Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Informações sobre a Universidade Aberta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Informações sobre a Universidade Aberta

    Boas, pretendia que alguém me dissesse que vantagens (a existirem), além de não ser presencial, existem ao escolher a Universidade Aberta em detrimento de uma outra qualquer dita normal?

    As aulas e-learning são fáceis de interiorizar? Podemos "rever" a mesma aula várias vezes? Valorizam o "canudo" desta universidade, como noutra qualquer?

    OBG
    Editado pela última vez por TMSC; 08 September 2011, 16:59.

    #2
    Enquanto mudam e não mudam o tópico, dá uma olhada pelo forum da Associação de Estudantes: Associação Académica da Universidade Aberta • Índice

    Sou caloiro neste novo ano que está prestes a começar ! Gestão !

    Também tenho muitas dúvidas, e espero tirá-las brevemente.

    Comentário


      #3
      Uni. Aberta? Isso é alguma coisa... penso que não valorizam mtoo canudo é certo. Só vai para aí quem francamente é fraquinho de notas e os papás tem dinheiro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Alfafalx Ver Post
        Uni. Aberta? Isso é alguma coisa... penso que não valorizam mtoo canudo é certo. Só vai para aí quem francamente é fraquinho de notas e os papás tem dinheiro.
        Claramente não sabes do que estás a falar.
        Mais valia não teres dito nada.

        1- A UAb é do Estado.
        2- Cada cadeira custa 78€.

        Comentário


          #5
          Depende...

          Depois dos 40 anos de idade deu-nos (a mim e à minha mulher) para o estudo.

          Ela é de ciências sociais (antropologia), e prefere o ensino presencial. Tem estado
          numa de fazer pós-graduações. Já fez duas. Uma no ISCTE, e outra na Nova.

          Eu sou de ciências exactas (matemática), e como trabalho em desenvolvimento de
          software, prefiro o ensino em e-learning. Como no meu tempo de universidade (anos
          80) só havia um curso de informática, e eram 7 cães a 1 osso, não consegui entrar
          e fui para matemática no IST. Por isso agora lembrei-me de ir para informática na UAb.

          Portanto, em primeiro lugar, é uma questão de gosto pessoal. Há quem se dê bem
          no ensino presencial, e há quem se dê bem no e-learning.

          Por outro lado, para ser dar bem em e-learning é necessário um conjunto de
          características pessoais:
          - ser um bom auto-didacta
          - ter capacidade de gestão de tempo
          - ser organizado
          - ter força de vontade/motivação
          - etc.

          Digamos que na UAB, a nível de conteúdos, é tão difícil quanto outro curso qualquer.
          Mas a nível de capacidades pessoais é bem mais exigente que o ensino presencial.

          Só para teres uma ideia, em informática há cerca de 250 alunos que entram todos os
          anos, no ano seguinte só sobram 50, e o ano passado só se licenciaram duas pessoas.

          A média de idades é entre 30 a 40 anos (consoante o curso).
          A maioria das pessoas são trabalhadores-estudante.
          Muitos são licenciados noutras áreas, outros não acabaram os cursos, e a maioria (que
          acaba por desistir) vêm das Novas Oportunidades.

          Conteúdos...
          Basicamente tens:
          - Livros (que compras, como para um curso presencial)
          - Conteúdos online (disponibilizados pelos professores)
          - Plataforma tipo fórum (para interacção com os colegas e professores)

          Os livros fazem parte da bibliografia recomendada para cada cadeira.
          Compras os livros, e estudas os capítulos indicados no programa de estudo.
          Podes ter na bibliografia livros tão diferentes como de autores conceituados, a
          autores perfeitamente banais, e com preços a condizer.

          Os conteúdos online vão desde sebentas (ou mesmo livros escritos pelos professores),
          a exercícios e testes de auto-avaliação.

          A plataforma de interacção é o MOODLE, usado por muitas universidades presenciais.

          Avaliação...
          Existem duas modalidades:
          - Exame final
          - Avaliação contínua

          Em exame final, existe apenas um exame final a realizar presencialmente.
          Avaliação contínua é obrigatória em algumas disciplinas, e consiste em 2 ou 3
          trabalhos e uma prova final presencial.

          Quanto ao valor de um "canudo" da UAb... não faço a menor ideia.

          Primeiro porque não me inscrevi a pensar no "canudo" (que não me faz falta nenhuma),
          inscrevi-me porque estava farto de não aprender nada de novo, pelo desafio, mas
          principalmente porque a minha mulher estava sempre a reclamar de eu passar muito
          tempo no computador. Assim tenho uma desculpa: "ESTOU A ESTUDAR" (mesmo
          quando não estou).

          (espero que ela não leia isto)


          Mas é uma universidade do Estado, portanto, a nível de credibilidade sempre terá
          alguma. Já a nível de prestígio... não sei, mas para mim, quem consegue acabar
          um curso na UAb mostra logo à partida aquele conjunto de características pessoais
          que muitas pessoas não têm à saída dos cursos presenciais.

          Comentário


            #6
            É também uma boa alternativa a quem vive no interior, com a vida aí estabelecida, e pretenda evoluir a nível pessoal/académico.

            Permite uma gestão mais personalizada do tempo e elimina o tempo perdido em deslocações diárias para um estabelecimento de ensino convencional.

            Comentário


              #7
              Já agora, talvez fosse boa ideia mudar o título do tópico para:
              «Informações sobre a Universidade Aberta»

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                É também uma boa alternativa a quem vive no interior, com a vida aí estabelecida, e pretenda evoluir a nível pessoal/académico.

                Permite uma gestão mais personalizada do tempo e elimina o tempo perdido em deslocações diárias para um estabelecimento de ensino convencional.
                Sim, as vantagens do ensino e-learning são muitas.

                Há quem viva fora de Portugal, e frequenta e-learning na UAb. As provas presenciais
                são feitas nas embaixadas, consulados, ou outros locais previstos.

                E permite maior flexibilidade na gestão do tempo, sem dúvida. O problema é que
                essa maior flexibilidade na gestão do tempo exige DISCIPLINA, e muita. Essa é
                outra das razões pelas quais um licenciado no regime e-learning acaba por ter
                uma garantia de mais aptidões (não técnicas, mais pessoais) que um licenciado no
                regime presencial (ainda que os do regime presencial possam ter essas aptidões,
                não é garantido que tenham, enquanto no regime e-learning é quase certo que
                têm, caso contrário dificilmente terminariam o curso).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                  Enquanto mudam e não mudam o tópico, dá uma olhada pelo forum da Associação de Estudantes: Associação Académica da Universidade Aberta • Índice

                  Sou caloiro neste novo ano que está prestes a começar ! Gestão !

                  Também tenho muitas dúvidas, e espero tirá-las brevemente.
                  Coloca aí essas dúvidas (desde que não sejam específicas sobre o curso).

                  Comentário


                    #10
                    Tirei lá o meu mestrado. Fiz alguns módulos por e-learning. É uma excelente Universidade. Exigente e rigorosa nos processos. Antes também tinha dúvidas por ser uma Universidade à distancia mas depois gostei muito. Bons profs na minha área [comunicação e educação multimédia]. O e-learning tem aspectos positivos como o facto de podermos estar em permanente contacto com os profs mas na minha opinião deve ser apenas um complemento à aprendizagem presencial. Os recursos e processos da Aberta no que diz respeito ao e-learning são bons. Um dos professores da Universidade, José Bidarra tem uma série de trabalhos científicos sobre essa temática.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Depende...

                      Depois dos 40 anos de idade deu-nos (a mim e à minha mulher) para o estudo.

                      Ela é de ciências sociais (antropologia), e prefere o ensino presencial. Tem estado
                      numa de fazer pós-graduações. Já fez duas. Uma no ISCTE, e outra na Nova.

                      Eu sou de ciências exactas (matemática), e como trabalho em desenvolvimento de
                      software, prefiro o ensino em e-learning. Como no meu tempo de universidade (anos
                      80) só havia um curso de informática, e eram 7 cães a 1 osso, não consegui entrar
                      e fui para matemática no IST. Por isso agora lembrei-me de ir para informática na UAb.

                      Portanto, em primeiro lugar, é uma questão de gosto pessoal. Há quem se dê bem
                      no ensino presencial, e há quem se dê bem no e-learning.

                      Por outro lado, para ser dar bem em e-learning é necessário um conjunto de
                      características pessoais:
                      - ser um bom auto-didacta
                      - ter capacidade de gestão de tempo
                      - ser organizado
                      - ter força de vontade/motivação
                      - etc.

                      Digamos que na UAB, a nível de conteúdos, é tão difícil quanto outro curso qualquer.
                      Mas a nível de capacidades pessoais é bem mais exigente que o ensino presencial.

                      Só para teres uma ideia, em informática há cerca de 250 alunos que entram todos os
                      anos, no ano seguinte só sobram 50
                      , e o ano passado só se licenciaram duas pessoas.

                      A média de idades é entre 30 a 40 anos (consoante o curso).
                      A maioria das pessoas são trabalhadores-estudante.
                      Muitos são licenciados noutras áreas, outros não acabaram os cursos, e a maioria (que
                      acaba por desistir) vêm das Novas Oportunidades.


                      Conteúdos...
                      Basicamente tens:
                      - Livros (que compras, como para um curso presencial)
                      - Conteúdos online (disponibilizados pelos professores)
                      - Plataforma tipo fórum (para interacção com os colegas e professores)

                      Os livros fazem parte da bibliografia recomendada para cada cadeira.
                      Compras os livros, e estudas os capítulos indicados no programa de estudo.
                      Podes ter na bibliografia livros tão diferentes como de autores conceituados, a
                      autores perfeitamente banais, e com preços a condizer.

                      Os conteúdos online vão desde sebentas (ou mesmo livros escritos pelos professores),
                      a exercícios e testes de auto-avaliação.

                      A plataforma de interacção é o MOODLE, usado por muitas universidades presenciais.

                      Avaliação...
                      Existem duas modalidades:
                      - Exame final
                      - Avaliação contínua

                      Em exame final, existe apenas um exame final a realizar presencialmente.
                      Avaliação contínua é obrigatória em algumas disciplinas, e consiste em 2 ou 3
                      trabalhos e uma prova final presencial.

                      Quanto ao valor de um "canudo" da UAb... não faço a menor ideia.

                      Primeiro porque não me inscrevi a pensar no "canudo" (que não me faz falta nenhuma),
                      inscrevi-me porque estava farto de não aprender nada de novo, pelo desafio, mas
                      principalmente porque a minha mulher estava sempre a reclamar de eu passar muito
                      tempo no computador. Assim tenho uma desculpa: "ESTOU A ESTUDAR" (mesmo
                      quando não estou).

                      (espero que ela não leia isto)


                      Mas é uma universidade do Estado, portanto, a nível de credibilidade sempre terá
                      alguma. Já a nível de prestígio... não sei, mas para mim, quem consegue acabar
                      um curso na UAb mostra logo à partida aquele conjunto de características pessoais
                      que muitas pessoas não têm à saída dos cursos presenciais.

                      Faz sentido, quem vem das NO esta tão preparado como os do básico que se candidatam através dos + 23.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por silvertein Ver Post
                        Faz sentido, quem vem das NO esta tão preparado como os do básico que se candidatam através dos + 23.
                        Ainda assim, acho que a maior causa de desistência não tem a ver com a
                        falta de preparação. Porque com força de vontade tudo se consegue.

                        O problema das desistências atinge todos (venham das NO ou não), e acho
                        que está mais relacionado com a "facilidade".

                        Passo a explicar:
                        - Não há "numerus clausus".
                        - Pensam que é mais fácil por ser "online".

                        Portanto, não há restrições de "qualidade" dos alunos para entrar. Ou seja,
                        entram todos, desde que tenham as condições legais necessárias. Já no
                        presencial, com "numerus clausus" entram apenas os X melhores, e por isso
                        há menos probabilidades destes desistirem.

                        E com todos os "facilitismos" que tem havido nos últimos anos para as
                        estatísticas (NO e outras "socratadas"), há quem pense que aquilo na UAB é
                        a "brincar". Mas não é. Aquilo é a doer (e provavelmente mais que no
                        presencial).

                        Portanto, é natural que muitos desistam. Até porque a maioria deles nem teria
                        conseguido entrar numa presencial, em condições de acesso pelo regime geral.

                        Já agora:
                        Universidade Aberta - Em Qualquer Lugar do Mundo - Cursos de 1º Ciclo - 2010


                        image_gallery.jpg

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                          Tirei lá o meu mestrado. Fiz alguns módulos por e-learning. É uma excelente Universidade. Exigente e rigorosa nos processos. Antes também tinha dúvidas por ser uma Universidade à distancia mas depois gostei muito. Bons profs na minha área [comunicação e educação multimédia]. O e-learning tem aspectos positivos como o facto de podermos estar em permanente contacto com os profs mas na minha opinião deve ser apenas um complemento à aprendizagem presencial. Os recursos e processos da Aberta no que diz respeito ao e-learning são bons. Um dos professores da Universidade, José Bidarra tem uma série de trabalhos científicos sobre essa temática.
                          Bastante.

                          Já agora, um evento realizado este ano, que espero que se repita:
                          InforAbERTA

                          Comentário


                            #14
                            Universidade Aberta na RTP2:
                            RTP - UNIVERSIDADE ABERTA

                            Comentário


                              #15
                              Desvantagem do ensino presencial:


                              Huge-Blackboard_4460f623c7882ca8856b8f36cf49af6a.jpg

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Coloca aí essas dúvidas (desde que não sejam específicas sobre o curso).
                                Boas !

                                Irei oportunamente colocar no forum da aauab mas as minha primeiras dúvidas são:

                                - como aceder aos conteudos de cada cadeira (programa/bibliografia/exercicios) ? já tenho um nº e uma senha, mas para já só tenho acesso aos meus dados pessoais, tesouraria e lista das cadeiras.
                                - tenho algum horário especifico que tenho de cumprir on-line ?
                                - como se lecciona a cadeira ?

                                Já agora se puderem ajudar digam alguma coisa. É que queria já começar a estudar os conteudos, mesmo antes de começar as aulas, pois já lá vão 13 anos e a matemática ficou ...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                  Boas !

                                  Irei oportunamente colocar no forum da aauab mas as minha primeiras dúvidas são:

                                  - como aceder aos conteudos de cada cadeira (programa/bibliografia/exercicios) ? já tenho um nº e uma senha, mas para já só tenho acesso aos meus dados pessoais, tesouraria e lista das cadeiras.
                                  - tenho algum horário especifico que tenho de cumprir on-line ?
                                  - como se lecciona a cadeira ?

                                  Já agora se puderem ajudar digam alguma coisa. É que queria já começar a estudar os conteudos, mesmo antes de começar as aulas, pois já lá vão 13 anos e a matemática ficou ...
                                  Antes de teres acesso às cadeiras, tens de frequentar o MAO (Módulo de
                                  Ambientação Online). Além de que o semestre ainda não começou.

                                  Em princípio não há nenhum horário a cumprir (a menos que algum professor
                                  indique algo em contrário). No entanto, convém visitar o MOODLE todos os dias e,
                                  pelo menos, ler o que houver de novo.

                                  Cada cadeira tem um PUC (Programa da Unidade Curricular), e nesse PUC é
                                  indicado o programa para cada semana (que capítulos ler, que exercícios fazer,
                                  etc.). A interacção no fórum do MOODLE é livre (ou sujeita a regras indicadas
                                  pelo professor).

                                  Para começar já a estudar...
                                  1º Visita o programa curricular das UC a que te inscreveste
                                  2º Compra os livros indicados na bibliografia de cada UC (apenas os obrigatórios)
                                  3º Começa a ler os livros

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alfafalx Ver Post
                                    Uni. Aberta? Isso é alguma coisa... penso que não valorizam mtoo canudo é certo. Só vai para aí quem francamente é fraquinho de notas e os papás tem dinheiro.
                                    Estás apresentado.: Eek:

                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Claramente não sabes do que estás a falar.
                                    Mais valia não teres dito nada.

                                    1- A UAb é do Estado.
                                    2- Cada cadeira custa 78€.
                                    Esse valor é por exame/cadeira ou mês/cadeira?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alfafalx Ver Post
                                      Uni. Aberta? Isso é alguma coisa... penso que não valorizam mtoo canudo é certo. Só vai para aí quem francamente é fraquinho de notas e os papás tem dinheiro.
                                      Estás apresentado.: Eek:

                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      Claramente não sabes do que estás a falar.
                                      Mais valia não teres dito nada.

                                      1- A UAb é do Estado.
                                      2- Cada cadeira custa 78€.
                                      Esse valor é por exame/cadeira ou mês/cadeira?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                                        Estás apresentado.: Eek:



                                        Esse valor é por exame/cadeira ou mês/cadeira?
                                        Cadeira.

                                        Cada ano tem 2 semestres. Cada semestre tem 5 cadeiras.
                                        Se te inscreveres em 10 cadeiras, pagas 780€ por esse ano.

