Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Doente cospe e leva bofetada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Doente cospe e leva bofetada

    Vá digam lá as vossas opiniões sobre isto. A Administração do Hospital agiu bem ou mal ?

    O Conselho de Administração do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, participou ao Ministério Público uma agressão de uma enfermeira, que deu uma bofetada a uma utente por esta lhe ter cuspido. A vítima, 29 anos, com uma doença degenerativa, estava no corredor de acesso às consultas externas.
    Segundo contou ontem ao CM um cunhado da utente, residente em Porto de Mós, aquela aguardava, numa cadeira de rodas, para ser atendida numa consulta, quando a enfermeira "passou e implicou com ela. Queria tirá-la à força do corredor e deu-lhe um estalo". "Foi uma agressão vergonhosa e indesculpável, pois a minha cunhada é uma inválida, não sabe o que diz e não tem consciência do que faz", adiantou o familiar, que apresentou queixa no Livro Amarelo do hospital e na PSP de Leiria.
    O Conselho de Administração do HSA confirma o incidente, registado dia 29 de Setembro, salientando que "obviamente não pode ocorrer numa instituição de saúde e nem o facto de a utente alegadamente ter ofendido, cuspido na cara e agredido a enfermeira em causa justifica o acto irreflectido".
    Doente cospe e leva bofetada - Saúde - Correio da Manhã

    #2
    Começo eu: Agiu muito bem!

    Comentário


      #3
      ja os ouço a chegar

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
        Começo eu: Agiu muito bem!
        Não sabemos bem como as coisas aconteceram! Não te precipites!

        Comentário


          #5
          Agiu bem, pois efectivamente parecem existir indícios de uma agressão de um funcionário seu a um utente e participação ao M.P. vem no seguimento destes.

          Agiu mal, pois existem indícios semelhantes do oposto, devendo este mesmo utente também ser alvo de uma participação ao M.P., já que cabe ao Hospital proteger e zelar pelos interesses e integridade dos seus funcionários enquanto desempenham as suas funções.

          Portanto, para mim, ambos os intervenientes deveriam ser chamados a responder perante a Lei, uma vez que não cabe ao Hospital decidir o culpado ou o inocente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Danone Ver Post
            Não sabemos bem como as coisas aconteceram! Não te precipites!
            A base de análise e discussão aqui é simplesmente a noticia.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
              A base de análise e discussão aqui é simplesmente a noticia.
              Ok, se a doente agiu como relatado, cuspiu mesmo na emfermeira sem que esta nada de especial lhe tenha dito, também acho que agiu mais ou menos bem.

              Mas já todos andámos em hospitais, e se há muitos bons profissionais, também há lá umas quantas bestas. Se calhar a cuspidela até que foi merecida!

              Comentário


                #8
                Apesar de eu estar sempre na primeira linha a defender os Enfermeiros, tendo em conta a profissão que têm, e ao que estão sujeitos, mas vou tentar analisar as coisas em três prismas:

                - Primeiro, se a Enfermeira a insultou, já sabe ao que está sujeita, apesar de não ser uma atitude de pessoa "civilizada", a senhora tinha uma doença degenerativa.
                -Segundo, ela se quis ir para Enfermagem, já sabe bem para o que ia, e já devia de saber que devia estar preparada para tudo. Não é a primeira vez que eu deixo um doente num hospital, e vejo outros utentes a agredirem (por enquanto só verbalmente), o Enfermeiro(a) da triagem por estarem muito tempo à espera, mesmo que tenham lá ido só com uma unha cravada.
                - Terceiro, temos de ver que era uma doente degenerativa,que pode ter a sua sanidade mental e o grau de orientação um tanto ou quanto afetados, o que o pode levar a não saber o que faz.Ela como Enfermeira devia de saber isso melhor do que ninguém.

                Comentário


                  #9
                  Façam como as crianças, pedido de desculpasm aperto de mão e que sejam amigos.. Mesmo notícia à correio da manhã..

                  Comentário


                    #10
                    Não me choca se um enfermeiro usar força para salvaguardar a sua integridade física. Mas como uma cuspidela não coloca a integridade física em causa não é motivo para defesa violenta.
                    Como profissional tem de tomar a atitude melhor. O gesto é de certa forma compreensivel mas não aceitável.

