O sotaque do Porto é atraente? - Página 11

Página 11 de 16 PrimeiraPrimeira ... 101112 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 301 para 330 de 456
Like Tree127Likes

Título: O sotaque do Porto é atraente?

Piloto de Rallye ricardodsb's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Resende tem talvez um dos sotaques mais carregados e distintos de Portugal.
    Mesmo chegado a Lamego topam logo quem é de "Rrézzzênndi"
    Mesmo assim depende muito do local de Resende, mesmo sendo um concelho pequeno.

Aliás, estive à pouco tempo em Lamego e, ao ouvir pessoas de lá, uns falavam como em temos falado aqui, outro com uma pronúncia mais parecida a Viseu, tipicamente "serrana", fechando sempre muito as vogais.

Piloto de Testes smi1e's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por djm Ver Post
    no porto nem por isso, em guimarães e braga sim. mas só reservado para malta muito labrega!

'se bós quiserdes bamos ali...'
    Também gosto quando perguntam:

Ides ali?

Piloto Lendário gtabarth's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
    Também gosto quando perguntam:

Ides ali?
    Eu vou ir a Braga!

Piloto de Fórmula 1 JRodrigues's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por djm Ver Post
    no porto nem por isso, em guimarães e braga sim. mas só reservado para malta muito labrega!

'se bós quiserdes bamos ali...'
    Se calhar conheces as pessoas erradas de Braga e Guimarães

Piloto de Rallye Bj40's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Eu sou do Norte Litoral, penso que tenho uma pronúncia bem marcada (o que não é igual a parolice) e para os outros, de outras regiões, acredito que não seja muito atraente.

Assim como também não é para mim, ouvir aqueles Lisboetas armados em "viscondes" com as suas pronúncias muito "finas" e acentuadas, não gosto de ouvir minhotos que morem perto de Espanha (Pte de Lima por exemplo), alentejanos nem digo nada, regiões autónomas é que nem percebo sequer.

Aliás, as poucas vezes que vou a Lisboa, e a última já foi há quase 2 anos, dou imensas vezes comigo a pensar: "Eles falam mesmo assim ou fazem de propósito quando percebem que não somos de cá??". É irritante, parece que têm um tique quando dizem certas coisas.

Depois há pronúncias que simplesmente adoro porque acho graça e quando conjugadas com a "personagem" (no bom sentido) ideal, é fascinante de ouvir.

Conheço um senhor, de 60s anos que é de Guimarães. Não diz 4 palavras seguidas sem meter um palavrão qualquer mas é fantástico ter uma conversa com ele, isto porque sabe perfeitamente Português correcto (ao nível da semântica, conjugar verbos correctamente, etc) tanto que foi professor mas aquela pronúncia "de Vizela" encaixa lindamente.

Uma pronúncia que gosto bastante de escutar porque tem marcas próprias mas não é exageradamente marcada, é ali da zona de Vila Real / Régua. Desde pequeno que convivo muito com gente de lá e sempre gostei de escutar a maneira como falam.

Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post

Aliás, as poucas vezes que vou a Lisboa, e a última já foi há quase 2 anos
    Como é que uma pessoa vive dois anos assim? anda, vem dar uma volta.
    Eliminado0011 gosta disto.

Piloto de Rallye Bj40's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    Como é que uma pessoa vive dois anos assim? anda, vem dar uma volta.
    Não te conhecesse eu bem e ia já exercitar o teclado.

De qualquer forma, conto nos próximos meses ir para esses lados... Como quem diz, Sintra, Cascais, Setúbal talvez mas se passar em Lisboa acho que só mesmo vindo da Ponte 25 de Abril em direcção à marginal de Cascaaaís, tá a veri querido?
    Agent gosta disto.

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Eu vou ir a Braga!
    Os Açoreanos tb usam essa expressão "vou ir".

Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Os Açoreanos tb usam essa expressão "vou ir".
    Mas a malta de Braga abusa

- Onde vais logo à noite?
    - Vou ir ao BA

Piloto de Kart RuiMota's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Já agora, para os caros colegas Nortenhos, venho colocar aqui uma questão :

- Porque motivo é que vocês trocam os V's pelos B's e vice-versa ? Sempre tive imensa curiosidade em saber isso, até porque tenho familiares que o fazem, e estando eu muito perto da capital, estou habituado a pronunciar as palavras tal e qual como elas se escrevem, portanto gostava de saber porque motivo farão vocês essa troca. Dificuldade em pronunciar alguma das letras não creio, senão não diriam, por exemplo, "bira-te" e "vazalto" (no caso da troca de B's pelos V's, como no último exemplo que dei, esta troca não é tão perceptível, mas ainda assim consegue ouvir-se)

Cumps
    tem a ver com a origem do português, como deriva do galego, e no galego embora se escreve com v e com b, apenas se lêem b's assim como no castelhano, ou seja dizer v foi uma das modificações à língua oral portuguesa, pois no inicio os sons não eram distinguidos na linguagem oral.

agora expliquem vocês aí do sul , o porque de dizer "ao pé" , " ao pé de mim" e depois gozam quando dizemos " à beira" ; "á minha beira" ,
    se no entanto quando se referem a mar e ou a rio , já utilizam o "à beira mar" ou "á beira rio" , têm medo de meter o pé na água? voces não gostam de tomar banho? lolol

e já agora outra coisa, toda a gente sabe ou quase toda imagino eu, o porque dos portuenses ser conhecidos como TRIPEIROS, (com muito orgulho),
    voces ao menos sabem porque são os alfacinhas?

