Originalmente Colocado por
RuiMota
por muito boa que seja, se for daquelas tias tias a falar pelo nariz, quebra o encanto todo.
vivi 8 anos em Coimbra, conhecida/auto-intitulada como a zona onde se fala melhor português, sem sotaque, tretas, consigo identificar o pessoal, da conchada, o da solum, os de eiras etc etc.
eles é que não se identificam com facilidade. não perdi o sotaque, mas entraram novas palavras no meu vocabulário, que agora por vezes ainda fazem confusão ao pessoal cá em casa.
a minha noiva que é natural do centro da cidade de Coimbra, só de conviver comigo, (nunca morou no norte, e no nosso grupo de amigos eu era o unico nortenho) já ganhou um bom sotaque nortenho. lol , muitas vezes motivo de brincadeiras na família dela.
agora , para um nortenho, ou outro com sotaques mais carregados/castiços é mais difícil perder o sotaque, e quando ouço alguém a tentar falar sem sotaque, (melhor dizendo , imitando o lisboeta, que nos parece o mais normal, pois todos os media estão lá sediados), rio-me muito, pois nem sabem a figurinha que fazem, assim como o pessoa de centro e sul a fazer sotaque do norte, é tipo os brasileiros a imitar um sotaque português .
agora para o pessoal do centro e sul, é muito facil apanhar o nosso sotaque nortenho.