                    Comentário


                      #11
                      Ainda bem que as coisas não são decididas e justificadas apenas com base nas notícias apresentadas na net.
                      Aparentemente a administração fez o que tinha a fazer, visto que possivelmente a enfermeira quebrou algumas "regras", logo nada de especial a relatar, as coisas processaram-se de acordo com o espectável, nada mais , parece-me.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                        pois a minha cunhada é uma inválida, não sabe o que diz e não tem consciência do que faz

                        Se esta parte for verdade, penso que a enfermeira agiu muito mal e deve ser punida. Como profissional que é, deveria saber melhor do que ninguém as especificidades do seu trabalho. Se fosse algo que colocasse a sua integridade física em risco, obviamente teria de se defender. Mas não foi esse o caso, nem nada que se pareça.

                        Comentário


                          #13
                          Versão do cunhado: "Ah e tal coitadinha, que não sabe o que faz... Ela só estava sossegadinha no se canto e veio uma enfermeira cheia muito grande e muito feia que lhe fez muito mal... Deu-lhe um estado que quase a matava..."
                          Versão do hospital: "Nada justifica uma agressão. Vamos analisar!"
                          Versão da enfermeira: ?

                          Será que a senhora sabe o que é uma bofetada?

                          Comentário


                            #14
                            Eu sempre ouvi dizer, e concordo, que maluquinhos e velhos, tal como crianças, também se educam.

                            Se ela tivesse mandado com uma cadeira à mulher, agora uma bofetada? Dessas só se perdem as que caem ao chão.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                              Eu sempre ouvi dizer, e concordo, que maluquinhos e velhos, tal como crianças, também se educam.

                              Se ela tivesse mandado com uma cadeira à mulher, agora uma bofetada? Dessas só se perdem as que caem ao chão.
                              És profissional de saúde?

                              Comentário


                                #16
                                Não porquê?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  Não porquê?
                                  Porque caso contrário, saberias que há uma população especial, pelo menos eu aprendi isso tanto no curso SBV-DAE como no TEM-TAT.

                                  E dou-te aqui um exemplo: Ainda aqui à tempo fomos chamados para uma adolescente que estava bastante agressiva, e tinha até batido na mãe. A GNR já estava lá. Após eu ter feito a pesquisa da glicémia capliar, voilá... glicémia a 50 mg/dL. A agressividade e a fúria dela, eram uma reação fisiológica do organismo à hipoglicémia.

                                  Imagina também um doente com historial de esquizofrenia e que vai na volta, tem uma crise e dá-me um murro bem valente em cima dos queixos (nunca me acontecei, apenas a supor). Achas que eu deva chegar ao pé dele, e responder igualmente com um murro??

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                    E dou-te aqui um exemplo: Ainda aqui à tempo fomos chamados para uma adolescente que estava bastante agressiva, e tinha até batido na mãe. A GNR já estava lá. Após eu ter feito a pesquisa da glicémia capliar, voilá... glicémia a 50 mg/dL. A agressividade e a fúria dela, eram uma reação fisiológica do organismo à hipoglicémia.

                                    Imagina também um doente com historial de esquizofrenia e que vai na volta, tem uma crise e dá-me um murro bem valente em cima dos queixos (nunca me acontecei, apenas a supor). Achas que eu deva chegar ao pé dele, e responder igualmente com um murro??
                                    Estás a divagar. Não sabes se foi isso que aconteceu, logo não podes tirar pseudo-conclusões desse pseudo exemplo .

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que hipoglicemia é uma situação diferente de uma doença mental. De qualquer das formas não digo que lhes fosses responder agressivamente com o intuito de o magoar, mas naquele momento não me parece nada estranho se reagisses instintivamente e te defendesses. Afinal de contas o doente é humano com instintos básicos mas o profissional também.

                                      Agora quando falamos de doentes mentais as pessoas gostam logo de lhes deixar fazer o que quiserem sob o pretexto de "ele não sabe o que faz", e com isso não concordo. Afinal de contas um doente que sabe andar e falar tem claramente um mínimo de capacidade de aprendizagem, e como tal também aprenderá que se for agressivo com outras pessoas estas vão responder na mesma moeda. Não tenho dúvidas que há casos de doentes que acabam "mimados" (tal como uma criança) porque as pessoas lhes dão carta branca.

                                      Podem vir com toda a psicologia e liberalismos do mundo, se um doente se virasse a mim eu defendia-me. E sim, considero uma cuspidela uma agressão. É uma situação que considero gravíssima, um insulto indescritível, e uma das poucas situações em que acho que, mesmo não havendo propriamente agressão física, esta justifica-se em auto-defesa. Para não falar na grosseira falta de higiene que envolve, possivelmente arriscando até a transmissão de doenças.

                                      Por causa da preocupação com o politicamente correcto, e o perdão imediato ao mínimo indício de problemas mentais, é que tantos assassinos e violadores se safam da prisão.
                                      Editado pela última vez por SRLA; 08 October 2011, 13:32.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Agiu bem.

                                        Se posso compreender a bofetada?...até compreendo, somos humanos, mas não é aceitável.

                                        Se a paciente apresenta problemas de saúde que desculpem a cuspidela e eventual agressão, uma pessoa só tem de comer, calar e para a próxima precaver esse tipo de situações.
                                        Se a paciente é mais uma "vaca", processo judicial em cima, coima e proteger os funcionários de futuras agressões.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                          Estás a divagar. Não sabes se foi isso que aconteceu, logo não podes tirar pseudo-conclusões desse pseudo exemplo .
                                          Não entendeste... Apenas estou a dizer que há população/clientes especiais e que por vezes, podem estar num estado tal de desorientação, que não sabem o que fazem.

                                          A notícia não explica bem, mas se a senhora tivesse um doença neurodegenerativa, pode ter, muito bem provocado uma desorientação, e a outra como Enfermeira devia saber isso melhor do que eu, ou tu.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                            Agiu bem.

                                            Se posso compreender a bofetada?...até compreendo, somos humanos, mas não é aceitável.

                                            Se a paciente apresenta problemas de saúde que desculpem a cuspidela e eventual agressão, uma pessoa só tem de comer, calar e para a próxima precaver esse tipo de situações.
                                            Se a paciente é mais uma "vaca", processo judicial em cima, coima e proteger os funcionários de futuras agressões.
                                            Ora aqui está exatamente o que eu penso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              Acho que hipoglicemia é uma situação diferente de uma doença mental. De qualquer das formas não digo que lhes fosses responder agressivamente com o intuito de o magoar, mas naquele momento não me parece nada estranho se reagisses instintivamente e te defendesses. Afinal de contas o doente é humano com instintos básicos mas o profissional também.

                                              Agora quando falamos de doentes mentais as pessoas gostam logo de lhes deixar fazer o que quiserem sob o pretexto de "ele não sabe o que faz", e com isso não concordo. Afinal de contas um doente que sabe andar e falar tem claramente um mínimo de capacidade de aprendizagem, e como tal também aprenderá que se for agressivo com outras pessoas estas vão responder na mesma moeda. Não tenho dúvidas que há casos de doentes que acabam "mimados" (tal como uma criança) porque as pessoas lhes dão carta branca.

                                              Podem vir com toda a psicologia e liberalismos do mundo, se um doente se virasse a mim eu defendia-me. E sim, considero uma cuspidela uma agressão. É uma situação que considero gravíssima, um insulto indescritível, e uma das poucas situações em que acho que, mesmo não havendo propriamente agressão física, esta justifica-se em auto-defesa. Para não falar na grosseira falta de higiene que envolve, possivelmente arriscando até a transmissão de doenças.

                                              Por causa da preocupação com o politicamente correcto, e o perdão imediato ao mínimo indício de problemas mentais, é que tantos assassinos e violadores se safam da prisão.
                                              Sim... hipoglicémia nem doença é. É sim um sintoma, normalmente associado a algum problema metabólico/disturbio alimentar. Mas a questão é que existe desorientação, e o mais clássico disso são os doentes com alzheimer ou com esquizofrenia.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mais um tópico para encher chouriços.
                                                Sabem o que vos digo. Há coisas que me preocupam e de que pouco se fala. Há 15 dias estive nas urgências durante a noite e vi pessoas à espera (incluindo eu). No entanto entrou uma cigana que berrou, ameaçou e insultou e os médicos, e estes passaram o marido à frente. Estive depois lá dentro ao pé dele. Resultado - álcool a mais e o homem falava e esteve sentado aparentando que nada tinha. Porra, fiquei pior que estragado! Casos mais graves ficaram para trás, mas pelos vistos isto é recorrente.
                                                A minha filha conhecia os médicos e de pois de falar com eles disse-me o motivo (como se fosse preciso) - MEDO.

                                                Quanto ao caso, nada se conhece entre aquilo que o cunhado disse (um estupor de enfermeira que agrediu gratuitamente uma paciente) e a condenação por parte do hospital.
                                                Não se sabe se ela o fez gratuitamente sabendo da situação clínica da paciente.
                                                Não se sabe se ia a passar e desconhecendo a situação foi agredida e respondeu com um gesto reflexo de defesa.

                                                Porém, se o hospital agiu daquela forma, pressupõe-se que tenha muitos mais dados do que nós que apenos nos estamos a cingir a uma notícia.
                                                De qualquer forma, a agressão física é sempre inadmissível num local onde estão pessoas em sofrimento.
                                                Em defesa da integridade física é uma coisa. Agressão gratuita sem ética profissional é outra bem diferente. por algum motivo são profissionais pagos para desempenhar uma certa função que não cabe a qualquer um.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                  Mais um tópico para encher chouriços.
                                                  Obrigado.

