Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, de que se queixam tanto os Funcionários Públicos ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Afinal, de que se queixam tanto os Funcionários Públicos ?

    Primeiro que tudo, quero desde já manifestar o meu maior respeito, para com toda a malta do FAHO que pertence à FP e que por algum motivo, está descontente com algo. Tenho muito respeito para com os Funcionários Públicos, até porque tenho familiares meus que o são e, desta feita, não quero causar aqui nenhum tipo de "guerra"

    O que acontece é que tenho vindo a verificar que a maior parte das queixas contra o regime, são provenientes de Funcionários Públicos, o que me causa, por um lado alguma estrenheza, e por outro lado, não me espanta, porque eu também vejo as notícias e sei perfeitamente os cortes de que a FP está a ser alvo.

    Contudo, ainda existem algumas regalias inerentes a uma grande parte dos trabalhadores da função Pública, e que não são assim tão comuns a uma grande parte de trabalhores do sector privado, das quais destaco:

    - ADSE
    - horários de trabalho que não são assim tão alargados (tenho exemplos de pessoas que trabalham numa repartição de finanças e que chegam às 9 h, às 10h30 vão beber o cafézinho e fumar o cigarro, depois as 13h vão almoçar. Regressam às 14/14h15, às 15h30 mais um cafézinho e dois dedos de conversa e às 16h30/17h já estão com a mala feita para virem para casa)
    - Salários que, não sendo elevados, são pagos a tempo e horas, ao contrário do que vai sendo comum no sector privado, e isso é uma mais-valia.
    - Disponibilidade para algum part-time depois de saírem do horário de trabalho, e aqui pode incluir-se uma formação que nada tem a ver com o trabalho
    - Maior segurança perante despedimentos, ou seja, é mais "seguro" (ou será "menos inseguro"?) um trabalhador que trabalha para o Estado do que outro que trabalha numa empresa privada, pois as falências infelizmente são uma constante...
    - O trabalho geralmente não é fácil e exige responsabilidade, mas... isso também acontece em qualquer empresa.

    Depois há o outro lado, que são os cortes. Mas isso não será só para a FP, porque a médio-prazo serão, com 80% de certeza, alargados ao sector privado.

    Posto isto, por vezes questiono-me sobre o porquê de tantas queixas, manifestações, etc, vindas do sector público, porque no sector privado isso não se vê em tão grande escala, e os trabalhadores também estão longe de viver num mar de rosas e ter carrinho da empresa e outras regalias como algumas da FP, nos dias que correm, é um luxo acessível a cada vez menos gente...

    #2
    Os FP descontam para a ADSE.

    Esse "horário" de certeza que não é comum à FP, diria que é uma generalização sem sentido. Aliás, acontece é com as chefias, que até são demais na FP. esse sim é o grande problema.

    Receber a tempo é hora é uma regalia? Ou devia ser o normal e algo pelo que os outro deviam lutar?

    Optar por ter formação fora do horário de trabalho, tambem é uma regalia? lol...

    Segurança no trabalho é uma regalia ou tal como o salário a tempo, devia ser o normal? (se calhar devia ser era mais fácil correr com certo pessoal).

    Esta ultima nem percebo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
      Os FP descontam para a ADSE.

      Esse "horário" de certeza que não é comum à FP, diria que é uma generalização sem sentido. Aliás, acontece é com as chefias, que até são demais na FP. esse sim é o grande problema.

      Receber a tempo é hora é uma regalia? Ou devia ser o normal e algo pelo que os outro deviam lutar?

      Optar por ter formação fora do horário de trabalho, tambem é uma regalia? lol...

      Segurança no trabalho é uma regalia ou tal como o salário a tempo, devia ser o normal? (se calhar devia ser era mais fácil correr com certo pessoal).

      Esta ultima nem percebo.
      Isto...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
        Os FP descontam para a ADSE.

        Certo, mas se algum trabalhador do sector privado quiser contratar um seguro que tenha uma cobertura semelhante ao ADSE, também tem que pagar bem

        Esse "horário" de certeza que não é comum à FP, diria que é uma generalização sem sentido. Aliás, acontece é com as chefias, que até são demais na FP. esse sim é o grande problema.

