Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Licenciatura na área da nutrição?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Licenciatura na área da nutrição?

    Olá pessoal!

    Venho pedir as vossas opiniões!

    Pretendo para o ano tirar a minha licenciatura.

    Acabei o 12º o ano passado num curso profissional e este ano não tive condições de concorrer à faculdade.Sinto agora que para o ano é o "timing" ideal para me aventurar na vida universitária.

    Com a pratica de desporto fui me interessando cada vez mais pela área da nutrição.Era com gosto que ganharia a vida a ajudar tanto atletas como pessoas "normais" a chegarem aos seus objectivos a cada refeição que fizessem por assim dizer.

    Com o agravamento da obesidade e das doenças relacionadas com a mesma, sempre pensei que as perspectivas de trabalho para dietistas e nutricionistas nunca fosse grande problema.Mas pelo que me tenho informado, infelizmente o cenário, pelo menos cá em Portugal não é muito risonho.

    Seguir a área da nutrição como nutricionista ou dietista será infrutífero a nível de carreira profissional cá em Portugal?

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por Medeiros25; 21 September 2011, 23:36.

    #2
    Tudo dependerá da tua qualidade como profissional.

    Um no meio do rebanho não há de ser grande coisa, mas se fores bom futuro não te há de faltar. Sinceramente não sendo bem bem bem a mesma coisa acho que qualidade alimentar por exemplo terá mais futuro. Aliás, estamos a caminhar para um país burocrático, tudo o que forem m£rdinhas e picuinhisses especialmente se derem dinheiro a lixar a vida a alguém tem futuro!

    Mas não desistas nunca do que realmente gostas.

    Comentário


      #3
      Tenho uma colega de liceu que tirou no Porto e actualmente está num Hospital.

      Ganha relativamente bem e é feliz.

      No entanto, pelo que sei é a excepção. Excepção esta apenas repetida para quem tem cunhas ou acabou no top10 do curso.

      A grande maioria dos colegas, segundo ela, não consegue encontrar trabalho na área.

      A privada está dominada por uma dúzia e o público tem poucas vagas e de difícil acesso.

      A grande questão aqui é que, apesar de ser profissão teoricamente bastante importe, na prática falamos de uma actividade da qual, bem ou mal, todos percebemos um pouco.

      A juntar, tens ainda os inúmeros ginásios, clínicas de estética, etc que têm PT's, enfermeiros ou médicos a assumirem as funções da área.

      Isto reduz imenso o mercado de potenciais clientes, porque só uma minoria está disposta a pagar por ajuda credenciada nesta área.

      Comentário


        #4
        Em Portugal, onde tens alimentos "saudaveis" como o cozido a portuguesa e a bela da cerveja e tremoços entranhado na cultura, sem duvida que não há grande saída.

        Mas algo muito interessante é a área da quimica alimentar ou nutrição molecular. O entender a nivel bioquimico o porquê das coisas acontecerem. E depois arranjas emprego numa nestlé ou assim.

        Comentário


          #5
          se vais tirar ciências da nutrição e se pensas trabalhar num hospital ou clínica, no meu entender essa área já está muito sobrelotada. assim como a psicologia.

          Comentário


            #6
            Emprego há. O problema é que é como "impingidor" de medicamentos específicos, e não como verdadeiro nutricionista.

            Comentário


              #7
              Aliás, acho que podemos dizer que portugal está sobrelotado de muitas ciencias "não específicas" como nutrição(preferem médicos com especialização), bioquimica(preferem um microbiologo, ou um biotecnologo ou mesmo um biologo) ou mesmo nas humanidades.

              Um aparte, já repararam na quantidade brutal de professores desempregados que nao se apercebe que estão mesmo em excesso e ainda exigem emprego?

              Comentário


                #8
                A licenciatura de ciências da nutrição só existe numa pública e é no Porto.

                Não tenho média para lá entrar directamente.Na melhor das hipóteses só nas preparatórias nos Açores.

                O resto do monopólio está dominado pelas privadas infelizmente.Mas estranhamente o cursos de dietista nas públicas já existe em várias universidades e politécnicos.

                O que o DocJRa disse é verdade! Mal ou bem todos sabemos um pouco de nutrição, seja através de livros ou revistas ou mesmo pela televisão (Biggest Loser) ou internet.E isso tira muito trabalho ao pessoal da área.

                Outras opções que tenho estado a ver são as seguintes:

                -Produção alimentar em Restauração na Escola de Turismo do Estoril.

                -Biologia Marinha e Biotecnologia no Politécnico de Leiria.

                -Engenharia Alimentar também no Politécnico de Leiria.

                -Restauração e Catering no Politécnico da Guarda ou de Leiria.


                Na vossa opinião qual seria a(s) escolha(s) mais inteligente?
                Editado pela última vez por Medeiros25; 22 September 2011, 08:19.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Medeiros25 Ver Post
                  A licenciatura de ciências da nutrição só existe numa pública e é no Porto.

                  Não tenho média para lá entrar directamente.Na melhor das hipóteses só nas preparatórias nos Açores.

                  O resto do monopólio está dominado pelas privadas infelizmente.Mas estranhamente o cursos de dietista nas públicas já existe em várias universidades e politécnicos.

                  O que o DocJRa disse é verdade! Mal ou bem todos sabemos um pouco de nutrição, seja através de livros ou revistas ou mesmo pela televisão (Biggest Loser) ou internet.E isso tira muito trabalho ao pessoal da área.

                  Outras opções que tenho estado a ver são as seguintes:

                  -Produção alimentar em Restauração na Escola de Turismo do Estoril.

                  -Biologia Marinha e Biotecnologia no Politécnico de Leiria.

                  -Engenharia Alimentar também no Politécnico de Leiria.

                  -Restauração e Catering no Politécnico da Guarda ou de Leiria.


                  Na vossa opinião qual seria a(s) escolha(s) mais inteligente?
                  Na Escola Superior de Tecnologias da Saúde, que pertence ao Instituto Politécnico de Lisboa há este curso - ESTeSL > Dietética e Nutrição (#net 2.2.1)
                  Serve para o que pertendes?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                    Emprego há. O problema é que é como "impingidor" de medicamentos específicos, e não como verdadeiro nutricionista.
                    Ainda estou para perceber porque dizes isso, se em Portugal prescrição de medicamentos é uma tarefa única e exclusiva de médicos. Estamos em Portugal, não propriamente nos EUA, onde qualquer prof. de saúde pode prescrever.

                    Respondendo agora ao criador do tópico, no Porto pode ser a única universidade onde tens ciências da nutrição, mas no país todo existem vários cursos idênticos, mas com nomes diferentes, tais como:

                    - Ciências alimentares e qualidade alimentar
                    - Nutrição e dietética
                    - Nutrição e qualidade alimentar
                    - Dietética.
                    etc
                    Editado pela última vez por HMartinho; 22 September 2011, 11:14.

                    Comentário


                      #11
                      Os, realmente tens razão, substitui o "medicamentos" por "suplementos alimentares".

                      A verdade é que muitos e muitos nutricionistas estão a ser direccionados para aquelas clínicas, estilo parafarmácia, com consultas bastante baratas em que o objectivo é, de facto, vender os tais suplementos alimentares...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                        Em Portugal, onde tens alimentos "saudaveis" como o cozido a portuguesa e a bela da cerveja e tremoços entranhado na cultura, sem duvida que não há grande saída.

                        Mas algo muito interessante é a área da quimica alimentar ou nutrição molecular. O entender a nivel bioquimico o porquê das coisas acontecerem. E depois arranjas emprego numa nestlé ou assim.
                        Não ponho de parte a opcção de uma licenciatura em Engenharia Alimentar.Achas que têm mais saída que um curso de dietética ou nutrição?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                          Emprego há. O problema é que é como "impingidor" de medicamentos específicos, e não como verdadeiro nutricionista.
                          Tenho uma prima licenciada em Dietética, e felizmente para ela, como foi das melhores do curso arranjou trabalho.

                          Mas algumas colegas delas ou estão desempregas ou estão na Nature House e afins a vender a "banha da cobra" lol

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                            Na Escola Superior de Tecnologias da Saúde, que pertence ao Instituto Politécnico de Lisboa há este curso - ESTeSL > Dietética e Nutrição (#net 2.2.1)
                            Serve para o que pertendes?
                            Servir serve, embora preferisse ciências da nutrição! Também não sei ao certo as diferenças entre os cursos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                              Ainda estou para perceber porque dizes isso, se em Portugal prescrição de medicamentos é uma tarefa única e exclusiva de médicos. Estamos em Portugal, não propriamente nos EUA, onde qualquer prof. de saúde pode prescrever.

                              Respondendo agora ao criador do tópico, no Porto pode ser a única universidade onde tens ciências da nutrição, mas no país todo existem vários cursos idênticos, mas com nomes diferentes, tais como:

                              - Ciências alimentares e qualidade alimentar
                              - Nutrição e dietética
                              - Nutrição e qualidade alimentar
                              - Dietética.
                              etc
                              Sim eu tenho noção da panóplia de cursos ligados à area da nutrição.

                              O problema é que as licenciaturas é um negócio do caraças para as universidades e muitos cursos estão mal estrurados e acabam por ser todos "farinha do mesmo saco".

                              A escolha da universidade é quase tão importante quanto o curso.Pelo menos é o que me disseram.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                Aliás, acho que podemos dizer que portugal está sobrelotado de muitas ciencias "não específicas" como nutrição(preferem médicos com especialização), bioquimica(preferem um microbiologo, ou um biotecnologo ou mesmo um biologo) ou mesmo nas humanidades.

                                Um aparte, já repararam na quantidade brutal de professores desempregados que nao se apercebe que estão mesmo em excesso e ainda exigem emprego?
                                Pior ainda são as pessoas que se candidatam à educação. Diria mesmo que na primeira fase encheram quase as vagas todas... Surreal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Medeiros25 Ver Post
                                  Não ponho de parte a opcção de uma licenciatura em Engenharia Alimentar.Achas que têm mais saída que um curso de dietética ou nutrição?
                                  Isso é facil, basta uma procura de emprego com esses termos, ves o tipo de resultados para cada um (obviamente ligado ao que gostas) e decidir se a quantidade de emprego vale o emprego em si. É normal empresas alimentares contractarem engenheiros alimentares, já nutricionistas e dietistas é algo relativamente raro. Por outro lado se o que gostas é dos planos alimentares em si, do contacto com as pessoas directo, aí acho que a escolha ia para curso de dietética ou nutrição.

                                  Tendo em conta o tempo que ainda falta, só tens mesmo que ir "testando as águas" pela internet.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                    Isso é facil, basta uma procura de emprego com esses termos, ves o tipo de resultados para cada um (obviamente ligado ao que gostas) e decidir se a quantidade de emprego vale o emprego em si. É normal empresas alimentares contractarem engenheiros alimentares, já nutricionistas e dietistas é algo relativamente raro. Por outro lado se o que gostas é dos planos alimentares em si, do contacto com as pessoas directo, aí acho que a escolha ia para curso de dietética ou nutrição.

                                    Tendo em conta o tempo que ainda falta, só tens mesmo que ir "testando as águas" pela internet.
                                    Sim o que me agradaria mais sem dúvida era a possibilidade de fazer planos alimentares e fazer o acompanhamento da evolução dos objectivos directo com as pessoas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O pá, mas ires tirar um curso pra dizeres às pessoas

                                      "não coma carnes vermelhas, gorduras, fritos e doces"
                                      "coma hortaliças, fruta e beba água"

                                      não sei, parece-me redutor

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                        O pá, mas ires tirar um curso pra dizeres às pessoas

                                        "não coma carnes vermelhas, gorduras, fritos e doces"
                                        "coma hortaliças, fruta e beba água"

                                        não sei, parece-me redutor
                                        Acredita que se tivermos uma sociedade de indivíduos mais saudáveis só iremos ganhar com isso. ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais uma sugestão:

                                          Licenciatura em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar na Escola Superior Agrária de Santarém

                                          SAN_ESA - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Kubrick Ver Post
                                            Mais uma sugestão:

                                            Licenciatura em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar na Escola Superior Agrária de Santarém

                                            SAN_ESA - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar
                                            lol por acaso sou de Santarém

                                            A escola agrária de Santarém pelo que sei não têm boa reputação a nível de empregabilidade dos licenciados.A culpa não é só da instituição, uma vez que a cidade de Santarém, infelizmente está cada vez a atrair menos empreendorismo.

                                            Obrigado pela sugestão de qualquer das maneiras.

                                            Estou a pensar em Engenharia alimentar! Acho que têm mais empregabilidade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Medeiros25 Ver Post
                                              lol por acaso sou de Santarém

                                              A escola agrária de Santarém pelo que sei não têm boa reputação a nível de empregabilidade dos licenciados.A culpa não é só da instituição, uma vez que a cidade de Santarém, infelizmente está cada vez a atrair menos empreendorismo.

                                              Obrigado pela sugestão de qualquer das maneiras.

                                              Estou a pensar em Engenharia alimentar! Acho que têm mais empregabilidade.
                                              "Olhe que não, olhe que não..."

                                              SAN_ESA - ESAS com taxas de empregabilidade acima dos 90%

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Kubrick Ver Post
                                                Já estive a ler os comentários a esta noticia no site do JN, onde aparece a lista completa (desafio-te a vê-la na integra e a tirares as tuas conclusões) dos cursos e a respectiva empregabilidade.

                                                Posso te dizer que não é só a mim que este "estudo" parece ter pouca credibilidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mais do que ler os comentários importa ler a nota metodológica.

                                                  Os estudos valem o que valem, mas acredito que serão mais fundamentados que os comentários.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Kubrick Ver Post
                                                    Mais do que ler os comentários importa ler a nota metodológica.

                                                    Os estudos valem o que valem, mas acredito que serão mais fundamentados que os comentários.
                                                    Sim é verdade, mas os comentários por vezes até podem ser de pessoas que tiraram algum daqueles cursos e conhecem a situação real e actual da empregabilidade dos mesmos.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X