Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DB:A criação de uma empresa entre 2 membros do forum!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    DB:A criação de uma empresa entre 2 membros do forum!

    Boa noite a todos

    Após o devido pedido de autorização á moderação, decidimos avançar com este diário de bordo.

    Numa altura de crise, numa altura difícil para o país e para todos nós, decidimos partilhar aqui convosco aquele que é, no fundo, a nossa maneira de dizer “Não” áquilo ao que nos rodeia. No Fundo a nossa maneira de dizer “Não á crise” é dizer “Não” ao conformismo.

    Em uma altura que todos os dias proliferam tópicos pelo fórum a falar de como as coisas são, estão e serão difíceis… Resolvemos passar á acção!!

    Porque nós acreditamos no nosso projecto, nas nossas capacidades, e que merecemos um futuro menos instável tomámos esta iniciativa, apesar da crise, acreditando, investindo, inovando e ir em frente…

    O que esperamos com isto é iniciar a construção do nosso futuro, com objectivos que, sendo sobejamente mais ambiciosos do que o presente nos propunha, são também objectivos que sabemos que somos capazes e merecemos atingir.

    Curiosamente é, possivelmente, o primeiro diário de bordo de uma empresa feito desde o seu início de membros que se conheceram precisamente através do Fórum da Autohoje….e que acreditaram nas potencialidades e mais valias de cada um para levar em frente este projecto.

    Esperamos partilhar convosco ( mais ou menos diariamente ) o nosso dia a dia na construção, planeamento, evolução, crescimento da empresa. As nossas duvidas, incertezas, derrotas, avanços e recuos, amuos, sofrimentos, inconformidades, brigas (esperemos que poucas) e dificuldades….mas principalmente aquilo que mais queremos…as nossas vitorias, o nosso crescimento, a nossa evolução.

    Esperamos que nesta altura de crise possamos ser a “inspiração” necessária…para quem nos quiser acompanhar e para quem se recuse a ser tomado de assalto pela negatividade que assola o país.

    Esta…..é a nossa “Manifestação dos Indignados”….
    Editado pela última vez por NiGhTb0y; 08 May 2012, 21:26.

    #2
    Boa sorte com isso

    Aqui está um tópico que vou tentar acompanhar.

    A área de negócio pode dizer-se ou ainda é segredo?

    Comentário


      #3
      Muito boa sorte para o futuro, é o que desejo á vossa empresa.

      Comentário


        #4
        Vamos começar a nossa historia…!!! Para já, vamos começar com um resumo do que já se passou, pois não começou hoje!

        Era perto de meio do ano e três pessoas, duas delas membros do fórum, decidem começar a falar de investimentos: conversa para cá, conversa para lá e chegamos á conclusão que estávamos todos um pouco fartos do nosso dia a dia nas empresas onde trabalhamos por motivos vários e a ambição, no fundo, era muito mais alta do que aquela que prevemos obter no local onde trabalhamos. Apesar de a altura ser difícil todos queríamos chegar mais longe, ir mais alto, construir o nosso próprio caminho e conquistar o nosso espaço.

        Decidimos então….ser patrões e ir á procura de um projecto aliciante que nos apresentasse garantias e ambição á nossa medida. Para já somos só três patrões, sem "proletariado", portanto... uma tipica empresa portuguesa . Mas não é este o objectivo.

        Normalmente estas histórias passam por buscas demoradas, odisseias de queimar pestanas, dias,meses a fio a pensar e a ponderar: a verdade é que a nossa demanda foi relativamente pequena: apesar uma pequena busca em várias áreas….encontramos uma que nos pareceu interessante e resolvemos investigar um pouco mais a fundo…..encontramos um Franchising muito recente na outra ponta do país (Naquele sitio que quase temos fronteira, falam estranho e comem francesinhas) e decidimos marcar uma reunião, afinal de contas, não perdíamos nada…apenas a deslocação e o tempo e hoje acreditamos que não foi tempo perdido.

        Quem já lidou com isto dos Franchisings sabe que a expressão “pé atrás” faz todo o sentido: contractos com cláusulas leoninas, situações menos claras, pouca abertura, investimentos brutais, royaltis brutais, etc,etc,etc…a verdade é que, neste caso, nada disso aconteceu e o que nos é pedido, face ao retorno esperado (deduzido, nas nossas contas em menos 50% do peixe) é perfeitamente aceitável e toda a informação nos foi disponibilizada desde o inicio, com total transparência, até nas perguntas mais estranhas que eles não tinham pensado. Todas as duvidas foram esclarecidas, todas as questões, mesmo as "excepções" não chegaram sequer a ser problema.

        De volta á cidade Natal fizemos um trabalho de investigar mais a fundo não só a empresa, mas outras franquias e “O negócio em si”…e os feedbacks recebidos do "Master" foram sempre positivos. É um bom começo, esperemos que se mantenha.

        O negocio parecia-nos com pernas para andar e passámos a fase das continhas ao detalhe. Fizemos um plano de negócios evolutivo para 5 anos, não só para esta possibilidade, mas para os planos B e C, para comparar.

        Calculamos todas as despesas mensais, os custos fixos, os variáveis, os custos com pessoal, os impostos, as margens, e até uma "margem para imprevistos...

        Concluimos que no que são os números, não era a proposta mais ambiciosa. Mas os números também dependem de outros factores, e factores como o Master, já referido, ou o facto de ser algo que permite que os três possamos manter / ter uma outra actividade ao mesmo tempo, foram os factores de decisão.

        Acabou por ser um processo de decisão rápido e rápidamente sentimos que aquele momento, quando tomámos a decisão, era o inicio da nossa parceria e do nosso futuro…!!

        Amanhã é um novo dia e cá estaremos para o contar o que se vai passando.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          Boa sorte com isso

          Aqui está um tópico que vou tentar acompanhar.

          A área de negócio pode dizer-se ou ainda é segredo?
          Não é segredo, mas por acordo com a moderação, vamos fugir a pormenores "comerciais", abstendo-nos de comentar a indústria ou o nome/marca da empresa, para não fazer publicidade.

          Aqui o importante, é a saga de uma empresa, e a curiosidade de dois dos sócios se terem conhecido aqui mesmo!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por NiGhTb0y Ver Post
            Não é segredo, mas por acordo com a moderação, vamos fugir a pormenores "comerciais", abstendo-nos de comentar a indústria ou o nome/marca da empresa, para não fazer publicidade.

            Aqui o importante, é a saga de uma empresa, e a curiosidade de dois dos sócios se terem conhecido aqui mesmo!
            Got it

            Comentário


              #7
              Parece-me um projecto interessante, e que acompanharei! Força, o país precisa de empreendedores!

              Comentário


                #8
                Força, que toda a sorte vos acompanhe!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NiGhTb0y Ver Post
                  Não é segredo, mas por acordo com a moderação, vamos fugir a pormenores "comerciais", abstendo-nos de comentar a indústria ou o nome/marca da empresa, para não fazer publicidade.

                  Aqui o importante, é a saga de uma empresa, e a curiosidade de dois dos sócios se terem conhecido aqui mesmo!
                  Não é preciso mencionar o nome da empresa, mas para ficar um DB mais aprimorado seria interessante saber em que área estão a explorar em concreto. Acho que isto não é considerado publicidade, digo eu...

                  Bom tópico!

                  Comentário


                    #10
                    também concordo com a divulgação da área, sempre ajuda a encorpar mais o diário de bordo. mesmo que não venha aqui postar irei estar atento ao que se vai passando nessa nova aventura. já agora, como contrapartida, deveriam ter obrigado o 3º patrão a inscrever-se no fórum caso o projeto fosse avante!

                    Comentário


                      #11
                      Eu decidi embarcar nesta aventura sozinho, já ia na 3ª reunião com um Master mas era sempre à corrida e tudo pouco claro. Mandei aquilo passear. Muito investimento e pouco retorno com grande risco.

                      Agora estou a tentar abrir empresa mas com um sócio. Ainda estamos na fase dos projectos de viabilidade. Com o decorrer do tempo também vou deixando aqui o meu feddback.

                      Comentário


                        #12
                        Muito boa sorte. Vão precisar de muita perseverança.

                        Concordo com o que já disseram. Sem mencionar marcas, saber a área de negócio da empresa era uma mais-valia para o DB e torná-lo-ia menos abstracto.

                        Já agora, o outro sócio que se apresente.

                        Comentário


                          #13
                          Boas aos users que iniciaram a empresa, que corra tudo bem...posso tb aqui dizer que eu mesmo, farto de estar ora desempregado, ora a recibos verdes, ora a contrato de poucos meses, decidi investir no meu próprio negócio.
                          Como sabem, sou instrutor de condução, portanto a coisa não podia ser nada mais nada menos que uma escola de condução, decidi arriscar tudo e comprar uma escola, em vez de fazer como amigos meus que investem numa casa, decidi investir naquilo que me proporcionaria um emprego mais estável e a possibilidade de ter negócio próprio...foi um processo moroso que teve os seus avanços e recuos e muitas reuniões a mistura, mas felizmente correu bem, fiz contas e mais contas, analisando bem os balanços dos anos anteriores e colocando em hipotese vários cenários, a coisa pareceu-me viável e formalizámos a compra...neste tempo de crise em que estamos, sei que foi um grande risco, mas sinto que fiz o melhor, estamos no primeiro mês e mesmo em época baixa e com algumas despesas extra em pinturas e material novo para dar cara nova ao estabelecimento e substituir algumas coisas que já eram bastante antigas e num estado menos bom...mesmo assim, o saldo tem sido positivo e está-se a revelar uma boa aposta, vamos a ver como corre daqui para a frente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            também concordo com a divulgação da área, sempre ajuda a encorpar mais o diário de bordo. mesmo que não venha aqui postar irei estar atento ao que se vai passando nessa nova aventura. já agora, como contrapartida, deveriam ter obrigado o 3º patrão a inscrever-se no fórum caso o projeto fosse avante!
                            O projecto já está em andamento ;) a empresa já existe e os contratos estão assinados.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                              Boas aos users que iniciaram a empresa, que corra tudo bem...posso tb aqui dizer que eu mesmo, farto de estar ora desempregado, ora a recibos verdes, ora a contrato de poucos meses, decidi investir no meu próprio negócio.
                              Como sabem, sou instrutor de condução, portanto a coisa não podia ser nada mais nada menos que uma escola de condução, decidi arriscar tudo e comprar uma escola, em vez de fazer como amigos meus que investem numa casa, decidi investir naquilo que me proporcionaria um emprego mais estável e a possibilidade de ter negócio próprio...foi um processo moroso que teve os seus avanços e recuos e muitas reuniões a mistura, mas felizmente correu bem, fiz contas e mais contas, analisando bem os balanços dos anos anteriores e colocando em hipotese vários cenários, a coisa pareceu-me viável e formalizámos a compra...neste tempo de crise em que estamos, sei que foi um grande risco, mas sinto que fiz o melhor, estamos no primeiro mês e mesmo em época baixa e com algumas despesas extra em pinturas e material novo para dar cara nova ao estabelecimento e substituir algumas coisas que já eram bastante antigas e num estado menos bom...mesmo assim, o saldo tem sido positivo e está-se a revelar uma boa aposta, vamos a ver como corre daqui para a frente.
                              Por acaso é uma área que eu, na minha zona pelo menos, não apostaria. Parece-me haver demasiada oferta.

                              Mas desejo-te tudo de bom e vai partilhando as tuas experiências.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                Força, que toda a sorte vos acompanhe!
                                Ou então "Que a força esteja convosco"

                                Comentário


                                  #17
                                  Há qq coisa q n estou a perceber...
                                  Originalmente Colocado por NiGhTb0y Ver Post
                                  Já agora, estou a procura de profissionais.

                                  Se houver aqui for:

                                  - Canalizador (Zona de Lisboa)
                                  - Recém-Licenciados ou finalistas de cursos de Redes e Telecomunicações - Oeiras
                                  - Pessoas com, pelo menos, bom entendimento técnico de Informática / Redes e facilidade de comunicação para call-center - Oeiras

                                  pf enviem-me mensagem privada.
                                  Dps n respondes às MP, é nesta área q vais entrar? E pq recém-licenciados, p/ poderem pagar menos?

                                  Mas n deixo de desejar a maior sorte, tenham persistência, força e mta vontade!


                                  Edd

                                  Comentário


                                    #18
                                    Excelente iniciativa, é de louvar a vossa atitude e empenho.

                                    Muito boa sorte!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bela iniciativa, espero que corra tudo bem! É preciso sucesso para este pais andar para a frente

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mais um aqui a achar a área importante, só para termos uma ideia.
                                        E já agora quem é o outro sócio?
                                        Cumps e boa sorte nessa grande aventura.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                          Há qq coisa q n estou a perceber...

                                          Dps n respondes às MP, é nesta área q vais entrar? E pq recém-licenciados, p/ poderem pagar menos?

                                          Mas n deixo de desejar a maior sorte, tenham persistência, força e mta vontade!


                                          Edd

                                          Atenção à linguagem SMS

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sempre escrevi assim... não considero escrita "serviço de mensagem curta"! Telegráfica talvez, vá!!


                                            Edd

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isto sem se saber a área de negócio é um grande flop e sem interesse

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                Há qq coisa q n estou a perceber...

                                                Dps n respondes às MP, é nesta área q vais entrar? E pq recém-licenciados, p/ poderem pagar menos?

                                                Mas n deixo de desejar a maior sorte, tenham persistência, força e mta vontade!


                                                Edd

                                                Não, os recém-licenciados são para a empresa onde trabalho agora que estamos a contratar, bem como a terceira oferta

                                                E sim, os recém-licenciados é também por uma questão de custos, mas mais por uma questão de terem poucos vícios.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tendo em conta o Post do Eddy e a minha resposta mesmo agora não será dificil adivinhar a área de actuação

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    não sendo o primeiro db de uma empresa dou os meus parabéns à mesma.
                                                    o primeiro, que me lembre foi a livraria do inferno na cidade dos arcebispos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Segundo Episódio:


                                                      Como já perceberam o diário de bordo acaba por ser criado com algum atraso em relação á data real em que as coisas se iniciaram: isto acontece porque só há bem poucos dias decidimos fazê-lo pelo que vamos avançando nos episódios com o mais importante do que passamos no nosso dia-a-dia até agora. No entanto, muito em breve deverá chegar ao momento preciso em que estamos e será praticamente um relato em directo.

                                                      Continuando então:
                                                      Após definir-mos o negócio, era necessário definirmos a nossa área de intervenção uma vez que o custo de direito de entrada funciona por concelhos: decidimos arriscar e avançar com os direitos de aquisição de duas zonas….Começamos portanto a estudar as zonas.

                                                      Para o efeito, e porque somos de Lisboa, decidimos estudar os concelhos em nosso redor: fomos ao site do INE e comparamos um a um os fogos de habitação que existem em cada uma das freguesias de cada uma dos concelhos fazendo também o comparativo da evolução que cada um registou individualmente desde o censos 2001 e ao 2011.

                                                      Após mapas e mapas de excel fomos ver as zonas porque tínhamos de perceber se as zonas, além do critério acima, eram zonas com freguesias antigas ou demasiado novas.

                                                      Após uns dias decidimos falar com o Master tivemos de decidir, na parte final, entre as várias opções muito em cima do joelho, arriscando, mas sempre com lógica, porque havia muitos interessados e estavam a antecipar-se… já tínhamos "perdido" duas das favoritas. E nós não queríamos nem podíamos perder mais tempo…senão ficávamos fora: avançámos com as duas zonas então.

                                                      Após a reserva, o plano de avanço da empresa tinha de ser elaborado: a nossa meta era ( e é ) começarmos a trabalhar dia 2 de Janeiro mas tínhamos (Temos) muita coisa para tratar antes: constituir a empresa, encontrar um contabilista, comprar um carro comercial, colocar anúncios no jornais e net para encontrar um funcionário, tratar dos seguros necessários, arranjar um escritório, tratar da publicidade, marcar a nossa formação, ver incentivos do governo a contratação pelo centro de emprego, ir á procura de fornecedores, negociar telefones e planos etc,etc,etc,etc….

                                                      …Muito trabalho tínhamos então pela frente….e só estávamos a começar…

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É engraçado observar estas curiosidades da vida e como acontecem. Desejo-vos boa sorte e eu pelo menos não faço a mínima ideia da área em que vão apostar. Cá estarei para ver mais novidades e já agora, boa sorte também para os outros empreendedores que também se "apresentaram".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                          Isto sem se saber a área de negócio é um grande flop e sem interesse
                                                          Só para deixar aqui o meu "Não gosto".

                                                          Tornava mais interessante o relato, definitivamente. Daí a deixar de ter interesse, vai uma grande distância.

                                                          Por fim, dizer que é um "flop" a partilha de uma experiência deste tipo, na situação em que se encontra o país e com a falta de ânimo que se sente nas pessoas, é má vontade.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            BOa sorte com este projecto

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X