        De facto, o exemplo que eu dei, pertence a alguém que já manda alguma coisa na repartição. As chefias sim, concordo, há muita gente a mandar e depois isso poderá ser causador de alguns problemas de organização

        Receber a tempo é hora é uma regalia? Ou devia ser o normal e algo pelo que os outro deviam lutar?

        Nos dias que correm, é uma regalia. Devia ser o normal, aliás, era o normal... há 5/6/7 anos. Hoje em dia, já não é assim tão normal. Lutar ? Por vezes no sector privado não vale a pena lutar pelo simples facto de que se uma empresa não receber dos clientes, não pode pagar aos funcionários a tempo e horas. Há montes de casos assim, e não vai ser o trabalhador a chegar lá "de arma apontada" ao cliente que não pagou quando devia.

        Optar por ter formação fora do horário de trabalho, tambem é uma regalia? lol...

        Não, mas se não tiveres horário para essa formação, como é óbvio, não a podes ter

        Segurança no trabalho é uma regalia ou tal como o salário a tempo, devia ser o normal? (se calhar devia ser era mais fácil correr com certo pessoal).

        Eu estava a referir-me em segurança em termos de não haver despedimentos inesperados, ao contrário de empresas em que de um dia para o outro aparece lá o patrão de Ferrari a comunicar o despedimento de 50 trabalhadores

        Esta ultima nem percebo.

        A última refere-se ao facto de o trabalho na FP não ser nem mais exigente, nem menos do que em funções comparáveis no sector privado. Ou seja, a exigência é igual, logo por aí também não há quem tenha mais ou menos razão para protestos
        A azul

        Comentário


          #5
          - Disseste bem, "também tem que pagar bem", descontam e não é assim tão pouco, mais uma vez o problema são certas chefias que poem como custos coisas que jamais deveriam ser cobertas pela ADSE, e ASE não paga nada a 100%.

          - Aqui concordamos, dando um exemplo próximo de mim, ela tem de aturar dezenas de queixas de pessoas, porque os senhores doutores nos seus gabinetes passam mais tempo a passear, do que a assinar papeis e a despachar trabalho. Outro exemplo, somos dos paises com mais oficiais por militar, estamos à frente dos EUA.

          - Isso a FP não tem culpa, nem nada a ver.

          - A formação é normalmente fora do horário normal. Se há outras essenciais ao trabalho tem de ser dado no horário de trabalho com autorização do superior.

          - Isso até devia haver despedimentos inesperados, assim algum pessoal tambem abria os olhos...

          - Depende da função exacta. Dei um exemplo mais acima. Aturar dezenas de pessoas a se queixarem, todos os dias, não é para todos.

          Comentário


            #6
            Como já foi dito os FP's descontam para ADSE.

            Conheço de perto FP's que saem de casa às 7 da manhã e voltam às 8 da noite

            Conheço quem tenha subido de posto e com isso ficou a descontar mais, longe de casa sem subsidios de deslocação alguns e com muito menos dinheiro na conta derivado dessas mudanças

            etc... muita generalização

            Comentário


              #7
              Gosto da abordagem mas repara bem:

              O FP, é o engenheiro, o administrativo, o arquitecto, o fiscal, o varredor, o lixeiro, o segurança, ... e não o politico, o vereador o deputado, etc, porque estes últimos (FP VIP's) não se queixam com cortes e reduções.

              - ADSE

              Os FP têm ADSE... Tem quem quer, se não quiseres não tens. Além disso para teres ADSE, e as regalias são subjectivas, descontas 1,5% a mais no ordenado, além do que já descontas para a SS.
              Ainda na ADSE, se é que há vantagem, há algumas, mas... a titulo de exemplo, muitas vezes os cuidados de saúde são mais caros pela ADSE que pagos pela segurança social. Umas análises de rotina custam 27 euros pela ADSE. Pela segurança social não chegam a 19 euros. Como tudo, há vantagens e desvantagens, e as vantagens implicam pagar 1,5%. Sinceramente considero um seguro de saúde uma melhor aposta que propriamente a ADSE. No meu caso já descontei bastante para a ADSE e não tive a felicidade/infelicidade de usufruir. Talvez um dia mais tarde venha a usufruir, ou como isto anda, ando a descontar e já não usufruo nada.

