Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peditório para a alfabetização - valerá a pena dar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peditório para a alfabetização - valerá a pena dar?

    Ontem, na loja dos Clips , pedia-me a senhora da caixa uma contribuição para a alfabetização e eu fiquei a pensar... Bolas, então eu agora vou contribuir para que os mais pobres tenham mais instrução? Para quê? Se há tanta gente instruída sem emprego?

    Não dei nada e vim pa casa reflectir sobre isso, terei sido eu um forreta desprezível? Terei eu feito um favor à humanidade??? Fiquei confuso.

    Numa época como a actual em que não há saída nem trabalho para pessoas formadas, faz sentido investir em educação dos mais pobres e desfavorecidos? Será que isso reduz a criminalidade mesmo? Será desperdício? Será que melhora a sociedade?
    Editado pela última vez por ; 14 September 2011, 11:14.

    #2
    Sempre ouvi dizer que a ignorancia fica sempre mais cara que qualquer custo de educação. Se melhora a sociedade? sempre.

    Comentário


      #3
      Pastis, segundo sei tens filhos...

      A resposta à pergunta que te irei fazer provavelmente serve de resposta às tuas questões:

      "Se já há tanta gente instruída sem emprego, porque não tiras as crianças da escola?"

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
        Ontem, na loja dos Clips , pedia-me a senhora da caixa uma contribuição para a alfabetização e eu fiquei a pensar... Bolas, então eu agora vou contribuir para que os mais pobres tenham mais instrução? Para quê? Se há tanta gente instruída sem emprego?

        Não dei nada e vim pa casa reflectir sobre isso, terei sido eu um forreta desprezível? Terei eu feito um favor à humanidade??? Fiquei confuso.

        Numa época como a actual em que não há saída nem trabalho para pessoas formadas, faz sentido investir em educação dos mais pobres e desfavorecidos? Será que isso reduz a criminalidade mesmo? Será desperdício? Será que melhora a sociedade?
        Na minha opinião, não deves pensar só por serem pobres não tem direito a mais instrução e dar mais "importância" aos que não tem emprego porém mais instrução..
        Infelizmente qual é o problema, quem não tem muita instrução, desinteressa-se para obter mais estudos e conhecimento..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          Pastis, segundo sei tens filhos...

          A resposta à pergunta que te irei fazer provavelmente serve de resposta às tuas questões:

          "Se já há tanta gente instruída sem emprego, porque não tiras as crianças da escola?"
          Precisamente pq tenho filhos. Em que medida o facto de eu contribuir para a instrução dos filhos dos outros isso me traz vantagem a mim ou ao meu filho?

          No fundo, e acho que isso não ficou muito claro, assumo que há um certo egoísmo da minha parte. Daí a reflexão...

          Comentário


            #6
            A alfabetização é muito importante.

            Já os peditórios... sou contra.
            1. Já dou nos meus impostos.
            2. Há formas melhores de fazer peditórios do que andar a recolher "moedinhas".
            3. Os peditórios "de rua" dão um mau aspecto do caraças.
            4. É um mau exemplo, porque começa a haver destes peditórios aos pontapés.
            5. Com tantos peditórios nunca se sabe quais são os "legítimos".

            Ou seja, a educação em Portugal não é a custo zero?
            Não existem os programas "Novas Oportunidades" a custo zero?
            Não pago eu os meus impostos para garantir esta "gratuitidade" da educação?
            Fazem um peditório a propósito de quê?
            Quem pede?
            Qual o objectivo?
            Quem vai beneficiar?

            Não, não dou em peditórios.
            Dou para o banco alimentar porque é em géneros alimentares, e não em dinheiro.

            Se fosse para a alfabetização, podia ir dar aulas à borla. Dinheiro não dou.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Precisamente pq tenho filhos. Em que medida o facto de eu contribuir para a instrução dos filhos dos outros isso me traz vantagem a mim ou ao meu filho?

              No fundo, e acho que isso não ficou muito claro, assumo que há um certo egoísmo da minha parte. Daí a reflexão...
              Porque a mim quem me dá emprego é o filho de outro, os teus clientes ou patrões (whatever) são filhos de outros, o gajo que descobriu a vacina XYZ era filho de outro...

              Acredito que quanto melhor for o nosso nível de instrução, mais probabilidades isto terá de andar par a frente. Obviamente que existem outros factores como noções de cidadania, etc.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Precisamente pq tenho filhos. Em que medida o facto de eu contribuir para a instrução dos filhos dos outros isso me traz vantagem a mim ou ao meu filho?

                No fundo, e acho que isso não ficou muito claro, assumo que há um certo egoísmo da minha parte. Daí a reflexão...
                Este tipo de raciocinio mete-me medo...

                Comentário


                  #9
                  acho que sim...


                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Numa época como a actual em que não há saída nem trabalho para pessoas formadas, faz sentido investir em educação dos mais pobres e desfavorecidos? Será que isso reduz a criminalidade mesmo? Será desperdício? Será que melhora a sociedade?
                  Editado pela última vez por jjmr; 12 September 2011, 15:25.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por silvertein Ver Post
                    Este tipo de raciocinio mete-me medo...
                    Poderias desenvolver?
                    Isto é uma conversa aberta sem preconceitos. Além disso, assumi perfeitamente a dose de egoísmo associada ao "acto" da não ter dado nada para esse peditório...

                    Comentário


                      #11
                      Só faz sentido falar-se em alfabetização no caso dos adultos. Para as crianças há as escolas.
                      Os programas de alfabetização têm sido suportados pelo Estado através de mecanismos e cursos próprios, designados cursos EFA (educação e formação de adultos) com diversos níveis.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Poderias desenvolver?
                        Isto é uma conversa aberta sem preconceitos. Além disso, assumi perfeitamente a dose de egoísmo associada ao "acto" da não ter dado nada para esse peditório...
                        Mas o problema não é teres dado, por exemplo eu não dou dinheiro a peditórios mas não quer dizer que seja contra.. O "problema" talvez tenha sido uns pensamentos que exprimiste de exclusão

                        Comentário


                          #13
                          Aparentemente o dinheiro destina-se isto:
                          Banco de Bens Doados

                          http://www.leak.pt/leak-noticias/579...-banco-escolar

                          Os tipos dos Clips, têm um protocolo qq com eles.

                          Mas a mim, foi-me vendido usando o termo "alfebetização das crianças desfavorecidas"

                          Em parceria com o Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, o Banco Escolar Staples é um projecto ambicioso, que no seu sentido mais lato, pretende contribuir para prevenir casos de abandono e insucesso escolar. Este projecto pretende garantir que crianças e jovens sejam os beneficiados de uma dinâmica viral de solidariedade, com o objectivo de angariar donativos que serão convertidos em material escolar a distribuír por Instituições de Solidariedade Social.
                          Portugal continua a ser um dos países da OCDE com maior taxa de abandono escolar e com maiores níveis de desigualdade social. Actualmente em Portugal cerca de 3 em cada 10 jovens em idade escolar não completa a escolaridade obrigatória.
                          Editado pela última vez por ; 12 September 2011, 15:38.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Aparentemente o dinheiro destina-se isto:
                            Banco de Bens Doados

                            Staples lança 2ª edição do Banco Escolar

                            Os tipos dos Clips, têm um protocolo qq com eles.

                            Mas a mim, foi-me vendido usando o termo "alfebetização das crianças desfavorecidas"
                            Isso já faz mais sentido.
                            Mas ainda confirma mais o meu ponto de vista.
                            Dinheiro para quê?
                            É preferível dar material escolar MESMO!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Poderias desenvolver?
                              Isto é uma conversa aberta sem preconceitos. Além disso, assumi perfeitamente a dose de egoísmo associada ao "acto" da não ter dado nada para esse peditório...
                              Nao estou contra o facto de nao queres contribuir em peditorios, é o teu sentido de oportunismo que mete impressão,nalgo tão elementar.
                              Falando de mim, se eu fosse rico e nao soubesse o que fazer ao dinheiro, era gajo para criar uma escola tecnica-profissional de cariz social para grupos desfavorecidos.

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho um dicionário para ajudar.

                                Onde entrego?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                  Eu tenho um dicionário para ajudar.

                                  Onde entrego?
                                  Será que aceitam material? Não me parece... lol

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                    Será que aceitam material? Não me parece... lol
                                    Caramba assim parecem aquelas pessoas que vão para a frente dos supermercados pedir moedas. Mas aí eu dou bens alimentares.

                                    Se querem moedas/dinheiro porque é que não vão para a frente dos bancos e multibancos pedir???

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                      Caramba assim parecem aquelas pessoas que vão para a frente dos supermercados pedir moedas. Mas aí eu dou bens alimentares.

