Dias por falecimento de Familiar

A mostrar resultados 1 para 5 de 5

Título: Dias por falecimento de Familiar

Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito Dias por falecimento de Familiar

A minha dúvida é a seguinte...

A minha avó faleceu ontem (Domingo) às 16:30 da tarde.Eu sei que tenho direito a dois dias,mas não encontro nada na lei que me diga quando é que a contagem começa a ser feita.

O decreto de lei nº 100/99 de 31 Março, artigo 28º é o único que fala acerca do dia de contagem.

1 - As faltas a que se refere o artigo anterior têm início, segundo opção do interessado, no dia do falecimento, no do seu conhecimento ou no da realização da cerimónia fúnebre e são utilizadas num único período.
    2 - A ausência ao serviço por motivo de falecimento de familiar ou equiparado deve ser participada no próprio dia em que a mesma ocorra ou, excepcionalmente, no dia seguinte e justificada por escrito logo que o funcionário ou agente se apresente ao serviço.
    3 - As faltas por falecimento de familiar ou equiparado são consideradas serviço efectivo, mas implicam a perda do subsídio de refeição.

Os recursos humanos da minha empresa dizem-me que o dia de Domingo já conta...

Gostaria de saber se têm razão e onde se baeiam para ter tanta certeza disso,já que nao me conseguem explicar.

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por casual style Ver Post
    A minha dúvida é a seguinte...

A minha avó faleceu ontem (Domingo) às 16:30 da tarde.Eu sei que tenho direito a dois dias,mas não encontro nada na lei que me diga quando é que a contagem começa a ser feita.

O decreto de lei nº 100/99 de 31 Março, artigo 28º é o único que fala acerca do dia de contagem.

1 - As faltas a que se refere o artigo anterior têm início, segundo opção do interessado, no dia do falecimento, no do seu conhecimento ou no da realização da cerimónia fúnebre e são utilizadas num único período.
    2 - A ausência ao serviço por motivo de falecimento de familiar ou equiparado deve ser participada no próprio dia em que a mesma ocorra ou, excepcionalmente, no dia seguinte e justificada por escrito logo que o funcionário ou agente se apresente ao serviço.
    3 - As faltas por falecimento de familiar ou equiparado são consideradas serviço efectivo, mas implicam a perda do subsídio de refeição.

Os recursos humanos da minha empresa dizem-me que o dia de Domingo já conta...

Gostaria de saber se têm razão e onde se baeiam para ter tanta certeza disso,já que nao me conseguem explicar.
    Respondeste a ti próprio...

Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Não sei se esse decreto deixou de estar em vigor.

Não encontrei nada na lei que me diga em que dia começa a contagem...a não ser esse decreto de lei de 1999.

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

A Lei que publicaste ainda está em vigor, no entanto, tem um pequeno senão, essa lei aplica-se à função pública e não ao privado.

O Código de Trabalho (lei 7/2009) apenas refere quantos dias o trabalhador tem direito, não refere quando começa o seu gozo.

Faltas por motivo de falecimento de cônjuge, parente ou afim
    1 — O trabalhador pode faltar justificadamente:
    a) Até cinco dias consecutivos, por falecimento de cônjuge não separado de pessoas e bens ou de parente ou afim no 1.º grau na linha recta;
    b) Até dois dias consecutivos, por falecimento de outro parente ou afim na linha recta ou no 2.º grau da linha colateral.
    2 — Aplica -se o disposto na alínea a) do número anterior em caso de falecimento de pessoa que viva em união de facto ou economia comum com o trabalhador, nos termos previstos em legislação específica.
    3 — Constitui contra -ordenação grave a violação do disposto neste artigo.
    Regra geral o gozo inicia-se a partir do momento em que o trabalhador toma conhecimento (regra geral coincide com o dia de óbito) mas existem diversas interpretações quanto a esta temática, por isso, quando há dúvidas recorre-se ao bom senso!

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

os meus pêsames. como disseste, podes usufruir desses dias a partir do dia ou a partir do dia do funeral. penso que seja isso.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •