Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que ecrã para PC comprar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Que ecrã para PC comprar?

    Caros forunistas, antes de ir de férias o meu velhinho CTR estoirou. Já contava com 10 anos e já tinhas umas faixas verticais mais claras, estava mesmo nas últimas. Mas estava a contar que chegasse ao natal.

    Como amanhã regresso a casa e como não suporto mais o netbook, queria ver se o comprava já amanhã.

    As duvidas são:
    - LCD ou LED?
    - Tamanho? A única questão que pode e deve ter sida em conta é o facto de gostar muito de fotografia, por isso convinha uma ecrã que se adequa-se, principalmente devido aos programas de edição de imagem, que roubam muita área com as opções de edição.
    - Contraste?
    - Velocidade de resposta?
    - Marca?

    E se houver mais algo que achem que deva ter em conta, façam o favor de me dizer.

    Obrigado!

    #2
    Um bom ecrã para fotografia normalmente é algo caro porque tem que usar um painel de qualidade, e esses painéis normalmente por questões de custos só são usados nas TV's que é um segmento onde as pessoas estão disponíveis a pagar mais... É que um bom ecrã para fotografia, na casa das 24", com painel IPS, 8 bits de cor verdadeira e de preferência wide gamut, nunca custa menos de uns 400 euros..

    Dai para baixo a esmagadora maioria dos monitores usa painéis TN, que são quase sempre de 6bits de cor por canal, e têm ângulos de visão muito maus, originando alterações nas cores/contraste com pequenas diferenças na posição de visualização...

    Agora... Falta saber qual é o teu orçamento... Mas de um modo geral, para fotografia o que deves procurar é:

    - Tecnologia do monitor.. IPS, se a iluminação é por LED ou pelos tradicionais CCFL é relativamente indiferente, embora LED à partida seja uma iluminação mais consistente ao longo da vida do monitor.
    - 8 bits de cor por canal. (se o monitor não referir este dado é porque provavelmente só suporta 6 bits por canal)
    - Wide Gamut... Bem, nem toda a gente gosta de ecrãs wide gamut porque requerem um sistema moderno e que funcione com color profiles.. Se ainda usar o Windows XP esquece.. Penso que o Windows 7 já suporta melhor este tipo de monitores.. MAS, para quando se está a trabalhar no Photoshop/Lightroom estes monitores têm uma enorme vantagem porque são capazes de mostrar mais tonalidades.

    O resto, para fotografia é relativamente indiferente e todos os monitores são capazes...

    Comentário


      #3
      Só vim espreitar o tópico, mas já aprendi umas coisas com o mundano

      Comentário


        #4
        Para quem vem de um CRT já moribundo, se calhar, não necessita de um ecrã topo de gama...

        Recentemente também adquiri um ecrã novo, mas optei por algo mais funcional do que um mero ecrã.

        A escolha recaiu num samsung b2430hd (monitor TV). Tem uma óptima imagem (também gosto de editar fotografias no photoshop), faz de televisão (e tem função PIP!), tem um comando igual aos lcds da samsung e tem entrada usb para ver filmes com legendas sem ter o pc ligado... se fosse hoje, faria a mesma escolha.

        Os preços começam em 159€ para o de 19''.

        Deixo aqui um review que encontrei no youtube: Samsung B2430HD TV Review unboxing / review - YouTube

        Já agora, optei pela samsung porque aqui pelo deserto tem uma boa assistência... já a tive que solicitar para tv da sala e foram impecáveis.
        Editado pela última vez por RODA5; 17 October 2011, 23:45.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
          Para quem vem de um CRT já moribundo, se calhar, não necessita de um ecrã topo de gama...

          Recentemente também adquiri um ecrã novo, mas optei por algo mais funcional do que um mero ecrã.

          A escolha recaiu num samsung b2430hd (monitor TV). Tem uma óptima imagem (também gosto de editar fotografias no photoshop), faz de televisão (e tem função PIP!), tem um comando igual aos lcds da samsung e tem entrada usb para ver filmes com legendas sem ter o pc ligado... se fosse hoje, faria a mesma escolha.

          Os preços começam em 159€ para o de 19''.

          Deixo aqui um review que encontrei no youtube: Samsung B2430HD TV Review unboxing / review - YouTube

          Já agora, optei pela samsung porque aqui pelo deserto tem uma boa assistência... já a tive que solicitar para tv da sala e foram impecáveis.

          Já vinha mesmo aconselhar esse...muito boa a imagem é sem duvida um bom ecran e te tv ;)

          Comentário


            #6
            Boas!

            Antes de mais agradecer as vossas opiniões, em particular a do mudano.

            Acho que não me exprimi bem. Quero um ecrã comum, já agora no máximo mais ou menos 200€, mas mais para menos , que se adeqúe mais para quem quer fazer da fotografia um hobbie.

            Portanto, a partida LED será melhor. Quanto ao tamanho o qual acham melhor? E em relação as características como contraste e reposta do ecrã?

            Marcas, acho que um Samsung, LG, HP ou Asus, devem ser todas igualmente boas, não?

            Obrigado!

            Comentário


              #7
              Com esse orçamento não dá para chegar ao verdadeiro IPS.
              Podes sempre ver um monitor com e-IPS, são painéis de 6 bits e não de 8 (ou 10) como os de topo, mas sempre são melhor que painéis TN em fidelidade de cor e ângulos de visão.
              Por volta de 200 tens o Asus ML239H e o Dell Ultrasharp U2311 (acho que são estes os modelos, mas se não forem anda perto ). Ambos são e-IPS.

              Qualquer coisa apita.

              Abraços
              XO

              Comentário


                #8
                Não percebo nada disto a fundo, mas como precisei de comprar um à pouco tempo, dentro do mesmo orçamento dou-te uma sugestão.

                Dell u2311h

                Tem problemas de tinting, mas praticamente não se nota. É preciso estar com um ângulo de visão completamente desconfortável para se notar.

                Mas não te esqueças que eu não percebo nada disto

                Comentário


                  #9
                  E este também tem e-IPS?

                  Asus Monitor ML228H LED (22" ), Monitor LCD. Comprar na Fnac.pt

                  Comentário


                    #10
                    ando fora disto tudo mas tenho lá em casa uma revista a dizer que é um pakard bell lcd bom e barato

                    Comentário


                      #11
                      A marca Dell, não está disponível nas lojas cá do burgo - FNAC, Worten e Rádio Popular.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                        Esse não tem. Consegues perceber vendo o último dígito do modelo... Os que terminam em 9 são e-IPS (ml229h, ml239h). Acho que por acaso o ml249h tem um painel MVA mas já não tenho a certeza.

                        Abraços
                        XO

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X