Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Igreja aceita mudar dois feriados se Governo fizer o mesmo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Igreja aceita mudar dois feriados se Governo fizer o mesmo

    Igreja aceita mudar feriados se Governo fizer o mesmo | Económico


    A Igreja Católica Portuguesa aceita a mudança de data de dois feriados religiosos se o Governo renunciar a outros dois civis.

    "É esta a condição", sublinhou Manuel Morujão adiantando que "os bispos manifestaram o seu desejo de colaborar com o Governo" na resolução da crise embora tenham consciência que "suprir um feriado não é uma varinha mágica que resolva os problemas da economia nacional".

    Contudo, explica o padre, "este é um sinal de colaboração com o trabalho, criatividade" e uma forma de "evitar os excessos, desleixo, desmotivação".

    A sugestão dos dois feriados, que Manuel Morujão se escusou a identificar, é agora apresentada pela CEP à Santa Sé, a quem competirá autorizar a mudança após negociações com o Governo Português.

    "A minha perceção é que os feriados passarão a ser celebrados no domingo seguinte", disse o porta-voz da CEP. Este foi um dos temas abordados pelos bispos católicos portugueses que estão reunidos em Fátima desde segunda-feira. A 178ª Assembleia Plenária da CEP termina na quinta-feira. Representa a Igreja Católica em Portugal e é composta pelos bispos diocesanos, incluindo o das Forças Armadas e de Segurança, os bispos coadjutores e auxiliares.

    Agora juro que fiquei baralhado... mas quem é que "manda" no país? É a igreja ou é o Governo (mandatado pelo povo, em teoria...)?

    Não é porventura Portugal um estado laico? Se o governo decidir acabar com todos os feriados religiosos a igreja tem que poder? Fazer greve e não dar missas?!

    #2
    Estão mal habituados... a igreja só tem que comer e calar!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
      Estão mal habituados... a igreja só tem que comer e calar!
      Mas olha que comem e calam.

      Comentário


        #4
        Pensei que isto da separação dos poderes da Igreja e do Estado é um assunto que ficou resolvido no século XX mas parece que não na totalidade...

        Comentário


          #5
          Mas o Governo também abriu um precedente para que estes senhores agora se achassem donos disto tudo. Nem sequer havia "negociação" nenhuma, avançava com a medida e pronto. Deram demasiada importância e agora têm-nos à perna e a tentarem marcar alguma posição

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
            Mas o Governo também abriu um precedente para que estes senhores agora se achassem donos disto tudo. Nem sequer havia "negociação" nenhuma, avançava com a medida e pronto. Deram demasiada importância e agora têm-nos à perna e a tentarem marcar alguma posição

            Não é precedente nenhum, dá pelo nome de Concordata e a última data de 2004.

            Concordata entre a Santa Sé e Portugal (2004)

            Artigo 30º e podem bater no Durão que a deixou alterar!!


            Não concordo com o bate pé da Igreja, mas também não vejo qual o problema dos feriados (enquanto pensarem que horas de trabalho a mais implica maior produtividade, está tudo errado) mas agora dizerem que só aceitamos alterar dois dos nossos se dois dos civis também o forem é qe acho abuso.
            Mas lá está a Concordata dá demasiados poderes à Igreja.
            Editado pela última vez por aquicas; 09 November 2011, 16:08.

            Comentário


              #7
              Fazem isto porque sabem que os civis são difíceis de mudar já que são dias específicos dos acontecimentos a celebrar. Religiosos serão naturalmente os primeiros a serem mudados.

              Comentário


                #8
                Ou mudam ou começam a despejar velhinhas e o Estado que trate delas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  Fazem isto porque sabem que os civis são difíceis de mudar já que são dias específicos dos acontecimentos a celebrar. Religiosos serão naturalmente os primeiros a serem mudados.
                  Achas?
                  Só para dar um exemplo, aqui na minha terra mudaram a celebração do feriado para um Domingo, porque na 5ª feira anterior o Papa estava em Fátima e só sei que as beatas quase fuzilaram o padre.

