Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fraude de 2 mil milhões de dólares no UBS já levou a uma detenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fraude de 2 mil milhões de dólares no UBS já levou a uma detenção

    Um operador do banco suíço foi já detido pelas autoridades londrinas. Entretanto, a actividade da banca de investimento do UBS está de novo a ser posta em causa.

    O UBS poderá anunciar prejuízos no terceiro trimestre devido a uma perda em torno de dois mil milhões de dólares relacionada com uma operação de mercado não autorizada por parte de um operador da sua unidade de banca de investimento.

    A notícia, veiculada logo pela manhã, fez cair as acções do UBS na bolsa suíça, que negoceiam agora a perder mais de 7%.

    “O UBS identificou um prejuízo decorrente de uma operação de mercado não autorizada por parte de um operador do seu ramo da banca de investimento”, sublinhou a entidade financeira em comunicado, acrescentando que o assunto estava a ser investigado e que nenhuma posição de investimento dos seus clientes foi afectada.

    Entretanto, a polícia londrina disse que já prendeu um homem de 31 anos, em ligação a esta fraude no UBS.

    Este caso volta a colocar o banco sob os holofotes, numa altura em que o seu CEO, Oswald Gruebel, tenta revitalizar a unidade de banca de investimento – que enfrentou recentemente sérias dificuldades e teve de receber ajudas do Estado. O banco teve que angariar mais de 46 mil milhões de dólares em capital dos investidores, incluindo do Estado, para compensar as perdas durante a crise financeira.

    Agora, esta perda relacionada com uma operação de mercado, poderá reactivar os apelos para que Gruebel reduza ou encerre essa unidade.

    “Quantas vezes teremos de assistir a avultadas perdas do UBS? Parece que não foi alvo de reformas e que não é sustentável. Isto poderá ser um crítico ponto de viragem para a estratégia do UBS”, comentou à Bloomberg um estratega da MF Global, Simon Maughan.

    Se bem que esta perda seja “gerível” para o UBS, “obviamente não ajuda ao sentimento e à confiança no banco em matéria de gestão de riscos, depois da experiência de quase-morte de 2008-2009”, referiu por sua vez Andrew Lim, analista do Espírito Santo Investment Bank em Londres.

    Fonte:Fraude de 2 mil milhões de dólares no UBS já levou a uma detenção- Empresas - Jornal de negócios online

    #2
    E o meu patrão ficou lixado porque alguém roubou uma caixa de canetas.

    Comentário


      #3
      E eu que estava a pensar mandar os meus 200 milhões para a Suíça. Parece que já não se pode confiar

      Comentário


        #4
        Desconfio sempre muito da inocência do Banco e culpabilidade do operador, quando estas notícias surgem. Estou a especular, mas a perda deve ter sido originada por alguma posição agressiva em Forex, Futuros, CDS, etc. Os Bancos definem níveis de limites de exposição ao risco para cada operador. As operações de risco superior exigem a decisão sucessiva de níveis hierárquicos superiores, até chegar à Administração. O que sucede, contudo, é que muitos bancos têm esses limites definidos no papel, mas pressionam muito os corretores para atingirem determinados objectivos, objectivos esses que por vezes só são atingíveis se o corretor pisar o risco de vez em quando. E os Bancos fazem de conta que não vêm, porque lhes dá jeito. Podiam perfeitamente carregar limites informáticos nos perfis de acesso dos corretores, de maneira a impedi-los pura e simplesmente de ultrapassar as suas competências. Mas não, preferem deixar o caminho livre. Se os negócios correrem bem, óptimo. Mas se correrem mal, então abrem uma caça às bruxas, que vem pela hierarquia abaixo, e "enforcam" logo o primeiro fulano que não consiga deitar as culpas para mais ninguém que esteja abaixo de si na hierarquia.

        Comentário


          #5
          Segundo diz a noticia, teve de angariar capital, sendo que também teve alguma participação do estado, não sei se terá sido muita ou pouca, mas isso não deveria ter levado a alguma mudança na gestão do banco?

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X