM, mas sim para o 112. Aliás, nenhum cidadão deste país liga para o INEM, mas sim para o 112, sendo a chamada atendida pelo CDOS-PSP. Quando a pessoa diz que é uma situação de saúde ao polícia, ele é que encaminha a chamada para o CODU-INEM.

          Comentário


            #6
            Boa maneira de comprovar a funcionalidade de um serviço, ou talvez não

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              #7
              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
              Mas será que vocês não entendem que o presidente do INEM disse que esses 5 segundos era o tempo que demorava a ser atendida pelo INEM.

              Ora a senhora deputada não telefonou para o INEM, mas sim para o 112. Aliás, nenhum cidadão deste país liga para o INEM, mas sim para o 112, sendo a chamada atendida pelo CDOS-PSP. Quando a pessoa diz que é uma situação de saúde ao polícia, ele é que encaminha a chamada para o CODU-INEM.
              O 112 pertence à PSP?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                O 112 pertence à PSP?
                Impossível, eles não têm dinheiro para telefones nem para combustível. E dar os recados a correr não é prático em situações urgentes...

                Comentário


                  #9
                  Ou ela devia ser demitida ou então deixava de ser condenável eu ligar para o 112 só para testar o que quer que fosse ou ouvir a voz da pessoa que atende as chamadas e, como é óbvio, parece-me mais coerente a primeira opção, para bem de quem precisar de usar o serviço 112

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    Impossível, eles não têm dinheiro para telefones nem para combustível. E dar os recados a correr não é prático em situações urgentes...
                    Oh minha gente. O 112 não é o INEM. Ninguém neste país liga para o INEM, à excepção de tripulantes de ambulância ou outros profissionais de saúde de pré-hospitalar que tenham acesso ao número verde do CODU-INEM.

                    O 112 pertence ao número europeu de emergência. Em Portugal as chamadas do 112 são atendidas pelo CDOS (centro distrital de operações de socorro, por um agente da PSP), que vos pergunta o que se passa. Se vocês disserem que é alguma situação de saúde, seja doença súbita, acidente ou parto, o agente da PSP é que encaminha a chamada para o CODU-INEM (centro de orientação de doentes urgentes).

                    Comentário


                      #11
                      A pratica de "clientes-misterio" é usual em muitos ramos da sociedade. Com isto não defendo que seja uma pratica aceitavel nem que a deputada da JSD teve todo o direito em faze-lo porque, ao faze-lo, podia impedir tecnicos de saude e respectiva ambulância de ir ajudar outro alguem que realmente necessitaria de ajuda.....!!! Uma vida poderia estar em causa aqui.

                      Não conheço a fundo os meios do INEM ( humanos, tecnicos e de transporte ) nem sei se os que dispoem actualmente são suficientes ou se já são curtos para as necessidades actuais. Uma coisa é certa: a saude é uma coisa muito seria e talvez existisse outra maneira de fazer o que esta Srª resolveu fazer...mas se existissem " clientes-misterio" nos diversos departamento de atendimento ao publico do Estado sejam eles relacionados com o SNS, Finanças, Segurança Social e por aí fora......desconfio seriamente que existiam muitas negativas.

                      Comentário


                        #12
                        Para aliviar...

                        Deputada do PSD que terá feito chamada falsa para o 112 jura ter visto o gato de Vítor Gaspar preso numa árvore em São Bento




                        «Eu ia a caminho do hemiciclo e nisto oiço “miau-miau-miau”. Ainda pensei que fosse um maroto de um deputado socialista que é um atrevido, mas depois olhei pela janela e pareceu-me ver o gato branco do doutor Vítor Gaspar», foi desta forma que uma deputada do PSD justificou a chamada falsa que terá feito para o 112 para confrontar um senhor do INEM com o facto de não atenderem em 5 segundos, como dizem, mas sim em 12 longos segundos.

                        No entanto, depois de duas horas de buscas em São Bento, os bombeiros concluíram que não havia nenhum gato branco preso numa árvore. O próprio ministro Vítor Gaspar afirmou que «o felino a que os senhores jornalistas se referem, raramente se ausenta do gabinete, até porque é ele que me substitui quando tenho de vir explicar detalhadamente as minhas ideias, algo que me apraz muito fazer, mas preferia cair em cima de uma colmeia com o rabo cheio de pólen».

                        Recorde-se que o gato branco de Vítor Gaspar é um bichano felpudo, chamado Fisco, a quem o ministro gosta de dar festinhas, enquanto se ri, depois de aplicar sobretaxas de IRS.

                        Deputada do PSD que terá feito chamada falsa para o 112 jura ter visto o gato de Vítor Gaspar preso numa árvore em São Bento - Imprensa Falsa

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                          #13
                          O HMartinho já explicou tudo. O que ela testou, do alto da sua estupidez e ignorância, foi o tempo de atendimento do CDOS local, que no caso da assembleia é a PSP de Lisboa.

