Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chega de lamurias: o que é que se deve fazer para mudar o estado a que chegámos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Chega de lamurias: o que é que se deve fazer para mudar o estado a que chegámos?





    Está mais que á vista o estado a que chegou o nosso país.


    Temos a crise económica mundial, que nos afecta...

    Temos a corrupção que está á vista de todos, e que nos deu mais um empurrãozinho para o abismo...

    E temos também uma gigantesca crise de valores...



    Como já expressei noutros tópicos, acredito o problema em si está na sociedade em geral, na maneira como ela existe.


    Acredito que a unica solução é re-inventar o modo de estar neste planeta.


    O capitalismo, ou algo semelhante, é um mal necessaŕio: no mundo moderno ninguêm subsiste só por si.

    Uns sabem plantar, outros sabem construir casas, outros sabem "inventar tecnologia", outros percebem de saude...

    É um mal necessário...


    Outro dos pilares em que deveria assentar deveria ser numa educação, tanto civica, como de conhecimento.

    Como diria um sr. do rock, retirado ali do tópico ao lado:

    " Se queremos mudar o mundo, criemos crianças melhores. "

    E isso só vai acontecer como uma educação de qualidade.




    Mas este modo de estar actal já está tão enraizado, que acho que para mudar para melhor, vai mesmo ter de ser á força.

    Não ha vontade geral de fazer o esforço e os sacrificios necessários para mudar o rumo das coisas.

    Ou acontece algo de muito drástico que obrigue as pessoas a mudar, ou então vamos passar o restante tempo do universo com lamurias e queixinhas...




    Dado que acredito em tudo o que escrevi, o melhor caminho que vejo para acabar com este sofrimento ás mijinhas que nunca mais terá fim, ou seja, quebrar com a sociedade actual, é aprofundar ainda mais a crise económica.

    De que modo?

    Se as coisas estão mais caras, então só gasto o estritamente necessário, não ha luxos.



    Basicamente, se o café subir de preço tenho duas hipóteses:

    a) Continuar a tomar cafés enquanto me queixo aos 4 ventos

    b) Deixar de tomar cafés


    ( e quem diz cafés diz coisas não essenciais como por ex: cinema / futebol / roupa xpto / "etc do género" )


    Sim, eventualmente isto acaba por ruir tudo, e com o passar do tento, os que sobreviverem aos tumultos, acabarão por perceber que se tem de começar do zero, com permissas diferentes.



    Se calhar sou apenas um louco bem intencionado...


    É apenas a minha visão sobre isto tudo...




    E vocês, o que acham?

    Como acham que se pode dar a volta á sociedade?
    Editado pela última vez por Baiones; 13 November 2011, 20:50.

    #2
    Eu acho que nunca iremos mudar.

    Isto faz-me lembrar um epísodeo dos simpsons, em que o homer desata a matar bufalos, quando se aperecebe que matou todos, começa a chorar sobre o mal que fez, vé um bufalo vivo dá-lhe logo um tiro e volta a chorar

    Comentário


      #3
      hoje comprei uma camisola e umas calças, só em iva...uns 60 euritos que contribui.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
        Eu acho que nunca iremos mudar.

        Isto faz-me lembrar um epísodeo dos simpsons, em que o homer desata a matar bufalos, quando se aperecebe que matou todos, começa a chorar sobre o mal que fez, vé um bufalo vivo dá-lhe logo um tiro e volta a chorar
        Não consigo ser assim pessimista...por essa ordem de ideias ainda estávamos a balançar nas árvores!
        Com o correr dos anos aprendi que nunca é uma palavra muito forte...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
          hoje comprei uma camisola e umas calças, só em iva...uns 60 euritos que contribui.
          De onde posso deduzir que não és daqueles que se queixam da crise, e como tudo ficou mais caro, e de como nos foi retirado poder de compra...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
            De onde posso deduzir que não és daqueles que se queixam da crise, e como tudo ficou mais caro, e de como nos foi retirado poder de compra...
            Não, eu sou é um patriota, faço das tripas coração para contribuir.

            PS: escolheste uma imagem deprimente.

            Comentário


              #7
              Era preciso muita gente morrer para isto mudar para melhor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                Não, eu sou é um patriota, faço das tripas coração para contribuir.

                PS: escolheste uma imagem deprimente.
                A imagem foi escolhida propositadamente.


                Acredito na tua boa vontade, não acredito é que mude alguma coisa: quanto a mim só prolonga este estado vegetativo em que nos encontramos...

                Comentário


                  #9
                  O país está num estado lastimável, mas com a entrada no novo ano as coisas ainda vão piorar!!

                  O que fazer para mudar esta situação??!! Neste momento é cortar nas despesas do dia a dia, mas estamos a chegar a um ponto que temos muito pouco onde cortar!

                  Todos temos de mudar, mas o exemplo tem que vir de cima! Já chega de ver politicos a enriquecerem facilmente e de formas muito estranhas, enquanto há cada vez mais pessoas desempregadas e empresas na falencia.

