Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Interesse geral - Usar um SIM de banda larga movel num telemovel android ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Interesse geral - Usar um SIM de banda larga movel num telemovel android ?

    Apesar de este forum não ser sobre este assunto, lancei este topico para partilhar uma discoberta que acabei de constatar.
    Pode ajudar os colegas foristas a poupar bastante em comunicaçõs moveis !

    Tenho uma net basica da Vodafone, uma Best Net Light da vodafone, a correr em cima de uma pen Huawey E220, e funciona bastante bem. Custa uns 12 euros e tal por mês.

    Entretanto pedi um samsung gio pelos pontos da vodafone, o qual chegou ha poucos dias, e com o qual ainda ando a fazer experiencias antes de o passar a usar como telemovel principal.

    Ha bocado, a titutulo de curiosidade, coloquei o cartao SIM associado ao Best Net Light no Samsung Gio, e funciona tudo perfeitamente, como se de um cartão normalissimo de voz se tratasse.

    >A internet 3G funciona lindamente

    >O telefone recebe chamadas com o numero associado ao Best Net Light (nao cheguei a atender)

    >O numero Best Net Light chama para outro numero de telemovel (nao cheguei a atender)


    >Instalei tanto o Skype como o Voipraider no telemovel Samsung Gio, fiz chamadas por lá e funciona maravilhosamente. Note-se que o voipraider pode ser configurado por forma a aparecer como identificador da chamada o vosso numero de telemovel.
    Se quiserem chamadas a 3 centimos para telemoveis nacionais, existe ainda mais barato, o cosmovoip.com !

    Por ter receio que algum tipo de trafego adi****l me possa ser cobrado por estar a usar este tarifario num contexto diferente daquele para o qual foi concebido, liguei para o apoio da vodafone, mas não obtive certezas da parte do apoio ao cliente...

    Alguem aqui já experimentou isto ?

    Gostaria então da vossa opinião para as seguintes questões :

    >Posso usar um cartão Best Net Light num Telefone Android , sendo que não pretendo fazer chamadas pela rede vodafone, apenas por voip, ou eventualmente receber chamadas através do numero vodafone associado ?

    Isto tem custos acrescidos em relação aos 12 euros e tal que neste momento pago por mês ?


    >Caso um dia tenha que fazer uma chamada através do numero vodafone associado, qual o custo ?? E como será debitado ?

    >Posso pedir a vodafone que transforme um numero que esta actualmente associado a um contracto de voz (vitamina) num numero de Best net Light ?

    #2
    bom, eu ia a dizer que com cartões 3g não daria para fazer chamadas! mas pelos vistos dá! devem ser os novos da vodafone + android que permitem fazer isso, porque o meu kanguru + htc com wm6 não permite e muito menos deixa aceder ao cartão!

    assim sendo, o que te poderá aparecer será tráfego adicional

    Comentário


      #3
      Experimentei isso há uns tempos no iPhone com o cartão de dados da Vodafone. Apareceu uma factura monstra de dados adicionais, porque havia uma restrição qualquer na utilização dos tarifários de dados em equipamentos de voz.

      Reclamei na VDF dizendo que isso não estava explícito em lado nenhum, e eles "perdoaram" o valor, assumindo a falta de comunicação. Mas não repeti.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
        Experimentei isso há uns tempos no iPhone com o cartão de dados da Vodafone. Apareceu uma factura monstra de dados adicionais, porque havia uma restrição qualquer na utilização dos tarifários de dados em equipamentos de voz.

        Reclamei na VDF dizendo que isso não estava explícito em lado nenhum, e eles "perdoaram" o valor, assumindo a falta de comunicação. Mas não repeti.
        Agora assustaste-me ... e qual era o tarifário que andavas a usar ?

        AInda ha bocado fiz uma chamadas de uma meia hora pelo skype no android , com esse cartão ... impecável

        Comentário


          #5
          Era o Best Net Max.
          Espera pela próxima factura para confirmar.

          Comentário


            #6
            Pelo sim, pelo não acabei de mandar um mail à vodafone:

            Boa tarde.

            Gostaria de saber se posso usar o meu cartao sim best net light num tablet ou smartphone android.
            Tecnicamente sei que funciona, uma vez que já coloquei o cartão sim no meu smartphone android e tudo funciona perfeitamente e consigo utilizar a internet.
            A minha duvida é se a vodafone cobra alguma espécie de trafego adicional .
            Desde ja agradeço

            Reparei entretanto que a vodafone tem um tarifario bet net light tab , como o proprio nome indica deve ser para estes casos. E custa o mesmo, por isso vai na volta até é a mesma coisa.
            Nas letras miudinhas diz que não dá para voip.
            Mas tambem a best net light que tenho dizia que não dava, e de ha umas semanas para cá tem dado, mesmo quando a uso no portátil consigo usar o voipraider e skype, por isso devem ter mudado, i hope.

            Banda larga móvel: tarifários para Tablets - Vodafone

            Banda larga móvel pós-paga: tarifários - Vodafone

            Comentário


              #7
              ..ja fiz isso meu lg swift mas para partilhar a ligação 3g por wi-fi ou seja usei o telemóvel como se fosse um router wireless, claro isto só dá para fazer se tiverem instalado uma ROM diferente, no meu caso tenho a correr no LG a CyanogenMod7 com base no Android 2.3.7... e funciona bem, e ja usei o Voip é uma ideia hehe

              Comentário


                #8
                Acabaram de me responder da vodafone:

                Estimado(a) Cliente,

                No seguimento da situação exposta, informamos que a utilização do cartão de dados num equipamento Tablet ou Android, não terá qualquer custo adicional.



                Para mais esclarecimentos sobre este assunto consulte o nosso site em https://ajuda.vodafone.pt/

                Cumprimentos
                Mara Daniela Batista
                Serviço de Apoio a Clientes

                Fico mais descansado, pois mesmo que receba uma factura - surpresa, pelo menos tenho este mail e o respectivo #identificador para me defender

                Comentário


                  #9
                  Sim funciona em qualquer telemóvel seja ele android iphone simbian windows mobile etc, se fizerem chamadas essas vem no final do mês na conta tudo que for pelo plano de dados é que não é cobrado.

                  :D

                  Comentário


                    #10
                    isto já há muitos anos que dá para fazer na TMN, a Optimus é que já é um caso diferente porque "na altura" não funcionava

                    Comentário


                      #11
                      E fazes ideia do preço por minuto ?

                      E se receberes chamadas no numero associado ao cartao de dados, tem algum custo ??

                      Comentário


                        #12
                        pagava chamadas a +- 30 a 40 centimos para outras redes para tmn era 15 ou coisa assim, valores normais de acordo com os tarifários de voz;

                        receber não pagava;


                        quanto ao resto, tudo que fosse net não se pagava, portanto voip também não acredito que se pague

                        Comentário


                          #13
                          Entrentanto recebi mais um mail da vodafone que caiu que nem um balde de agua fria

                          Estimado(a) Cliente,

                          No seguimento do seu e-mail, no qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos desde já que não aconselhamos a utilização de cartões SIM de Banda Larga Móvel em telemóveis/equipamentos GSM.

                          Estes cartões de Banda Larga Móvel são para utilização única e exclusivamente para equipamentos de internet/ Banda Larga Móvel.

                          Apesar de conseguir utilizar o mesmo como se fosse um serviço GSM, colocando o cartão SIM num telemóvel, a Vodafone alerta que as taxações poderão ser bastante elevadas e surgirão custos adicionais.

                          Por esse motivo a Vodafone apresenta soluções especificas para Banda Larga Móvel e outras para Números Móveis GSM, existindo tarifários e cartões SIM próprios dependendo do tipo de serviço.

                          *****************************
                          Confrontei-os com o mail anterior ... a ver vamos

                          Comentário


                            #14
                            Passaram 2 meses desde que lancei este tópico, e continuo encantado com o usar o meu cartão vodafone Best Net Light no meu telemovel Android (no caso é o samsung galaxy gio com android 2.3) !

                            Estou bastante satisfeito com este sistema, funciona muito bem, e tem-me feito poupar muito em comunicações.

                            Não me foi cobrado qualquer trafego adicional, estou a pagar 10€ por mês

                            Falo horas no Skipe e Voip (cosmovoip.com, megavoip.com, voipraider.com). Para o efeito tenho a aplicação MobileVoip, a qual se saca no android Marquet.

                            Pros deste sistema:
                            >Consigo fazer chamadas a baixo custo, e tenho o skype em todo o lado . A qualidade das chamadas é muito boa, sobretudo no skype (se tiver um telefone de topo, como o galaxy S até dá para videochamadas - já testei!)
                            >Tenho net no telemovel
                            >Quando estou a fazer uma chamadas pelo voip, aparece o meu numero habitual como identificador

                            Contras deste sistema:
                            >A bateria vai à vida num instante
                            >Se tiver numa zona com má rede de internet, este sistema funciona mal (ou seja, é mais sensivel à qualidade da rede do que uma chamada normal de telemovel)
                            >Não é pratico para usar como telemovel principal , pelo que continuo a usar o meu telemovel nokia classico com o meu cartão de telemovel habitual. No fundo uso este android como um computador de bolso, como um complemento ao telemovel
                            >Maior radiação, pelo que se aconselha o uso de um auricular


                            Importante é mudar o APN (nas configurações de rede), para gastar trafego de dados normal, tal como se o cartão Best Net Light estivesse colocado numa pen 3G.
                            As que estou a usar são:
                            Name: Vodafone
                            APN: internet.vodafone.pt
                            Proxy: not set
                            Port: not set
                            Username: vodafone
                            Password: vodafone
                            Server: *
                            MMSC: not set
                            MMS proxy: not set
                            MMS port: not set
                            MCC: 268
                            MNC: 01
                            APN type: internet

                            Comentário


                              #15
                              Já quem tem vodafone com oferta de trafego de dados tem de usar o apn net2.vodafone.pt ou vai ter uma surpresa na factura.

                              Comentário


                                #16
                                A APN é a mesma.
                                Esse e-mail é uma forma de eles te meterem medo.
                                O primeiro mail é que está correcto, eles é que não gostam que os clientes saibam estas coisas. Deve ter sido enviado cheio de tesão por alguém novo por lá que não sabe as políticas restritivas da VDF.
                                Era só o que mais faltava, o meu Dell Streak 7 com Android sempre funcionou com o cartão de net. E tenho outros familiares na mesma situação e sempre sem espinhas.
                                Usa claro um contador de tráfego tipo watchdog 3G para ires controlando o que gastas.
                                O caso muda de figura se estivermos a falar de iphones/ipads pois esses necessitam de um serviço adicional, dai os valores elevados para quem usa estes cartões nestes dispositivos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                  A APN é a mesma.
                                  Esse e-mail é uma forma de eles te meterem medo.
                                  O primeiro mail é que está correcto, eles é que não gostam que os clientes saibam estas coisas. Deve ter sido enviado cheio de tesão por alguém novo por lá que não sabe as políticas restritivas da VDF.
                                  Era só o que mais faltava, o meu Dell Streak 7 com Android sempre funcionou com o cartão de net. E tenho outros familiares na mesma situação e sempre sem espinhas.
                                  Usa claro um contador de tráfego tipo watchdog 3G para ires controlando o que gastas.
                                  O caso muda de figura se estivermos a falar de iphones/ipads pois esses necessitam de um serviço adicional, dai os valores elevados para quem usa estes cartões nestes dispositivos.
                                  Boas!

                                  No meu caso não preciso de contador de trafego , pois a Best net light não tem limite, simplesmente baixa para 128K apos o primeiro 1GB ... mas mesmo 128K é suficiente para voio e skype sem video.

                                  Explica lá isso de os iphones/ipads necessitarem de um serviço adicional, pois não tenho conhecimento. Apenas reparei que os cartões SIM são mais pequenos que os "normais".

                                  Obrigado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                    Já quem tem vodafone com oferta de trafego de dados tem de usar o apn net2.vodafone.pt ou vai ter uma surpresa na factura.
                                    Explica lá isso melhor do net2 ....

                                    No meu caso, como estou a gastar trafego da Best Net Light, mudei para internet.vodafone.pt.

                                    O que me dizes é que se estivesse a gastar trafego de um pacote de dados associado a um cartão de voz, deveria usar o net2, é isso ?

                                    Já agora, será possivel colocar um cartão com um pacote de dados associado a um cartão de voz numa pen de banda larga ??? (no fundo é o contrário do que fiz ) ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim, é a mesma coisa.

                                      Os cartões das bandas largas são cartoes normais. A diferença está nos tarifários de voz/dados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por edias Ver Post
                                        Sim, é a mesma coisa.

                                        Os cartões das bandas largas são cartoes normais. A diferença está nos tarifários de voz/dados.
                                        Seja como for, já percebi que consigo receber chamadas de voz no meu cartão Best Net Light , como se de um cartão normalissimo de voz se tratasse . Ja testei e recebe bem chamadas.

                                        E também ja reparei que chama como se de um cartão normalissimo de voz se tratasse ... só não atendi pois não sei a quanto seria cobrada a chamada.

                                        O numero que aparece é o que está associado ao contracto de banda larga movel Best net Light

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                          Explica lá isso melhor do net2 ....

                                          No meu caso, como estou a gastar trafego da Best Net Light, mudei para internet.vodafone.pt.

                                          O que me dizes é que se estivesse a gastar trafego de um pacote de dados associado a um cartão de voz, deveria usar o net2, é isso ?

                                          Já agora, será possivel colocar um cartão com um pacote de dados associado a um cartão de voz numa pen de banda larga ??? (no fundo é o contrário do que fiz ) ?
                                          Foi isso que me responderam do apoio técnico. Usei o cartão de voz numa pen no apn internet.vodafone.pt

                                          Debitaram-me dados. Indicaram que no meu tarifário de voz teria de usar o net2.vodafone.pt. Curiosamente, ou não, o smartphone comprado via clube viva vem com o net2 por defeito.

                                          E sim...foi o que fiz mesmo antes de ter dados gratuitos. Fiz o desbloqueio.de uma pen tmn e usei um cartão de voz vodafone para teste. Funciona na boa. Se te ligarem toca o tablet...
                                          Editado pela última vez por cuto; 31 December 2011, 17:43.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Desde ontem falei umas 3 horas no skype instalado no android, com este sistema da best net light, e funciona mesmo bem.

                                            É optimo poder usar o skype em qualquer lado, sem estar preocupado com tráfego adicional :P

                                            Comentário


                                              #23
                                              Chamadas a 1 centimo para telemoveis em portugal: https://www.voipyo.com/rates#letter-P

                                              Comentário


                                                #24
                                                Anda-me a acontecer uma coisa no megavoip e agora neste voipyo que registei hoje tambem está igual : de manhã as chamadas para telemoveis têm alta qualidade, mas a seguir ao almoço vão piorando, a meio da tarde são uma lástima e no final da tarde voltam a ter qualidade.

                                                Isto acontece-me tanto através do sapo adsl, como da vodafone 3G

                                                Acontece por ai a mais alguem ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                  Anda-me a acontecer uma coisa no megavoip e agora neste voipyo que registei hoje tambem está igual : de manhã as chamadas para telemoveis têm alta qualidade, mas a seguir ao almoço vão piorando, a meio da tarde são uma lástima e no final da tarde voltam a ter qualidade.

                                                  Isto acontece-me tanto através do sapo adsl, como da vodafone 3G

                                                  Acontece por ai a mais alguem ?
                                                  Deve ter a ver com o periodo em que os americanos estão mais activos. Em Nova Iorque são menos 5 horas. Quando aqui é meio-dia, lá são 7 da manhã e está tudo a acordar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ja me tinha lembrado disso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acabei de voltar a constatar o mesmo que já aqui tinha falado ontem:

                                                      De manhã consigo ligar do voipyo bem para todas as redes moveis.
                                                      A tarde perde muita qualidade, fica uma porcaria.

                                                      Constei outra coisa gira: a ligar para um telemovel em inglaterra , em duas chamadas longas estava perfeito. A seguir ligo para a vodafone de portugal e estava uma porcaria.
                                                      Talvez sejam os operadores nacionais a boicotar as chamadas provenientes de voip, será ?

                                                      Esta falta de qualidade de que me queixo é como se o bitrate da ligação estivesse muito muito mau.
                                                      E constato isto mesmo através de todos os meios :
                                                      >Softphone (voipconnect) no pc
                                                      >Mobilevoip no android (tanto por 3G vodafone, como wifi´s diversos)
                                                      >Telefone SIP da linksys
                                                      >Router Draytek 2700V

                                                      Mais alguem experiencia esta falta de qualidade à tarde ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        As redes 3G andam todas rotas, então com a politica do PUA ter banda larga hoje em dia é para esquecer. Se fica lento é porque na tua zona a essas horas os servidores estão lotadíssimos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                                          As redes 3G andam todas rotas, então com a politica do PUA ter banda larga hoje em dia é para esquecer. Se fica lento é porque na tua zona a essas horas os servidores estão lotadíssimos.
                                                          Boas! O que é o pua ?

                                                          Constei outra coisa gira: a ligar para um telemovel em inglaterra , em duas chamadas longas estava perfeito. A seguir ligo para a vodafone de portugal e estava uma porcaria.
                                                          Talvez sejam os operadores nacionais a boicotar as chamadas provenientes de voip, será ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tenho usado o voipyo e estou maravilhado, cada vez trabalha melhor!
                                                            Chamadas a 1 centimo para todas as redes moveis nacioais https://www.voipyo.com/rates#letter-P

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X