              Com 200 euros anuais já tens um seguro de saúde da MultiCare bem bom, melhor que a ADSE. Um funcionário que tenha ADSE e ganhe em media 1.000 euros limpos(para dar contas redondas) desconta à volta de 200 euros para a ADSE mais 145 para a SS.


              horários de trabalho

              Os horários de trabalho dos FP são as 35 horas semanais. Paciência, há quem faça 40. Mas há muitos FP que trabalham mais de 40 horas semanais e não recebem mais por isso (que é o meu caso). Agora, não se generalize, o que era a FP à anos atrás, com o que é a FP agora. Se antigamente havia horas extra a "pacotes" e demais regalias, e horários de se entrar às horas que se quer e sair da mesma forma, hoje em dia não é assim. Sim há tachos e panelas, mas esses não são para os FP que vês por aí a fazer serviço público são para os FP VIPS's.
              Há muitos funcionários no privado com regalias, tachos, panelas, horários, e etc e tal semelhantes e bem piores que no público. Exagere-se muito com essa dor horarios, "tenho exemplos de pessoas que trabalham numa repartição de finanças e que chegam às 9 h, às 10h30 vão beber o cafézinho e fumar o cigarro, depois as 13h vão almoçar. Regressam às 14/14h15, às 15h30 mais um cafézinho e dois dedos de conversa e às 16h30/17h já estão com a mala feita para virem para casa", nem todos fazem isso. É o mesmo que dizeres, que todos os portugueses têm um porche, quando na realidade só alguns.
              Eu já cheguei a fazer directas(1), já trabalhei sábados(2), domingos(3) e feriados(4), e te posso garantir, que 95 % dos funcionários do privado nunca fizeram uma das opções anteriores.


              Salários que, não sendo elevados, são pagos a tempo e horas, ao contrário do que vai sendo comum no sector privado, e isso é uma mais-valia.
              Como foi dito, isso deveria ser uma obrigação. Acredita que já houve muito funcionário que não recebeu a tempo e horas como tu dizes. E há de tudo, no privado há muitas empresas que pagam a tempo e horas, outras não.

              - Disponibilidade para algum part-time depois de saírem do horário de trabalho, e aqui pode incluir-se uma formação que nada tem a ver com o trabalho.

              Depende, se és um FP VIP, se calhar sim.... se te entregas de corpo e alma ao trabalho, se calhar quando sais às 6h30 (que deverias ter saído às 5h30) não tens grande vontade para part-time e formações. Há muita gente no privado com tempo de sobra para part-time e formaçõesinhas....

              - Maior segurança perante despedimentos, ou seja, é mais "seguro" (ou será "menos inseguro"?) um trabalhador que trabalha para o Estado do que outro que trabalha numa empresa privada, pois as falências infelizmente são uma constante...
              Deixa isto aquecer e vais ver muitos FP a ir de galheiro para casa

              - O trabalho geralmente não é fácil e exige responsabilidade, mas... isso também acontece em qualquer empresa.
              Há trabalhos fáceis e dificeis, com mais ou menos responsabilidade, depende do cargo que tens. A administrativo faz atendimento ao publico, é isso que tem de fazer, simples e rotineiro. Um engenheiro ou contablista, já não será assim tão fácil.

              Mas se reparares bem, o nosso pais tem sido egoísta. Sim, em tempos os FP foram uma classe mais ou menos privilegiadas, mas os privados sempre se preocupara em fazer perder os direitos dos FP, em vez de pretender alcançar os direitos dos FP. E o problema residiu sempre ai.

              -Se o FP trabalha 35 horas por semana, o privado deveria trabalhar só 35. Mas não, os FP trabalham horas a menos, por isso têm de trabalhar 40h;
              -O FP têm 25 dias de ferias (quem tem, pois na FP isso só se aplica a quem querem), o do privado 22 dias. Pois os FP só deveria ter 22...
              e acho que já chega de exemplos.

