Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ferramenta de diagnóstico de bateria (idealmente gratuita)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ferramenta de diagnóstico de bateria (idealmente gratuita)

    Boas,

    Alguém me pode recomendar uma ferramenta gratuita para fazer um check à bateria do meu portátil (Asus)?

    Basicamente, quando o desligo da corrente, ele indica que a bateria está a 100%, passados uns 5 minutos desliga-se. Imediatamente antes de se desligar a bateria indica ainda 100%. Quando o re-inicio (novamente ligado à corrente, que sem o cabo não vai lá) dá-me bateria a zero e a carregar.

    O portátil está ainda dentro da garantia, mas como o comprei em PT e estou fora de PT é uma chatice dado que eles querem ir a casa buscar o pc.

    Alguma ideia?

    #2
    A aplicação que precisas é esta: BatteryCare (Portuguesa)

    No separador "informação detalhada", verifica o "nivel de desgaste". Para o portátil se desligar em 5 minutos já deverá estar perto de 100%.

    Mais informação: BatteryCare - Guia de utilização da bateria de Portátil

    De notar que as baterias apenas tem garantia de 6 meses.

    Comentário


      #3
      Instalei a ferramenta e o pc desligou-se na mesma passados os tais 5 minutos, temperaturas estavam normais e estáveis e a bateria indicava uns 97%, o que é estranho é que quando o liguei agora indica estar quase cheia, cerca de 95%, ou seja, o problema não deve ser da bateria mas de outra coisa qualquer que está a desligar o pc.

      Alguma ideia do que poderá ser? A temperatura do CPU estava estável antes de desligar.

      Comentário


        #4
        Desculpa, mas leste o meu post?!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
          Desculpa, mas leste o meu post?!

          Esqueci-me de responder a isso, indica 11.72% de desgaste, por isso é que disse que o problem não é certamente da bateria mas de outra coisa qualquer. Ora o que normalmente faz desligar um pc é sobreaquecimento, mas as temperaturas dadas pelo BatteryCare imediatamente antes de desligar eram estáveis com CPU a 66º e HDD a 37ºC mais ou menos.

          Comentário


            #6
            Ok.

            De forma a verificar as temperaturas dos vários componentes do computador utiliza este programa: CPUID - System & hardware benchmark, monitoring, reporting

            Apesar do nível de desgaste da bateria ser de 11%, esta poderá ter algum problema. Experimenta ligar o PC à corrente e retirar a bateria, e analisar as temperaturas fazendo uma utilização normal. Testa também a bateria fora do Windows, para tal, reinicia o PC e ao ligar entra na BIOS (carregando na tecla F2 ou F10 em principio), aguarda até o mesmo se desligar.

            Comentário


              #7
              Experimentei outra vez após alterar alguns settings nos power settings e ele durou muito mais tempo, no entanto de repente passou de 80 e tal % para 25% e passados 2 mins desligou-se novamente. Quando liguei, já dá um nível de desgaste de 65%!!!!!!!


              Alguma coisa muito estranha se passa!!

              Comentário


                #8
                O meu caso é muito semelhante com o teu...

                Aliás, já é o 2º Asus que tenho com o mesmo problema Há cerca de 5 anos comprei o 1º... 2 anos depois a bateria já só durava 10 minutos, até que deixou mesmo de funcionar. Agora mais recentemente comprei outro Asus (na esperança que não ia acontecer o mesmo) e ainda sem ter 2 anos a porra da bateria já só dura 5 minutos também...

                Vou agora ter de ponderar muito bem se quero mais algum produto da marca maravilha de taiwan...

                Comentário


                  #9
                  É o segundo Asus que tenho, o primeiro aguentou estoicamente vários anos sem problemas até ficar demasiado lento para se aguentar das pernas. Por isso antes de culpar a marca prefiro ver se há outra explicação!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                    O meu caso é muito semelhante com o teu...

                    Aliás, já é o 2º Asus que tenho com o mesmo problema Há cerca de 5 anos comprei o 1º... 2 anos depois a bateria já só durava 10 minutos, até que deixou mesmo de funcionar. Agora mais recentemente comprei outro Asus (na esperança que não ia acontecer o mesmo) e ainda sem ter 2 anos a porra da bateria já só dura 5 minutos também...

                    Vou agora ter de ponderar muito bem se quero mais algum produto da marca maravilha de taiwan...
                    Se deixas a bateria completamente carregada dentro do portátil, com este ligado à corrente e com temperaturas da CPU e/ou HDD acima de 60º, não há milagres, mas a Asus não é muito pior que a média. Cá em casa moram dois, um laptop com 4 anos de mau uso e que tem a bateria perfeitamente gasta e um netbook com 3 que ia pelo mesmo caminho até descobrir o batterycare e os conselhos de manutenção de baterias (desde então, o desgaste ficou estável).

                    Mas tiro o meu chapéu às marcas cuja BIOS permite limitar a carga da bateria a 80%, como acontece com alguns modelos da Samsung e da Sony, entre outras. No caso do meu, nem preciso de ir à BIOS, o software da marca permite activar ou não essa opção.

                    Comentário


                      #11
                      Rasec se o nível de desgaste subiu de repente para os 65% então o problema é mesmo da bateria. O que referi anteriormente (ligar o PC na BIOS até se desligar) é uma forma de calibrar a bateria, ou seja, descarregá-la completamente de forma a apresentar o nível de desgaste correcto.

                      Psittacus os problemas relacionados com baterias não estão propriamente nos fabricantes de portáteis, mas sim nas baterias (que podem ser diferentes em cada modelo) e na sua utilização incorrecta.

                      Como está referido no guia que postei, uma utilização incorrecta da bateria afecta significativamente a sua duração de vida útil. Duas coisas importantes: não se deve descarregar uma bateria abaixo de 25/20%, visto que esforça a bateria em continuar a fornecer o mesmo nível de energia. Também a temperatura é prejudicial, quando se utiliza um PC com aplicações pesadas que provoquem aquecimento, deve retirar-se a bateria.

                      Hoje em dia ainda persiste o mito que uma bateria vicia e, para tal, não se deve carregar quando está a 50%. Mas depois deixam-se descarregar até o PC hibernar, o que dá cabo dela.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                        Vou agora ter de ponderar muito bem se quero mais algum produto da marca maravilha de taiwan...
                        Isso acontece também com Sony, Toshiba, Acer, Apple,... you name it|

                        É quase uma questão de sorte..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          É o segundo Asus que tenho, o primeiro aguentou estoicamente vários anos sem problemas até ficar demasiado lento para se aguentar das pernas. Por isso antes de culpar a marca prefiro ver se há outra explicação!
                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                          Se deixas a bateria completamente carregada dentro do portátil, com este ligado à corrente e com temperaturas da CPU e/ou HDD acima de 60º, não há milagres, mas a Asus não é muito pior que a média. Cá em casa moram dois, um laptop com 4 anos de mau uso e que tem a bateria perfeitamente gasta e um netbook com 3 que ia pelo mesmo caminho até descobrir o batterycare e os conselhos de manutenção de baterias (desde então, o desgaste ficou estável).

                          Mas tiro o meu chapéu às marcas cuja BIOS permite limitar a carga da bateria a 80%, como acontece com alguns modelos da Samsung e da Sony, entre outras. No caso do meu, nem preciso de ir à BIOS, o software da marca permite activar ou não essa opção.
                          O mais "interessante" é que sempre fiz a "manutenção" da bateria... há anos que uso o batterycare, e (quase) sempre fiz os ciclos recomendados!

                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Isso acontece também com Sony, Toshiba, Acer, Apple,... you name it|

                          É quase uma questão de sorte..
                          Claro, mas quando se tem o mesmo problema em dois notebooks Asus sucessivos, até que ponto se consegue manter a confiança pela marca?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                            O mais "interessante" é que sempre fiz a "manutenção" da bateria... há anos que uso o batterycare, e (quase) sempre fiz os ciclos recomendados!



                            Claro, mas quando se tem o mesmo problema em dois notebooks Asus sucessivos, até que ponto se consegue manter a confiança pela marca?
                            A que te referes com a manutenção? Os ciclos de descarga só servem para calibrar a leitura de carga e autonomia, o mais importante é preservar a bateria da exposição ao calor quando não está a ser necessária. ;)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                              A que te referes com a manutenção? Os ciclos de descarga só servem para calibrar a leitura de carga e autonomia, o mais importante é preservar a bateria da exposição ao calor quando não está a ser necessária. ;)
                              Exactamente, é a isso que me refiro Quando notava que as temperaturas subiam, retirava a bateria, e quando o battery care me mandava algum recado (realizar uma descarga completa por ex.), também fazia

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                Exactamente, é a isso que me refiro Quando notava que as temperaturas subiam, retirava a bateria, e quando o battery care me mandava algum recado (realizar uma descarga completa por ex.), também fazia
                                Bem, isso com o meu funcionou... Não sei o que te diga então. ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Já vou no meu 2º Asus e a bateria apresenta um desgaste da ordem dos 60%, o meu 1º Asus, aguentou muita coisa, e a bateria só não estava a 100% porque ainda não tinha descoberto o BatteryCare!

                                  Neste, basta ir jogar ao facebook que em 5min, hiberna logo, com a bateria fraca

                                  Como a bateria já perdeu a garantia, uma nova para o meu portátil custa ~90€ e nem com o BatteryCare ela melhora, pu-la de lado, só em casos extremos a uso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                    Ok.

                                    De forma a verificar as temperaturas dos vários componentes do computador utiliza este programa: CPUID - System & hardware benchmark, monitoring, reporting

                                    Apesar do nível de desgaste da bateria ser de 11%, esta poderá ter algum problema. Experimenta ligar o PC à corrente e retirar a bateria, e analisar as temperaturas fazendo uma utilização normal. Testa também a bateria fora do Windows, para tal, reinicia o PC e ao ligar entra na BIOS (carregando na tecla F2 ou F10 em principio), aguarda até o mesmo se desligar.

                                    Com a bateria 100% carregada (de acordo com o battery care) desliguei da ficha e desliguei o pc. Liguei novamente e entrei na bios, o pc aguentou-se ligado menos de 2 minutos. Já não se ligou a 2ª vez.

                                    Liguei à corrente e o desgaste da bateria dizia 96%.... ou seja, hoje já vi o desgaste em 11%, 60% e agora 96%....

                                    Pelo menos o diagnóstico parece feito... bateria nova para cima dele.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso parece-me um bocado inconstante demais para ser simplesmente falta de capacidade de armazenar carga da bateria. Não terá algum sistema electrónico de controlo avariado?

                                      Eu tentava ir desenrascando e mal pudesse então garantia com ele, antes de comprar uma bateria sem certezas.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X