Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Abandono do interior está a contribuir para crise económica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Abandono do interior está a contribuir para crise económica

    Na sequência do outro tópico que iniciei hoje, relativo aos desvios de verbas para Lisboa (vide http://forum.autohoje.com/off-topic/...em-lisboa.html), cá está mais uma análise do desequilíbrio e desigualdade atuais.

    Originalmente Colocado por Sol
    Abandono do interior está a contribuir para crise económica

    A desertificação do interior está a contribuir para a crise económica em Portugal, acredita uma arquitecta portuguesa que está a desenvolver um projeto multidisciplinar sobre o tema com a Universidade de Manchester (Reino Unido). «A situação económica actualmente tem muito a ver com o abandono total do interior, porque temos um país em que dois terços não estão a produzir o que deviam», afirmou Cristina Rodrigues.
    Na sua opinião, «não está a ser explorado a nível territorial o potencial económico do país». Rodrigues está convicta de que «se isso for revertido, a situação económica transforma-se».
    Foi da «vontade de trazer mais gente para o interior e combater esta causa» que Cristina Rodrigues começou a colaborar com o Instituto para a Investigação e Inovação na Arte e Design de Manchester (MIRIAD na sigla inglesa).
    De contactos casuais com responsáveis da instituição durante viagens profissionais a Inglaterra surgiu um convite há dois anos para dar aulas na Universidade Metropolitana daquela cidade no norte do Reino Unido.
    Com os alunos, fez um projeto para tentar resolver o problema de Chanca, uma das vilas mais desertificadas do concelho de Penela (Coimbra) que no fim foi oferecido à autarquia local.
    Depois desta experiência, o MIRIAD decidiu pedir à portuguesa para continuar.
    Para Cristina Rodrigues, esta foi uma oportunidade de formar uma equipa multidisciplinar para estudar um tema que a preocupa.
    Citando dados da Agência Espacial Europeia, refere que Portugal foi classificado em 2004 como o terceiro país europeu mais desertificado, atrás da Itália e da Turquia e à frente da Grécia e da Espanha.
    «Prevê-se que, dentro de 20 anos, dois terços de Portugal estarão desertos», vincou, cenário que ameaça também o resto da Europa do Sul.
    Juntamente com artistas, ecologistas, designers, gestores de turismo e antropólogos, quer explorar vias para combater a desertificação do território.
    Uma ideia é criar pólos de escritórios mais baratos para jovens empreendedores, que no futuro acabem por se fixar na localidade, ou tentar novas abordagens ao turismo rural.
    Pondera também fazer «algo semelhante» a uma experiência inglesa, que foi a criação de um percurso cicloturístico associado a objectos de arte.
    Além de Penela, vão servir de projectos piloto Idanha-a-Nova e Alcoutim.
    A divulgação do projeto em Portugal será feita em Setembro em Faro, onde Rodrigues irá organizar uma série de seminários na Escola de Hotelaria e Turismo, de 14 a 17.
    Lusa/SOL

    #2
    Muitas vezes comenta-se o norte e o sul, o interior e o litoral, num país tão pequeno como o nosso que até mete impressão. Este fenómeno de êxodo rural já é mais velho que as igrejas e os agentes políticos não fazem mais que assistir a ele. A isto aplica-se a questão o que é que eles podem fazer? Bom, não acho um caso perdido inverter a tendência, mas requer muito mais que esforço... existem inúmeras cidades que não conseguem crescer e desenvolver por elas próprias, tem que existir um interesse maior - político e económico - e mesmo uma vontade de inverter esta tendência para começar a instalar alguns polos de investigação e desenvolvimento, polos empresariais, e algumas condições atraentes para fixar novas empresas para tentar começar a contornar a situação.

    O problema é acima de tudo existir interesse e motivação para inverter este fenómeno... geralmente quer-se apenas o contrato efectivo e o belo ordenado na conta ao fim do mês e está feito, porque ter excesso de trabalho, dores de cabeça, burocracias, receios, dúvidas que as coisas não corram bem não é para todos e torna-se mais prático seguir o caminho mais fácil.