              Por isso a luta é dos FP pois agora as medidas incidem sobre eles, mas deveria ser de todos, pois se os FP têm percas, os privados também terão.

              E o triste disto, é que no sector privado esta austeridade da FP serve para que donos de empresas tenham o motivos para penalizar os seus funcionários

              Para conclusão, não podemos generalizar pois:
              O FP não é aquele bicho, que trabalha o que quer, quando quer e da forma que quer, a ganhar um ordenado médio de 800 euros (como disse um Sr. o outro dia, pois nessa média que deu 800, colocou os ordenados extra bilionários de pessoas que se intitulam de FP)

              O F do Privado, não é só aquela pessoa que é empregada fabril, trabalha mais de 40 horas por semana, não têm ordenado a tempo e horas, não tem direitos, não tem nada. O F Privado também pode ter regalias, quantos há que têm viatura da empresa e telemóvel que serve para uso privado em muitas ocasiões!??!!? os FP, salvo muito raras excepções, nunca têm.

              Que te causa estranheza serem os funcionários a estarem contra o "regime"?!?!!?!? A culpa é de todos nós que votámos, e se não votámos, deveríamos ter ido votar, nos governantes que temos tido ao longo destas décadas. Acho que deveriamos estar todos contra, ou só falta dizer, que não votamos nos incompetentes que temos nos governo. Obviamente que FP estando dentro do "sistema" são os primeiros a criticar.
              Eu sinceramente não concordo com as greves, mas se não fazemos greve acham que está tudo bem....
              Editado pela última vez por callinas; 19 October 2011, 00:55.

              Comentário


                #8
                Passaram-se precisamente 4.10m e ainda só 6 post's...

                Comentário


                  #9
                  Então querias que os privados se manifestassem como os públicos? Era logo um chuto no cú...

                  Quem é que é despedido na FP por fazer greve?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                    Gosto da abordagem mas repara bem:




                    horários de trabalho

                    Os horários de trabalho dos FP são as 35 horas semanais. Paciência, há quem faça 40. Mas há muitos FP que trabalham mais de 40 horas semanais e não recebem mais por isso (que é o meu caso). Agora, não se generalize, o que era a FP à anos atrás, com o que é a FP agora. Se antigamente havia horas extra a "pacotes" e demais regalias, e horários de se entrar às horas que se quer e sair da mesma forma, hoje em dia não é assim. Sim há tachos e panelas, mas esses não são para os FP que vês por aí a fazer serviço público são para os FP VIPS's.
                    Há muitos funcionários no privado com regalias, tachos, panelas, horários, e etc e tal semelhantes e bem piores que no público. Exagere-se muito com essa dor horarios, "tenho exemplos de pessoas que trabalham numa repartição de finanças e que chegam às 9 h, às 10h30 vão beber o cafézinho e fumar o cigarro, depois as 13h vão almoçar. Regressam às 14/14h15, às 15h30 mais um cafézinho e dois dedos de conversa e às 16h30/17h já estão com a mala feita para virem para casa", nem todos fazem isso. É o mesmo que dizeres, que todos os portugueses têm um porche, quando na realidade só alguns.
                    Eu já cheguei a fazer directas(1), já trabalhei sábados(2), domingos(3) e feriados(4), e te posso garantir, que 95 % dos funcionários do privado nunca fizeram uma das opções anteriores.

                    Só com uma pequena diferença os tachos e as panelas do sector privado não me saem do bolso, é que nós países bem geridos paga-se impostos para ter regalias aqui paga-se impostos para o estado ter dinheiro para sustentar a função publica.
                    Como não podemos generalizar também não podemos particularizar, não é por um ser malandro que são todos malandros nem vice versa.

                    Comentário


                      #11
                      Só acrescentar que, no meu caso tenho há vários anos congelados as progressões na Carreira.