                                        Se fores trabalhador-estudante, é capaz de não ser boa ideia inscreveres-te em
                                        5 cadeiras por semestre. Se te inscreveres em 3 por semestre, pagas 3 x 2 x 78€
                                        nesse ano. Isto inclui tudo o que diz respeito a essa cadeira (frequência, trabalhos,
                                        exames).

                                        Os pagamentos são feitos em duas prestações por semestre.

                                        Se no 1º semestre te inscreveres em 4 cadeiras, e em 3 cadeiras no 2º semestre,
                                        no início do 1º semestre pagas 4 x 78€ / 2, a meio do 1º semestre pagas o que
                                        falta (4 x 78€ / 2), no início do 2º semestre pagas 3 x 78€ / 2, e a meio pagas o
                                        que falta (3 x 78€ / 2).

                                        Para além disto existem taxas de matrícula (no 1º ano), seguro (todos os anos),
                                        etc.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alfafalx Ver Post
                                          Uni. Aberta? Isso é alguma coisa... penso que não valorizam mtoo canudo é certo. Só vai para aí quem francamente é fraquinho de notas e os papás tem dinheiro.
                                          Se não sabes nem tens ideia do que estás a falar, porque abres a boca?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já agora, qual seria o curso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas, a começar seria só para o próximo ano lectivo, e não era por mim mas sim pela minha mulher . Andamos a tentar perceber o que será melhor em termos de aulas porque o tempo é apertado e com uma criança, já se sabe....

                                              Ela quer tirar gestão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                                                Boas, a começar seria só para o próximo ano lectivo, e não era por mim mas sim pela minha mulher . Andamos a tentar perceber o que será melhor em termos de aulas porque o tempo é apertado e com uma criança, já se sabe....

                                                Ela quer tirar gestão.
                                                A grande vantagem do e-learning é a gestão do tempo.

                                                Ou seja, se um dia não puder dedicar-se ao estudo, dedica-se no dia seguinte sem
                                                qualquer problema. Já com aulas presenciais isso não é possível. Se faltar a aula
                                                não se repete (e há universidades presenciais onde contabilizam as faltas).

                                                Outra vantagem é poder fazê-lo em casa.

                                                Portanto, se estiver em casa a tomar conta da criança, pode aproveitar para tentar
                                                fazer as duas coisas.

                                                A desvantagem é que exige disciplina. Sendo a principal a de pelo menos ir lendo
                                                as novidades que aparecem no MOODLE (para não deixar acumular a leitura). Mas
                                                isto costuma consumir pouco tempo (são poucos os que participam activamente no
                                                MOODLE), pelo menos em informática.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A minha única experiência em b-learning foi quando tirei o CAP de formador, mas claro que não foi na UAb. Em relação ás metodologias utilizadas, achei óptimo.

                                                  Quando à UAb, acredito ser uma instituição muito credível e de créditos reconhecidos.

                                                  Como tem vários Centros Locais de Aprendizagem, pode-se estar também em contacto mais próximo com a Universidade, o que é bom para quem está fora dos centros urbanos.

                                                  Aqui na terrinha existe um!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                                    A minha única experiência em b-learning foi quando tirei o CAP de formador, mas claro que não foi na UAb. Em relação ás metodologias utilizadas, achei óptimo.

                                                    Quando à UAb, acredito ser uma instituição muito credível e de créditos reconhecidos.

                                                    Como tem vários Centros Locais de Aprendizagem, pode-se estar também em contacto mais próximo com a Universidade, o que é bom para quem está fora dos centros urbanos.

                                                    Aqui na terrinha existe um!
                                                    Foi isto?:

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já agora, um exemplo de um conteúdo ONLINE do curso de Informática na
                                                      Universidade Aberta (UC de Arquitectura de Computadores):

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nuno156, não querendo desfazer as opiniões dos outros users, a tua experiência relatada, está a ser muito produtiva ...era este tipo de informação que procurávamos, e espero que seja o empurrão final, que faltava, para a minha mulher se decidir de vez a ir tirar o curso.

                                                        Comentário


                                                          #29

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Livro online (PDF) para a UC de Programação (o autor é o professor):
                                                            Repositório Aberto: Conceitos e exercícios de programação: utilizando Linguagem C

                                                            PDF:
                                                            http://repositorioaberto.univ-ab.pt/...A3o%202010.pdf

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X