    Pessoalmente estou a contribuir para tentar inverter o fenómeno, a seguir o oposto da tendência e a remar contra a maré, tem corrido bem, mas acredito que a maioria das pessoas no meu lugar se deixaria ficar. É hora de cada um impor o que deve ser feito para o bem comum e por o conformismo de lado, porque várias gerações falharam neste e noutros aspectos.

    Comentário


      #3
      Eu acho que andámos a dormir durante muitos anos e não entendemos que a maioria das pessoas quer viver em centros urbanos com alguma dimensão e não considerámos que as pessoas se deslocam de acordo com a oferta de trabalho.

      Esta ideia de que as pessoas se possam deslocar para o interior parece-me agora utópica. Não há emprego suficiente para isso e a agricultura, mesmo levada a sério, nunca virá a ocupar muita gente.

      Comentário


        #4
        Acho que falta que comece a existir centros urbanos no interior com uma dimensão média, apesar de Viseu e Vila Real começarem a dar um ar da sua graça ainda são claramente mais pequenos que uma cidade razoável do Litoral, essa dimensão atrairia empregos e incentivava a fixação de pessoas.

        Comentário


          #5
          o problema de portugal não tem haver com regiões, tem haver que portugal a unica coisa que produz é corrupção

          agricultura esta ao abandono, e mesmo quando havia subsidios eles iam para jipes etc


          mas no fundo os portugueses reclamam muito e trabalham pouco

          vamos ver

          se chove, aiiiii é uma desgraça, choveu e a plantação foi-se toda a vida, queremos dinheiro
          aiiii não chove, é uma desgraça, queremos dinheiro porque não chove

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
            Acho que falta que comece a existir centros urbanos no interior com uma dimensão média, apesar de Viseu e Vila Real começarem a dar um ar da sua graça ainda são claramente mais pequenos que uma cidade razoável do Litoral, essa dimensão atrairia empregos e incentivava a fixação de pessoas.
            Vila Real é difícil de comparar com Viseu.

            Viseu é de Longe a maior cidade de interior e depois aparece Évora, Covilhã e Castelo Branco.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
              Vila Real é difícil de comparar com Viseu.

              Viseu é de Longe a maior cidade de interior e depois aparece Évora, Covilhã e Castelo Branco.
              E provavelmente a mais desenvolvida. Só falta mesmo ter uma universidade para complementar o politécnico e o continuar da aposta no sector secundário.

              Quanto ao êxodo do interior... Se puder, é por aqui que ficarei. Se possível, em Viseu. Tenho uma qualidade de vida que, quase de certeza, as grandes cidades litorais não me proporcionariam.

              Comentário


                #8
                De facto Viseu não ter universidade é pena, no entanto, em termos actuais isso também já não faz sentido. Há boas universidades perto com cursos específicos que são mais valias para o interior. Eu sei que ter uma universidade é sinal de prestígio, mas mais vale um bom politécnico que uma má universidade. Além disso repetição de cursos oferecidos não é boa política.

                Por outro lado não creio que Vila Real esteja assim tão atrasada ( mas vós já me ides apontar as suas lacunas )

                - (ensino) Tem universidade com bons cursos e únicos e adaptados à região (enologia engenharias animais e florestais)
                - (comércio) tem shopping novo
                - (cultura) tem um cine teatro novo e bom
                - (transportes/mobilidade)tem quase 2 auto-estradas (mais ano menos ano). Dizem que os transportes publicos lá são bons. Transito não há, estacionamento, há?
                - (saude) - não faço ideia? Alguém tem?
                - (segurança) - suponho que seja calmita e sem stress

                pontos maus, suponho:

                -(emprego) - serviços do estado, pequenos comércios, agricultura em pequena escala mas de qualidade? Industria, tem?
                - (beleza) a cidade em si não tem nenhum monumento que se destaque, já a envolvente é muito bonita (Marão, Alvão, Douro)
                -(praia) pra quem gosta de praia tá bem lixado. Quem gosta de neve tá nas suas 7 quintas


