Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais alunos por turma terá como consequência menos qualidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mais alunos por turma terá como consequência menos qualidade

    Mais uma machadada na qualidade da Educação em Portugal. Já há muito tempo que se pede exatamente o contrário: a diminuição do número de alunos por turma cuja correlação com a melhoria dos resultados dos alunos é evidente.

    Seguia-se o exemplo de muitos países onde este número é inferior ao nosso e onde a qualidade do ensino é igualmente distinta.

    Originalmente Colocado por Público
    Mais alunos por turma terá como consequência menos qualidade


    O número máximo de alunos por turma no 1.º Ciclo passa de 24 para 26. O Bloco de Esquerda já pediu explicações.

    O sistema público de educação tem de estar preparado para uma maior procura de modo que "a consequência não seja mais alunos e menos qualidade". Para Miguel Reis, do Movimento Escola Pública, será este o resultado do aumento do número máximo de alunos por turma, agora aprovado pelo Ministério da Educação e Ciência.

    Na quinta-feira foi enviada para as escolas uma circular da Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular transmitindo orientações da secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário no sentido de aumentar de 24 para 26 o número máximo de alunos por turma no 1.º Ciclo. Esta alteração é justificada com a "procura excepcional de matrículas em escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico".

    O Movimento Escola Pública entregou, no ano passado, uma petição no Parlamento onde se pedia o movimento inverso: a redução do número de alunos por turma nos vários níveis de ensino. A petição, subscrita por mais de 18 mil pessoas, traduziu-se em dois projectos no mesmo sentido, apresentados pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP, que não chegaram a ser votados. O então secretário de Estado da Educação, João da Mata, alegou que cerca de 60 por cento das turmas já têm menos alunos do que os máximos estipulados.[...]
    Mais alunos por turma terá como consequência menos qualidade - Educação - PUBLICO.PT

    No nosso país a valorização de uma boa educação é uma miragem. Ninguém liga, ninguém se rala, ninguém se indigna que isto qualquer dia só sirva para ensinar as criancinhas a estar sentadas sem se babarem.

    Vejam as notas miseráveis dos exames, quando a exigência aumenta um pouco (e muito bem). A CONFAP (para quem não sabe, a Confederação Nacional das Associações de Pais) o que fez? Exigiu a demissão do GAVE (responsável pelos exames) sacudindo a água do capote dos seus membros que não são capazes de assumir a responsabilidade pela falta de trabalho, esforço e rigor dos seus educandos. Como reage a CONFAP a esta medida que piorará de forma bem visível a qualidade da educação ministrada aos seus filhos? Faz sair declarações dizendo que compreende a medida (Associações de Pais compreendem medidas do Governo para o Ensino básico - Sociedade - Sol).

    Originalmente Colocado por Sol
    A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) compreende o encerramento de escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e o aumento de 24 para 26 do número de alunos por turma anunciados pelo Governo.Albino Almeida disse que estas são medidas que a CONFAP «compreende» apesar de não serem o «ideal».

    Que vergonha!

    #2
    ainda nao se lembraram de fazer como na universidade e enfiar 100 alunos num auditorio com um professor e um quadro gigante?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CletoZaca Ver Post
      ainda nao se lembraram de fazer como na universidade e enfiar 100 alunos num auditorio com um professor e um quadro gigante?
      só 100?

      Comentário


        #4
        Mas ainda existe uma alminha que acredita que "eles" (governantes portugueses) falam a sério quando se referem à sua preocupação em conseguirem uma educação de qualidade?

        "Eles" só se preocupam com três coisas: manipular as pessoas o suficiente para lhes darem votos, arranjar lugares e lucros para "amigalhaços" e cortar financeiramente em tudo o que diga respeito à "Coisa Pública" (Républica), neste caso na Educação...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por To Ver Post
          Mas ainda existe uma alminha que acredita que "eles" (governantes portugueses) falam a sério quando se referem à sua preocupação em conseguirem uma educação de qualidade?