                      Sou Funcionário Público, trabalho na Saúde e não me revejo em muitas das críticas que por aqui vejo. De facto, comigo e com muitos mais não é assim que as «coisas» se passam....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                        Só com uma pequena diferença os tachos e as panelas do sector privado não me saem do bolso, é que nós países bem geridos paga-se impostos para ter regalias aqui paga-se impostos para o estado ter dinheiro para sustentar a função publica.
                        Como não podemos generalizar também não podemos particularizar, não é por um ser malandro que são todos malandros nem vice versa.
                        Como já foi dito e subscrevo, não me revejo no que foi dito.

                        Tu não tens que pagar os tachos e panelas da FP. OK, eu como FP também não devia. No privado quem paga o ferrari o porche os bmw's as contas offshore, etc???... são os trabalhadores da própria empresa. Já agora eu como FP tenho que pagar a fortuna do SR do BPN??? ex-banco privado???!!!

                        Comentário


                          #13
                          a malta ainda não se apercebeu... que independentemente do lado da barricada que estejam (Público vs Privado), ninguém gosta de perder regalias ?

                          se a empresa me dá carro para uso total e agora me retira... eu ainda vou bater palmas ? ?

                          que se culpem os responsáveis que ao longo dos anos, tornaram a "função pública" insustentável!!!!

                          foram dadas regalias que não deviam ter sido postas em prática, mas certamente não é o trabalhador que terá culpa!!!!

                          Sb

                          Comentário


                            #14
                            Temos de nos unir e pedir que haja medidas sustentáveis e com futuro para todos. Andar a lutar FP Vs Privado não vai levar a lado nenhum. Há prós e contras de ambos os lados, mas o comum é que todos trabalham e são sempre todos prejudicados.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                              Eu já cheguei a fazer directas(1), já trabalhei sábados(2), domingos(3) e feriados(4), e te posso garantir, que 95 % dos funcionários do privado já fizeram pelo menos uma das opções anteriores.
                              Corrigi essa parte para reflectir a realidade deste país...

                              Comentário


                                #16
                                Já agora, os do privado também descontam para a ADSE, pois a ADSE tem de receber transferências do orçamento de estado visto ser um esquema deficitário em que as contribuições dos FP não cobrem as despesas.

                                E os do privado não usufruem, nem podem optar por não financiar a ADSE.

                                Só um aparte, para quem diz que a ADSE não é um beneficio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
                                  Já agora, os do privado também descontam para a ADSE, pois a ADSE tem de receber transferências do orçamento de estado visto ser um esquema deficitário em que as contribuições dos FP não cobrem as despesas.

                                  E os do privado não usufruem, nem podem optar por não financiar a ADSE.

                                  Só um aparte, para quem diz que a ADSE não é um beneficio.
                                  E os públicos descontam para o SNS e não têm direito a ele.

                                  Em 2009, as transferências da ADSE para o SNS foram superiores às transferências do OE para a ADSE.

                                  Comentário


                                    #18
                                    De serem mal pagos em profissões exigentes (cantoneiros de limpeza e coveiros, por exemplo).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vcs têm a noção que nem todos os FP têm ADSE?
                                      Eu não tenho nem a minha mulher e trabalhamos os dois para o estado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                        De serem mal pagos em profissões exigentes (cantoneiros de limpeza e coveiros, por exemplo).
                                        Já cá faltavas tu com os cantoneiros e coveiros...acaso conheces a realidade destas profissões? Não deves conhecer, certamente.

                                        Eu, que moro numa freguesia pequena, e todos se conhecem, os titulares desses cargos que mencionas, ao serviço da Junta de Freguesia local, passam o tempo na conversa, a abrigar-se da chuva, do frio, do calor...qualquer desculpa é boa para ir para o tasco.

                                        Profissões exigentes? Como diria o comuna-mor, sabes lá o que é vida....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                          Já cá faltavas tu com os cantoneiros e coveiros...acaso conheces a realidade destas profissões? Não deves conhecer, certamente.

                                          Eu, que moro numa freguesia pequena, e todos se conhecem, os titulares desses cargos que mencionas, ao serviço da Junta de Freguesia local, passam o tempo na conversa, a abrigar-se da chuva, do frio, do calor...qualquer desculpa é boa para ir para o tasco.

                                          Profissões exigentes? Como diria o comuna-mor, sabes lá o que é vida....
                                          Concordo em parte contigo no que toca aos cantoneiros de limpeza, agora assistentes operacionais, mas no que toca aos coveiros acho que é uma tarefa extremamente mal paga, para não falar nos distúrbios psicológicos que muitos deles arranjam depois de exercerem a profissão.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                            Já cá faltavas tu com os cantoneiros e coveiros...acaso conheces a realidade destas profissões? Não deves conhecer, certamente.

                                            Eu, que moro numa freguesia pequena, e todos se conhecem, os titulares desses cargos que mencionas, ao serviço da Junta de Freguesia local, passam o tempo na conversa, a abrigar-se da chuva, do frio, do calor...qualquer desculpa é boa para ir para o tasco.

                                            Profissões exigentes? Como diria o comuna-mor, sabes lá o que é vida....
                                            Por acaso conheço e sei que os cantoneiros de limpeza têm de fazer a recolha do lixo, limpeza dos ecopontos, etc.... e qual o agradecimento que levam?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post

                                              Em 2009, as transferências da ADSE para o SNS foram superiores às transferências do OE para a ADSE.
                                              E nos outros anos?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                                Só com uma pequena diferença os tachos e as panelas do sector privado não me saem do bolso,[...]
                                                Não?! Então e o BPN, as PPP, etc...?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                  Por acaso conheço e sei que os cantoneiros de limpeza têm de fazer a recolha do lixo, limpeza dos ecopontos, etc.... e qual o agradecimento que levam?
                                                  Recebem no final do mês. E não desvalorizando a profissão, são pagos de acordo com a exigência do que fazem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Na minha opinião existem dois tipos de funcionários públicos, os da velha guarda que atingiram o topo das suas carreiras, tiveram todas as regalias possíveis, usaram e abusaram da ADSE (até para comprar óculos de sol, arranjar os belos dentes, queimar umas varizes que ficavam mal...enfim), estão confortavelmente sentados nas suas cadeiras porque ninguém lhes toca nem são repreendidos porque são intocáveis pelo tempo de serviço. E depois há os mais recentes que muitos deles são contratos através das empresas públicas que ganham mal, têm segurança social, os ordenados estão congelados e se reclamam levam logo com um “se não queres trabalhar há quem queira”. Neste momento existe um desfasamento enorme entre os FP antigos e os mais recentes, e muitos deles trabalham lado a lado em funções idênticas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Contudo, ainda existem algumas regalias inerentes a uma grande parte dos trabalhadores da função Pública, e que não são assim tão comuns a uma grande parte de trabalhores do sector privado, das quais destaco:

                                                      - ADSE
                                                      Financiada pelas contribuições dos FP; portanto, além de descontarem para a Seg Social/CGA ainda descontam para o subsistema de saúde.

                                                      - horários de trabalho que não são assim tão alargados (tenho exemplos de pessoas que trabalham numa repartição de finanças e que chegam às 9 h, às 10h30 vão beber o cafézinho e fumar o cigarro, depois as 13h vão almoçar. Regressam às 14/14h15, às 15h30 mais um cafézinho e dois dedos de conversa e às 16h30/17h já estão com a mala feita para virem para casa)
                                                      Corresponde mais a um mito do que à realidade. Não digo que não seja assim em alguns casos pontuais mas não são tão alargados quanto isso.

                                                      - Salários que, não sendo elevados, são pagos a tempo e horas, ao contrário do que vai sendo comum no sector privado, e isso é uma mais-valia.
                                                      Nos termos do Código do Trabalho, os salários também devem ser pagos a tempo e horas; se não o forem, o empregador está numa situação de incumprimento da lei. Não podes criticar o justo pelas faltas do pecador!

                                                      - Disponibilidade para algum part-time depois de saírem do horário de trabalho, e aqui pode incluir-se uma formação que nada tem a ver com o trabalho
                                                      Para aqueles que podem! E não faltam FP que trazem trabalho para casa que não é remunerado nem como trabalho suplementar, nem como horas nocturnas. Veja-se o caso dos professores: acham que eles corrigem as provas, preparam as aulas e ainda realizam as tarefas administrativas das escolas no tempos lectivos?