                Ajudem-me aí a fazer uma listagem de prós e contras de vila Real

                Comentário


                  #9
                  Eu nasci e cresci numa pequena aldeia do distrito de Viseu. Neste momento vivo perto do Porto e já estive 3 anos por Lisboa. A verdade é que as pessoas têm que se mover à procura de emprego. Na zona onde nasci/cresci nunca arranjaria as oportunidades que tive em Lx e agora no Porto. Se tivesse essas oportunidades na zona de Viseu não tenham dúvidas que era por lá que gostava de ficar. Hoje vou à minha aldeia e quase não se vêem jovens nenhuns. Poucos são os da minha idade que ficaram por lá. Quem tirou cursos superiores teve que sair de lá, alguns que seguiram ensino conseguiram ficar por perto. Mas é notório que a aldeia está cada vez mais envelhecida.

                  Comentário


                    #10
                    A migração do Litoral para o Interior...já começou. Para já a velocidade é lenta....muito lenta, mas tenderá a aumentar. É o ciclo natural das «coisas».

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                      Ajudem-me aí a fazer uma listagem de prós e contras de vila Real
                      Vila Real tem os problemas e limitações de cidades pequenas: não tem massa crítica para certas actividades. Experimentem tentar montar uma empresa de consultadoria em Vila Real e verão aquilo de que eu falo. Não é possível arranjar clientes e não é possível arranjar colaboradores.

                      Eu resido numa pequena cidade (ainda menor do que VR) e os problemas ainda são maiores: as pessoas vivem com a cabeça no Porto: compras no Porto, cinema no Porto, médico no Porto, jantar no Porto, etc, e as pessoas com maiores recursos e ou escolaridade pura e simplesmente não fazem vida na terra. Conheço um caso em que até as compras no supermercado são feitas no Porto; na terra só fica a casa. Vamos ao café e dizem-nos "fulano está a exportar para a Alemanha", "cicrano doutorou-se em Lisboa", "beltrano está a fazer negócios no Brasil", mas o facto é que a terra está a morrer, pois as pessoas mais dinâmicas viraram-se todas para fora.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ton Ver Post
                        Vila Real tem os problemas e limitações de cidades pequenas: não tem massa crítica para certas actividades. Experimentem tentar montar uma empresa de consultadoria em Vila Real e verão aquilo de que eu falo. Não é possível arranjar clientes e não é possível arranjar colaboradores.

                        Eu resido numa pequena cidade (ainda menor do que VR) e os problemas ainda são maiores: as pessoas vivem com a cabeça no Porto: compras no Porto, cinema no Porto, médico no Porto, jantar no Porto, etc, e as pessoas com maiores recursos e ou escolaridade pura e simplesmente não fazem vida na terra. Conheço um caso em que até as compras no supermercado são feitas no Porto; na terra só fica a casa. Vamos ao café e dizem-nos "fulano está a exportar para a Alemanha", "cicrano doutorou-se em Lisboa", "beltrano está a fazer negócios no Brasil", mas o facto é que a terra está a morrer, pois as pessoas mais dinâmicas viraram-se todas para fora.
                        Esse é o problema das metrópoles. São como eucaliptos.

                        Comentário


                          #13
                          Conhecendo bem Viseu...

                          Dentro da cidade até pode ter bons transportes mas ao redor +/- 20 km's nas aldeias a coisa ainda está mesmo muito parado no tempo.
                          Transportes ao fim de semana é um(de manha) para ir e outro ao final do dia para voltar.

                          Falta de trabalho é constante. Exploração a grande da classe empregadora. Sinceramente é uma zona que me agrada muito e gostaria de trabalhar lá.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                            De facto Viseu não ter universidade é pena, no entanto, em termos actuais isso também já não faz sentido. Há boas universidades perto com cursos específicos que são mais valias para o interior. Eu sei que ter uma universidade é sinal de prestígio, mas mais vale um bom politécnico que uma má universidade. Além disso repetição de cursos oferecidos não é boa política.

