"De acordo com o Jornal de Negócios, os bancos defendem que este processo viola direitos, liberdades e garantias e que, por isso, os tribunais poderão vir a pronunciar-se sobre ela.
Os bancos estão a ponderar levar o Estado a tribunal por causa da forma como o Governo pretende fazer a recapitalização da banca, noticia o Jornal de Negócios.
De acordo com este jornal, a Associação Portuguesa de Bancos enviou uma carta ao comissário europeu dos Assuntos Económicos onde a banca entende que esta recapitalização representa uma quebra de direitos, liberdades e garantias.
Os bancos falam em séria ofensa aos princípios de propriedade privada e livre iniciativa e pedem a intervenção de Bruxelas por receio de que as medidas propostas pelo Governo resultem na violação dos interesses dos bancos portugueses.
Nesta missiva enviada a Olli Rehn, ao Presidente da República e ao Governador do Banco de Portugal, os bancos entendem que esta questão diz respeito à lei nacional e sobre a qual os tribunais terão provavelmente de se pronunciar.
António de Sousa, presidente desta associação, considera que se está perante um ataque aos accionistas e alerta para a fuga de investiedores estrangeiros.
Bruxelas respondeu a esta carta dizendo que o interlocutor da Comissão Europeia é o Governo português."
Estado pode ser levado a tribunal por causa de recapitalização da banca - TSF
Olha, afinal... Os trabalhadores não devem fazer greves porque o país está numa situação difícil e as greves aumentam ainda mais as dificuldades. Mas, pelo contrário, os banqueiros não têm o mesmo dever de sacrifício, mesmo quando o que está em causa é a recapitalização dos bancos com recurso a dinheiro do estado, isto é, com dinheiro de todos nós.
"ofensa aos princípios de propriedade privada"?! Sou só eu a achar que estes banqueiros são uns grandes cromos?Pelo menos lata não lhes falta! Propriedade privada? Então resolvam sozinhos o seus problemas!
O estado a mim não me dá dinheiro para eu resolver os problemas que tenho com a minha "propriedade privada". Aliás, a mim e a muitos outros os estado tem feito precisamente o contrário!!!