Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obituário - Steve Jobs

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Obituário - Steve Jobs

    A ideia deste tópico é congregar no futuro as noticias óbitos - figuras publicas, indivdualidades conhecidas, cidadãos de destaque , etc. - que amiude os users possam colocar no forum.

    A ideia é também dar a conhecer a pessoa, e um pouco da sua biografia e obra.

    Começo com o falecimento de Julio Resende.

    Júlio Martins Resende da Silva Dias (Porto, 23 de Outubro de 1917 — Valbom, Gondomar, 21 de Setembro de 2011) foi um pintor português.

    Diplomou-se em Pintura em 1945 pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de Dórdio Gomes. Fez a sua primeira aparição pública em 1944 na I Exposição dos Independentes. Em 1948 partiu para Paris[1], recebendo formação de Duco de la Haix e de Otto Friez. O trabalho produzido em terras gaulesas é exposto em Portugal em 1949 e as propostas actualizadas que Resende demonstra são acusadas pelos artistas portugueses, definindo a sua vocação de expressionista. Assimilou algum cubismo, vai construir na sua fase alentejana, e mais tarde no Porto, uma pintura caracterizada pela plasticidade e dinâmica, de malhas triangulares ou quadrangulares, aproximando-se de forma progressiva da não figuração. Do geometrismo ao não figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte desenvolve-se numa encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será sempre expressionista e lírica. Pintor de transição entre o figurativo e o abstracto, Resende distingue-se também como professor , trazendo à escola do Porto um novo espírito aos alunos que a frequentaram na década de 1960.
    A obra pictórica de Júlio Resende revela que ele compreendeu a pintura europeia, porque a observou, experimentou e soube transmitir aos pintores e aos alunos que ele formou na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
    Cavaco Silva referiu-se a ele como "grande Mestre da Arte Portuguesa do último século".
    Morreu no dia 21 de Setembro de 2011 aos 93 anos
    Paz á sua alma.


    À moderação - se acharem um tópico mórbido ou sem sentido, façam o favor de proceder ao seu cancelamento.
    Editado pela última vez por Cronus; 06 October 2011, 12:42. Razão: Nota á moderação

    #2
    Faleceu o Mestre. Apesar de pouco apaparicado e nada petulante, se calhar até demodé, entrará directamente na nossa História da Arte.

    Comentário


      #3
      Colisão mata modelo Ana Rita Janeiro - A Ferver - Vidas - Correio da Manhã

      Ainda era muito nova

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por hifi Ver Post
        Faleceu o Mestre. Apesar de pouco apaparicado e nada petulante, se calhar até demodé, entrará directamente na nossa História da Arte.
        Curiosamente este domingo fui ao Museu do Chiado (Museu Nacional de Arte Contemporânea) e há uma exposição - “Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960)” - em que Júlio Resende é naturalmente um dos nomes destacados, mas há muito mais para ver.

        Fica a sugestão para quem quiser e poder conhecer uma pequena amostra do seu talento. Domingos até às 14h a entrada é livre.

        Comentário


          #5
          Morreu José Niza, compositor de "E Depois do Adeus" - Cultura - PUBLICO.PT

          Comentário


            #6
            Steve Jobs Vida e Obra

            Steven Paul Jobs



            (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011) mais conhecido como Steve Jobs, foi um inventor, empresário e magnata americano no sector da informática.

            Notabilizou-se como co-fundador, presidente e director executivo da Apple Inc.

            Foi também director executivo da empresa de animação por grafia digital computorizada Pixar e accionista individual máximo da The Walt Disney Company.


            No final da década de 1970, Jobs, em conjunto com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II.

            No começo da década de 1980, estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial do interface gráfico de utilizador guiado por rato (mouse), o que levou à criação do Macintosh.


            Após perder uma disputa de poder com a direcção em 1984, Jobs demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direcionadas aos mercados de educação superior e administração. A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar, serviu como seu CEO de 1997 a 2011, ano em que anunciou sua renúncia ao cargo, recomendando Tim Cook como sucessor.


            Vida pessoalSteve Jobs nasceu em San Francisco e filho de Joanne Simpson e do imigrante sírio Abdulfattah John Jandali. Os seus pais biológicos deram-no para adopção, pois não lhe podiam proporcionar condições para que Steve se formasse na universidade. Outra versão, no entanto, é que o pai de Joanne não queria o casamento e então ela teria decidido dar o bebê para adopção.


            Foi adoptado por Paul e Clara Hagopian Jobs, que lhe deram o nome de Steven Paul.



            Quando completou 17 anos, entrou na universidade Reed College em Portland, Oregon e, depois de 6 meses, vê-se obrigado a abandonar a universidade, devido aos seus elevados custos.

            Renúncia e morte
            Em 24 de agosto de 2011, Jobs renunciou à presidência da Apple. Esperava permanecer como presidente da direcção da empresa, recomendando na sua carta de demissão que Tim Cook fosse nomeado seu sucessor.
            Steve Jobs faleceu em 5 de outubro de 2011 devido a um cancro pancreático, contra o qual lutava desde 2004. Foi casado com Laurene Powell Jobs durante 20 anos.


            O começo da Apple

            Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II. Com a Apple capitalizada pelos seus computadores "criativos" e simples, respeitada pela sua ousadia, a partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projecto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software.

            Era o projecto Macintosh, que ainda estava nas suas cabeças e no papel.

            O projecto sugeria o desenvolvimento de um interface gráfico baseado na navegação por ícones, pastas e janelas (a chamada GUI) tudo isso comandado por um rato (mouse) - naqueles tempos os computadores só usavam o teclado - e uma prévia demonstração da tecnologia foi vista por Jobs numa polêmica visita ao PARC da Xerox Corporation, o que lhe rendeu algumas acusações sem provas concretas de espionagem industrial, facto que ainda não foi totalmente esclarecido e ao que tudo indica o modelo do sistema da Xerox foi apenas uma inspiração que desencadeou a criação do primeiro Mac OS (o sistema operacional padrão nos Macintosh).


            Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro e único computador geral com recursos de desenho, tipografia, além de uma interface gráfica abundante.O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço através de uma campanha publicitária exibida nos intervalos do Super Bowl, evento que atinge picos de audiência enormes. Este anuncio de TV foi emblemático pela sua ideia criativa já demonstrava uma certa rixa entre Apple e IBM. O anuncio faz uma analogia ao livro de ficção científica homônimo de George Orwell "1984".


            Saída da Apple - 1985


            Em 1985, Jobs vê-se forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa, e fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986, comprou a Pixar da Lucasfilm, que anos mais tarde ficou famosa pela nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 1990, a Pixar sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, Toy Story. No dia 24 de janeiro de 2006 a Walt Disney Company adquiriu a Pixar por 7,4 biliões de dólares. A Disney/Pixar é actualmente o maior estúdio de filmes animados do mundo.


            Retorno á Apple - 1997Em 1996 a Apple, que desenvolvia um novo sistema operacional, a Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional. Com esta operação Jobs regressou á Apple - que estava numa situação financeira frágil a ponto de fechar - em 1997 como consultor.

            A companhia foi salva a tempo com a venda de 40% das ações á rival Microsoft, com uma ideia e um produto criativo de impacto introduzindo o iMac em 1998 com o novo sistema operacional o Mac OS 9. Com o passar dos anos a Apple readquiriu as acções da Microsoft, que evitaram sua falência.

            Depois do sucesso de vendas dos primeiros iMacs, preparou uma nova revolução, a de refazer o famoso Mac OS, criando uma nova e poderosa plataforma que uniu o poder e a estabilidade do sistema Unix com a praticabilidade e elegância do tradicional Mac OS. Em 2000 foi lançado o Mac OS X.

            Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente depois destas inovações implantadas por ele e a sua equipa. O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor padrão para PCs (o bege), a partir de então muitos deles passaram a usar este tipo de material nos produtos de informática em geral. Desde então, Jobs trabalhou muito em ideias criativas deste nível e obtendo sucesso de vendas com elas.

            Uma de suas inovações foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a actuar na área de electrónica, telecomunicações (iPhone) e músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do leitor portátil de música, o iPod, integrado com a sua loja de venda pela internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público por sua leveza, praticabilidade, modernidade e simplicidade.

            Em 2007 a Apple passou a comercializar telefones móveis, chamados iPhone, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch por aceitar toques simultâneos); em 2008 lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G; em julho de 2009 lançou o iPhone 3gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores.

            Em junho de 2010, a Apple lançou o iPhone 4. Uma das maiores novidades, muito aguardada pelos utilizadores das versões anteriores, foi a possibilidade do multitask (execução de vários programas simultaneamente), além de câmera com 5 MP com flash, entre outras mudanças.

            MacWorld

            Steve Jobs fazia anualmente palestras emblemáticas (Keynotes), nas MacWorlds, quando lançava as suas tão esperadas ideias para a Apple (e o público ficava frustrado quando não havia novidades convincentes nestes eventos da Apple). Jobs e seus parceiros apresentavam as novidades que a empresa lançaria em cada temporada. Muitas dessas novidades acabavam por ser a tendência de mercado. No final de 2008, a Apple declarou que a MacWorld 2009 seria a última de que a empresa iria participar. Nesta edição do evento, Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple na época, foi o orador oficial.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X