Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como o governo Sócrates gastou em viagens, carros e telemóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como o governo Sócrates gastou em viagens, carros e telemóveis

    Álvaro Santos Pereira ficou estupefacto com as contas de telemóveis, viagens e carros. As contas continuam a chegar
    O gabinete do antigo secretário de Estado do Comércio e da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, gastou numa viagem de uma semana a Lima e à cidade do México, em Março passado, 35 459,76 euros. O valor, discriminado numa factura enviada pela Abreu ao Ministério da Economia, revela que as passagens de avião custaram 20 669,76 euros, o alojamento 12 060 euros e 2730 euros foram gastos em serviços de aluguer de carros e motoristas.

    A comitiva do ministério era composta apenas por três pessoas - o secretário de Estado e dois elementos do seu gabinete - mas as despesas pagas aos 20 empresários que foram "estabelecer contactos" para avaliar as possibilidades de exportações (um procedimento habitual em algumas deslocações oficiais) fez com que acabassem por sair 35 mil euros dos cofres públicos. A viagem tinha o objectivo "de apostar nas vendas e no investimento português numa região geográfica cuja economia continua a crescer a um ritmo mais elevado do que os mercados tradicionais portugueses, sobretudo aqueles da União Europeia". Fernando Serrasqueiro, o então secretário de Estado, que liderou a comitiva, apostava no Peru e no México por serem "países com uma dinâmica de crescimento que, para os valores europeus, são muito significativos em termos de crescimento do produto interno bruto (PIB), na ordem dos quatro e dos sete por cento, e são, por isso, de ter atenção", segundo declarações à Lusa, na véspera da viagem.

    Depois de o ministro da Economia ter denunciado o "ambiente de ostentação que era uma ofensa para os portugueses" e com que se deparou quando chegou ao ministério, o i questionou os serviços para identificarem os gastos que traduziam, segundo o ministro, a tal "ostentação".

    Os contratos de leasing, na altura referidos en passant por Álvaro Santos Pereira, que transitaram dos anteriores ministérios das Obras Públicas e Economia ascendem a 20 mil euros por mês, uma despesa de 241 mil euros por ano.

    Curiosamente, o carro que mais encargos representa ainda não está no Ministério da Economia. Foi encomendado já em fim de ciclo, em Março, quando o governo já estava por um fio (caiu a 23 de Março, depois do chumbo do terceiro Plano de Estabilidade e Crescimento) pelo gabinete do então secretário de Estado da Energia e Inovação. Trata-se de um AOV (Aluguer Operacional de Viaturas) com contrato blindado que o ministério de Álvaro Santos Pereira não teve capacidade de romper: o custo do automóvel comprado em fim de festa vai custar ao Estado 95 mil euros nos próximos três anos.

    O Ministério da Economia e do Emprego herdou também dos antecessores duas facturas no valor de 36 541,93 euros cada (ao todo, 73 083,72 euros), para pagamento de dois automóveis eléctricos Nissan Leaf, que têm de ser pagos até final de Setembro.

    Ao Ministério da Economia continuam a chegar outra facturas de viagens, reparações de automóveis e contas de telemóvel. Agora o ministro decidiu estabelecer plafonds nos telemóveis, para evitar que se repita uma factura igual à que chegou da TMN, respeitante a Fevereiro, enviada ao gabinete de um ex-secretário de Estado no valor de 6737,77 euros. Outra, enviada pela Vodafone para o gabinete do ministro - também datada de Fevereiro -, exige um pagamento ao erário público no valor de 4637,96 euros.

    Além destas "ostentações" havia outras: o motorista do ex-secretário de Estado Paulo Campos ganhava em média 4157,26 euros por mês. Destes, 3673,86 euros diziam respeito ao pagamento de horas extraordinárias. A esta remuneração acresciam ainda 483,40 euros mensais a título de subsídio de risco e de lavagem de viaturas.

    Agora Álvaro Santos Pereira está empenhado em reduzir a despesa dos serviços que tem sob a sua tutela. MO facto de ter a chefe de gabinete mais bem paga do governo, cujo serviço de origem era a PT, acabou por se tornar uma arma de arremesso para a oposição.

    Como o governo Sócrates gastou em viagens, carros e telemóveis

    #2
    Leave Sócrates aloooneee!!

    Comentário


      #3
      Pouca vergonha.

      Jaula com eles!

      Comentário


        #4
        E mais contas hão de chegar...a herança socratina ainda nos vai atormentar por muitos e longos anos...e continuo estupefacto por saber que tanta gente ainda o apoiava...ele devia era estar a ver o sol aos quadradinhos...

        Comentário


          #5
          Os veículos, nomeadamente, deviam ser confiscados e postos à venda.

          Pouca vergonha!

          Eu a pagar impostos criminosos nos carros, combustíveis e portagens para estes biltres estoirarem em carros de luxo e 1000 contos mensais de telefonemas.

          Claro que os estrangeiros não nos queriam emprestar a massa. "Somos" uma vergonha.

          Comentário


            #6
            Subsídio de lavagem de automóveis????

            Fdx, inventam de tudo para mamar mais algum...

            Comentário


              #7
              Parece-me mais uma noticia sensacionalista.

              Bem vistas as coisas não me parece nada de chocante, embora concorde que seja desejável mais contenção.

              Se lermos a noticia toda em vez de só as gordas, até percebemos que não é nada de dramático.

              Comentário


                #8
                Perante gastos destes, num país na penúria, que muita gente ganha 500€ a custo e sem possibilidade de ganhar mais, só me passa uma coisa pela cabeça e não, não é inveja, é prisão com eles, é uma pouca vergonha, estes gastos num país como o nosso, uma vergonha!!!!!!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                  Os veículos, nomeadamente, deviam ser confiscados e postos à venda.

                  Pouca vergonha!

                  Eu a pagar impostos criminosos nos carros, combustíveis e portagens para estes biltres estoirarem em carros de luxo e 1000 contos mensais de telefonemas.

                  Claro que os estrangeiros não nos queriam emprestar a massa. "Somos" uma vergonha.
                  Curiosamente, o carro que mais encargos representa ainda não está no Ministério da Economia. Foi encomendado já em fim de ciclo, em Março, quando o governo já estava por um fio (caiu a 23 de Março, depois do chumbo do terceiro Plano de Estabilidade e Crescimento) pelo gabinete do então secretário de Estado da Energia e Inovação. Trata-se de um AOV (Aluguer Operacional de Viaturas) com contrato blindado que o ministério de Álvaro Santos Pereira não teve capacidade de romper: o custo do automóvel comprado em fim de festa vai custar ao Estado 95 mil euros nos próximos três anos.
                  Duvido que não tenham equacionado isso! Mas quem é que neste país, no seu perfeito juízo, vai gastar 95 mil euros num automóvel por ano ?!?
                  O "produto" não é vendável.

                  Ou anulas o contrato e devolves ou não tens outra solução que não seja pagar!

                  Comentário


                    #10
                    Nada de dramático, nada de chocante, looolllll, enfim.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Parece-me mais uma noticia sensacionalista.

                      Bem vistas as coisas não me parece nada de chocante, embora concorde que seja desejável mais contenção.

                      Se lermos a noticia toda em vez de só as gordas, até percebemos que não é nada de dramático.
                      Achas mesmo ?

                      O carro de 95.000/ano e os 2 nissan Lef's são mais 70 mil euros a pagar .... isto faz sentido ?

                      Comentário


                        #12
                        Está visto que Sócrates se soube rodear do que de mais podre havia na sociedade, espero sinceramente que estas preocupações na poupança continuem, mas onde de facto fazem sentido, ou seja, nos luxos, ostentação e desperdício.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                          Nada de dramático, nada de chocante, looolllll, enfim.
                          Pois.
                          Durante 6 anos pensaram assim e chegamos onde estamos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                            Duvido que não tenham equacionado isso! Mas quem é que neste país, no seu perfeito juízo, vai gastar 95 mil euros num automóvel por ano ?!?
                            O "produto" não é vendável.

                            Ou anulas o contrato e devolves ou não tens outra solução que não seja pagar!
                            Epá... continuam a pagar então (se não houver meios legais para interromper) mas coloquem o carro à venda.

                            Sendo do Estado têm todos os meios para o publicitar...

                            Sei lá, por 60.000 ou 70.000 €

                            Sempre fazem uma parte do dinheiro que vão ter que pagar.

                            E sendo um preço tão bom para o carro em causa e sendo deste ano o carro, até pode a nível particular alguém do governo com capital pessoal querer aproveitar a oportunidade.

                            Comentário


                              #15
                              Se continuasse o PS no poder estas contas nunca sairiam cá para fora...

                              E é por isto (e apenas por isto) que sou a favor da rotatividade no governo, para se descobrir algumas destas coisas... Daqui a 4 anos a história vai ser a mesma, a cambada é toda igual.

                              Comentário


                                #16
                                Estes 6 anos de Sócrates fazem lembrar um casal que se separou, um deles abalou mas deixou o outro de carteira vazia e com contas que não lhe dizem respeito a chegarem todos os meses à caixa do correio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                  Se continuasse o PS no poder estas contas nunca sairiam cá para fora...
                                  Se o PS continuasse no poder, por esta hora o FMI já tinha cortado os cheques mensais.

                                  Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                  E é por isto (e apenas por isto) que sou a favor da rotatividade no governo, para se descobrir algumas destas coisas... Daqui a 4 anos a história vai ser a mesma, a cambada é toda igual.
                                  Nop. Desta vez não podem LAMBUZAR-SE dessa forma senão a troika corta a fonte.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Parece-me mais uma noticia sensacionalista.

                                    Bem vistas as coisas não me parece nada de chocante, embora concorde que seja desejável mais contenção.

                                    Se lermos a noticia toda em vez de só as gordas, até percebemos que não é nada de dramático.
                                    É isto, basicamente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                      Nop. Desta vez não podem LAMBUZAR-SE dessa forma senão a troika corta a fonte.
                                      Quando o gato está desatento, o rato vai sempre buscar o queijo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se todos, mas todos sem excepção apertassem o cinto e poupassem onde se podia e que houvessem gastos, mesmo e só mesmo quando fosse crucialmente necessário, saíamos desta crise, como enquanto o diabo esfrega o olho.

                                        Mas existindo pessoal que acha que ganhar 5000€ ou mais é normal, mesmo tendo 1milhão de licenciaturas, onde todos quererem puxar a brasa para a sua sardinha, onde todos querem ver se comem o porco todo sozinho, não vamos a nenhum lado e falo desde o mexilhão ao tubarão.

                                        Eu já disse e torno a dizer, isto daqui a 5 anos vai estar de tal modo (mau), que não sei o que vai ser para os nossos filhos, iremos regredir 50 anos no poder de compra.

                                        Hã tantos, mas tantos gastos desnecessários, que todos juntos já faziam diferença.

                                        Realmente uma carreira na política, é uma das maneiras para se ficar rico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          Epá... continuam a pagar então (se não houver meios legais para interromper) mas coloquem o carro à venda.

                                          Sendo do Estado têm todos os meios para o publicitar...

                                          Sei lá, por 60.000 ou 70.000 €

                                          Sempre fazem uma parte do dinheiro que vão ter que pagar.

                                          E sendo um preço tão bom para o carro em causa e sendo deste ano o carro, até pode a nível particular alguém do governo com capital pessoal querer aproveitar a oportunidade.
                                          Não podem vender o que não é deles .... AOV!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                            Se continuasse o PS no poder estas contas nunca sairiam cá para fora...

                                            E é por isto (e apenas por isto) que sou a favor da rotatividade no governo, para se descobrir algumas destas coisas... Daqui a 4 anos a história vai ser a mesma, a cambada é toda igual.
                                            Não sei se antes se chegou a este ponto e espero sinceramente que não se volte a chegar!

                                            Comentário


                                              #23
                                              No "facebook" o antigo Secretário de Estado da Energia e Inovação escreveu que a dita viatura foi encomendada à Agencia Nacional de Compras à vinte meses atrás e só agora chegou ...

                                              No fundo, não faço ideia de que lado está a verdade, se do jornal, se dele, mas é sempre bom "ouvir" os vários "lados" de uma "história".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Parece-me mais uma noticia sensacionalista.

                                                Bem vistas as coisas não me parece nada de chocante, embora concorde que seja desejável mais contenção.

                                                Se lermos a noticia toda em vez de só as gordas, até percebemos que não é nada de dramático.
                                                Claro que não é. Dramático seria o que? Como nos paises Africanos em que a população morre a fome e o chefão nada em dinheiro? Bem, por esse prisma até tens razão, não é dramático cá não. Mas por alguma coisa (ainda) não somos um pais de 3º Mundo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                                  No "facebook" o antigo Secretário de Estado da Energia e Inovação escreveu que a dita viatura foi encomendada à Agencia Nacional de Compras à vinte meses atrás e só agora chegou ...

                                                  No fundo, não faço ideia de que lado está a verdade, se do jornal, se dele, mas é sempre bom "ouvir" os vários "lados" de uma "história".
                                                  Seja como for, não se justificam estes gastos idiotas com o País de bolsos vazios ...

                                                  70.000 euros por 2 carros electricos ? Oh faz favor ...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                    Achas mesmo ?

                                                    O carro de 95.000/ano e os 2 nissan Lef's são mais 70 mil euros a pagar .... isto faz sentido ?
                                                    95 mil por ano ou 95 mil em 3 anos ? eu não acho bem ou que faz sentido, parece-me é que são contas que carecem de enquadramento, de qualquer forma não tenho dúvidas que tenha havido abusos no anterior governo e noutros, como não tenho dúvidas que haverá neste, infelizmente.

                                                    Mas isto apesar de mau como exemplo, são migalhas e é nesse sentido que critico este tipo de noticias sensacionalistas, são uma especie de ópio do povo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É tudo migalhas, é isto, é aquilo, é "acoloutro", no fundo, no fundo se todas as migalhas, fossem bem poupadas, já dava para um bolo inteiro, não?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Enquanto esta gente não responder em tribunal por gestão danosa, isto não vai lá.

                                                        Saem umas notícias, o pessoal fica indignado, e cai no esquecimento. Entretanto, estas criaturas saem impunes e, pior ainda, pulando de poleiro em poleiro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          95 mil por ano ou 95 mil em 3 anos ? eu não acho bem ou que faz sentido, parece-me é que são contas que carecem de enquadramento, de qualquer forma não tenho dúvidas que tenha havido abusos no anterior governo e noutros, como não tenho dúvidas que haverá neste, infelizmente.

                                                          Mas isto apesar de mau como exemplo, são migalhas e é nesse sentido que critico este tipo de noticias sensacionalistas, são uma especie de ópio do povo.
                                                          Sim, relendo, é capaz de ser 95.000 nos 3 anos.
                                                          Mesmo assim é um gasto elevado.

                                                          95.0000 euros não são migalhas, muito menos quando se trata de "dinheiro dos outos". Quando é o nosso podem ser ou não, isso já é outra questão...

                                                          Além de que "Grão-a-grão..."

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Parece-me mais uma noticia sensacionalista.

                                                            Bem vistas as coisas não me parece nada de chocante, embora concorde que seja desejável mais contenção.

                                                            Se lermos a noticia toda em vez de só as gordas, até percebemos que não é nada de dramático.
                                                            Almada tem o nephilim
                                                            O PS tem o v7

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X