Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ceratocone - Transplante de Corneá

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ceratocone - Transplante de Corneá

    Boas,

    Há uns 4 anos atras foi me diagnosticado Ceratocone, pois notei que comecei a perder visão extremamente rápido. Fiz no hospital da arrábida conforme sugeriram a colocação de anéis de ferrara com objectivo de parar a mesma.

    Depois dessa grande recuperação e 1 ano aprox depois comecei a tentativa de usar lentes de contacto visto que sem lentes de contacto ou óculos nem conduzir consigo.

    O problema é que no olho esquerdo nunca consegui aguentar as lentes de contacto, do direito consigo obtendo uma visão perto dos 90%.

    Agora chega o problema, a lente de contacto como é semi rigida causa me algum desconforto especialmente estando muito tempo seguido. Agora imaginem um trabalhador estudante, que mete a lente as 8 da manha e precisa dela ate a meia noite. Torna-se insuportável, as 18h já só me apetece arrancar aquilo do olho e 90% das vezes assim é. Basicamente tenho a minha vida restringida devido a isto.

    Já percorri vários médicos e todos os últimos dizem o mesmo, não há nada a fazer, sem ser o transplante de corneá. Sendo a mais recente experiencia de consultas no centro cirúrgico de Coimbra.

    Como é logico já estou numa de aceitar "tudo"!

    A minha duvida com este Post é ouvir opiniões e feedbacks de alguém que fez ou conheça quem fez a cirurgia, o tempo de espera no publico pois no privado querem me 6000€ cada olho.

    Bem espero poder depois ir mantendo isto atualizado com o decorrer da minha aventura.

    Obrigado,
    Flávio

    #2
    Conheço quem tenha feito o transplante de córnea. Mas acho que foi por outro motivo. Ele só fez num olho porque o dinheiro não deu para mais. Foi no privado. Andou algum tempo com pontos no olho mas agora está bem

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por flaviorodrigues Ver Post
      Boas,

      Há uns 4 anos atras foi me diagnosticado Ceratocone, pois notei que comecei a perder visão extremamente rápido. Fiz no hospital da arrábida conforme sugeriram a colocação de anéis de ferrara com objectivo de parar a mesma.

      Depois dessa grande recuperação e 1 ano aprox depois comecei a tentativa de usar lentes de contacto visto que sem lentes de contacto ou óculos nem conduzir consigo.

      O problema é que no olho esquerdo nunca consegui aguentar as lentes de contacto, do direito consigo obtendo uma visão perto dos 90%.

      Agora chega o problema, a lente de contacto como é semi rigida causa me algum desconforto especialmente estando muito tempo seguido. Agora imaginem um trabalhador estudante, que mete a lente as 8 da manha e precisa dela ate a meia noite. Torna-se insuportável, as 18h já só me apetece arrancar aquilo do olho e 90% das vezes assim é. Basicamente tenho a minha vida restringida devido a isto.

      Já percorri vários médicos e todos os últimos dizem o mesmo, não há nada a fazer, sem ser o transplante de corneá. Sendo a mais recente experiencia de consultas no centro cirúrgico de Coimbra.

      Como é logico já estou numa de aceitar "tudo"!

      A minha duvida com este Post é ouvir opiniões e feedbacks de alguém que fez ou conheça quem fez a cirurgia, o tempo de espera no publico pois no privado querem me 6000€ cada olho.

      Bem espero poder depois ir mantendo isto atualizado com o decorrer da minha aventura.

      Obrigado,
      Flávio
      Isto sei bem o que é. Já me custava um turno, era um horror quando tinha de fazer turnos duplos. Mesmo turnos normais, quando eram o da noite custavam imenso. A solução pareceu-me óbvia: voltar a usar óculos.

      Comentário


        #4
        Boas

        obrigado pelos comentários, o problema é que não posso usar óculos, eu usava antes de ter ceratocone, mas com o ceratocone não posso porque vejo igual com eles.

        A minha lente na pratica nem graduação tem, basicamente o que faz é "moldar" a córnia ou algo assim.

        Sei que depois do transplante por norma irei ter que usar lentes ou óculos, mas ai sei que em principio ja poderei usar óculos o que é bom.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por flaviorodrigues Ver Post
          Boas

          obrigado pelos comentários, o problema é que não posso usar óculos, eu usava antes de ter ceratocone, mas com o ceratocone não posso porque vejo igual com eles.