                          E os números de emergência não são para serem "testados" por clientes mistério, a PSP e o INEM não são uma loja da Zara... Parece-me óbvio que os dados que o presidente do INEM deu foram os dados registados pelo sistema informático que gere a recepção de chamadas que chegam ao CODU, são obviamente fiáveis e não precisam de ser testados por alguém que, para além de demonstrar uma absoluta ignorância sobre o tema, podia estar a privar outros de cuidados de saúde urgentes.

                          *EDIT
                          Se queria testar a qualidade do atendimento e resposta só tinha que fazer como se faz em qualquer call center, pedia o acesso ás gravações.
                          Editado pela última vez por pacxito; 05 August 2011, 18:29.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                            Oh minha gente. O 112 não é o INEM. Ninguém neste país liga para o INEM, à excepção de tripulantes de ambulância ou outros profissionais de saúde de pré-hospitalar que tenham acesso ao número verde do CODU-INEM.

                            O 112 pertence ao número europeu de emergência. Em Portugal as chamadas do 112 são atendidas pelo CDOS (centro distrital de operações de socorro, por um agente da PSP), que vos pergunta o que se passa. Se vocês disserem que é alguma situação de saúde, seja doença súbita, acidente ou parto, o agente da PSP é que encaminha a chamada para o CODU-INEM (centro de orientação de doentes urgentes).
                            Ah pronto, se é sem custos já é possível

                            Comentário


                              #15
                              Ora vamos lá ver se o pessoal entende como são as coisas.
                              Como disse e bem o HMartinho o 112 não é o INEM mas , sim o número europeu de emergência, que engloba situações de urgência/emergência médica( INEM) de de segurança pública( PSP/GNR, Polícia Marítima, Bombeiros).
                              As centras de atendimento 112 estão sob a " alçada" da PSP a nivel geral e num caso particular que serve essencialmento todo o sul do país e se não me engano a zona de Santarém , está sob a alçada partilhada em termos de atendimento com agentes da PSP e militares da GNR.
                              Quando alguém liga para o 112 , a chamada fica em modo de espera até ser atendida por um elemento da PSP que, consoante a situação , por exemplo pedido de ambulância a chamada é passada para o CODU , que por sua vez vai agaurdar qua a mesma seja atendida por um médico daquele serviço.
                              Em relação ao tempo de espera para ser atendido esta vai variar em função das chamadas que são atendidas, das que se encontram em espera e por vezes a " grande demora" devesse a pessoas que não sabem explicar o que pretendem( logo aumenta o tempo na demora da triagem ), ligam para tratar de assuntos de telemóvel,pedir informações de números de empresas/particulares brincadeiras( gozar ), pessoas que querem desabafar, etc.
                              Somado a tudo isto, só em Lisboa em 24 horas chegam em média à central do 112 cerca de 3000 mil chamadas telefónicas. Agora digam lá com tudo isto como é que querem que uma chamada seja atendida em 4 ou 5 segundos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                A pratica de "clientes-misterio" é usual em muitos ramos da sociedade. Com isto não defendo que seja uma pratica aceitavel nem que a deputada da JSD teve todo o direito em faze-lo porque, ao faze-lo, podia impedir tecnicos de saude e respectiva ambulância de ir ajudar outro alguem que realmente necessitaria de ajuda.....!!! Uma vida poderia estar em causa aqui.

                                Não conheço a fundo os meios do INEM ( humanos, tecnicos e de transporte ) nem sei se os que dispoem actualmente são suficientes ou se já são curtos para as necessidades actuais. Uma coisa é certa: a saude é uma coisa muito seria e talvez existisse outra maneira de fazer o que esta Srª resolveu fazer...mas se existissem " clientes-misterio" nos diversos departamento de atendimento ao publico do Estado sejam eles relacionados com o SNS, Finanças, Segurança Social e por aí fora......desconfio seriamente que existiam muitas negativas.
                                Quando foi o dia europeu 112, o serviço de 112 e o INEM foram elogiados em Bruxelas. Para quem não sabe, Portugal é dos países do mundo com uma melhor rede de emergência pré-hospitalar. Se não me engano, à nossa frente só mesmo Israel. Há problemas e ineficácia por parte do INEM e de toda a estrutura de emergência pré-hospitalar? Claro e é lógico que sim! Basta vermos as assimetrias em Portugal, principalmente entre litoral vs interior. Podemos atentar no fracasso que foi o caso de Favaios-Alijó, onde até o bombeiro deu uma imagem péssima da instituição séria que nós somos, mas os casos esporádicos não fazem a maioria, nem de perto!

                                Agora é o seguinte: A maioria das pessoas, atrevo-me a dizer mais de 90% da população não sabe o que é o 112, não sabe o que é o INEM, não sabe que o INEM tem postos de emergência médica e de reserva nos bombeiros, não sabe minimamente como funciona o sistema integrado de emergência médica. Não as culpo! Os grandes culpados são a comunicação social, onde os telejornais só se vê futebol, desgraças e políticas! Os anuncios são só de novelas parolas e promoções no McGordo, não instruindo as pessoas em coisas mais sérios. E depois ouvimos comentários de bradar aos céus.

                                Não considero as pessoas ignorantes por isso, nem culpa têm de não saber. Ignorante foi esta pseudo deputada que para além de confundir o 112 com INEM, ainda teimou, e nem se deu ao trabalho de se informar minimamente como funciona o sistema integrado de emergência médica, antes de fazer figura de ignorante, idiota e, principalmente IRRESPONSÁVEL.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                  Oh minha gente. O 112 não é o INEM. Ninguém neste país liga para o INEM, à excepção de tripulantes de ambulância ou outros profissionais de saúde de pré-hospitalar que tenham acesso ao número verde do CODU-INEM.

                                  O 112 pertence ao número europeu de emergência. Em Portugal as chamadas do 112 são atendidas pelo CDOS (centro distrital de operações de socorro, por um agente da PSP), que vos pergunta o que se passa. Se vocês disserem que é alguma situação de saúde, seja doença súbita, acidente ou parto, o agente da PSP é que encaminha a chamada para o CODU-INEM (centro de orientação de doentes urgentes).
                                  Só para esclarecer, o CDOS nada tem a ver com a PSP, não estão ligados fisicamente e as centrais 112 estão em instalações da PSP, há expecção do 112-PT Sul.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                                    Só é passível de ser considerada crime se as indicações que derem ao INEM forem falsas. Ora segundo se apurou a chamada quando foi atendida nem sequer foi o operador mas sim o gravador, não vejo o drama. Mais: O presidente do INEM estava a afirmar que o tempo até a chamada ser atendida era de 5 segundos em mais de 60% dos casos. A chamada da deputada já ia nos 14 segundos...

                                    Em vez de criticar, eu tinha receio.
                                    Nenhuma chamada para o 112 é atendida por um gravador, o que existe sim é a gravação da propria chamada quando esta é atendida.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Então se o número estiver com um fluxo acima da capacidade de resposta do operador, a chamada vai tocando tocando tocando até que alguém atenda?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Porque não testar também a eficácia das forças policiais num roubo de supermercado?

                                        Como se UMA chamada significasse alguma coisa, enfim.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A Senhora tem todo o direito de fazer a chamada e até acho que fez muito bem.

                                          A Senhora é uma deputada e portanto pertence a um órgão de soberania tendo por isso todo o direito de utilizar todas e mais algumas formas de fiscalizar os organismos do Estado.

                                          O meu pai faleceu em Junho passado, no dia a minha mãe ligou-me a dizer que o meu pai estava caído e desfalecido eu fui da Maia ao Porto com o 112 a chamar sem ninguém atender. Só em casa dos meus pais é que consegui falar com o 112 e fiquei a fazer massagem cardíaca ao meu pai até chegar o INEM que ainda demorou uns 10 minutos e depois de algum trabalho confirmou o óbito. Fica a dúvida se tivessem atendido logo o INEM teria chegado mais cedo e se seria possível ainda alguma coisa. Provavelmente não, mas a dúvida ninguém ma tira.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                            Porque não testar também a eficácia das forças policiais num roubo de supermercado?

                                            Como se UMA chamada significasse alguma coisa, enfim.
                                            Ou dos médicos legistas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                              A Senhora tem todo o direito de fazer a chamada e até acho que fez muito bem.

                                              A Senhora é uma deputada e portanto pertence a um órgão de soberania tendo por isso todo o direito de utilizar todas e mais algumas formas de fiscalizar os organismos do Estado.

                                              O meu pai faleceu em Junho passado, no dia a minha mãe ligou-me a dizer que o meu pai estava caído e desfalecido eu fui da Maia ao Porto com o 112 a chamar sem ninguém atender. Só em casa dos meus pais é que consegui falar com o 112 e fiquei a fazer massagem cardíaca ao meu pai até chegar o INEM que ainda demorou uns 10 minutos e depois de algum trabalho confirmou o óbito. Fica a dúvida se tivessem atendido logo o INEM teria chegado mais cedo e se seria possível ainda alguma coisa. Provavelmente não, mas a dúvida ninguém ma tira.
                                              Achas bem portanto... Então se na altura a senhora ligou 112 podia estar alguém em PCR como o teu pai e o operador não atender a chamada porque estava ocupada pela outra chamada falsa.

                                              Antes de dizeres asneiras, abre os neurónios e pensa antes de falares.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                A Senhora tem todo o direito de fazer a chamada e até acho que fez muito bem.

