Desses do pdf, que também utilizo, embora seja mais raro, concordo que há por aí medidas um pouco constrangedoras para os que usam esses transportes no quotidiano
Eu acho muito bem.Acabem de vez com os transportes públicos,esses antros de gadulagem,assaltantes,tarados sexuais,bêbados,pedintes e mal cheirosos.
Transporte próprio ao poder,ou então andem de táxi,bicicleta, a pé, ou fiquem em casa.
Pessoalmente acho ridículo encerrar o metro às 23h e algumas estações às 21h30. Se o interesse não for prestar um serviço de qualidade mas sim poupar então que encerrem de vez todas as estações de metro.
Eu já era da opinião que o metro ao fim de semana (sextas e sábados) não devia encerrar no período nocturno à semelhança do que já acontece em muitas cidades europeias. Agora diminuir o horário de funcionamento? Que falta de imaginação...
E depois querem promover o uso de transportes públicos e inclusivamente proibir o acesso de automóveis a certas zonas da cidade, limitando o horário do metro e da carris! Faz todo o sentido
O trânsito diário a entrar na capital já é imenso e em vez de se procurar promover o uso de transportes públicos não, vamos limitar ainda mais as coisas e "obrigar" as pessoas a vir de carro para a cidade!
Não tenho tempo para ler o pdf ao pormenor, mas parece-me ter medidas de redução e simplificação acertadas.
Em Odivelas, por exemplo, há carreiras urbanas da RL a fazer o "circuito" Cidade - Senhor Roubado. Porque é que o autocarro 36 tem que ir ao centro de Odivelas. Parece que vai passar a ficar no Senhor Roubado, parece-me acertado.
Justifica-se andarem barcos a fazer carreiras Belém - Porto Brandão - Belém para transportar 400 pessoas de manhã e as mesmas 400 á tarde? Não será o custo desta carreira demasiado elevado para os benefícios que traz?
Claro que se aparecerem daqui a nada utilizadores destas carreiras de que dei exemplo, não vão gostar, mas se vocês tivessem que transportar diariamente uma caixa de cartão com 10kg entre casa e o trabalho, iam comprar um camião com semi-reboque para o fazer?
Eu acho muito bem.Acabem de vez com os transportes públicos,esses antros de gadulagem,assaltantes,tarados sexuais,bêbados,pedintes e mal cheirosos.
Transporte próprio ao poder,ou então andem de táxi,bicicleta, a pé, ou fiquem em casa.
Eu acho muito bem.Acabem de vez com os transportes públicos,esses antros de gadulagem,assaltantes,tarados sexuais,bêbados,pedintes e mal cheirosos.
Transporte próprio ao poder,ou então andem de táxi,bicicleta, a pé, ou fiquem em casa.
Acho um absurdo acabar com os transportes públicos... Mas isso sou eu que sou do tempo em que em Lisboa o pessoal usava os transportes públicos... Como ainda hoje se usam em Londres, Paris, etc... Mas nós estamos mais à frente... Tudo a andar de carrinho! Sim, porque isso de motos também é um luxo! Só pode sobrar mesmo o carrinho, de preferencia com apenas uma pessoa lá dentro.
Editado pela última vez por Jbranco; 03 November 2011, 19:44.
Acho um absurdo acabar com os transportes públicos... Mas isso sou eu que sou do tempo em que em Lisboa o pessoal usava os transportes públicos... Como ainda hoje se usam em Londres, Paris, etc... Mas nós estamos mais à frente... Tudo a andar de carrinho! Sim, porque isso de motos também é um luxo! Só pode sobrar mesmo o carrinho, de preferencia com apenas uma pessoa lá dentro.
Andas de metro em Lisboa? Esse argumento cada vez é menos válido. Sim, as pessoas continuam a andar de carro mas o metro (e os autocarros) não está propriamente vazio.
Quanto à medida, é uma anormalidade. Mas estão loucos? Os horários das pessoas não acabam às 17 ou às 18h. Eu já achava que fecharem o metro à 1h da manhã era um absurdo, às 23h é simplesmente uma falta de respeito.
Fico particularmente triste é com o anunciado fecho da ligação entre Belém e a Trafaria. Aqueles passeios no Mouraria com a namorada... Foi bom enquanto durou. :/
que mudem, mas de maneira que funcionem e mais baratos!
cada x que vou a lisboa sai-me mais barato ir de carro combustível + parque.
Para quem vai pontualmente é capaz de ficar mais barato.
Só ontem para ir do Pragal até ao Colombo paguei 7.7€ (parque de estacionamento no Pragal + cartão da Fertagus + duas viagens de Fertagus + cartão do Metro + duas viagens de Metro)
Mesmo descontando 1€ dos cartões, ainda fica para o carote.
Para quem vai pontualmente é capaz de ficar mais barato.
Só ontem para ir do Pragal até ao Colombo paguei 7.7€ (parque de estacionamento no Pragal + cartão da Fertagus + duas viagens de Fertagus + cartão do Metro + duas viagens de Metro)
Mesmo descontando 1€ dos cartões, ainda fica para o carote.
Mas a fertagus rouba à descarada nos preços. Se calhar por isso é que apresenta lucro ao contrário dos outros.
Aumentam o valor dos parquimetros, limitam os períodos de estacionamento e restringem o acesso das viaturas pré-92 junto ao meu local de trabalho, para usarmos os transportes públicos. Agora querem restringir os transportes públicos...
Acho que o estudo, relativamente ao metro, tem alguma utilidade. Talvez livro de anedotas.... (sempre) 3 carruagens na Linha Verde , às 18h vai ser lindo, será que fazem desconto a quem for no tejadilho?
Começando pelos locais onde passa o comboio...literalmente pelo meio dos prédios e das hortas a 4 Km/h e todo tombado...eu fiquei estarrecido!! Como é possível????
Fiz um percurso grande (IC19 de Mira Sintra/Meleças a Entrecampos) na CP e não vi 1 único segurança....coisa que na Fertagus até vês 2!
Limpeza do comboio.....epá o da CP não estava sujo.....os da Fertagus é que andam limpos!
Fiz este percurso por 1,70€ salvo erro e 0,50€ deste valor foi o cartãozinho, portanto 1,20€ se bem me recordo.
Como é que a CP não havia de dar prejuízo? 1,20€ para fazer a IC19 até Lisboa? Este preço é dado!!
Pragal-Lisboa é 1,80€ mas é uma distância muito menor do que Mira Sintra - Lisboa
Editado pela última vez por apagdo; 03 November 2011, 20:57.
Se a relação poupança/transtorno for positiva, pode ser que as mudanças façam sentido, se bem que tem é de haver cortes nas regalias dos funcionários, despropositadas nalguns casos e obscenas no caso dos gestores.
Não posso, porém, deixar de pensar no pessoal que trabalha nos centros comerciais (que são cada vez mais...) até à meia-noite.
Começando pelos locais onde passa o comboio...literalmente pelo meio dos prédios e das hortas a 4 Km/h e todo tombado...eu fiquei estarrecido!! Como é possível????
Fiz um percurso grande (IC19 de Mira Sintra/Meleças a Entrecampos) na CP e não vi 1 único segurança....coisa que na Fertagus até vês 2!
Limpeza do comboio.....epá o da CP não estava sujo.....os da Fertagus é que andam limpos!
Fiz este percurso por 1,70€ salvo erro e 0,50€ deste valor foi o cartãozinho, portanto 1,20€ se bem me recordo.
Como é que a CP não havia de dar prejuízo? 1,20€ para fazer a IC19 até Lisboa? Este preço é dado!!
Pragal-Lisboa é 1,80€ mas é uma distância muito menor do que Mira Sintra - Lisboa
Como eu tinha dito, a Fertagus rouba, mas como é privado as coisas são diferentes. Eu acho um escândalo pagar quase 2€ para fazer a 25 de Abril. A linha de Sintra já existe desde o sec XIX enquanto que a da Fertagus foi feita no final do sec XX, logo aí são mundos diferentes.
Quanto à limpeza tens toda a razão, mas mais uma vez o ser privado e cobrar o que cobram, tem mesmo que apresentar resultados e acções.
Sou um acérrimo defensor dos transportes públicos. Para mim o carro é para lazer felizmente.
Ainda assim percebo que são muito pouco eficientes ainda que alguns possam ser eficazes.
Tem de facto de haver uma reestruturação de toda a rede, especialmente na Carris.
Um pequeno exemplo é a carreira 745 (Prior Velho - Cais Sodré) e a carreira 36 (Odivelas - Cais de Sodré).
Cruzam-se ambas no Campo Grande e depois fazem o mesmo percurso até ao Cais do Sodré. Isto é ser redundante.
Uma destas carreiras terminaria no Campo Grande e as pessoas apanhariam a outra se quisessem ir do Campo Grande para a frente.
Outro exemplo é o do Metro de Almada.
Funciona bem mas não se justifica haver Metro para Cacilhas de 5 em 5 minutos em hora de ponta!! Bastava de 10 em 10 minutos p.ex.
Quanto à Fertagus, faz inquéritos aos clientes frequentemente.
Em 2009 tiveram 4,7 numa escala de 0 a 5
Em 2010 tiveram 4,5....sei que os clientes acham caro de facto mas o serviço funciona muito bem! http://www.fertagus.pt/artigo.aspx?c...VhuDcyBOhJehw1
Editado pela última vez por apagdo; 03 November 2011, 21:14.
Não tenho tempo para ler o pdf ao pormenor, mas parece-me ter medidas de redução e simplificação acertadas.
Em Odivelas, por exemplo, há carreiras urbanas da RL a fazer o "circuito" Cidade - Senhor Roubado. Porque é que o autocarro 36 tem que ir ao centro de Odivelas. Parece que vai passar a ficar no Senhor Roubado, parece-me acertado.
(...)
Tens pessoas que vão para Odivelas e não precisam de usar a RL.
A Diferença do valor dos passes é de 9€/mês a entre usar um passe combinado Carris-Metro Rede 30 Dias e o L1, com vantagem para o Primeiro.
Comentário