          A minha lente na pratica nem graduação tem, basicamente o que faz é "moldar" a córnia ou algo assim.

          Sei que depois do transplante por norma irei ter que usar lentes ou óculos, mas ai sei que em principio ja poderei usar óculos o que é bom.

          Ah, já percebi. O problema não é de focagem é de configuração física, digamos assim. Infelizmente isso torna mesmo as coisas mais complicadas.

          Comentário


            #6
            Boas

            Eu já fiz 2 transplantes,ao olho direito em 2004 e ao esquerdo em 2007, pois também tinha ceratocone. Quem me fez os transplantes foi o Prof. Paulo Torres no hospital Sto.António.
            A recuperação não e difícil mas é muito demorada, só se começa a tirar os pontos passado 1 ano e vão se tirando aos poucos ao longo do tempo. Posso te dizer que ao olho esquerdo fui operado em Outubro de 2007 e só no verão de 2010 é que tiraram o último ponto é que comecei a usar uma lente graduada desse lado dos meus óculos.
            Depois das operações e mesmo com óculos o melhor que consigo ver são 80%. e não consigo usar lentes de contacto.

            Se te puder ajudar com alguma duvida, dispõe

            Comentário


              #7
              Boas, OBrigado, Quanto tempo tiveste em media em lista de espera?

              Outra duvida, então quer dizer que enquanto se tem os pontos não podemos usar qualquer tipo de óculos nesse olho? E durante esse tempo conseguias fazer vida normal? conduzir, trabalhar etc?

              obrigado,
              Flávio

              Comentário


                #8
                Do 1º olho estive cerca de 1 ano à espera, do segundo só 3 dias, fui à consulta numa quarta o médico deu-me alta do olho direito e fui operado no sábado ao olho esquerdo. Eles dão prioridade as pessoas mais novas.

                Durante o tempo que tive pontos, não usava óculos nem lentes, mas conseguia trabalhar, estudar e conduzir só com a visão do outro olho. A visão do olho operado vai recuperando lentamente.

                Isso foi o que aconteceu comigo. Mas com diz o meu médico "cada caso é um caso".

                Comentário


                  #9
                  Vai a Espanha, cá em casa tenho uma pessoa de família q tb está em lista de espera, sei q n tem essa doença, sincera/ n sei o nome do prob. Surgiu após uma cirurgia à miopia q correu mal.
                  Em Badajoz fazem isso p metade do preço e estou a falar de uma clínica famosa, bem grande e dedicada apenas a oftalmologia, c acordo Médis e tudo.

                  Boa sorte e as melhoras!


                  Edd
                  PS: Pq é q as pessoas n usam os tópicos já existentes?

                  Comentário


                    #10
                    O tempo de espera depende do caso. No meu 1º transplante como não era muito urgente, estive +- 1 ano à espera, no 2º estive 3 dias. Para haver uma córnea para transplante é necessário um dador (morto) com uma córnea saudável, é por isso que as listas de espera são prolongadas

                    Depois quando ao preço, em Portugal só se fazem transplantes em centros de transplantação, que são todos públicos (pelo menos até à pouco tempo eram), logo não se paga.

                    O pós operatório pode levar mais de 2 anos até tirar o último ponto. isso implica muitas consultas de rotina (seguramente mais de 10) e muitos exames,em cada consulta fazemos uma topografia corneana (que no provado são bem caras) o que não é propriamente cómodo e barato ir sempre a Espanha por causa das consultas.

                    Já para não falar na rejeição da córnea pelo sistema imunitário. Lá se ia o dinheiro gasto na operação, para o lixo.

                    Isto partindo do principio que em Espanha fazem-se transplantes no provado.



                    Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                    Vai a Espanha, cá em casa tenho uma pessoa de família q tb está em lista de espera, sei q n tem essa doença, sincera/ n sei o nome do prob. Surgiu após uma cirurgia à miopia q correu mal.
                    Em Badajoz fazem isso p metade do preço e estou a falar de uma clínica famosa, bem grande e dedicada apenas a oftalmologia, c acordo Médis e tudo.

                    Boa sorte e as melhoras!


                    Edd
                    PS: Pq é q as pessoas n usam os tópicos já existentes?

                    Comentário


                      #11
                      Boa noite,

                      Trabalho na área e lido semanalmente com queratocones e transplantes de córnea.

