Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Decisão universitária - Ajuda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Decisão universitária - Ajuda

    Boas a todos;

    Sou aluno de curso superior já há 2 anos e acontece que deixei algumas cadeiras para trás, umas por preguiça outras por desleixo e não vale a pena entrar em mais pormenores.
    Vou entrar agora no meu último ano (supostamente) de conclusão e tenho ainda algumas cadeiras para trás pelo que vou ter de ficar mais um ano para fazer as mesmas.
    Isto mete-me num patamar cujo não sei bem para onde me virar, pois acontece o seguinte:

    Por um lado poderei inscrever-me este ano e fazer as cadeiras que tenho em atraso (somente) e no ano que tenho de ficar lá fazer o último do curso. Por outro lado posso-me inscrever no ultimo ano do curso mas sob pena de deixar mais algumas para trás e depois não fazer e ter de fazer cadeiras não só de 1º e 2º em atraso, mas sim de 3º também.

    Qual seria a vossa escolha ? Despachar tudo em atraso, ou seguir sob pena de não ter sucesso?

    Cumps

    #2
    Aconselho a deixar a preguiça e o desleixo!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Hipolito Ver Post
      Aconselho a deixar a preguiça e o desleixo!
      É o melhor.

      O que eu estou a fazer é pegar no fim o que estou a deixar por fazer. É bom metodo? Não sei.

      Bom seria fazer tudo de uma vez..

      Comentário


        #4
        Seguir e dar prioridade às que estão para trás, tentando limpar o máximo do 3º ano. Normalmente no último ano há um projecto e é sempre bom ter mais tempo para se dedicar a ele.

        Convém deixares é a preguiça!

        Comentário


          #5
          O que são algumas cadeiras? Não esquecer que no último ano, além da epoca normal e recurso existe regra geral, a epoca especial em setembro. Pelo menos sei que em aveiro assim foi.

          Comentário


            #6
            definitivamente, apanhar tudo o que está mais para trás. já caí no erro de não seguir o conselho que te estou a dar, e custou.

            Comentário


              #7
              Grato pelas respostas;

              JoelM, com certeza saberás o que custa deixar cadeiras para trás sabendo que a culpa de tal é totalmente nossa. O que mais custa é o dinheiro que terei de investir por mais um ano, mas fazendo todas as que tenho para trás fico sem créditos para acabar o 3º ano pelo que não me convém.

              Air, sim vou ter cadeiras de projecto no ultimo ano pelo que penso que será de evitar ir com a cabeça "cheia". A preguiça terá obviamente de ficar de parte,

              Krendam, "algumas cadeiras" foi o que se deveu ao facto de um namoro mal calculado e inesperado onde se juntaram outras premissas e prioridades, onde uma delas foi forróbódó (do qual não me arrependo e tenho saudades... até chegar à hora de pagar as propinas) com aquela idade não se tinha noção dos erros. Ficaram 6 por fazer em 24.

              djm, estou a ponderar isso seriamente. O que aconteceu no teu caso ?

              Cumps
              Editado pela última vez por Avantgarde220; 30 August 2011, 18:25.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                Boas a todos;

                Sou aluno de curso superior já há 2 anos e acontece que deixei algumas cadeiras para trás, umas por preguiça outras por desleixo e não vale a pena entrar em mais pormenores.
                Vou entrar agora no meu último ano (supostamente) de conclusão e tenho ainda algumas cadeiras para trás pelo que vou ter de ficar mais um ano para fazer as mesmas.
                Isto mete-me num patamar cujo não sei bem para onde me virar, pois acontece o seguinte:

                Por um lado poderei inscrever-me este ano e fazer as cadeiras que tenho em atraso (somente) e no ano que tenho de ficar lá fazer o último do curso. Por outro lado posso-me inscrever no ultimo ano do curso mas sob pena de deixar mais algumas para trás e depois não fazer e ter de fazer cadeiras não só de 1º e 2º em atraso, mas sim de 3º também.

                Qual seria a vossa escolha ? Despachar tudo em atraso, ou seguir sob pena de não ter sucesso?