                            Por outro lado não creio que Vila Real esteja assim tão atrasada ( mas vós já me ides apontar as suas lacunas )

                            - (ensino) Tem universidade com bons cursos e únicos e adaptados à região (enologia engenharias animais e florestais)
                            - (comércio) tem shopping novo
                            - (cultura) tem um cine teatro novo e bom
                            - (transportes/mobilidade)tem quase 2 auto-estradas (mais ano menos ano). Dizem que os transportes publicos lá são bons. Transito não há, estacionamento, há?
                            - (saude) - não faço ideia? Alguém tem?
                            - (segurança) - suponho que seja calmita e sem stress

                            pontos maus, suponho:

                            -(emprego) - serviços do estado, pequenos comércios, agricultura em pequena escala mas de qualidade? Industria, tem?
                            - (beleza) a cidade em si não tem nenhum monumento que se destaque, já a envolvente é muito bonita (Marão, Alvão, Douro)
                            -(praia) pra quem gosta de praia tá bem lixado. Quem gosta de neve tá nas suas 7 quintas


                            Ajudem-me aí a fazer uma listagem de prós e contras de vila Real

                            Vivi 5 anos em Vila Real. Prós? Quase tudo.

                            Contras? Como em inúmeras cidades onde não existem influências que geram emprego directa e indirectamente, quase não existe indústria que crie riqueza suficiente...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                              A migração do Litoral para o Interior...já começou. Para já a velocidade é lenta....muito lenta, mas tenderá a aumentar. É o ciclo natural das «coisas».
                              Onde foste buscar essa ideia?

                              Eu acho exactamente o contrário, por exemplo, abres o jornal e os poucos anúncios de empregos que existem são nas grandes cidades e não no interior.

                              Com esta brutal crise a malta está a fugir a sete pés do interior a caminho de Lisboa ou do estrangeiro(preferencial).

                              Comentário


                                #16
                                A iniciativa "Novos Povoadores" tem uma intenção decepcionante. Aceitam candidatos mas com projecto feito e limitam-se a dar "consultadoria".

                                Que eu saiba esta é praticamente a única iniciativa que conheço de incentivo ao repovoamento do interior.

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema que de qualquer região e cidade é o emprego, se não houver emprego por boas condições que tenham a tendência é deslocar-se para procurar onde trabalhar.

                                  Incentivem o regresso das pessoas que saem para estudar e acabam por aí ficar, não voltando à origem. Dêem-lhe primazia no acesso nasa candidaturas às regiões de origem, p.e., diminuam alguns anos os impostos sobre o imóveis, tal como fazem com as empresas, procurem dinamizar o que tem de bom, seja no turismo, seja na exploração de produtos de origem, etc., apoiem a divulgação dos projectos locais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                    Onde foste buscar essa ideia?

                                    Eu acho exactamente o contrário, por exemplo, abres o jornal e os poucos anúncios de empregos que existem são nas grandes cidades e não no interior.

                                    Com esta brutal crise a malta está a fugir a sete pés do interior a caminho de Lisboa ou do estrangeiro(preferencial).
                                    Todos os dias a Comunicação Social nos mostra casos de sucesso de «pessoal» que abandonou o Litoral e rumou ao Interior para criar a sua empresa de sucesso, normalmente ligada á agricultura...ou turismo, normalmente de habitação.
                                    Já li várias reportagens em que o tema é «os netos retomarem aquilo que os avós construiram no Interior e os pais não quiseram»...explorações agrícolas no Douro, por exemplo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      No interior praticamente só há administração pública, reformados e aposentados, pelo que não podemos esperar muita evolução. Uns já deram o seu contributo e os outros estão limitados pelos orçamentos, pela burocracia e pela falta de horizontes.

                                      Mas façamos agora um exercício: comparemos densidades populacionais (Hab/Km2):

                                      PortugaL - 109

                                      Holanda - 393
                                      Bélgica - 337
                                      Reino Unido - 244
                                      Alemanha - 233
                                      Itália - 192

                                      Significa isto que países mais desenvolvidos do que o nosso têm em regra maior densidade populacional, o que nos leva a crer que não necessitamos dos nossos 89.000 Km2 para nada e que teríamos mais prosperidade se estivéssemos mais perto uns dos outros. Claro que há excepções, caso de Espanha e da Áustria, só que a Espanha tem largas áreas despovoadas e a Áustria tem floresta (e tem política para ela).