                                                      - Maior segurança perante despedimentos, ou seja, é mais "seguro" (ou será "menos inseguro"?) um trabalhador que trabalha para o Estado do que outro que trabalha numa empresa privada, pois as falências infelizmente são uma constante...
                                                      Isto é apenas parcialmente verdade; os contratos a prazo são uma realidade que prevalece em toda a FP e o regime da contratação a prazo na FP é mais favorável para a AP do que o Código do Trabalho.

                                                      - O trabalho geralmente não é fácil e exige responsabilidade, mas... isso também acontece em qualquer empresa.
                                                      Podes ainda acrescentar que a FP é o sector de actividade do país que contrata gente mais qualificada. Em quantas empresas vês pessoas com doutoramentos a trabalhar? São quase todos absorvidos pela FP.

                                                      Depois há o outro lado, que são os cortes. Mas isso não será só para a FP, porque a médio-prazo serão, com 80% de certeza, alargados ao sector privado.
                                                      Isso é futurologia! Até hoje ainda não vi cortes no sector privado - aliás são mesmo ilegais! E nem faz sentido que haja cortes em virtude de os trabalhadores do sector privado em nada contribuírem para o déficit orçamental e salários inferiores implicarem menos receita fiscal por redução da base de incidência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Médicos e enfermeiros em contrato individual vão levar corte adicional

                                                        Médicos e enfermeiros em contrato individual vão levar corte adicional- Saúde - Jornal de negócios online

                                                        Olho á minha volta e tenho que concordar com o conteúdo do 3º parágrafo da notícia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
                                                          E nos outros anos?
                                                          Não sei, mas acho que este ano vamos ter uma ideia melhor, pois as transferências são diretas OE -> SNS. Já procurei "relatórios e contas" da ADSE mas não encontro.

                                                          Mas mesmo assim, ainda há outras coisas que a ADSE não tem vantagem nenhuma (face ao SNS) e que poupam encargos ao SNS, como por exemplo a comparticipação de medicamentos.

                                                          A minha opinião quanto à ADSE é que continua a ser vantajoso para funcionários com vencimentos inferiores e/ou já com alguma idade. Para um jovem técnico superior, esse valor dificilmente compensa.

                                                          E volto a referir o que disse noutro tópico.

                                                          Estes constantes cortes vão afastar cada vez mais os jovens habilitados (académica e profissionalmente) da FP, acabando a FP por ficar ainda pior. Apenas ficam os mais velhos, alguns menos capazes. De entre os competentes devem ficar alguns, principalmente aqueles que já estão enraizados.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sou por norma, um crítico dos FP, admitindo que, como em qualquer lado, existem excepções à regra. Não sou só crítico das regalias e benefícios que a maioria goza, mas também do laxismo que impera fruto de uma garantia de emprego vitalício.

                                                            Mas de facto, estas últimas medidas, confesso que me chocaram. Ou melhor, eu entendo as medidas como necessárias, para aproximar os vencimentos da FP aos dos privados. A mim o que me chocou de certa forma, foi a não extensão dos cortes ao privado.

                                                            A bem da equidade nos esforços, eu que estou no privado, preferia que além dos cortes que se fizeram na FP, também no privado através de uma taxa extraordinária, se retirasse um dos subsídios.

                                                            Sei que é uma posição que pode suscitar celeuma, mas entendo que era uma medida de justiça no esforço pedido a todos os Portugueses.

                                                            Obviamente que a minha posição é extensível aos deputados, PPP, institutos públicos etc etc etc...

                                                            Mas como Português e fazendo-me muita falta um dos subsídios, estaria disposto a contribuir, no sentido de não se criarem ainda mais divisões e atritos entre FP e privado.

                                                            Ou ainda mais justo, seria taxar um dos subsídios aos privados e não retirar ambos os subsídios aos pensionistas, até aos 1.000€ e só retirar 1 dos 1.000€ aos 2.000€. Daí para cima, entendo que a capacidade contributiva ainda é válida para fazer parte do esforço conjunto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X