                Cumps
                Despacha tudo para trás, quanto mais tarde te mentalizares que as tens de fazer pior será. E não te esqueças, é extremamente penoso um gajo ir ficando mais velho e entrar numa aula de 1º ano e estares rodeado de caloiros, provavelmente irás ter uma maneira de estar nas aulas diferente das deles e isso irá desmotivar-te.

                Boa sorte e como alguém disse, deixa a preguiça e o desleixo para trás.

                Comentário


                  #9
                  Penso não haver nenhuma regra.
                  Depende de cada pessoa. Ou seja, do que a motiva/desmotiva, da força de
                  vontade, etc.

                  No entanto, podemos encarar duas perspectivas:
                  - não deixar nada "para trás"
                  - manter a embalagem, e depois tratar do que faltou

                  Assim sendo, depende do tipo de motivação e de força de vontade que tenhas.
                  O mais certo é, por serem cadeiras que ficaram para trás, serem aquelas que:
                  - te sentes menos confortável
                  - te motivam menos

                  Posto isto, se achares que:
                  - «já só faltam estas chatas para arrumar o curso» te motiva o suficiente para
                  terminar, deves continuar deixando para trás o que te incomoda
                  - «já não tenho mais nada de interessante para fazer no curso» te desmotiva,
                  então deves arrumar as "chatas" para poderes ter acesso aos "doces".

                  Mas é como digo, depende de pessoa para pessoa.

                  Muitas vezes, começar apenas com os "doces" pode servir para aumentar a
                  confiança, de modo a chegar a um ponto em que faltam as "chatas", mas se
                  está num ponto de confiança elevada, o que facilita a motivação para acabar
                  as chatas.
                  Mas também há quem tenha de fazer as chatas primeiro, porque se as deixar
                  para o fim, deixa de ter motivação para terminar.

                  O ideal é conheceres-te bem, para saberes o que funciona melhor para ti.

                  Comentário


                    #10
                    Só conhecendo o teu plano de curso, se podem dar melhores conselhos, mas a minha opinião é:

                    Fazer algumas cadeiras do 3.º ano. Se apenas tens 6 em atraso, deves ter um espaço para fazer algumas. E não escolhas as cadeiras a fazer pela dificuldade. Escolhe cadeiras que achas que não são precisas grandes bases para as fazer. Na grande maioria dos cursos, no 3.º ano há cadeiras de opção. Se as tiveres, talvez não seja pior fazer essas já.

                    Isto deixa-te com mais tempo no 3.º ano para te dedicares mais a projecto e, possivelmente, a algumas disciplinas mais difíceis. Não sei qual o curso, área de formação ou instituição, mas geralmente, o facto de já ter algumas cadeiras do 3.º ano pode ser um factor que agrade a possíveis orientadores de projecto. Principalmente porque podes ter maior disponibilidade.

                    Este pode ser outro critério para escolhas de cadeiras do 3.º ano a realizar. Se já sabes qual a área do projecto que pretendes, podes tentar fazer as disciplinas que podes achar relevantes para a execução do projecto.

                    Comentário


                      #11
                      O melhor que fazes é dar prioridade às que estão para trás!

                      Comentário


                        #12
                        Tive numa situação algo parecida.

                        Eu preferi dar prioridade às cadeiras mais fáceis e deixar para o "4º ano" as mais complicadas e que exigem mais tempo (projecto incluído).

                        Com sorte e algum empenho, especialmente na época de Setembro, deixei para o último ano apenas uma cadeira do 1º ano, das mais tinhosas do curso (matemática ).

                        O facto de ter apenas uma cadeira para acabar o curso e estar rodeado de caloiros motivou-me ainda mais para sair dali...

                        Comentário


                          #13
                          Eu faria primeiro as cadeiras que estão em atraso,e se possível inscrevia-me a algumas do 3º ano.
                          Já tive cadeiras de 3 anos diferentes e é muito chato,porque além das aulas poderem coincidir (serem à mesma hora) as datas dos exames também podem ser muito próximas ou até podem calhar 2 exames no mesmo dia.
                          Editado pela última vez por MDaniel; 31 August 2011, 03:45.

