Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nuno Crato: Escolas precisam mais de empenho do que computadores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nuno Crato: Escolas precisam mais de empenho do que computadores

    Nuno Crato afirmou que é "necessário fazer melhor com menos meios" e que isso obriga ao "empenho" de todos, professores, alunos e pais.


    O ministro da Educação e da Ciência (MEC), Nuno Crato, defendeu hoje, em Gouveia, que "mais que computadores ou quadros interactivos, o que mais falta faz nas escolas é empenho".

    Nuno Crato afirmou que é "necessário fazer melhor com menos meios" e que isso obriga ao "empenho" de todos, professores, alunos e pais.

    O governante visitou Gouveia, que hoje festeja o seu feriado municipal, a convite da Câmara Municipal, onde assistiu à homenagem ao pintor Abel Manta, natural desta cidade.

    No discurso proferido nos Paços do Concelho, o ministro salientou a necessidade de "haver mais disciplina e respeito pelos professores", tanto da parte dos alunos como dos educadores.

    "O problema central das escolas não é a avaliação dos professores", disse Nuno Crato, adiantando que está a trabalhar para que este modelo de avaliação seja "o mais justo possível".

    O ministro quer dar maior autonomia às escolas, às autarquias e às populações para que sejam elas os protagonistas nas mudanças e afirmou que o seu ministério lhes dará todo o apoio.

    "Temos de ter o bom senso de não tentar fazer tudo de novo e de uma só vez", disse Nuno Crato, que disse preferir ir fazendo "pequenas mudanças".

    Questionado pela Lusa sobre se o aumento do número de alunos por turma -- de 24 para 26 - terá como consequência o despedimento de professores, Nuno Crato disse que esta medida terá "muito pouca" influência sobre os quadros das escolas, mas adianta que tal não invalida que vá haver contratos que não serão renovados.

    O presidente da Câmara de Gouveia, Álvaro Amaro, elogiou a "tranquilidade" do novo ministro e realçou a importância das políticas educativas no sentido de evitar a desertificação do interior e apelou ao governante para que ajude a autarquia na sua vontade de instalar na cidade um curso superior de saúde.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home....S_V2&id=501533

    #2
    O'rly?

    Eu achava que a politica actual era melhor... Dar computadores aos alunos para eles estarem a jogar e a consultar o facebook durante as aulas


    Ironia à parte, o problema central continuam a ser os pais. Pais esses que acham que a educação é para ser dada na escola!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
      O'rly?

      Eu achava que a politica actual era melhor... Dar computadores aos alunos para eles estarem a jogar e a consultar o facebook durante as aulas


      Ironia à parte, o problema central continuam a ser os pais. Pais esses que acham que a educação é para ser dada na escola!
      Esqueceste-te de referir os professores que jogam farmville durante as aulas, porque sim, também os há e nada se faz.

      Sou a favor que cada aluno possa levar o portatil para as aulas. Quantas não foram as vezes que os meus professores me pediam para levar portátil para fazer pesquisas? Ou em Química e Biologia nas horas das atividades experimentais, fazer-se a recolha, registo e tratamento de dados/informação?
      Caso o aluno fosse apanhado a fazer coisas impróprias para uma aula no pc, então confiscava-se por um x tempo, que aí, de certeza que aprenderiam a não voltar a repetir.

      Comentário


        #4

        Eu sou suspeita...adoro o Nuno Crato, tanto como detestava as outras duas

        Comentário


          #5
          é preciso mais empenho que computadores.

          e a educação e o incentivo deve vir dos pais. quando tal não acontece, os professores poderiam ter a sensibilidade para esses casos. até porque acho que o papel do professor não se restringe ao ensino.

          Comentário


            #6
            e os professores? ,

            como o HMartinho disse e é verdade, tambem tem la o farmville ligado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Banusinho Ver Post
              e os professores? ,

              como o HMartinho disse e é verdade, tambem tem la o farmville ligado
              O problema é que não são só os professores... Em qualquer área, qualquer profissional que use um computador pode fazê-lo, e muitos fazem...

              Comentário


                #8
                Sim é preciso mais empenho.

