Não sendo eu, tenho muita família algarvia/alentejana de pai e mãe...e a do Lête é mesmo algarvia, o i do lête sai para o caféi - mas são sotaques que eu gosto muito.
Lesboa não conheço quem diga...pelo menos nunca reparei.
Dezóito digo...e mais algumas.Mas dezouito (que é o normal, eu sei) não me assiste, como o outro
É como o treuze vs. treeze no 13
em homens acho o sotaque muita labrego; em mulheres adoro
O verdadeiro lisboeta, na verdade, diz algo como "Lsboê", com a acentuação no "O", que se lê "ô".
![]()
N me levem a mal os lisboetas, mas o sotaque alfacinha existe mesmo. E n lhe acho assim muita piada.
É mais nítido nos bairros mais antigos e castiços, mas existe na generalidade das pessoas e, após um período em q as pessoas c uma cultura e formação média o foram perdendo um pouco, nos adolescentes e jovens adultos já se volta a ouvir em força. Porquê? Acho q resultaum pouco da "morangada"...
Voltando lá p o Porto, lembrei-me q há expressões mt próprias, como "à minha beira".
Na Ilhas aquilo é uma salganhada de influências engraçada, q até holandeses mete à mistrura.
Alguém aqui disse q as crianças n terão sotaque. Já dei aulas em vários sítios e asseguro-vos q n é assim.
Há um programa que retrata de forma excelente o sotaque lisboeta, ou alfacinha, que é o "Café Central". Aliás, para além do sotaque em si, o digno interpretante desta forma de falar tem de acompanhá-la de certos trejeitos feitos com a boca.
Não concordo. Esse programa é mesmo um exagero em tudo... Um péssimo mau exemplo.
Um exagero (se bem que realista) do sotaque à benfiquista do centro, labrego todos os dias. Os lisboetas não falam assim...
Um exagero da Gina que cada vez que fala com sotaque à Brazuka dá a entender que está a tentar seduzir alguém com o seu sotaque caliente.
O Sportinguista, a imitação perfeita do Paulo Portas. O betinho.
O Barista é o murcão, com uma grande acentuação de sotaque nortenho. Tão acentuado que até enerva.
engraçado ver as palavras que vocês vão escrevendo e ver como digo. Sou lisboeta e a saber, digo Lisboa, Treuze e seista. Mas sexta não se diz seista? se disser sêsta também não está correcto.
Pessoal de Peniche e Nazaré dizem todos Lesboa, lête, quêje, carre, pingue-doce e por aí fora... Quando me distraio ou estou a falar com pessoal destas zonas também é a minha maneira de falar. Quando em conversa com outras pessoas lá me controlo.
Mas há alguns que exageram, principalmente as peixeiras ou as pitas que têm uma forma de terminar as palavras de uma forma que nem consigo imitar com um "zzxxx" quem for destas zonas percebe o que digo.
O de setubal tambem é fixe, Sarrrdinha, carrrrrrapau.