                          Comentário


                            #14
                            As que estão em atraso. Até porque podes precisar de algum conhecimento consolidado de alguma que esteja para trás para fazer as que vêm.

                            Comentário


                              #15
                              Eu desbaratei num semestre e paguei bem caro por isso, felizmente o tempo do curso acabou por ser o mesmo mas o esforço e o trabalho quadruplicaram. Queimei as pestanas sem necessidade nenhuma.

                              Como já disseram por aí, acho que primeiro passa por uma questão de atitude, queres partir já para o terceiro ano ou fazer um ano de transição? Aí já ninguém pode decidir por ti.

                              O que eu faria era as que estão todas em atraso mais algumas do terceiro ano que não fossem projecto. Se ,eventualmente, tivesse amigos ou colegas que conhecesse e com os quais tivesse confiança para me juntar num grupo analisava melhor as minhas opções.

                              Tenta ainda falar com o coordenador do curso, se tiveres sorte geralmente dão bons conselhos.
                              Editado pela última vez por juneX; 30 August 2011, 23:30.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado a todos pelas respostas.

                                Após a leitura de todas e analisando as mesmas poderei concluir duas coisas;

                                A primeira é que é geral o pensamento de fazer o que está para trás é o melhor remédio (mesmo eu próprio tinha uma certa consciência disso, e terei de conciliar ainda com horários de trabalho o que não irá ser fácil... mas a vida para o povinho não é feita de facilidade mas sim de trabalho e de mérito). Não vamos meter as rodas no carro sem meter o motor para o mover, sendo assim e após conversa com vários amigos/as e familiares mais próximos decidi não me inscrever por completo no 3º ano, e apenas somente a 2 cadeiras do mesmo.
                                Terei matemática de 1º ano e análises do 2º a queimar as pestanas mas com esforço tudo irá ao sítio.

                                A segunda, é de louvar que numa comunidade onde o contacto com a outra pessoa do lado da linha se apresenta com um nickname e um avatar, ainda hajam posts excelentes feitos para ajudar o próximo. Parecendo que não, é um grande exemplo de solidariedade onde muitos perdem o tempo a ajudar o outro sem nada em troca, um gesto simples e que merece mérito. Bastante obrigado pela ajuda

                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                  Grato pelas respostas;

                                  JoelM, com certeza saberás o que custa deixar cadeiras para trás sabendo que a culpa de tal é totalmente nossa. O que mais custa é o dinheiro que terei de investir por mais um ano, mas fazendo todas as que tenho para trás fico sem créditos para acabar o 3º ano pelo que não me convém.

                                  Air, sim vou ter cadeiras de projecto no ultimo ano pelo que penso que será de evitar ir com a cabeça "cheia". A preguiça terá obviamente de ficar de parte,

                                  Krendam, "algumas cadeiras" foi o que se deveu ao facto de um namoro mal calculado e inesperado onde se juntaram outras premissas e prioridades, onde uma delas foi forróbódó (do qual não me arrependo e tenho saudades... até chegar à hora de pagar as propinas) com aquela idade não se tinha noção dos erros. Ficaram 6 por fazer em 24.

                                  djm, estou a ponderar isso seriamente. O que aconteceu no teu caso ?

                                  Cumps
                                  Eu preciso de bastante tempo para a matematica. Sou um 0 e a tirar gestão vou precisar de apanhar muitas bases e muita matéria para trás.


                                  No meu caso trabalho o dia todo, é um pouco diferente o tempo não é muito, ainda assim em parte tambem foi falta de esforço enfim..

                                  Pelo que vi a malta está a dizer para fazeres já tudo, portanto pelos vistos é o melhor.

                                  PS: Li agora melhor e vi que trabalhas tambem, é bastante dificil trabalhar e estudar, no que possa ajudar diz, boa sorte!
                                  Editado pela última vez por JoelM; 19 September 2011, 07:10.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X