                      Afirmo desde já e em inicio de conversa que o transplante é sempre último recurso, quando já não se consegue fazer mais nada. A Acuidade visual final não é previsivel, é uma cirurgia com um resultado improvável em termos funcionais. Quando temos um transplante com 80% ou mesmo 60% de visão é muito, mas muito bom. Infelizmente o número de pessoas que assim ficam é baixo. Tendo em conta a minha experiência profissional e avaliando a sua função visual em 90%, na minha opinião é um "crime" realizar o transplante.

                      O ideal é tentar entrar no Santo António ou São João, as listas de espera são grandes porque têm de morrer pessoas minimamente compativeis (neste caso em idades, quanto mais novos mais dificeis), saudáveis... O pós-operatório é longo e demorado, a visão pode flutuar durante muito tempo, á medida que se vão retirando pontos pode existir flutuações.

                      Na minha opinião deve lubrificar o olho intensamente durante o dia, existem no mercado vários tipos de lente de contacto para correcção do queratocone. Provavelmente necessitaria de realizar novos ensaios, pode haver algum desajuste das lentes. Não se esqueça que a doença evolui, assim as lentes também necessitam de ser ajustadas.

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Fiz o transplante no dia 30 de Junho de 2010, tirei os últimos 8 pontos (foram 16 ao todo) em Julho deste ano.

                        Se voltaria a fazer? Nem pensar!

                        Fiquei a ver 10% da vista com óculos, e não vou ver mais que isto.

                        O que passei não vale o resultado... Além disso sou miope da outra vista, tenho 4 dioptrias e não me aconselham fazer a o laser porque mesmo assim esta vista ainda vê 90% e seria um risco, visto que na prática só tenho este olho saudável.

                        Fui operado no hospital universitário de Coimbra pela Dra. Maria João Quadrado (dizem que é a melhor...), e estive 4 anos na lista de espera.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TMoura Ver Post
                          Boa noite,

                          Trabalho na área e lido semanalmente com queratocones e transplantes de córnea.

                          Afirmo desde já e em inicio de conversa que o transplante é sempre último recurso, quando já não se consegue fazer mais nada. A Acuidade visual final não é previsivel, é uma cirurgia com um resultado improvável em termos funcionais. Quando temos um transplante com 80% ou mesmo 60% de visão é muito, mas muito bom. Infelizmente o número de pessoas que assim ficam é baixo. Tendo em conta a minha experiência profissional e avaliando a sua função visual em 90%, na minha opinião é um "crime" realizar o transplante.

                          O ideal é tentar entrar no Santo António ou São João, as listas de espera são grandes porque têm de morrer pessoas minimamente compativeis (neste caso em idades, quanto mais novos mais dificeis), saudáveis... O pós-operatório é longo e demorado, a visão pode flutuar durante muito tempo, á medida que se vão retirando pontos pode existir flutuações.

                          Na minha opinião deve lubrificar o olho intensamente durante o dia, existem no mercado vários tipos de lente de contacto para correcção do queratocone. Provavelmente necessitaria de realizar novos ensaios, pode haver algum desajuste das lentes. Não se esqueça que a doença evolui, assim as lentes também necessitam de ser ajustadas.

                          Cumps
                          Boas,
                          Claro que sim, eu agora a ser operado sera ao olho esquerdo, onde so vejo aproximadamente 10% dai o risco de ficar pior honestamente acho baixo, visto que ja pouco vejo. A medica viu se negra para fazer topografia nesse olho.

                          Do direito so depois de ver como fiquei do esquerdo poderei analisar mas sem lentes também vejo pouco tipo 40% +/- e segundo a topografia a minha córnia ta muita fina.

                          Sobre o lubrificar o olho, eu faço isso, uso hyabak e um frasco não me chega para uma semana porque lubrifico quase de 15 em 15 minutos. Sofro do chamado "olho seco", Já fiz vários ensaios e já para usar esta lente necessito de usar por baixo uma gelatinosa a fazer de "penso" (piggyback).
                          A situação é que a lente incomoda me muito e quanto mais tempo com ela pior, as primeiras horas ate aguento bem.
                          Enfim!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                            Fiz o transplante no dia 30 de Junho de 2010, tirei os últimos 8 pontos (foram 16 ao todo) em Julho deste ano.

                            Se voltaria a fazer? Nem pensar!

