Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - Questão legal envolvendo advogado + solicitador

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - Questão legal envolvendo advogado + solicitador

    tenho o seguinte problema:
    - há cerca de 2 anos contratei um advogado para cobrar uma dívida em tribunal, que por sua vez encarregou um solicitador da cobrança. Durante o processo, o assunto ficou resolvido e como parte do acordo concordei pagar as despesas do solicitador. Ora, passou-se mais de um ano sem que ninguém tivesse dito nada, e de repente aparece em casa uma carta registada do solicitador a ameaçar cobrar o valor que lhe devo em tribunal, caso eu não pague em 8 dias.

    - fiquei surpreendido e contactei o solicitador, que disse já ter contactado o meu advogado várias vezes, sem que ele respondesse, e que na ausência de resposta mandou a tal carta para eu pagar.

    - o advogado diz o contrário.. diz que o solicitador enviou-lhe as despesas, que ele pediu revisão e nunca mais obteve resposta.

    Conclusão: no meio desta história toda, já fazem idéia de quem se lixou: eu.
    É óbvio que tenho consciência de que tenho de pagar, mas até que ponto isto é legal? Podem mandar uma carta ameaçadora para eu pagar em 8 dias, sem que antes tenham enviado qualquer pedido de pagamento???

    Eu vou pagar, mas queria saber até que ponto eles estão a "abusar" da posição em que estão..

    Alguém pode dar uma ajuda?

    #2
    A ver se ajudo.

    Tendo constituído um mandatário, o Solicitador nunca deveria ter contactado directamente contigo através da carta registada mas sim com o advogado.

    O pedido do teu advogado ao solicitador para efectuar a revisão das contas caiu em saco roto....

    Se o processo deu entrada antes do dia 31 de Maio de 2009, deves enviar uma participação do solicitador à Câmara dos Solicitadores. Isto é, deve ser o teu advogado a fazê-lo. Se o processo é posterior a esta data, a carta deve ser enviada a CPEE - Comissão para a eficácia das execuções.

    Naturalmente e é de bom tom, uma cópia da participação do solicitador deverá ser enviada para conhecimento do mesmo.

    Comentário


      #3
      Outra forma de resolver o assunto é uma reunião entre os 3 olhos nos olhos! Em meia hora resolves o assunto!

      Comentário


        #4
        Obrigado pela ajuda. Eu não gosto de confusões e sei que tenho de pagar isto, mas como devem compreender é um valor elevado que aparece do nada, sem nenhum pedido de pagamento anterior. O primeiro contacto é logo uma carta ameaçadora.. E eu até disse ao solicitador que pagava isto em 4 vezes, e ele aceitou. Mas como já se passaram 15 dias e eu ainda não enviei os cheques, ele voltou a contactar a alertar para o facto de que se não pagar isto vai ser cobrado em tribunal. e para ser sincero, não gostei nada do tom. Mas também sei que tenho de ter cuidado com isto, afinal eles são advogados e percebem mais do que eu...

        Comentário


          #5
          Quer dizer, tu é que deves e o outro é que é mau? Primeiro dizes que pagas, depois não dizes mais nada, agora o gajo é obrigado a ameaçar-te com tribunal para ver se vê o dinheiro e tu ainda te fazes de indignado? Grande lata.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
            Quer dizer, tu é que deves e o outro é que é mau? Primeiro dizes que pagas, depois não dizes mais nada, agora o gajo é obrigado a ameaçar-te com tribunal para ver se vê o dinheiro e tu ainda te fazes de indignado? Grande lata.
            Vá lá, lê outra vez com calma.
            Não percebeste mesmo nada, pois não?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
              Vá lá, lê outra vez com calma.
              Não percebeste mesmo nada, pois não?
              O que é que não percebi?

              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
              eu até disse ao solicitador que pagava isto em 4 vezes, e ele aceitou. Mas como já se passaram 15 dias e eu ainda não enviei os cheques

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                O que é que não percebi?
                Vou fazer um mapa:

                1 - O que está em causa é o contacto directo do solicitador comigo, e não com o meu advogado.
                2 - Eu apenas estou "atrasado" 3 ou 4 dias, pois disse a ele que tinha de pedir cheques (o que é verdade), e no entanto só hoje é que os tenho.

                Uma coisa nada tem a ver com a outra.. e achas que um atraso de 3 dias numa questão deste género, considerando que ele está errado, é motivo para voltar a pressionar? Até porque eu tenho muitas dúvidas da legitimidade que ele tem para cobrar a dívida, sem passar pelo meu advogado. Mas ainda assim vou pagar. Tás a perceber agora?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                  Vou fazer um mapa:

                  1 - O que está em causa é o contacto directo do solicitador comigo, e não com o meu advogado.
                  2 - Eu apenas estou "atrasado" 3 ou 4 dias, pois disse a ele que tinha de pedir cheques (o que é verdade), e no entanto só hoje é que os tenho.

                  Uma coisa nada tem a ver com a outra.. e achas que um atraso de 3 dias numa questão deste género, considerando que ele está errado, é motivo para voltar a pressionar? Até porque eu tenho muitas dúvidas da legitimidade que ele tem para cobrar a dívida, sem passar pelo meu advogado. Mas ainda assim vou pagar. Tás a perceber agora?
                  Isso foi o que referi antes. O Solicitador não tem nada que se dirigir directamente a ti. Tem que passar pelo Advogado. É para isso que foi constituído.

                  Eu apresentava reclamação à Câmara dos SOlicitadores ou CPEE.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                    Isso foi o que referi antes. O Solicitador não tem nada que se dirigir directamente a ti. Tem que passar pelo Advogado. É para isso que foi constituído.

                    Eu apresentava reclamação à Câmara dos SOlicitadores ou CPEE.

                    Pois. Eu vou pensar no assunto, mas eu sou um gajo que não gosta de criar "atrito". Mas pelo menos já sei dos meus direitos e se ele ameaçar-me mais uma vez por eu atrasar 3 ou 4 dias, vou mandar pelo menos a boca. Obrigado pela tua ajuda.

                    Comentário


                      #11
                      Posso não estar inteiramente certo, mais tarde posso confirmar com a minha mulher, mas a ideia que tenho é que é ela enquanto advogada que trata de todos os assuntos com os solicitadores de cobrança, não existe contacto dos clientes do escritório com os solicitadores, todo o processo é tratado entre advogado e solicitador.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        Posso não estar inteiramente certo, mais tarde posso confirmar com a minha mulher, mas a ideia que tenho é que é ela enquanto advogada que trata de todos os assuntos com os solicitadores de cobrança, não existe contacto dos clientes do escritório com os solicitadores, todo o processo é tratado entre advogado e solicitador.

                        Se puderes confirmar agradeço. Sempre é mais uma opinião. Obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                          Se puderes confirmar agradeço. Sempre é mais uma opinião. Obrigado.
                          Posso assegurar isso também. A minha mulher também é advogada e eu escrevi isso logo no meu primeiro post.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                            Se puderes confirmar agradeço. Sempre é mais uma opinião. Obrigado.
                            Está confirmado, havendo advogado o processo passa por ele.

                            Comentário


                              #15
                              Ok. obrigado a todos pela ajuda.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X