                                                  "O exterior de uma casa nada diz sobre a qualidade do seu interior". - O interior é naturalmente feito por quem lá habita.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                    Porque caso contrário, saberias que há uma população especial, pelo menos eu aprendi isso tanto no curso SBV-DAE como no TEM-TAT.

                                                    E dou-te aqui um exemplo: Ainda aqui à tempo fomos chamados para uma adolescente que estava bastante agressiva, e tinha até batido na mãe. A GNR já estava lá. Após eu ter feito a pesquisa da glicémia capliar, voilá... glicémia a 50 mg/dL. A agressividade e a fúria dela, eram uma reação fisiológica do organismo à hipoglicémia.

                                                    Imagina também um doente com historial de esquizofrenia e que vai na volta, tem uma crise e dá-me um murro bem valente em cima dos queixos (nunca me acontecei, apenas a supor). Achas que eu deva chegar ao pé dele, e responder igualmente com um murro??
                                                    Como deves calcular, e será natural que assim seja, a maior parte dos users desconhece o significado das siglas que usas frequentemente.

                                                    Porque não usar palavras simples? Ou então descodificar os acrónimos.

                                                    Lá porque eu ou tu ou o Zé Manel sabem, não significa que todos saibam.

                                                    Basta por-mo-nos do "outro lado".

                                                    Tal como no caso da Sra. Enfermeira em questão.

                                                    Notícias do Correio da Manhã, já se sabe como é.

                                                    Resta saber se a doente era assim tão perturbada ou se é mais uma das situações do costume contra os funcionários dos hospitais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                      Como deves calcular, e será natural que assim seja, a maior parte dos users desconhece o significado das siglas que usas frequentemente.

                                                      Porque não usar palavras simples? Ou então descodificar os acrónimos.

                                                      Lá porque eu ou tu ou o Zé Manel sabem, não significa que todos saibam.

                                                      Basta por-mo-nos do "outro lado".

                                                      Tal como no caso da Sra. Enfermeira em questão.

                                                      Notícias do Correio da Manhã, já se sabe como é.

                                                      Resta saber se a doente era assim tão perturbada ou se é mais uma das situações do costume contra os funcionários dos hospitais.
                                                      Peço desculpa então: Aqui vai:

                                                      SBV-DAE: suporte básico de vida-desfibrilhação automática externa. Para quem não sabe o que é, são compressões no tórax do doente, para tentar assim "fazer" o trabalho de um batimento cardíaco em vítimas de paragem cardíaca, mais as ventilações "artiíficais" para o doente que não respira. A desfibrilhação é aquilo que as "maquinetas" chamadas de desfibrilhadores fazem, onde emite choques elétricos para tentar reverter certas arritmias malignas específicas das paragens cardíacas.Peço desculpa se não me fiz entender, mas não consigo explicar de uma forma mais fácil.

                                                      TEM-TAT é a sigla do curso técnicas de emergência médica para tripulantes de ambulância de transporte.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Portal da Saúde - Carta dos direitos e deveres dos doentes 

                                                        http://www.ordemenfermeiros.pt/AEnfe...ments/REPE.pdf

                                                        Estatuto da OE

                                                        Eu não teria agredido a doente...mesmo que tivesse sido «cuspido». Há locais próprios para reclamar desta situação.
                                                        Sendo assim, agiu bem a Administração do hospital, no sentido de apurar responsabilidades....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os comportamentos dos doentes desorientados (seja por que razão for) são quase sempre virados para a maldade, sejam cuspidelas, tentativas de agressão física - murros, pontapés, mordeduras, etc, insultos verbais - e é com cada termo!... Custa muito cuidar de um doente assim, muitas vezes o que apetece mesmo é dar o troco na mesma moeda a alguém que não está a reconhecer minimamente o que se está a fazer por ele. Há algo cá por dentro que se revolve mas temos de ter um grande auto-controlo, pensar precisamente que aquela pessoa está doente e esse comportamento deriva disso. Há que tomar medidas para prevenir agressões e "fazer ouvidos moucos". É difícil mas vai do hábito!

                                                          Quanto à notícia, acho muito redutora. Se o hospital tomou tal decisão provavelmente terá outro tipo de informação que nós não sabemos. Mas neste momento não temos a versão da Enfermeira. Para julgar alguém temos de ouvir as duas partes!
                                                          Editado pela última vez por Plum; 08 October 2011, 14:36.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Considerando apenas o que está escrito na notícia, e assumindo ser a verdade, acho que o hospital fez o correcto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X