(quero ver quem acerta) lol. (1ºpista, tem a ver com a mouraria, 2ªpista - "Al Hace")

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
    Shiii, o que vocês alfacinhas inventam... Já na página anterior ao tentar imitar disseste "estragaduooo"... E eu a pensar que só tinham dificuldades em imitar a voz, afinal também é a escrever

Sim, nós trocamos o V pelo B, mas não ao contrário
    não trocamos, dizemos é só o B,

quem troca é quem tem sai do porto e vai para sul , e já sabe que os gajos vão chatear com isso, e tentam dizer algumas palavras com o V, e depois da Mer£€@.

tenham orgulho em como são,

ter sotaque não é sinónimo de burrice, nem de não saber falar ou escrever,

agora claro, se o pessoal lá de baixo só conhece os gajos que andam sempre atrás da câmara no futebol, as velhas da ribeira no metro, os labregos do bolhão, e aquelas gajos da claque(não todos, mas a maioria), vão ficar com a imagem que o sotaque é marca de labrego.

mas quantos caramelos aparecem aí do sul, a fazer a mesma coisa, não dá é piada nenhuma ouvi-los.

outra;
    não consigo estar mais de 30 segundos a ouvir uma tia de cascais.

Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RuiMota Ver Post
    não consigo estar mais de 30 segundos a ouvir uma tia de cascais.
    És rápido

Mete-lhes uma mordaça.

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

És rápido

Mete-lhes uma mordaça.
    por muito boa que seja, se for daquelas tias tias a falar pelo nariz, quebra o encanto todo.

ah e outra coisa os lisboetas dizem com frequência "não temos sotaque" , estão a brincar não?!!!

toda a gente tem sotaque, toda , toda, claro que no nosso meio, não reparamos no sotaque. basta sair da nossa zona de conforto e somos logo identificados,
    eu em casa também acho que não tenho sotaque, e quando recebo alguém de fora, é que acho que ele é que tem sotaque.

vivi 8 anos em Coimbra, conhecida/auto-intitulada como a zona onde se fala melhor português, sem sotaque, tretas, consigo identificar o pessoal, da conchada, o da solum, os de eiras etc etc.
    eles é que não se identificam com facilidade. não perdi o sotaque, mas entraram novas palavras no meu vocabulário, que agora por vezes ainda fazem confusão ao pessoal cá em casa.
    a minha noiva que é natural do centro da cidade de Coimbra, só de conviver comigo, (nunca morou no norte, e no nosso grupo de amigos eu era o unico nortenho) já ganhou um bom sotaque nortenho. lol , muitas vezes motivo de brincadeiras na família dela.

agora , para um nortenho, ou outro com sotaques mais carregados/castiços é mais difícil perder o sotaque, e quando ouço alguém a tentar falar sem sotaque, (melhor dizendo , imitando o lisboeta, que nos parece o mais normal, pois todos os media estão lá sediados), rio-me muito, pois nem sabem a figurinha que fazem, assim como o pessoa de centro e sul a fazer sotaque do norte, é tipo os brasileiros a imitar um sotaque português .

agora para o pessoal do centro e sul, é muito facil apanhar o nosso sotaque nortenho.

Piloto de Rallye Joana1984's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

por muito boa que seja, se for daquelas tias tias a falar pelo nariz, quebra o encanto todo.

ah e outra coisa os lisboetas dizem com frequência "não temos sotaque" , estão a brincar não?!!!

toda a gente tem sotaque, toda , toda, claro que no nosso meio, não reparamos no sotaque. basta sair da nossa zona de conforto e somos logo identificados,
    eu em casa também acho que não tenho sotaque, e quando recebo alguém de fora, é que acho que ele é que tem sotaque.

vivi 8 anos em Coimbra, conhecida/auto-intitulada como a zona onde se fala melhor português, sem sotaque, tretas, consigo identificar o pessoal, da conchada, o da solum, os de eiras etc etc.
    eles é que não se identificam com facilidade. não perdi o sotaque, mas entraram novas palavras no meu vocabulário, que agora por vezes ainda fazem confusão ao pessoal cá em casa.
    a minha noiva que é natural do centro da cidade de Coimbra, só de conviver comigo, (nunca morou no norte, e no nosso grupo de amigos eu era o unico nortenho) já ganhou um bom sotaque nortenho. lol , muitas vezes motivo de brincadeiras na família dela.

agora , para um nortenho, ou outro com sotaques mais carregados/castiços é mais difícil perder o sotaque, e quando ouço alguém a tentar falar sem sotaque, (melhor dizendo , imitando o lisboeta, que nos parece o mais normal, pois todos os media estão lá sediados), rio-me muito, pois nem sabem a figurinha que fazem, assim como o pessoa de centro e sul a fazer sotaque do norte, é tipo os brasileiros a imitar um sotaque português .

agora para o pessoal do centro e sul, é muito facil apanhar o nosso sotaque nortenho.
    É?
    O meu avô tem mistura de sotaque brasileiro, nortenho e do sul de Portugal e às vezes quase não o percebo.