                  Comentário


                    #10
                    O nosso Estado apesar de laico, é claramente tendencioso, e a Igreja Católica (apesar de não parecer) tem imenso poder nas decisões políticas.

                    Quantos cristãos existem em Portugal? Agora basta pensar que a Igreja pode influenciar milhares ou mesmo milhões de pessoas, e essa influência pode custar votos. Imaginem que começavam a pregar contra um partido em particular, tenho a certeza que esse partido iria perder muitos votos. A Igreja tem muito poder político, pois pode influenciar muita gente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                      Achas?
                      Só para dar um exemplo, aqui na minha terra mudaram a celebração do feriado para um Domingo, porque na 5ª feira anterior o Papa estava em Fátima e só sei que as beatas quase fuzilaram o padre.
                      Já tinham gasto dinheiro no cabeleireiro depois no domingo o cabeleireiro fecha, eu acho mal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                        O nosso Estado apesar de laico, é claramente tendencioso, e a Igreja Católica (apesar de não parecer) tem imenso poder nas decisões políticas.

                        Quantos cristãos existem em Portugal? Agora basta pensar que a Igreja pode influenciar milhares ou mesmo milhões de pessoas, e essa influência pode custar votos. Imaginem que começavam a pregar contra um partido em particular, tenho a certeza que esse partido iria perder muitos votos. A Igreja tem muito poder político, pois pode influenciar muita gente.
                        As setas do senhor apontam para o Céu!


                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          Fazem isto porque sabem que os civis são difíceis de mudar já que são dias específicos dos acontecimentos a celebrar. Religiosos serão naturalmente os primeiros a serem mudados.
                          Originalmente Colocado por wikipedia

                          Nem sim nem não.

                          Há feriados tanto civis como religiosos que bem podem mudar de data.

                          25 de Abril - que mais dá ser a 24 ou a 26
                          5 de Outubro idem

                          1º de Maio tem de ficar no sitio, digo eu

                          1 Dezembro tb se pode mudar ou extinguir

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                            Nem sim nem não.

                            Há feriados tanto civis como religiosos que bem podem mudar de data.

                            25 de Abril - que mais dá ser a 24 ou a 26
                            5 de Outubro idem

                            1º de Maio tem de ficar no sitio, digo eu

                            1 Dezembro tb se pode mudar ou extinguir
                            foste logo pegar primeiro naquele que é o mais ridículo mudar o 25 de abril.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                              foste logo pegar primeiro naquele que é o mais ridículo mudar o 25 de abril.
                              Depende dos pontos de vista

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                Depende dos pontos de vista
                                sim, para algumas pessoas nem devia existir

                                Comentário


                                  #17
                                  1 de Janeiro - Ano Novo
                                  8 de Março - Carnaval
                                  22 de Abril - Sexta-Feira Santa
                                  24 de Abril - Páscoa
                                  25 de Abril - Dia da Liberdade
                                  1 de Maio - Dia do Trabalhador
                                  10 de Junho - Dia de Portugal
                                  - Juntava aqui Implementação da República e Restauração da Independência... é o dia de Portugal e pronto final parágrafo, para o mal e para o bem!
                                  23 de Junho - Corpo de Deus - Sempre ouvi dizer que deus não tem corpo, este feriado faz zero sentido...
                                  15 de Agosto - Assunção de Maria - Nem percebo o que se celebra aqui...
                                  5 de Outubro - Implantação da República 10 de Junho
                                  1 de Novembro - Dia de Todos-os-Santos Dá jeito ter um feriado em Novembro, mas eu chamava-lhe outra coisa...
                                  1 de Dezembro - Restauração da Independência 10 de Junho
                                  8 de Dezembro - Imaculada Conceição - Nem percebo o que se celebra aqui...
                                  25 de Dezembro - Natal


                                  Pronto, se eu mandasse ficava assim! Ainda se soma o feriado municipal!


                                  PS: como comparação, a Irlanda, país altamente católico tem 9 feriados num ano dos quais apenas 4 são católicos (Natal, Páscoa, St Patriks e St. Stephens).
                                  Editado pela última vez por Rasec; 09 November 2011, 16:58.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    1 de Janeiro - Ano Novo
                                    8 de Março - Carnaval
                                    22 de Abril - Sexta-Feira Santa
                                    24 de Abril - Páscoa
                                    25 de Abril - Dia da Liberdade
                                    1 de Maio - Dia do Trabalhador
                                    10 de Junho - Dia de Portugal
                                    - Juntava aqui Implementação da República e Restauração da Independência... é o dia de Portugal e pronto final parágrafo, para o mal e para o bem!
                                    23 de Junho - Corpo de Deus - Sempre ouvi dizer que deus não tem corpo, este feriado faz zero sentido...
                                    15 de Agosto - Assunção de Maria - Nem percebo o que se celebra aqui...
                                    5 de Outubro - Implantação da República 10 de Junho
                                    1 de Novembro - Dia de Todos-os-Santos Dá jeito ter um feriado em Novembro, mas eu chamava-lhe outra coisa...
                                    1 de Dezembro - Restauração da Independência 10 de Junho
                                    8 de Dezembro - Imaculada Conceição - Nem percebo o que se celebra aqui...
                                    25 de Dezembro - Natal


                                    Pronto, se eu mandasse ficava assim! Ainda se soma o feriado municipal!


                                    PS: como comparação, a Irlanda, país altamente católico tem 9 feriados num ano dos quais apenas 4 são católicos (Natal, Páscoa, St Patriks e St. Stephens).
                                    O Carnaval não é feriado deve ser um dos que vai com os porcos...

                                    Por mim, ficava:
                                    1 de Janeiro - Ano Novo
                                    25 de Abril - Dia da Liberdade
                                    1 de Maio - Dia do Trabalhador
                                    10 de Junho - Dia de Portugal
                                    25 de Dezembro - Natal (único religioso comemorado)

                                    E mai nada!


                                    EDIT: O feriado municipal não me dá jeito nenhum... pode acabar também...
                                    Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 09 November 2011, 17:08.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                      Nem sim nem não.

                                      Há feriados tanto civis como religiosos que bem podem mudar de data.

                                      25 de Abril - que mais dá ser a 24 ou a 26
                                      5 de Outubro idem

                                      1º de Maio tem de ficar no sitio, digo eu

                                      1 Dezembro tb se pode mudar ou extinguir
                                      E dizes tu baseado em quê? Porque é que uns mexem e outros não?

                                      Além disso, o 1 de Maio deixa de fazer sentido, pois cada vez mais são mais os não-trabalhadores que os trabalhadores...
                                      Pensando bem, ao acabarem com o subs. de Natal, bem podem acabar com o Natal...
                                      Quanto ao 25 de Abril e dia da Liberdade, não temos liberdade nenhuma para nada, apenas para pagar impostos, fará sentido comemorar?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                        15 de Agosto - Assunção de Maria - Nem percebo o que se celebra aqui...
                                        É capaz de ser o piorzinho.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Igreja aceita mudar feriados se Governo fizer o mesmo | Económico

                                          Agora juro que fiquei baralhado... mas quem é que "manda" no país? É a igreja ou é o Governo (mandatado pelo povo, em teoria...)?

                                          Não é porventura Portugal um estado laico? Se o governo decidir acabar com todos os feriados religiosos a igreja tem que poder? Fazer greve e não dar missas?!
                                          Pelo que sei estamos num Pais democratico, e se o governo para alterar qualquer lei faz consultas aos parceiros sociais ou as entidades afectadas, porque carga de agua não pode fazer o mesmo com a igreja catolica que representa uma boa parte da população portuguesa?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Feriados a manter

                                            Nacionais

                                            1 de Janeiro (Ano Novo
                                            15 de Abril (Abrilada)
                                            1 de Maio (Trabalhador)
                                            5 de Outubro (Dia de Portugal e da Republica) Nota- Dia de Portugal, porque foi neste dia que no ano de 1143 em Samora, foi assinado o tratado que reconheu Portugal como independente

                                            Religiosos
                                            6ª Feira Santa (data volante)
                                            1 de Novembro (Dia de todos os Santos)
                                            8 de Dezembro (Nossa Sª da Conceição "Padroeira de Portugal")
                                            25 de Dezembro (Natal)

                                            Estes feriados chegavam

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pegando num post, este era o meu calendário de feriados (preto os que ficam, a vermelho os que acabam):

                                              1 de Janeiro - Ano Novo
                                              8 de Março - Carnaval
                                              22 de Abril - Sexta-Feira Santa
                                              24 de Abril - Páscoa
                                              25 de Abril - Dia da Liberdade -> E porque não 25 de Novembro?
                                              1 de Maio - Dia do Trabalhador (porque também o é internacionalmente, se não passava a ser um feriado móvel)
                                              10 de Junho - Dia de Portugal - Não sei porque é considerado o Dia de Portugal
                                              23 de Junho - Corpo de Deus
                                              15 de Agosto - Assunção de Maria
                                              5 de Outubro - Passava a ser o dia de Portugal (e talvez Implantação da República). Podia-se agrupar ao 1 de Dezembro se fosse preciso cortar mais algum
                                              1 de Novembro - Dia de Todos-os-Santos (socialmente faz sentido)
                                              1 de Dezembro - Restauração da Independência(Para mim, faz sentido. Ainda hoje somos portugueses, não de outra nacionalidade)
                                              8 de Dezembro - Imaculada Conceição -
                                              25 de Dezembro - Natal

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                                Mas o Governo também abriu um precedente para que estes senhores agora se achassem donos disto tudo. Nem sequer havia "negociação" nenhuma, avançava com a medida e pronto. Deram demasiada importância e agora têm-nos à perna e a tentarem marcar alguma posição
                                                A Igreja, quer queiram quer não, tem uma coisa importantíssima que poder ser preponderante na sociedade politica...Poder!!

                                                Os padres conseguem virar a cabeça a muita gente, se estiverem constantemente a dar bicadas no governo!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                  Ou mudam ou começam a despejar velhinhas e o Estado que trate delas.
                                                  :D Se começarem a despejar velhinhas, acabamos com todos os privilégios fiscais que dispõem actualmente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                    Igreja aceita mudar feriados se Governo fizer o mesmo | Económico


                                                    Agora juro que fiquei baralhado... mas quem é que "manda" no país? É a igreja ou é o Governo (mandatado pelo povo, em teoria...)?

                                                    Não é porventura Portugal um estado laico? Se o governo decidir acabar com todos os feriados religiosos a igreja tem que poder? Fazer greve e não dar missas?!

                                                    A igreja anda sedenta de readquirir o protagonismo que já teve, tem aproveitado a crise para se colocar em bicos de pés e dizer aquilo que o comum cidadão conhece sobejamente, quer-se fazer ouvir somente.

                                                    Sempre gostava de saber que impostos paga um santuário como o de Fátima pelo negócio gerado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                                                      A igreja anda sedenta de readquirir o protagonismo que já teve, tem aproveitado a crise para se colocar em bicos de pés e dizer aquilo que o comum cidadão conhece sobejamente, quer-se fazer ouvir somente.

                                                      Sempre gostava de saber que impostos paga um santuário como o de Fátima pelo negócio gerado.
                                                      sim em tempos de crise é a melhor altura para recrutar adeptos.
                                                      Não percebo que num estado laico, ou que se diz laico, se pense em mudar o 25 de abril mas se mantenham feriados religiosos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esses senhores da igreja já começavam era a pagar impostos iguais aos outros portugueses para ajudar o pais a sair da crise.

                                                        Eu pensar que eles já estavam habituados a feriados moveis afinal de contas o homem da cruz todos os anos morre num dia diferente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acabem com os feriados de vez.

                                                          Resolve-se o problema, para sempre.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                            Pelo que sei estamos num Pais democratico, e se o governo para alterar qualquer lei faz consultas aos parceiros sociais ou as entidades afectadas, porque carga de agua não pode fazer o mesmo com a igreja catolica que representa uma boa parte da população portuguesa?
                                                            Diz representar

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X