          "Eles" só se preocupam com três coisas: manipular as pessoas o suficiente para lhes darem votos, arranjar lugares e lucros para "amigalhaços" e cortar financeiramente em tudo o que diga respeito à "Coisa Pública" (Républica), neste caso na Educação...
          Tu deves ser é comunista!
          Se queres boa educação tens de pagar!

          (not)

          Comentário


            #6
            Eu acho que isso é motivo para ir já para a rua manifestar pela queda do governo

            Comentário


              #7
              Os alunos hoje me dia são o que são, não é por causa de as turmas serem grandes ou não.

              Pessoalmente se fosse estudante hoje em dia, era certamente pior aluno do que fui no meu tempo. As distracções são tantas hoje em dia, por isso não me admira nada que a geração da Internet, telemóvel, consolas de jogos fora de série, etc, seja a primeira verdadeira geração rasca!

              E depois em tempos de contenção, provavelmente adicionar 1 ou dois alunos por turma não vai fazer grande diferença na qualidade, mas pode significar uma poupança considerável.

              Comentário


                #8
                Quanto menor foi a qualidade de ensino, mais burra será a população.
                Quanto mais burra for a população, mas votos esta gente terá.

                True Story

                Comentário


                  #9
                  Desculpem lá, mas eu quando estudava, sempre tive turmas de 30 ou 32 alunos, e nunca foi por isso que as notas eram baixas, fosse no colégio ou no liceu oficial.

                  A qualidade do ensino não passa pelo número de alunos nas turmas, mas sim pela falta de autoridade que o professor tem hoje em dia, não por culpa destes claro, da má educação da maioria dos alunos, da impunidade que os alunos sentem perante as suas atitudes, fazem o que querem e não têm consequências, e claro, principalmente pelos pais dos alunos, que se estão a borrifar para eles, que não sabem educar, não motivam para os estudos, se estão a borrifar para os filhos.

                  Obviamente que há milhares de excepções, que deveriam, a meu ver, ser a regra, mas infelizmente não são.

                  Comentário


                    #10
                    Texuga, o que dizes é verdade (infelizmente), mas tendo como certa a falta de autoridade, aumentar o numero de alunos só vai piorar o problema

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                      Texuga, o que dizes é verdade (infelizmente), mas tendo como certa a falta de autoridade, aumentar o numero de alunos só vai piorar o problema
                      exacto, mais "Bagunça" na sala de aula que é coisa que os alunos gostam , e depois 1 professor para por ordem naquilo vai ser o caos

                      Comentário


                        #12
                        Na amadora por exemplo, até é melhor para o professor. Mais alunos aumenta a probabilidade de haver gangs rivais na mesma sala logo vão virar se uns contra os outros e não contra o pequeno docente.
                        O segredo é ver o copo meio cheio.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                          Texuga, o que dizes é verdade (infelizmente), mas tendo como certa a falta de autoridade, aumentar o numero de alunos só vai piorar o problema
                          Não estamos a falar em aumentos substanciais, estamos a falar de 2 alunos a mais numa turma:

                          O número máximo de alunos por turma no 1.º Ciclo passa de 24 para 26.
                          Continuo a dizer que não é isso que vai influenciar nas avaliações.

                          Mudem a autoridade e autonomia do professor e vão ver que as coisas melhoram.
                          Faz algum sentido um professor ter de se justificar com um relatório para dar negativa a um aluno?? Faz sentido a impunidade que os alunos têm perante atitudes completamente inaceitáveis de desrespeito, agressão, violência verbal, etc??? Caramba pá, eu lembro-me de ter de me levantar da cadeira quando o professor entrava na sala de aula, tudo por respeito ao professor. Mesmo no liceu (ensino oficial), havia respeito, o professor era respeitado como uma figura de autoridade, se um colega desrespeitasse o professor, éramos nós próprios que chamávamos à atenção o colega, hoje em dia o que é que se vê? Quem é o primeiro a sacar do telemóvel para filmar e pôr no Youtube, incentivando ao escândalo e se possível à violência

                          Há certas alturas que só me apetece dizer "volta Salazar, estás perdoado....."

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                            Desculpem lá, mas eu quando estudava, sempre tive turmas de 30 ou 32 alunos, e nunca foi por isso que as notas eram baixas, fosse no colégio ou no liceu oficial.

                            A qualidade do ensino não passa pelo número de alunos nas turmas, mas sim pela falta de autoridade que o professor tem hoje em dia, não por culpa destes claro, da má educação da maioria dos alunos, da impunidade que os alunos sentem perante as suas atitudes, fazem o que querem e não têm consequências, e claro, principalmente pelos pais dos alunos, que se estão a borrifar para eles, que não sabem educar, não motivam para os estudos, se estão a borrifar para os filhos.

                            Obviamente que há milhares de excepções, que deveriam, a meu ver, ser a regra, mas infelizmente não são.
                            E ainda dizem que vão alargar o ensino obrigatório ao 12º ano...

                            Comentário


                              #15
                              Pior que isso só o que andam a fazer com os Professores...

                              Nunca vi uma classe tão mal representada pelos sindicatos e os sucessivos governos vão-se aproveitando disso, o pior é que nem no privado existem alternativas válidas.

                              Comentário


                                #16
                                Tens razão em tudo o que afirmas, Texuga e, como tu, acredito que o que tens apontado é mais importante que este aumento do número de alunos por turma.

                                No entanto, um dos principais fatores de sucesso numa turma está no apoio individual que o professor será capaz de prestar. Isto acontece porque, como devem saber, as capacidades e dificuldades dos nossos alunos são muito diversas e é muito importante que um discente consiga sair de uma aula sem bolsas de pequenas incompreensões relativamente aos conteúdos lecionados. Estas vão-se acumulando com o tempo e levam a desmotivação e maus resultados. Só com trabalho individual é que se limita este problema e uma turma com muitos alunos praticamente não permite este apoio. Por vezes parecem alterações pequenas mas podem ser a diferença entre ter pouco tempo para esclarecer dúvidas individuais ou não ter tempo nenhum.

                                Para além disso, existem outros problemas associados a turmas maiores, que levam a que o tempo útil de aula se reduza significativamente. Quem não é professor dificilmente imagina como é essencial a dinâmica de grupo que se cria e que é, basicamente, manipulada pelo professor para os seus fins (porque nenhum professor ensina seja o que for se o grupo de alunos à sua frente o não desejar). Quanto maior o grupo, mais difícil isto se torna.

                                Finalmente, é bom dizer que as turmas já eram grandes o suficiente e que, a ocorrerem alterações, deveriam ser no sentido oposto...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                  Os alunos hoje me dia são o que são, não é por causa de as turmas serem grandes ou não.

                                  Pessoalmente se fosse estudante hoje em dia, era certamente pior aluno do que fui no meu tempo. As distracções são tantas hoje em dia, por isso não me admira nada que a geração da Internet, telemóvel, consolas de jogos fora de série, etc, seja a primeira verdadeira geração rasca!

                                  E depois em tempos de contenção, provavelmente adicionar 1 ou dois alunos por turma não vai fazer grande diferença na qualidade, mas pode significar uma poupança considerável.
                                  Esta avaliação é fantástica e revela bem o pensamento do "não faz mal"... enfim, como já disse, o povo é manso e aceita tudo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                                    Tens razão em tudo o que afirmas, Texuga e, como tu, acredito que o que tens apontado é mais importante que este aumento do número de alunos por turma.

                                    No entanto, um dos principais fatores de sucesso numa turma está no apoio individual que o professor será capaz de prestar. Isto acontece porque, como devem saber, as capacidades e dificuldades dos nossos alunos são muito diversas e é muito importante que um discente consiga sair de uma aula sem bolsas de pequenas incompreensões relativamente aos conteúdos lecionados. Estas vão-se acumulando com o tempo e levam a desmotivação e maus resultados. Só com trabalho individual é que se limita este problema e uma turma com muitos alunos praticamente não permite este apoio. Por vezes parecem alterações pequenas mas podem ser a diferença entre ter pouco tempo para esclarecer dúvidas individuais ou não ter tempo nenhum.

                                    Para além disso, existem outros problemas associados a turmas maiores, que levam a que o tempo útil de aula se reduza significativamente. Quem não é professor dificilmente imagina como é essencial a dinâmica de grupo que se cria e que é, basicamente, manipulada pelo professor para os seus fins (porque nenhum professor ensina seja o que for se o grupo de alunos à sua frente o não desejar). Quanto maior o grupo, mais difícil isto se torna.

                                    Finalmente, é bom dizer que as turmas já eram grandes o suficiente e que, a ocorrerem alterações, deveriam ser no sentido oposto...
                                    Pois eu continuo a achar que o conceito de "aulas" e de "escola" é que anda deturpado.

                                    É óbvio que o apoio individual, em situações pontuais, é importante, mas não pode nem deve ser a regra. Isto é, quando um aluno está na sala de aula, tem de estar com atenção, tem a OBRIGAÇÃO de ouvir, estar em silêncio, tirar apontamentos e colocar as dúvidas na altura apropriada. Um professor numa sala de aula não pode dar aulas individuais, para isso há as explicações. Não podemos exigir que um professor tenha 24 alunos, como é habitualmente, e esteja na secretária de cada um dos alunos a explicar a matéria individualmente.

                                    Portanto continuo a dizer que sempre estudei em turmas de 30 e mais alunos, nunca tive turmas com menos de 30 alunos, e não é por isso que as notas dos vários alunos eram baixas.

                                    As notas só são baixas quando os alunos se estão a borrifar para as aulas, quando não estudam, quando continuam a achar que a escola é uma tanga e não precisam dela para a vida, quando são mal educados e ousam desafiar a autoridade do professor, etc etc. E isto acontece com 24 ou 26 alunos dentro da sala de aula...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mais do que este número de alunos, fico é espantado com professores primários com 20 alunos na sala de aula, desde o 1º ao 4º ano. Isso é que me parece muito complicado, gerir um número que nem é alargado de alunos, mas ter de dar 4 matérias diferentes ao mesmo tempo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Mais do que este número de alunos, fico é espantado com professores primários com 20 alunos na sala de aula, desde o 1º ao 4º ano. Isso é que me parece muito complicado, gerir um número que nem é alargado de alunos, mas ter de dar 4 matérias diferentes ao mesmo tempo.
                                        A minha filha vai agora para a 3ª classe, são cerca de 24 ou 25 alunos na turma, e é a melhor turma do ano dela, à excepção de 2 ou 3 alunos, todos têm excelentes notas. A professora é excelente, mantém o respeito, também lhes manda 2 berros quando é necessário, castiga-os quando não fazem os TCP's, e os alunos são também castigados quando se portam mal com colegas no recreio. Por norma o castigo passa por os proibir de frequentar o recreio. Esta parece-me uma boa base para educar crianças mais mal comportadas, pelo menos tem frutos. Ah, e não é colégio particular, é uma escola oficial como tantas outras.

                                        Portanto não é pelo nr. de alunos que as notas são boas ou más...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                          A minha filha vai agora para a 3ª classe, são cerca de 24 ou 25 alunos na turma, e é a melhor turma do ano dela, à excepção de 2 ou 3 alunos, todos têm excelentes notas. A professora é excelente, mantém o respeito, também lhes manda 2 berros quando é necessário, castiga-os quando não fazem os TCP's, e os alunos são também castigados quando se portam mal com colegas no recreio. Por norma o castigo passa por os proibir de frequentar o recreio. Esta parece-me uma boa base para educar crianças mais mal comportadas, pelo menos tem frutos. Ah, e não é colégio particular, é uma escola oficial como tantas outras.

                                          Portanto não é pelo nr. de alunos que as notas são boas ou más...
                                          Depende. No meu 10º ano a Física e Química a minha turma tinha 36 alunos para 1 professora. Posso-vos dizer que passávamos uma aula inteira de para fazer 1 exercício, pois a professora passava a aula inteira de carteira em carteira a esclarecer dúvidas aos alunos que a chamavam. Quantas não foram as vezes, que eu chamava a prof para me explicar o exercício que ela pedia para fazer, e ficava a olhar para as moscas durante mais de 45 minutos, à espera que ela coitada, conseguisse chegar até mim? Acham isto ensino de qualidade?
                                          Claro que as notas dos alunos desceram, e bem! Os pais reclamaram junto do conselho diretivo, a professora reclamou também que a matéria estava a ficar atrasada, porque passava uma aula de 90 minutos para resolver 1 exercício. Ao fim de tantas e tantas reclamações, tanto da prof como dos pais, lá colocaram uma professora de apoio e marcaram uma hora para apoio. And guess what? As notas dos alunos subiram em flecha...
                                          Editado pela última vez por HMartinho; 14 August 2011, 11:59. Razão: corrigir erro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                            Não estamos a falar em aumentos substanciais, estamos a falar de 2 alunos a mais numa turma:



                                            Continuo a dizer que não é isso que vai influenciar nas avaliações.

                                            Mudem a autoridade e autonomia do professor e vão ver que as coisas melhoram.
                                            Faz algum sentido um professor ter de se justificar com um relatório para dar negativa a um aluno?? Faz sentido a impunidade que os alunos têm perante atitudes completamente inaceitáveis de desrespeito, agressão, violência verbal, etc??? Caramba pá, eu lembro-me de ter de me levantar da cadeira quando o professor entrava na sala de aula, tudo por respeito ao professor. Mesmo no liceu (ensino oficial), havia respeito, o professor era respeitado como uma figura de autoridade, se um colega desrespeitasse o professor, éramos nós próprios que chamávamos à atenção o colega, hoje em dia o que é que se vê? Quem é o primeiro a sacar do telemóvel para filmar e pôr no Youtube, incentivando ao escândalo e se possível à violência

                                            Há certas alturas que só me apetece dizer "volta Salazar, estás perdoado....."
                                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                            A minha filha vai agora para a 3ª classe, são cerca de 24 ou 25 alunos na turma, e é a melhor turma do ano dela, à excepção de 2 ou 3 alunos, todos têm excelentes notas. A professora é excelente, mantém o respeito, também lhes manda 2 berros quando é necessário, castiga-os quando não fazem os TCP's, e os alunos são também castigados quando se portam mal com colegas no recreio. Por norma o castigo passa por os proibir de frequentar o recreio. Esta parece-me uma boa base para educar crianças mais mal comportadas, pelo menos tem frutos. Ah, e não é colégio particular, é uma escola oficial como tantas outras.

                                            Portanto não é pelo nr. de alunos que as notas são boas ou más..
                                            .
                                            2+2=4... toda a gente aceita isto como verdade... a questão é que quando se trata de ensinar, 2+2<>4...

                                            Portanto, como tu admites, no teu tempo, 30/32 alunos e toda a gente tinha bons resultados... actualmente, isso já não é verdade.

                                            Os alunos com dificuldades de aprendizagem são cada vez mais e não é porque são mal comportados ou desinteressados, simplesmente não conseguem... talvez no teu tempo, fossem postos de parte pelo sistema e não "existiam"... no próximo ano com os cortes nos apoios estes alunos serão pura e simplesmente marginalizados.