Eliminado
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

(...)ah e outra coisa os lisboetas dizem com frequência "não temos sotaque" , estão a brincar não?!!!

(...)
    Quem te disser isso é parvo, seja de Lisboa, Porto ou de Coina.

O que te podem dizer (e eu já o disse aqui) é que nós não notamos o nosso sotaque, muito diferente de não ter sotaque.

Já agora, não é Al Hace... é Al-Hassa. Cada um come o que tem à mão.
    RuiMota gosta disto.

Piloto de Troféu aquicas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

E assim do pé para a mão, um tópico que até estava interessante deixou de o ser.
    Esta malta não aprende mesmo.

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Mas curto o chamado pessoal saloio da zona costeira / piscatória, entre Cascais e Peniche, continuando até Nazaré, Pataias, Marinha Grande...
    em vez de dizer peixe, dizem "pêche".

Tanto quem atende nos restaurantes como várias pessoas.
    Olha lá Mrs. X, tu que és da Nazarena, uma vez uma rapariga de lá disse-me em SPM no "Snoobar" ou "Caótica" (estou com um pouco de amnésia, pois foi tipo em 1995) que era prima do "Pêche do Ceportém".

Oh moço! Olha lá como é que falas desse pessoal que eu sou da Nazaré e vivi muitos anos em Pataias!

O Snoo nunca foi Caótica. A Hot Rio é que sim. (benditas tostas de atum!!!!)

Ohh o Emilinho!! Sim, o "Pêxe" é de lá e a mãe até é vizinha dos meus pais, mas não conheço mais família. Por acaso tenho que ir cuscar o barzinho que ele tem lá na Nazaré, que até parece mal nunca lá ter ido.

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
    Quem te disser isso é parvo, seja de Lisboa, Porto ou de Coina.

O que te podem dizer (e eu já o disse aqui) é que nós não notamos o nosso sotaque, muito diferente de não ter sotaque.

Já agora, não é Al Hace... é Al-Hassa. Cada um come o que tem à mão.
    É verdade que o sotaque de Portalegre é parecido com o Micaelense?

Eliminado
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
    E assim do pé para a mão, um tópico que até estava interessante deixou de o ser.
    Esta malta não aprende mesmo.
    O que é que eu fiz???

Piloto de Fórmula 1 RicardoHdi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

- Vou ir ao BA
    Também uso muito o "vou ir" depois la ouço "se vais não precisas de ir"
    Última edição por RicardoHdi : 23-09-11 às 11:01:57

Piloto de Fórmula 1 JRodrigues's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

- Vou ir ao BA
    Novamente.. completamente errado

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Iurilopes Ver Post
    Não tenho a certeza se é no Porto , mas acho bastante piada quando o pessoal do norte se põe com "vós pensais que..." "Quereis ir comigo" "quero que vos fo..deis"
    Eu conheço assim: "Se bindes, binde agora, se noum phudei-bos"!

Mais alguns apontamentos:

1 - Acho absolutamente incrível como agora até já se pretende associar um tipo de sotaque a adeptos de diferentes clubes de futebol, enfim...

2 - A minha mãe (região Leiria) ainda ontem usou a palavra "lacrau". Eu penso que isso se refere a um tipo de lagarto, estilo bicho da seda, mas um pouco maior e de uma cor verde vivo, que tem um ferrão na causa, cuja picada dizem ser muito dolorosa e venenosa. Outra das designações que ela diz que se usava para escorpião era "bicho-de-unha", numa referência ao seu ferrão mortal. E faz sentido.

Piloto de Fórmula 1 Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

O que os programas da tv fazem a certas mentes

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Mas não é na zona entre Coimbra e Lisboa, que se fala o "português correcto", aquele que corresponde à norma?

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
    Mas não é na zona entre Coimbra e Lisboa, que se fala o "português correcto", aquele que corresponde à norma?
    E quem é que estipulou o que era a norma?

Piloto de Testes pateta's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

A sério? mais uma pérola...
    gtabarth e ricardodsb gostam disto.

Piloto de Troféu aquicas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
    O que é que eu fiz???
    Não me estava a referir a ti.

Piloto de Rallye ricardodsb's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Só porque moras nessa zona ou há outra razão?

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
    E quem é que estipulou o que era a norma?
    Citação Originalmente Colocado por pateta Ver Post
    A sério? mais uma pérola...
    Já ouvi professores de Língua Portuguesa e outros estudiosos da mesma que dizem isso.

Eliminado
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

Gosto da expresão: és muito trengo... com o devido sotaque. Se tiver aparelho ainda melhor.

Citação Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
    Não me estava a referir a ti.
    Ok... sorry. Como foi logo a seguir ao meu post.

Página 11 de 16 PrimeiraPrimeira ... 101112 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •