Originalmente Colocado por
Texuga
A nível de lojas e rentabilidade, não seria assim um prejuízo tão grande, pois apesar das margens serem boas, não é maioritariamente com os animais que elas ganham dinheiro mas sim com acessórios, muitas já começam a ter banhos e tosquias, etc.
Se é viável para os particulares, sim é, aliás, os cães e gatos JAMAIS devem ser comprados em lojas, seja aqui ou na china, ainda que na última também se encontrem no talho, mas isso são outras conversas...

Depois com a facilidade da internet, tudo se encontra, e há sempre quem crie e venda os animais, muitos até os oferecem às lojas porque não têm saída para tanto animal, nomeadamente nos hamsters e gerbos. Cobras por exemplo, só uma é que comprei a um português amigo meu, todas as outras comprei a Criadores espanhóis e vieram por transportadora, e outras comprei também a criadores espanhóis mas que as trouxeram à AVISAN, uma feira anual que se realiza cá em Santarém.
Portanto só não arranja o animal desejado quem não quer. Tal como chegam às lojas, também chegam a particulares, por transportadora. Tenho amigos meus que já chegaram a ir e vir a Madrid num dia, de carro, só para ir buscar um determinado animal, no caso em concreto, cobra.
Edit: Ah, e se as lojas fechassem, em muitos casos não se perdia nada...