                                            Isto para concluir que a relação entre número de alunos por turma e resultados escolares é certamente uma correlação linear positiva, sendo esses casos dos 30/32 com bons resultados "outliers".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                              Depende. No meu 10º ano a Física e Química a minha turma tinha 36 alunos para 1 professora. Posso-vos dizer que passávamos uma aula inteira de para fazer 1 exercício, pois a professora passava a aula inteira de carteira em carteira a esclarecer dúvidas aos alunos que a chamavam. Quantas não foram as vezes, que eu chamava a prof para me explicar o exercício que ela pedia para fazer, e ficava a olhar para as moscas durante mais de 45 minutos, à espera que ela coitada, conseguisse chegar até mim? Acham isto ensino de qualidade?
                                              Claro que as notas dos alunos desceram, e bem! Os pais reclamaram junto do conselho diretivo, a professora reclamou também que a matéria estava a ficar atrasada, porque passava uma aula de 90 minutos para resolver 1 exercício. Ao fim de tantas e tantas reclamações, tanto da prof como dos pais, lá colocaram uma professora substituta e marcaram uma hora para apoio. And guess what? As notas dos alunos subiram em flecha...
                                              como se dar um exercício para resolver na aula e andar de carteira em carteira fosse boa metodologia.

                                              porque não resolver vários exercícios no quadro explicando passo por passo e ir esclarecendo dúvidas que fossem surgindo em voz alta e para toda a turma?

                                              é que facto faz todo o sentido repetir 30 vezes a mesma coisa individualmente a cada aluno
                                              Editado pela última vez por Eliminado0008; 14 August 2011, 11:58.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                Depende. No meu 10º ano a Física e Química a minha turma tinha 36 alunos para 1 professora. Posso-vos dizer que passávamos uma aula inteira de para fazer 1 exercício, pois a professora passava a aula inteira de carteira em carteira a esclarecer dúvidas aos alunos que a chamavam. Quantas não foram as vezes, que eu chamava a prof para me explicar o exercício que ela pedia para fazer, e ficava a olhar para as moscas durante mais de 45 minutos, à espera que ela coitada, conseguisse chegar até mim? Acham isto ensino de qualidade?
                                                Claro que as notas dos alunos desceram, e bem! Os pais reclamaram junto do conselho diretivo, a professora reclamou também que a matéria estava a ficar atrasada, porque passava uma aula de 90 minutos para resolver 1 exercício. Ao fim de tantas e tantas reclamações, tanto da prof como dos pais, lá colocaram uma professora substituta e marcaram uma hora para apoio. And guess what? As notas dos alunos subiram em flecha...

                                                Para mim, é fundamental, principalmente no ens. secundário, a existência de pelo menos uma hora de apoio para esclarecimento de dúvidas...

                                                Ou não tivemos todos aulas de apoio na faculdade?
                                                Quais eram mais rentáveis? as teóricas ou as práticas? como eram leccionadas umas e outras?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                  como se dar um exercício para resolver na aula e andar de carteira em carteira fosse boa metodologia.

                                                  porque não resolver vários exercícios no quadro explicando passo por passo e ir esclarecendo dúvidas que fossem surgindo em voz alta e para toda a turma?
                                                  10º ano.Não estamos em aulas tipo universidade. Pode não ser boa metodologia, mas se os alunos mesmo quando ela explica passo a passo no quadro não entendem, achas que ela ia negar uma explicação "individual"?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                    como se dar um exercício para resolver na aula e andar de carteira em carteira fosse boa metodologia.

                                                    porque não resolver vários exercícios no quadro explicando passo por passo e ir esclarecendo dúvidas que fossem surgindo em voz alta e para toda a turma?
                                                    E não é?
                                                    Não é fundamental ter a oportunidade de esclarecer as nossas dúvidas específicas...

                                                    Sempre fui contra o sistema em que o professor resolve o exercício no quadro e o aluno limita-se a estar sentado no lugar.

                                                    Comigo, a maioria dos exercícios resolvidos no quadro são realizados pelos alunos, que devem explicar o seu raciocínio...
                                                    Mas, antes de tal correcção, não dispenso a realização dos exercícios no lugar para praticar... e vou esclarecendo dúvidas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                      E não é?
                                                      Não é fundamental ter a oportunidade de esclarecer as nossas dúvidas específicas...