                                      Se querem moedas/dinheiro porque é que não vão para a frente dos bancos e multibancos pedir???
                                      Lembra-me um gajo que estava à porta do CC Palmeiras em Oeiras (há muitos anos).
                                      Estava sempre a pedir dinheiro para um copo de leite... mas depois ia beber leite... TINTO!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                        Caramba assim parecem aquelas pessoas que vão para a frente dos supermercados pedir moedas. Mas aí eu dou bens alimentares.

                                        Se querem moedas/dinheiro porque é que não vão para a frente dos bancos e multibancos pedir???
                                        Neste caso talvez porque seja mais fácil arrecadar fundos por meio do próprio caixa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sinceramente, eu estou farto de peditórios à porta de tudo o que é superfície comercial... É um abuso. Um gajo não pode entrar sossegado num Leroy ou num AKI sem ser abordado por alguém a pedir para alguma coisa...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Então mas espera lá, agora só é legítimos dar ou doar algo, se nos trouxer vantagens?
                                            É um peditório, eles não terão concerteza algo a oferecer...dá quem quiser / puder.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                              Sinceramente, eu estou farto de peditórios à porta de tudo o que é superfície comercial... É um abuso. Um gajo não pode entrar sossegado num Leroy ou num AKI sem ser abordado por alguém a pedir para alguma coisa...
                                              me2

                                              Mas fazer o quê? Antigamente era à porta da missa. Hj como as missas se mudaram para hipers e shopings, os peditórios foram atrás...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já não se paga impostos? Não chega?

                                                Odeio toda e qualquer forma de peditórios, fazem-me lembrar a idade média com os pobres todos à saída da igreja de mão estendida!

                                                Então empresas que facturam milhões a fazer peditórios para depois fazerem marketing a dizer que "dão" e que "fizeram".... ui... tira-me do sério!

                                                Isto tudo para dizer que não dou nada a ninguém que me peça uma esmolinha ou me queira impingir um pin ou um bonequinho palerma qualquer! (Faço uma excepção com os bombeiros voluntários!)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                  Já não se paga impostos? Não chega?

                                                  Odeio toda e qualquer forma de peditórios, fazem-me lembrar a idade média com os pobres todos à saída da igreja de mão estendida!

                                                  Então empresas que facturam milhões a fazer peditórios para depois fazerem marketing a dizer que "dão" e que "fizeram".... ui... tira-me do sério!

                                                  Isto tudo para dizer que não dou nada a ninguém que me peça uma esmolinha ou me queira impingir um pin ou um bonequinho palerma qualquer! (Faço uma excepção com os bombeiros voluntários!)
                                                  Desde que não seja para aqueles que param nos cruzamentos a vender rifas, e que tiveram o azar de ser bombeiros voluntários e veteranos de guerra . Alguns aparentando ter cerca de 30 anos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Desde que não seja para aqueles que param nos cruzamentos a vender rifas, e que tiveram o azar de ser bombeiros voluntários e veteranos de guerra . Alguns aparentando ter cerca de 30 anos...
                                                    Esses fazem-me confusão. Tipos com 30/40 anos veteranos de guerra? WTF? Mas alguma razão haverá pa isso.

                                                    Talvez estejam eles próprios a fazer voluntariado... Sabe-se lá.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Esses fazem-me confusão. Tipos com 30/40 anos veteranos de guerra? WTF? Mas alguma razão haverá pa isso.

                                                      Talvez estejam eles próprios a fazer voluntariado... Sabe-se lá.
                                                      São empresas que supostamente trabalham à percentagem.

                                                      Nas viaturas é possível ler, "Viatura ao serviço do promotor".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nop, o caso dos BV é diferente, na cidade onde nasci uma vez por ano e durante uma semana, eles vão de porta em porta devidamente identificados fazer um peditório. Depois publicam os resultados do peditório. Essa semana é assinalada no jornal local, etc.

                                                        Não dou dinheiro em cruzamentos (nem abro os vidros) em caso algum, sejam veteranos de guerra, vendedores de jornais, "oferecedores" de panfletos ou pequenas chinchillas a vender avelãs!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Podem sempre perguntar se passam recibo da doação para o IRS. Normalmente perdem o pio.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                            Nop, o caso dos BV é diferente, na cidade onde nasci uma vez por ano e durante uma semana, eles vão de porta em porta devidamente identificados fazer um peditório. Depois publicam os resultados do peditório. Essa semana é assinalada no jornal local, etc.

                                                            Não dou dinheiro em cruzamentos (nem abro os vidros) em caso algum, sejam veteranos de guerra, vendedores de jornais, "oferecedores" de panfletos ou pequenas chinchillas a vender avelãs!
                                                            Não sejas assim! As avelãs ainda se comem e são boas!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X