Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Igreja analisa 'grau' de homossexualidade para anular casamentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Igreja analisa 'grau' de homossexualidade para anular casamentos

    A declaração de nulidade de um casamento em que um dos cônjuges é homossexual depende do «grau» em que se encontra, disse hoje à Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Canonistas (APC).«A orientação que temos é que deve ser feita uma perícia psiquiátrica» para aferir se se trata «de uma homossexualidade prevalente ou exclusiva, ou algo de acidental», precisa o cónego Joaquim da Assunção Ferreira, que coordenou o VII Encontro Nacional sobre Causas Matrimoniais, que terminou hoje em Fátima.
    Joaquim da Assunção Ferreira explica que há uma escala e que os últimos «graus» tornam a pessoa em causa «incapaz de realizar funções conjugais». Em causa estão os «graus» em que as pessoas são «predominantemente homossexuais, os só acidentalmente heterossexuais e os exclusivamente homossexuais».
    Pelo contrário, os «exclusivamente heterossexuais, só acidentalmente homossexuais, predominantemente heterossexuais» e os que são «igualmente uma e outra coisa» podem ser considerados como aptos para «desempenhar perfeitamente os papéis e os fins do matrimónio».
    Afinal, «a pessoa pode não ser um heterossexual puro, mas, se algumas tendências pouco significativas existirem, esse matrimónio certamente que se manterá», desde que o indivíduo assuma que «a obrigação dele é viver em castidade [homossexual] e corrigir», argumenta o cónego, que é também vigário Judicial do Tribunal Diocesano de Lamego.
    O presidente da APC opina que «há a possibilidade em medicina de correcção, mas não tem sido muito eficaz» porque «a natureza é muito forte», acrescentando que «o psiquiatra pode medir-lhe o grau [de homossexualidade] e receitar algo [medicamentos] que lhe permita recusar essa tendência que o próprio mostre vontade de eliminar».
    O VIII Encontro Nacional sobre Causas Matrimoniais teve início na quinta-feira e encerrou hoje em Fátima, organizada pela APC, associação que integra 185 membros.
    A iniciativa dirigiu-se a membros dos tribunais eclesiásticos – juízes, defensores do vínculo, notários e advogados -, sacerdotes, psiquiatras e «juristas civis interessados».
    O novo presidente da APC, eleito na sexta-feira, e coordenador do encontro, revela que neste momento existem cerca de 150 pedidos de nulidade de casamento nos tribunais eclesiásticos, e que em média os processos esperam entre 18 meses a dois anos para obter uma sentença em primeira instância.
    Os motivos invocados mais frequentemente são relativos à «incapacidade por causa psíquica», mas também «à exclusão de elementos essenciais do matrimónio», que vai desde existência de um(a) amante antes do casamento, recusa prévia de ter filhos ou de não assumir o casamento para toda a vida, por exemplo.
    Joaquim de Assunção Ferreira diz que «a Igreja sente uma descristianização crescente» e observa «uma mentalidade divorcista», mas lembra que a Igreja continuará a afirmar a sua doutrina e possui muita oferta tanto para a preparação de casamentos, como para a sua consolidação.
    Igreja analisa 'grau' de homossexualidade para anular casamentos - Sociedade - Sol

    #2
    E porque raio não se metem na vidinha deles?

    Fico na dúvida se são exclusivamente estúpidos, predominante parvos ou se a burrice é só acidental.

    Comentário


      #3
      Qual é o espanto? Também não há muita gente que diz: "Aquele individuo tem um picozinho a azedo"? é um bocado na mesma onda

      Comentário


        #4
        Eu ia comentar um coisa enorme, mas a frutstraçao com a igreja é tanta, que não percebo sequer é como é que existe sequer alguém que acredita em deus. Er, quer, dizer, como é que alguém acredita em algo que inventaram "só porque sim". Amanha invento eu uma coisa nova, digo que é verdade, e que se não me pagarem X dinheiro, não todos para um sitio mortifero

        Comentário


          #5
          Qual é o grau de homossexualidade deste?



          Tragam o rabilómetro!

          Comentário


            #6
            Então, mas... «

            (...)e receitar algo [medicamentos] que lhe permita recusar essa tendência que o próprio mostre vontade de eliminar».

            Comentário


              #7
              Acho que nem os gajos do Inimigo Público conseguiam escrever uma notícia assim.

              O que vale é que temos sempre o Fernando para expulsar o diabo do corpo:

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                E porque raio não se metem na vidinha deles?

                Fico na dúvida se são exclusivamente estúpidos, predominante parvos ou se a burrice é só acidental.
                Não podem ser "ambas" as três coisas?

                Comentário


                  #9
                  Se são qualificados para descobrir isso tinham descoberto os casais supostamente hetero onde anos mais tarde se descobre que afinal um dos intervenientes joga na outra equipa.

                  Igreja é do camano!

                  Comentário


                    #10
                    A minha mulher só depois de casar comigo é que descobriu que eu era bisexual.
                    (É que naqueles tempos eu bizava sempre)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                      Eu ia comentar um coisa enorme, mas a frutstraçao com a igreja é tanta, que não percebo sequer é como é que existe sequer alguém que acredita em deus. Er, quer, dizer, como é que alguém acredita em algo que inventaram "só porque sim". Amanha invento eu uma coisa nova, digo que é verdade, e que se não me pagarem X dinheiro, não todos para um sitio mortifero
                      Há quem acredite nos políticos...
                      Há quem acredite que os carros alemães são fiáveis...
                      Há quem acredite que vai receber uma pensão quando se aposentar...

                      Imagina tu, que até há quem acredite que Deus não existe!!!
                      Portanto, não me parece estranho haver quem acredite na existência de Deus.

                      Há cá cada um a acreditar em coisas cuja veracidade não se pode comprovar...
                      Realmente...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        Há quem acredite nos políticos...
                        Há quem acredite que os carros alemães são fiáveis...
                        Há quem acredite que vai receber uma pensão quando se aposentar...

                        Imagina tu, que até há quem acredite que Deus não existe!!!
                        Portanto, não me parece estranho haver quem acredite na existência de Deus.



                        Há cá cada um a acreditar em coisas cuja veracidade não se pode comprovar...
                        Realmente...
                        Dessas todas só uma não se pode comprovar.

                        Comentário


                          #13
                          E não fazem uns testes a queira ser padrinho e seja homossexual? É que pode pegar isso à criança, né?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                            Há quem acredite nos políticos...
                            Há quem acredite que os carros alemães são fiáveis...
                            Há quem acredite que vai receber uma pensão quando se aposentar...

                            Imagina tu, que até há quem acredite que Deus não existe!!!
                            Portanto, não me parece estranho haver quem acredite na existência de Deus.

                            Há cá cada um a acreditar em coisas cuja veracidade não se pode comprovar...
                            Realmente...
                            Não vamos começar a comparar o incomparável. Uma coisa é uma conclusão baseada em estatística, ou conhecer leis e procedimentos pré-acordados e confiar que hão-de ser cumpridos na altura certa, outra completamente diferente é dizerem que ali no monte anda alguma coisa extremamente improvável como um Abominável Homem das Silvas púrpura às bolas amarelas que caga diamantes e acreditarem-se sem provas bem concretas disso.

                            Mas voltando ao tópico, sou o único que vê o mundo num gradiente de cinzento invés de preto e branco não acha estranho haver classificações de "graus" de homossexualidade? (entendendo o "grau" como a tendência ou exclusividade para o género dos parceiros)

                            Pelo método científico, pela lógica e razão, assume-se que uma coisa não existe até provado que existe e nunca o contrário. A conclusão vem depois do estudo e nunca o contrário. Se assim não fosse poderia dizer que existe o que quer que me apeteça e imagine por mais absurdo que seja, e até que provem que não existe (o que é impossível) eu estou certo e os outros errados
                            Editado pela última vez por SRLA; 13 September 2011, 21:14.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                              Dessas todas só uma não se pode comprovar.
                              Ora deixa ver se descubro...

                              Políticos... provar que estão a dizer a verdade... não consegues, tens de esperar
                              para ver que estão a mentir.

                              Carros alemães... provar que são fiáveis... não consegues, quando comprares um
                              tens de rezar para que não seja uma série com problemas crónicos.

                              Pensão... provar que vais ter uma... não consegues, pode acontecer nem haver
                              país, quanto mais uma pensão.

                              Deus... provar que existe... não consegues, terias de encontrar provas de que
                              existe.

                              Deus... provar que não existe... não consegues, terias de ter domínio absoluto
                              do conhecimento universal, para poder provar que algo não existe em parte
                              alguma.

                              Não... não estou a ver a qual te referes...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Ora deixa ver se descubro...

                                Políticos... provar que estão a dizer a verdade... não consegues, tens de esperar
                                para ver que estão a mentir.

                                Carros alemães... provar que são fiáveis... não consegues, quando comprares um
                                tens de rezar para que não seja uma série com problemas crónicos.

                                Pensão... provar que vais ter uma... não consegues, pode acontecer nem haver
                                país, quanto mais uma pensão.

                                Deus... provar que existe... não consegues, terias de encontrar provas de que
                                existe.

                                Deus... provar que não existe... não consegues, terias de ter domínio absoluto
                                do conhecimento universal, para poder provar que algo não existe em parte
                                alguma.

                                Não... não estou a ver a qual te referes...
                                Olha se eu alguma vez pensava que tu ias dizer o contrário!

                                Mas espera aí...os Alfa Romeo são fiáveis não são?!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  Não vamos começar a comparar o incomparável. Uma coisa é uma conclusão baseada em estatística, ou conhecer leis e procedimentos pré-acordados e confiar que hão-de ser cumpridos na altura certa, outra completamente diferente é dizerem que ali no monte anda alguma coisa extremamente improvável como um Abominável Homem das Silvas púrpura às bolas amarelas que caga diamantes e acreditarem-se sem provas bem concretas disso.
                                  (...)
                                  Como é que provas que não existem OVNI?
                                  Como é que provas que não existem extra-terrestres?
                                  Como é que provas que não existe vida inteligente no universo?

                                  O facto de não conseguires provar a existência de algo, não quer dizer que o
                                  oposto seja a verdade.

                                  Antigamente a verdade era:
                                  - O Homem não pode ir à Lua.

                                  Antes de o Homem ir à Lua, era impossível provar que ir à Lua era possível.
                                  Se alguém dissesse que era impossível, porque ninguém provou ser possível, hoje
                                  estaria a passar por parvo. Afinal, lá por nessa altura não ser possível provar,
                                  não quer dizer que o contrário fosse verdade, porque agora já é possível provar.

                                  Faz sentido?

                                  Portanto, tanto o crente em Deus, como o Ateu, são ambos religiosos. Ambos têm
                                  fé. Uns acreditam (têm fé) numa existência que não podem provar, os outros
                                  acreditam (têm fé) numa inexistência que não conseguem provar.

                                  Tendo em conta que é racional acreditar em algo que ainda não se pode provar,
                                  e que não é matematicamente lógico acreditar na inexistência de algo apenas
                                  porque não se pode provar, eu diria que a fé na existência é mais lógica que a fé
                                  na inexistência.

                                  Por mim... não sei se existe (ou não), não quero saber, e tenho raiva de quem
                                  sabe (ou julga que sabe, neste caso).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Como é que provas que não existem OVNI?
                                    Como é que provas que não existem extra-terrestres?
                                    Como é que provas que não existe vida inteligente no universo?
                                    OVNIs existem, podem é não ser o que as pessoas pensam.

                                    A diferença entre vida extraterrestre e Deus é que a vida extraterrestre não desafia nenhuma lei da Física como a conhecemos, a existência de Deus desafia-as praticamente todas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como é que tu provas que és inocente?

                                      Estás a trocar as coisas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        Como é que provas que não existem OVNI?
                                        Como é que provas que não existem extra-terrestres?
                                        Como é que provas que não existe vida inteligente no universo?

                                        O facto de não conseguires provar a existência de algo, não quer dizer que o
                                        oposto seja a verdade.

                                        Antigamente a verdade era:
                                        - O Homem não pode ir à Lua.

                                        Antes de o Homem ir à Lua, era impossível provar que ir à Lua era possível.
                                        Se alguém dissesse que era impossível, porque ninguém provou ser possível, hoje
                                        estaria a passar por parvo. Afinal, lá por nessa altura não ser possível provar,
                                        não quer dizer que o contrário fosse verdade, porque agora já é possível provar.

                                        Faz sentido?

                                        Portanto, tanto o crente em Deus, como o Ateu, são ambos religiosos. Ambos têm
                                        fé. Uns acreditam (têm fé) numa existência que não podem provar, os outros
                                        acreditam (têm fé) numa inexistência que não conseguem provar.

                                        Tendo em conta que é racional acreditar em algo que ainda não se pode provar,
                                        e que não é matematicamente lógico acreditar na inexistência de algo apenas
                                        porque não se pode provar, eu diria que a fé na existência é mais lógica que a fé
                                        na inexistência.

                                        Por mim... não sei se existe (ou não), não quero saber, e tenho raiva de quem
                                        sabe (ou julga que sabe, neste caso).
                                        O ateu não tem fé, o ateu simplesmente não tem religião, tal como existem pessoas que não têm um clube de futebol preferido.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Esse artigo e de uma ignorância incrível

                                          Comentário


                                            #22
                                            250gr?!...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                              Como é que tu provas que és inocente?

                                              Estás a trocar as coisas.
                                              Exacto. Não provas.
                                              Por isso é que o ónus da prova está do lado da acusação.

                                              Mais:
                                              O facto de NÃO provares a culpa da pessoa (e esta saia como "inocente"), não quer dizer que
                                              não possa ser culpado, apenas que não se conseguiu provar a culpa.

                                              Ou seja, o facto de os crentes não conseguirem provar que existe Deus, não quer dizer que
                                              não exista. Apenas significa que não têm competência suficiente para provar a sua existência.
                                              Ora, quem acredita que NÃO existe Deus apenas porque quem acredita não tem competência
                                              para o fazer, acaba por ser pior que os que acreditam: BASEIA A SUA CRENÇA NA
                                              INCOMPETÊNCIA DOS OUTROS.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                O ateu não tem fé, o ateu simplesmente não tem religião, tal como existem pessoas que não têm um clube de futebol preferido.
                                                Claro que um Ateu tem fé.
                                                Fé é uma crença.
                                                Um Ateu acredita (crê -> crença -> fé) que Deus não existe.

                                                Se o Ateu SOUBESSE que Deus não existe, é porque teria provas. Se tivesse provas, não
                                                estaríamos aqui a discutir este assunto. O que o Ateu tem não é conhecimento (provas), é fé.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  As minhas contas dizem-me que 2 + 2 = 4.

                                                  É fé acreditar que se for a um saco e tirar duas maçãs, e depois outras duas, vão perfazer quatro?

                                                  Fé é crença sem fundamento racional. Não acreditar num Deus não é ter fé porque com base em tudo o que conhecemos do Universo a existência de um Deus é entre extremamente improvável e impossível.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    OVNIs existem, podem é não ser o que as pessoas pensam.

                                                    A diferença entre vida extraterrestre e Deus é que a vida extraterrestre não desafia nenhuma lei da Física como a conhecemos, a existência de Deus desafia-as praticamente todas.
                                                    Tipo aquela do Sol girar em torno da Terra...
                                                    Ou da matéria vs anti-matéria, ou dos fotões, ou da dark-matter, e depois da dark-energy...
                                                    Portanto, coisas que foram sendo descobertas...

                                                    Por outro lado... estás a partir do princípio que sabes o que é Deus... para estares a dizer
                                                    que desafia todas as leis da Física (conhecidas). O que, de certo modo é dar alguma razão
                                                    ao que os crentes dizem "saber" sobre Deus.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                      As minhas contas dizem-me que 2 + 2 = 4.

                                                      É fé acreditar que se for a um saco e tirar duas maçãs, e depois outras duas, vão perfazer quatro?

                                                      Fé é crença sem fundamento racional. Não acreditar num Deus não é ter fé porque com base em tudo o que conhecemos do Universo a existência de um Deus é entre extremamente improvável e impossível.
                                                      Exacto.
                                                      Portanto, ou bem que tu és Deus, porque tens grande conhecimento do Universo para afirmar
                                                      que não pode existir, e nesse caso Deus existe (és tu). Ou então não estás consciente de que
                                                      sabes praticamente o mesmo que zero, no que diz respeito a tudo o que há para saber.

                                                      A prova de que sabemos zero:
                                                      How do we know so much about the Universe? - The Norwegian Space Centre
                                                      Wired 15.02: What We Don't Know
                                                      Dark Energy, Dark Matter - NASA Science
                                                      Carl Sagan "Can We Know the Universe?" 1979

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Tipo aquela do Sol girar em torno da Terra...
                                                        Uma conclusão que não foi feita segundo o método científico, e que vários cientistas disseram não ser assim e os crentes queriam mandá-los para a fogueira por isso.

                                                        Entretanto já pelo método científico fomos descobrindo muita coisa, mas uma coisa nova não significa que vá contradizer o que já se sabia antes, a maioria dos casos é adicionar e não reescrever.

                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Por outro lado... estás a partir do princípio que sabes o que é Deus... para estares a dizer
                                                        que desafia todas as leis da Física (conhecidas). O que, de certo modo é dar alguma razão
                                                        ao que os crentes dizem "saber" sobre Deus.
                                                        Estou-me a referir ao Deus cristão, judeu e islâmico, que está (mais ou menos bem) descrito nas escrituras em que estas religiões se baseiam.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O Sr. Presidente Joaquim da Assunção Ferreira debruçou-se de forma profunda numa amostra considerável de homosexuais para determinar estes níveis.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Uma conclusão que não foi feita segundo o método científico, e que vários cientistas disseram não ser assim e os crentes queriam mandá-los para a fogueira por isso.

                                                            Entretanto já pelo método científico fomos descobrindo muita coisa, mas uma coisa nova não significa que vá contradizer o que já se sabia antes, a maioria dos casos é adicionar e não reescrever.


                                                            Estou-me a referir ao Deus cristão, judeu e islâmico, que está (mais ou menos bem) descrito nas escrituras em que estas religiões se baseiam.
                                                            Reescrever:
                                                            Ui... tanta coisa que já foi reescrita.

                                                            Escrituras:
                                                            Portanto, baseias-te no descrito em escrituras... hhhmmmmm... penso que estás a acreditar
                                                            já em coisas a mais...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X