                            Fiquei a ver 10% da vista com óculos, e não vou ver mais que isto.

                            O que passei não vale o resultado... Além disso sou miope da outra vista, tenho 4 dioptrias e não me aconselham fazer a o laser porque mesmo assim esta vista ainda vê 90% e seria um risco, visto que na prática só tenho este olho saudável.

                            Fui operado no hospital universitário de Coimbra pela Dra. Maria João Quadrado (dizem que é a melhor...), e estive 4 anos na lista de espera.
                            Assustaste me! Mas isso aconteceu porque? Eu tive no centro cirurgico com uma Dra. Adriana salvo erro que é quem opera no hospital universitário de Coimbra junto com a Dra. Maria João.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por flaviorodrigues Ver Post
                              Assustaste me! Mas isso aconteceu porque? Eu tive no centro cirurgico com uma Dra. Adriana salvo erro que é quem opera no hospital universitário de Coimbra junto com a Dra. Maria João.
                              Não percebi... Aconteceu o quê como?

                              Eu fiz o transplante porque já estava cego... Via 0!

                              E contínuo praticamente igual... O que mudou é que agora eles já sabem que graduação devo usar, mas não me vai fazer ver a 100% apenas dá para ver 10% (o que na prática não é quase nada...).

                              Mas cada caso é um caso...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por flaviorodrigues Ver Post
                                Boas, OBrigado, Quanto tempo tiveste em media em lista de espera?

                                Outra duvida, então quer dizer que enquanto se tem os pontos não podemos usar qualquer tipo de óculos nesse olho? E durante esse tempo conseguias fazer vida normal? conduzir, trabalhar etc?

                                obrigado,
                                Flávio
                                Fui operado numa Quinta e na Terça já conduzia.

                                Deram-me baixa de 1 mês.

                                O pós-operatório não é das melhores coisas do mundo... Durante uns tempos a tua cabeça vai andar um bocado zonza, vais ver tudo praticamente nublado... Só com o tempo é que vai passando.

                                O que vais sentir mais dificuldade, é a ler, ver TV e estar ao PC.

                                Enquanto tiver os pontos vai ter de ter muito cuidado... Não podes fazer esforços praticamente nenhuns.

                                Eu rebentei um ponto 15 dias depois de ser operado, mas não infectou.

                                Agora que tirei os pontos, contínuo a ter muito cuidado... Porque afinal de contas isto é um transplante, e nunca se sabe se não pode haver rejeição ou prejudicar a córnea.

                                Se usas lentes de contacto, durante o tempo que tiveres os pontos não as podes usar... A mim quando fiz o transplante meteram-me uma lente que me tiraram passado 1 mês, parece que foi por causa do astigmatismo, mas das outras não aconselham a meter.

                                Óculos pode-se usar, senão de outra maneira eu não via nada!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                  Não percebi... Aconteceu o quê como?

                                  Eu fiz o transplante porque já estava cego... Via 0!

                                  E contínuo praticamente igual... O que mudou é que agora eles já sabem que graduação devo usar, mas não me vai fazer ver a 100% apenas dá para ver 10% (o que na prática não é quase nada...).

                                  Mas cada caso é um caso...
                                  Estava com a ideia e mentalizado que ficasse a ver melhor, achei estranho só teres melhorado esses 10%.

                                  Eu tambem do olho que vou ser operado mesmo com correção nunca verei mais do que 40% porque tenho "olho adormecido" ou la o que é de quando era pequeno

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por flaviorodrigues Ver Post
                                    Estava com a ideia e mentalizado que ficasse a ver melhor, achei estranho só teres melhorado esses 10%.

                                    Eu tambem do olho que vou ser operado mesmo com correção nunca verei mais do que 40% porque tenho "olho adormecido" ou la o que é de quando era pequeno
                                    Mas o meu caso é diferente do teu.

                                    Pelo que percebi tu tens uma estrutura da Córnea diferente.

                                    E eu o que me aconteceu é que fiquei cego desta vista... Receitaram-me vários medicamentos para a vista que formaram um micróbio que me fez uma cicatriz na vista que me cegou.

                                    Na prática o transplante a mim o que veio fazer foi conseguir apanhar alguma graduação, porque me pôr a ver eles não conseguem.

                                    Por isso digo que não voltaria a fazer se me tivessem dito antes que não me conseguiam pôr a ver.

                                    Agora tenho que ter demasiados cuidados com o olho para isto não infectar e rejeitar, quando não era preciso se me tivessem dito logo que ia ficar na mesma.

                                    Só agora na última consulta é que souberam dizer que agora era só vigiar a Córnea e contínuava igual ao que estava.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há ja percebi, entendi mal, pensei que sofrias de ceratocone! Tiveste azar nisso tudo, entendo te bem, fogo sofrer tanto para quase nada, meu deus.

                                      Boa sorte nisso, o teu caso faz me lembrar aqueles dos medicamentos na vista que cegaram aqueles pacientes, que cena.

                                      Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                      Mas o meu caso é diferente do teu.

                                      Pelo que percebi tu tens uma estrutura da Córnea diferente.

                                      E eu o que me aconteceu é que fiquei cego desta vista... Receitaram-me vários medicamentos para a vista que formaram um micróbio que me fez uma cicatriz na vista que me cegou.

                                      Na prática o transplante a mim o que veio fazer foi conseguir apanhar alguma graduação, porque me pôr a ver eles não conseguem.

                                      Por isso digo que não voltaria a fazer se me tivessem dito antes que não me conseguiam pôr a ver.

                                      Agora tenho que ter demasiados cuidados com o olho para isto não infectar e rejeitar, quando não era preciso se me tivessem dito logo que ia ficar na mesma.

                                      Só agora na última consulta é que souberam dizer que agora era só vigiar a Córnea e contínuava igual ao que estava.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por flaviorodrigues Ver Post
                                        Há ja percebi, entendi mal, pensei que sofrias de ceratocone! Tiveste azar nisso tudo, entendo te bem, fogo sofrer tanto para quase nada, meu deus.

                                        Boa sorte nisso, o teu caso faz me lembrar aqueles dos medicamentos na vista que cegaram aqueles pacientes, que cena.
                                        Foi parecido... Recori muitas vezes às urgências porque contínuava com uma conjuntivite severa, e cada médico que apanhava receitava um medicamento diferente, o olho não aceitou bem isso... Foi a explicação que me deram para a minha cegueira.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não posso falar em concreto porque bão conheço o seu caso.

                                          Mas no olho pior se realmente já só tem 10% de visão é de apostar no transplante. Se me diz que a córnea está fina seria seguro entrar na lista, porque com a evolução da doença pode descompensar e furar e aí sim tem de ser operado de urgência, com a primeria córnea (devidamente testada) que aparecer.

                                          Existem no mercado umas lentes hibridas, se já usa o piggyback porque não experimentar. Pode ser que tenha melhor conforto com esse tipo de lente. Cada caso é um caso, isto não é como a matemática, que 1+1 são 2!!!

                                          O resultado do transplante não é previsivel, normalmente precisa de correcção de óculos ou lente de contacto na mesma. E muitos casos pouco recuperam, mas quando não há nada a perder, porque não...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Flávio

                                            Como já te tinha dito cada caso é um caso.

                                            Eu tinha as minhas córneas quase a rebentar e não tive alternativa, tive mesmo de fazer o transplante. E ainda bem porque hoje estou com 80% de visão no olho direito e 70% com olho esquerdo, com os meus óculos, não é o ideal mas é o que é.

                                            Cheguei a usar uma lente hibirida, e era muito confortável, mas só a podia usar 8 horas por dia no máximo, e isso para mim não dava, comecei a usar os óculos .

                                            Se fizeres o transplante, tens de ter muito cuidado com os pontos, como disse o RDSBorges, eu no 1º transplante, e passado 6 meses jganhei uma ulcera num ponto (passava muito tempo num escritório com muitos fumadores) a sorte e que a cicatriz ficou fora do campo de visão. Se não fosse a ulcera, diz o médico que, esse transplante tinha sido perfeito.

                                            Tenta marcar uma consulta num hospital que faça o transplante. Se não conseguires e se fores da área do Porto, podes marcar uma consulta na clinica do Prof. Paulo Torres, fica na Boavista. Ele faz transplantes no Sto. António, e se for o caso ele encaminha-te para o hospital.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por lopesf Ver Post
                                              Flávio

                                              Como já te tinha dito cada caso é um caso.

                                              Eu tinha as minhas córneas quase a rebentar e não tive alternativa, tive mesmo de fazer o transplante. E ainda bem porque hoje estou com 80% de visão no olho direito e 70% com olho esquerdo, com os meus óculos, não é o ideal mas é o que é.

                                              Cheguei a usar uma lente hibirida, e era muito confortável, mas só a podia usar 8 horas por dia no máximo, e isso para mim não dava, comecei a usar os óculos .

                                              Se fizeres o transplante, tens de ter muito cuidado com os pontos, como disse o RDSBorges, eu no 1º transplante, e passado 6 meses jganhei uma ulcera num ponto (passava muito tempo num escritório com muitos fumadores) a sorte e que a cicatriz ficou fora do campo de visão. Se não fosse a ulcera, diz o médico que, esse transplante tinha sido perfeito.

                                              Tenta marcar uma consulta num hospital que faça o transplante. Se não conseguires e se fores da área do Porto, podes marcar uma consulta na clinica do Prof. Paulo Torres, fica na Boavista. Ele faz transplantes no Sto. António, e se for o caso ele encaminha-te para o hospital.
                                              Boas, obrigado pela ajuda

                                              Sobre as lentes, o meu problema prende-se também por ai, eu as 8 horas inicias que estou com lentes também aguento bem, o problema esta que eu atualmente para fazer a minha vida normalmente precisava de muito mais, porque limita me imenso, visto que estudo na faculdade a noite. E por abusar o ano passado que fiz uns meses o sacrificio de aguentar de lentes ate a meia noite em menos de 6 meses fiz 2 conjuntivites.

                                              Eu a questão dos pontos, não é o que me assuste muito, porque tanto na empresa como em casa não apanho com fumo nem com ar condicionado nem pó. No entanto claro que tem que se ter mutos cuidados. Eu quando fui operado a colocação dos anéis de ferrara bem sei o que custou e os cuidados que la tive que ter e neste caso ainda é pior.

                                              Eu já ando numa medica que me esta a tratar de encaminhar para o hospital de coimbrã. Vamos a ver, há que estar confiante.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desejo muito boa sorte!!

                                                O meu conselho é que faças a um olho de cada vez, porque uma pessoa minha conhecida fez aos dois, a coisa não correu bem e foi complicado...podia ter ficado completamente cega.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MariaHelena Ver Post
                                                  Desejo muito boa sorte!!

                                                  O meu conselho é que faças a um olho de cada vez, porque uma pessoa minha conhecida fez aos dois, a coisa não correu bem e foi complicado...podia ter ficado completamente cega.
                                                  Boas, sim claro que farei um de cada vez! Nem punha em hipótese doutra maneira!

                                                  Obrigado mais uma vez pelos vossos comentarios

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem vou reviver isto!

                                                    Inscrevi me então para transplante, olho esquerdo, oficialmente o processo deu entrada dia 23/12/2011, já aparece online no portal ESIGIC, segundo o mesmo estou na posição 112 com tempo esperado de 23 semanas para a cirurgia!

                                                    Vamos a ver!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boa sorte Flávio, vai tudo correr bem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        http://forum.autohoje.com/off-topic/...-keraring.html

                                                        Já foram colocados os aneis no inicio de 2011 e até ao momento está tudo bem. Vou pedir mais informação e depois coloco aqui.

                                                        O transplante também esteve em cima da mesa, mas a opção foi mesmo a colocação dos referidos anéis.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já coloquei isso, há 4 anos atras aproximadamente.

                                                          O mal é que também já me foi diagnosticado tarde.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bem ligaram me ontem a tarde para segunda estar em Coimbra para fazer exames de manha e se tudo tiver bem, a tarde sou operado.

                                                            Estou a ver q informação do portal ESIGIC não é de confiar!

                                                            Mas ainda bem, quanto mais rapido operado melhor, no entanto surgiu me uma duvida, que não perguntei, e fiquei com duvidas, se terei que ir de jejjum na segunda para la, o que faço fazer o seu sentido, e por quantos dias sera o internamento para levar roupa, etc.

                                                            Já tentei contactar varias vezes o numero do dep q me foi fornecido mas ninguem atende, e cheira me que não trabalham ao fim de semana!

                                                            EDIT: Liguei para o numero geral e la me passaram para a informaria, posso tomar o pequeno almoço la pas 7 da manha, e fico la de segunda para terça internado.
                                                            Editado pela última vez por flaviorodrigues; 18 February 2012, 15:34.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X