                Mas também é preciso mais, muito mais:
                Respeito pelos professores por parte da tutela.
                Reduzir o trabalho burocrático estupidificante e mesquinho exigido aos professores.
                Promover a estabilidade do corpo docente.
                Fazer as pessoas perceber que o objectivo dos professores não é ensinar o básico da boa educação, pois é trabalho a ser realizado em casa pelos encarregados de educação.
                Fazer com a escola dê a primazia e a recompensa devida ao mérito, para que os alunos compreendam que vale a pena esforçarem-se.

                Comentário


                  #9
                  grande verdade!

                  Originalmente Colocado por To Ver Post
                  Fazer com a escola dê a primazia e a recompensa devida ao mérito, para que os alunos compreendam que vale a pena esforçarem-se.

                  Comentário


                    #10
                    E que tal se desburocratizassem o trabalho dos professores e começassem a respeitá-los mais e começassem também a respeitar os seus direitos? Isso era capaz de fazer subir o moral e aumentar o seu empenhamento. Mas, de qualquer forma, não podemos esquecer de que há algo que influencia tudo: o meio em que o aluno vive. Há muitas crianças filhas de pais problemáticos, que crescem num ambiente cheio de problemas e que acabam por ter uma atitude pior e um desempenho menos bom. A mudança leva tempo e exige vontade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                      Esqueceste-te de referir os professores que jogam farmville durante as aulas, porque sim, também os há e nada se faz.

                      Sou a favor que cada aluno possa levar o portatil para as aulas. Quantas não foram as vezes que os meus professores me pediam para levar portátil para fazer pesquisas? Ou em Química e Biologia nas horas das atividades experimentais, fazer-se a recolha, registo e tratamento de dados/informação?
                      Caso o aluno fosse apanhado a fazer coisas impróprias para uma aula no pc, então confiscava-se por um x tempo, que aí, de certeza que aprenderiam a não voltar a repetir.
                      Só asneira...desculpa lá.

                      As pesquisas fazem-se em casa. Nas aulas aprende-se o que o professor tem para ensinar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Banusinho Ver Post
                        e os professores? ,

                        como o HMartinho disse e é verdade, tambem tem la o farmville ligado
                        Qual é a tua experiência enquanto aluno, para fazeres essa generalização grosseira?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Qual é a tua experiência enquanto aluno, para fazeres essa generalização grosseira?
                          por exemplo, tive uma professora de portugues que enquanto estavamos a fazer teste estava ela no youtube

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Banusinho Ver Post
                            por exemplo, tive uma professora de portugues que enquanto estavamos a fazer teste estava ela no youtube
                            Então ela deixa-vos copiar o vocês ainda reclamam?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Só asneira...desculpa lá.

                              As pesquisas fazem-se em casa. Nas aulas aprende-se o que o professor tem para ensinar.
                              Então e para fazer os gráficos de química? Tu na Universidade também vez alunos nos mais diversos laboratórios a trabalhar com o seu portátil.

                              Em relação aos professores, lógico que não são todos, mas a minha professora de matemática vi eu, por várias vezes a jogar farmville! Denunciámos o caso, e ninguém fez nada, como não é de admirar naquela escola...
                              Editado pela última vez por HMartinho; 15 August 2011, 17:29. Razão: correcção do 2ºerro ortográfico :) :D

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                Então ela deixa-vos copiar o vocês ainda reclamam?
                                nao estou a reclamar ate eu gostava dessas aulas, apenas dei um exemplo a pergunta que me questionaram

                                Comentário


                                  #17
                                  vez

                                  denuncia-mos

                                  mais atenção, HMartinho...
                                  Editado pela última vez por jjmr; 15 August 2011, 16:31.

                                  Comentário


                                    #18
                                    não é bom exemplo. nem boa boa professora (enquanto docente)...

                                    Originalmente Colocado por Banusinho Ver Post
                                    por exemplo, tive uma professora de portugues que enquanto estavamos a fazer teste estava ela no youtube

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também é preciso que os ministros deixem de aparecer nas TV a mandar bitaites.
                                      Calar a boca, deixar de aparecer nas TV's e começar a trabalhar de forma séria e focada no que interessa é que é difícil para alguns ministros pelos vistos...não perdem uma oportunidade de aparecer na TV a mandar a sua dica.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Também acho que há algo que prejudica todo o sistema de ensino: os alunos acham que o ensino é uma seca. Claro que aprender exige trabalho, empenhamento e concentração, mas, se os alunos começarem a olhar para a escola de uma outra maneira, podem ser muito mais felizes e ter melhor aproveitamento. Todo o sistema sai a ganhar. Esta atitude é em grande medida cultural: os pais também não gostavam de estudar, os irmão e os primos também não e os amigos também não. O que resulta disto? Se não houver mudança de atitude, por mais que o sistema evolua, o ensino será sempre uma seca.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                          Então e para fazer os gráficos de química? Tu na Universidade também vez alunos nos mais diversos laboratórios a trabalhar com o seu portátil.

                                          Em relação aos professores, lógico que não são todos, mas a minha professora de matemática vi eu, por várias vezes a jogar farmville! Denuncia-mos o caso, e ninguém fez nada, como não é de admirar naquela escola...
                                          Eu conheço a realidade da universidade. Os portáteis não são necessários em 99% das aulas e, quando são, não é preciso um por aluno, bastando um por grupo de trabalho, por exemplo. E só serve mesmo para fazer uns gráficos que se fazem em 2 minutos. E isto é a universidade, não é o ensino recorrente/obrigatório. Tu defendeste que cada aluno deveria ter o seu portátil nas aulas. Ora...asneira!

                                          PS: Nesse contexto, escreve-se denunciámos e não denuncia-mos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            ...........
                                            Editado pela última vez por jjmr; 15 August 2011, 16:39.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Eu conheço a realidade da universidade. Os portáteis não são necessários em 99% das aulas e, quando são, não é preciso um por aluno, bastando um por grupo de trabalho, por exemplo. E só serve mesmo para fazer uns gráficos que se fazem em 2 minutos. E isto é a universidade, não é o ensino recorrente/obrigatório. Tu defendeste que cada aluno deveria ter o seu portátil nas aulas. Ora...asneira!

                                              PS: Nesse contexto, escreve-se denunciámos e não denuncia-mos.
                                              Ok, my mistake. Tens razão. Quando o levava para as aulas, também era um por bancada. Normalmente era sempre eu que levava, e não é por isso que tirava rendimento ao decorrer da aula.

                                              Tens razão: É denunciamos

                                              Comentário


                                                #24
                                                a expressão pode ser usada... em resposta, em discurso directo.

                                                de resto, não vejo outro contexto

                                                Originalmente Colocado por jjmr Ver Post
                                                ...........
                                                Editado pela última vez por jjmr; 15 August 2011, 16:43.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jjmr Ver Post
                                                  vez

                                                  denuncia-mos

                                                  mais atenção, HMartinho...
                                                  Pronto... Já corrigi o erro... Não me batam mais...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    falta um :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                      Ok, my mistake. Tens razão. Quando o levava para as aulas, também era um por bancada. Normalmente era sempre eu que levava, e não é por isso que tirava rendimento ao decorrer da aula.

                                                      Tens razão: É denunciamos
                                                      denunciámos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                        denunciámos
                                                        Realmente eu hoje não dou uma para a caixa.........

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                          Então e para fazer os gráficos de química? Tu na Universidade também vez alunos nos mais diversos laboratórios a trabalhar com o seu portátil.

                                                          Em relação aos professores, lógico que não são todos, mas a minha professora de matemática vi eu, por várias vezes a jogar farmville! Denunciámos o caso, e ninguém fez nada, como não é de admirar naquela escola...
                                                          Concordo em geral com o que dizes mas não posso deixar de te fazer dois pequenos "ajustes":
                                                          - Antigamente também havia quimica e faziam-se os gráficos sem portátil. Hoje continuará a existir quem não possa concerteza ter um portátil para andar com ele de um lado para o outro e também tem que aprender como os outros. Mas é naturalmente importantissimo que o tenham hoje em dia ;
                                                          - O uso do portátil nas aulas faz com que cada vez mais pessoas estejam desatentas ao que o professor diz e consequentemente deixem de saber escrever e confundam "vês" com "vez"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                            Também é preciso que os ministros deixem de aparecer nas TV a mandar bitaites.
                                                            Calar a boca, deixar de aparecer nas TV's e começar a trabalhar de forma séria e focada no que interessa é que é difícil para alguns ministros pelos vistos...não perdem uma oportunidade de aparecer na TV a mandar a sua dica.
                                                            Estes novos por enquanto ainda se mantêm qb discretos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X