                                                      Sempre fui contra o sistema em que o professor resolve o exercício no quadro e o aluno limita-se a estar sentado no lugar.

                                                      Comigo, a maioria dos exercícios resolvidos no quadro são realizados pelos alunos, que devem explicar o seu raciocínio...
                                                      Mas, antes de tal correcção, não dispenso a realização dos exercícios no lugar para praticar... e vou esclarecendo dúvidas.

                                                      Tudo dito
                                                      Editado pela última vez por HMartinho; 14 August 2011, 12:13. Razão: Acrescentar

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                        E não é?
                                                        Não é fundamental ter a oportunidade de esclarecer as nossas dúvidas específicas...

                                                        Sempre fui contra o sistema em que o professor resolve o exercício no quadro e o aluno limita-se a estar sentado no lugar.

                                                        Comigo, a maioria dos exercícios resolvidos no quadro são realizados pelos alunos, que devem explicar o seu raciocínio...
                                                        Mas, antes de tal correcção, não dispenso a realização dos exercícios no lugar para praticar... e vou esclarecendo dúvidas.
                                                        os alunos podem colocar as suas dúvidas individuais à medida que o exercício vai sendo resolvido desta forma a dúvida que o aluno A coloca serve para esclarecer a mesma dúvida ao aluno B, C e D sem ter que repetir a explicação 4 vezes.

                                                        isto não é negar a explicação individual, é gerir o tempo.

                                                        eu disse a professora resolve, quem diz a professora pode ser um aluno que todo o meu raciocínio se mantém.

                                                        praticar? os alunos devem praticar em casa e caso fiquem com dúvidas então na aula seguinte colocam essas dúvidas, perante a turma já que assim se esclarecem vários alunos de uma só vez.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                          os alunos podem colocar as suas dúvidas individuais à medida que o exercício vai sendo resolvido desta forma a dúvida que o aluno A coloca serve para esclarecer a mesma dúvida ao aluno B, C e D sem ter que repetir a explicação 4 vezes.

                                                          isto não é negar a explicação individual, é gerir o tempo.

                                                          eu disse a professora resolve, quem diz a professora pode ser um aluno que todo o meu raciocínio se mantém.

                                                          praticar? os alunos devem praticar em casa e caso fiquem com dúvidas então na aula seguinte colocam essas dúvidas, perante a turma já que assim se esclarecem vários alunos de uma só vez.
                                                          É claro que naturalmente essas situações generalizadas acontecem... o que não é verdade é usar essa estratégia constantemente.
                                                          E antes disso, é preciso ter a noção que um exercício pode ser resolvido de várias formas, é preciso testar hipóteses... e isso não é possível com aulas apenas expositivas.

                                                          Não sei se tens a experiência docente ou apenas a experiência de aluno. Pois garanto-te que são completamente diferentes.

                                                          Anyway, esta medida do aumento do número de alunos por turma é para o primeiro ciclo, o que é ainda pior dadas as características dos alunos, porque nos restantes o número máximo de alunos é 28, chegando a ultrapassar os 30 em muitos casos...

                                                          A questão fundamental é que um aumento do número de alunos por turma é sinónimo de mais dificuldades logo potenciador de mais problemas, piores resultados... parece-me evidente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                            Esta avaliação é fantástica e revela bem o pensamento do "não faz mal"... enfim, como já disse, o povo é manso e aceita tudo.
                                                            Sou realista. As coisas chegaram a um ponto em que são precisos sacrifícios. Não andaram a viver acima das possibilidades anos a fio?!?

                                                            Não vou julgar este governo pelos sacrifícios que está a exigir, vou julga-lo pela eficácia e real necessidade dos sacrifícios que nós pedem.

                                                            A palhaçada de esquerda, de não querer pagar a divida, de não querer sacrifícios quando eles são exigidos, comigo não! E nunca votei no PS nem nos anteriores governos.

                                                            Achas que sair a rua e/ou partir para a violência vai resolver alguma coisa? O governo vai fazer o que tem a fazer, já está acordado com a troika.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X