                                      O interior está despovoado? Às tantas é assim que tem que estar e a tendência para a litoralização da população vai aumentar. O interior tem uma população envelhecida, que vai morrer mais cedo do que a do litoral e a crise económica leva-nos a procurar oportunidades fora do país.

                                      O nosso problema é que o despovoamento do interior começou há cinquenta anos e entretanto não fomos capazes de pensar nesse facto e nas suas consequências.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                        Todos os dias a Comunicação Social nos mostra casos de sucesso de «pessoal» que abandonou o Litoral e rumou ao Interior para criar a sua empresa de sucesso, normalmente ligada á agricultura...ou turismo, normalmente de habitação.
                                        Já li várias reportagens em que o tema é «os netos retomarem aquilo que os avós construiram no Interior e os pais não quiseram»...explorações agrícolas no Douro, por exemplo.
                                        Também já vi esse tipo de reportagem mas não passam na minha opinião, de excepções à regra(infelizmente).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não se percebe para que se torrou tanto dinheiro em acessibilidades. Serviu penas para o pessoal se deslocar mais rapidamente para o litoral e para os produtos estrangeiros entrarem com maior facilidade. Ainda por cima agora vão ser todos pagos (desta vez pelos utilizadores).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                            Também já vi esse tipo de reportagem mas não passam na minha opinião, de excepções à regra(infelizmente).
                                            E por norma, pessoal com formação superior, que já tiveram alguns cargos de relevo e investe o que poupou.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                              De facto Viseu não ter universidade é pena, no entanto, em termos actuais isso também já não faz sentido. Há boas universidades perto com cursos específicos que são mais valias para o interior. Eu sei que ter uma universidade é sinal de prestígio, mas mais vale um bom politécnico que uma má universidade. Além disso repetição de cursos oferecidos não é boa política.

                                              Por outro lado não creio que Vila Real esteja assim tão atrasada ( mas vós já me ides apontar as suas lacunas )

                                              - (ensino) Tem universidade com bons cursos e únicos e adaptados à região (enologia engenharias animais e florestais)
                                              - (comércio) tem shopping novo
                                              - (cultura) tem um cine teatro novo e bom
                                              - (transportes/mobilidade)tem quase 2 auto-estradas (mais ano menos ano). Dizem que os transportes publicos lá são bons. Transito não há, estacionamento, há?
                                              - (saude) - não faço ideia? Alguém tem?
                                              - (segurança) - suponho que seja calmita e sem stress

                                              pontos maus, suponho:

                                              -(emprego) - serviços do estado, pequenos comércios, agricultura em pequena escala mas de qualidade? Industria, tem?
                                              - (beleza) a cidade em si não tem nenhum monumento que se destaque, já a envolvente é muito bonita (Marão, Alvão, Douro)
                                              -(praia) pra quem gosta de praia tá bem lixado. Quem gosta de neve tá nas suas 7 quintas


                                              Ajudem-me aí a fazer uma listagem de prós e contras de vila Real
                                              Não estou a dizer que Vila Real está tão atrasada.
                                              Estou a dizer para olhares para Évora, Covilhã ou Castelo Branco e percebes que estão num patamar acima de Vila Real, Bragança, Lamego, Guarda, Portalegre ou Beja.

                                              E estou a dizer que Viseu tem uma dimensão muito superior a qualquer outra cidade do Interior.

                                              Quanto a segurança, olha que em Vila Real não é tanta como isso.

                                              Policiamento fraco e insuficiente e a terra sempre foi um pouco placa giratória da ganza.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                Não se percebe para que se torrou tanto dinheiro em acessibilidades. Serviu penas para o pessoal se deslocar mais rapidamente para o litoral e para os produtos estrangeiros entrarem com maior facilidade. Ainda por cima agora vão ser todos pagos (desta vez pelos utilizadores).
                                                Com estrada boa a malta fugiu foi de lá.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                  Não estou a dizer que Vila Real está tão atrasada.
                                                  Estou a dizer para olhares para Évora, Covilhã ou Castelo Branco e percebes que estão num patamar acima de Vila Real, Bragança, Lamego, Guarda, Portalegre ou Beja.