                                                A Senhora é uma deputada e portanto pertence a um órgão de soberania tendo por isso todo o direito de utilizar todas e mais algumas formas de fiscalizar os organismos do Estado.

                                                O meu pai faleceu em Junho passado, no dia a minha mãe ligou-me a dizer que o meu pai estava caído e desfalecido eu fui da Maia ao Porto com o 112 a chamar sem ninguém atender. Só em casa dos meus pais é que consegui falar com o 112 e fiquei a fazer massagem cardíaca ao meu pai até chegar o INEM que ainda demorou uns 10 minutos e depois de algum trabalho confirmou o óbito. Fica a dúvida se tivessem atendido logo o INEM teria chegado mais cedo e se seria possível ainda alguma coisa. Provavelmente não, mas a dúvida ninguém ma tira.
                                                Imagina que a Sra. queria ficalizar as Urgências de um Hospital... mandava fechar aquilo só para poder andar à vontade, pois segundo as tuas palavras tem "todo o direito de utilizar todas e mais algumas formas de fiscalizar os organismos do Estado".

                                                Entendo a tua questão em relação a situação que apresentas (os meus sentimentos), mas há formas de fiscalizar, e esta não é uma delas...

                                                Imagina que na situação que referes, não conseguiste ligação porque um deputado estava a ocupar a linha com "testes". Como era?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado mas os meus neurónios estão bem obrigado acho que não me conheces de nenhum lado para fazeres esse tipo de recomendações.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                    Achas bem portanto... Então se na altura a senhora ligou 112 podia estar alguém em PCR como o teu pai e o operador não atender a chamada porque estava ocupada pela outra chamada falsa.

                                                    Antes de dizeres asneiras, abre os neurónios e pensa antes de falares.
                                                    ao que parece a chamada não chegou até ao operador... portanto parece-me que há mais pessoas a precisar de abrir os neurónios.

                                                    só vejo um problema nesta chamada: não permitir aferir o que quer que seja por não ser representativa.
                                                    Editado pela última vez por Eliminado0008; 05 August 2011, 19:07.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Este caso acaba por ficar assim porque foi desligada no exacto momento em que se preparava para ser atendida pelo operador da PSP. Só seria crime se tivesse sido passada para o INEM e o INEM tivesse sido induzido em erro por quem fez a chamada. O resto é tempestade num copo de água não?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                        A Senhora tem todo o direito de fazer a chamada e até acho que fez muito bem.

                                                        A Senhora é uma deputada e portanto pertence a um órgão de soberania tendo por isso todo o direito de utilizar todas e mais algumas formas de fiscalizar os organismos do Estado.

                                                        O meu pai faleceu em Junho passado, no dia a minha mãe ligou-me a dizer que o meu pai estava caído e desfalecido eu fui da Maia ao Porto com o 112 a chamar sem ninguém atender. Só em casa dos meus pais é que consegui falar com o 112 e fiquei a fazer massagem cardíaca ao meu pai até chegar o INEM que ainda demorou uns 10 minutos e depois de algum trabalho confirmou o óbito. Fica a dúvida se tivessem atendido logo o INEM teria chegado mais cedo e se seria possível ainda alguma coisa. Provavelmente não, mas a dúvida ninguém ma tira.
                                                        Antes de mais as minhas sinceras condolências.
                                                        Em relação ao que está a bold, bastava á senhora deputada solicitar ao MAI uma ida às instalçaões da Central 112 da PSP de Lisboa e à Central do CODu para ver em loco como é que se lá trabalha, que tipo de chamadas que são atendidas e assim veria o porquê de estar " tanto " tempo à espera. Desta forma não ocupava a linha e evitava que algum cidadão que tivesse real necessidade de a usar estivesse a secar para ser atendido por uma deputada ignorante.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                          ao que parece a chamada não chegou até ao operador... portanto parece-me que há mais pessoas a precisar de abrir os neurónios.

                                                          só vejo um problema nesta chamada: não permitir aferir o que quer que seja por não ser representativa.
                                                          Então se não foi atendida, a deputada é uma grande aldrabona!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                            Antes de mais as minhas sinceras condolências.
                                                            Em relação ao que está a bold, bastava á senhora deputada solicitar ao MAI uma ida às instalçaões da Central 112 da PSP de Lisboa e à Central do CODu para ver em loco como é que se lá trabalha, que tipo de chamadas que são atendidas e assim veria o porquê de estar " tanto " tempo à espera. Desta forma não ocupava a linha e evitava que algum cidadão que tivesse real necessidade de a usar estivesse a secar para ser atendido por uma deputada ignorante.

                                                            Nipnip, já que ignoras os meus comentários, ao menos põe os olhos neste! Não poderia estar mais explícito, realista e verdadeiro!

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