                                                  E estou a dizer que Viseu tem uma dimensão muito superior a qualquer outra cidade do Interior.

                                                  Quanto a segurança, olha que em Vila Real não é tanta como isso.

                                                  Policiamento fraco e insuficiente e a terra sempre foi um pouco placa giratória da ganza.
                                                  Não consigo perceber onde Évora, CB e Covilhã estão acima de VR. Dá-me mais argumentos. O factor segurança não poderá ser o único

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                    Não consigo perceber onde Évora, CB e Covilhã estão acima de VR. Dá-me mais argumentos. O factor segurança não poderá ser o único
                                                    Bem, começam por ser o "dobro" de Vila Real.

                                                    Depois por exemplo no caso de Évora tem a parte dentro da muralha que é Património Mundial tal como acaba por acontecer em Guimarães.
                                                    No caso da Covilhã tens por um lado o Hospital da Cova da Beira com Faculdade de Medicina e por outro o potencial Turístico da Serra da Estrela, único no género em Portugal.

                                                    A Guarda apesar de ser um pouco maior do que Vila Real já está mais ou menos nivelada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                      Bem, começam por ser o "dobro" de Vila Real.

                                                      Depois por exemplo no caso de Évora tem a parte dentro da muralha que é Património Mundial tal como acaba por acontecer em Guimarães.
                                                      No caso da Covilhã tens por um lado o Hospital da Cova da Beira com Faculdade de Medicina e por outro o potencial Turístico da Serra da Estrela, único no género em Portugal.

                                                      A Guarda apesar de ser um pouco maior do que Vila Real já está mais ou menos nivelada.
                                                      População por concelho (dados 2009):

                                                      VR: 50015
                                                      Évora: 54469
                                                      CB: 53626
                                                      Covilhã: 51635
                                                      Guarda: 44030

                                                      Em termo populacionais estão equilibradas, nada de dobros.

                                                      Aceito o argumento da Évora ter uma melhor história e património. Indiscutível

                                                      Potencial turístico a serra tem e muito. Mas não é cá com a neve; esqueçam turismo de neve em Portugal, é mentira, não é viável. Turismo de natureza, de paisagem, sim; de neve não. Além de que a maior parte do PNSE não está nos territórios da Covilhã; A torre é de Seia.
                                                      Mas potencial desse tb o Marão, Alvão tem.

                                                      UBI com medicina, sem duvida ponto a favor pra Covilhã;

                                                      Guarda e CB não estou a ver nada que as destaque... além de serem capitais de distrito

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A cidade de Braga é o dobro da de Guimarães.

                                                        O concelho de Guimarães tem mais gente do que o de Braga.

                                                        Isso reponde à tua questão?

                                                        Ou queres que te diga por exemplo que o concelho do Marco de Canavezes tem mais gente do que o de Vila Real e que a cidade do Marco nem 1/5 de Vila Real é?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E a cidade de Sintra, que tem mais população que a do Porto. Ninguem fala desta, porquê?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                            A cidade de Braga é o dobro da de Guimarães.

                                                            O concelho de Guimarães tem mais gente do que o de Braga.

                                                            Isso reponde à tua questão?

                                                            Ou queres que te diga por exemplo que o concelho do Marco de Canavezes tem mais gente do que o de Vila Real e que a cidade do Marco nem 1/5 de Vila Real é?

                                                            Não desconverses!

                                                            Sabes bem que os concelhos e cidades que referi são praticamente equivalentes. A área urbana (contemos então só as freguesias urbanas) de qualquer um deles equivale-se. Eu coloquei os dados concelhios por uma questão de ser mais fácil obter a informação e não ter de andar a somar a população das 3 ou 4 ou 5 freguesias urbanas de cada cidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X