                  Sinto que o pior ainda está para vir

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post

                    O que fazer para mudar esta situação??!! Neste momento é cortar nas despesas do dia a dia, mas estamos a chegar a um ponto que temos muito pouco onde cortar!
                    ironicamente isto ainda nos afunda mais. Estamos no estado técnico "pescadinha de rabo na boca".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
                      (...)

                      Sinto que o pior ainda está para vir
                      Também acredito nisso.

                      Comentário


                        #12
                        Bem... trabalho. Para além disso, envolvi-me activamente num pequeno projecto politico numa juventude partidária (do qual sempre falei mal, mas só falar mal é igual a nada), um grupo de outsiders juntou algumas ideias construtivas e realistas, numa direcção de reorganização interna e abertura ao "mundo real", mas nas urnas os eleitores acharam que estava bem como estava. A democracia é assim.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          ironicamente isto ainda nos afunda mais. Estamos no estado técnico "pescadinha de rabo na boca".
                          Neste momento vivemos numa sociedade onde precisamos de comprar para que o mundo funcione.

                          Mas não temos dinheiro para comprar.


                          Se continuar assim vamos no caminho certo para a mudança.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                            Eu acho que nunca iremos mudar.

                            Isto faz-me lembrar um epísodeo dos simpsons, em que o homer desata a matar bufalos, quando se aperecebe que matou todos, começa a chorar sobre o mal que fez, vé um bufalo vivo dá-lhe logo um tiro e volta a chorar

                            Achas que esta mer.da vai ficar sempre assim ? Não pode, é impossível. As economias têm ciclos, de crise e de triunfos, e tal como um país difcilmente triunfa a 100% do tempo, também não pode ficar sempre assim. Então não te recordas das guerras na primeira metade do séc. XX, das crises que houveram nessa altura? Também te deves lembrar do quanto a vida era boa na década de 80 (pelo que oiço dizer, não vivi nessa data), na década de 90, tendo o seu auge ocorrido no fim da década de 90 e início do séc. XXI. Como tal, parece-me óbvio que isto não poderá ficar "mau" para sempre!

                            Ainda hoje, estava a chegar a casa, e vinha no carro com a minha mãe, a minha avó (tem 85 anos) e com o meu irmão que tem 10 anos. A dada altura, a minha avó diz "ai filha, isto anda tão complicado, eu acho que isto já não melhora" ao que a minha mãe lhe responde "oh mãe, não digas isso! Já viveste em fases boas, em fases más, em crises, em fomes, em tempos de vacas gordas, a economia não é algo estável. Podes dizer é que dificilmente vais ver isto melhor, mas os teus netos, de certeza que não vão ver isto sempre assim, senão então, coitados, mais valia eu enterrá-los já " . E no fundo, acho que é um pouco assim. Agora estamos como se sabe, mas nada invalida que daqui por 7 ou 8 anos, não possamos estar numa época de triunfo económico....

                            É, eu matei-os. A todos!!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                              ironicamente isto ainda nos afunda mais. Estamos no estado técnico "pescadinha de rabo na boca".
                              Bem sei que a nossa economia precisa de ser revitalizada, mas com o poder de compra que estamos a perder a olhos vistos, com o desemprego que estamos e se juntarmos a isso, as até agora poucas ideias do governo para revitalizar a economia, é o que todos vamos ter de fazer!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                ironicamente isto ainda nos afunda mais. Estamos no estado técnico "pescadinha de rabo na boca".
                                Mas era aí que se devia começar para mudar isto. Eles acham que é por cortarem em ordenados, em subsídios, em tudo o que é mais fácil para verem dinheiro imediato para tapar os buracos, e é aí que cortam. Mas se as pessoas ficam com menos dinheiro para gastar, então também compram menos. E por comprarem menos, pode entender-se um kilo de tomates ou um carro de 30.000€. Eles subiram o IVA, para ver se "aparecia" dinheiro. Mas se pensassem não só a curtíssimo prazo, mas sim a médio prazo, não subiam IVA nenhum. Também não digo que o baixassem, mas ao menos mantinham, por exemplo, nos 19%. Assim, as pessoas iam ter um maior poder de compra, e o Estado ia acabar por lucrar mais, dado que o IVA das compras, seria em maior valor. Agora assim, pouco se compra, pouco reverte para o estado. Mas pelos vistos nem toda a gente entende, ou não quer entender, isto

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
                                  Bem sei que a nossa economia precisa de ser revitalizada, mas com o poder de compra que estamos a perder a olhos vistos, com o desemprego que estamos e se juntarmos a isso, as até agora poucas ideias do governo para revitalizar a economia, é o que todos vamos ter de fazer!!
                                  Mas é exactamente isso que lhes temos de mostrar: não temos dinheiro, logo não gastamos mais que o essencial.

                                  É aí que reside o nosso poder de mudança!

                                  Comentário


                                    #18
                                    O nosso problema é que temos que passar em pouco tempo de uma economia que consome 110% daquilo que produz para uma economia que consuma apenas uns 95%. Ora isto são 15% menos; é uma cura de emagrecimento e tanto. A este processo de ajustamento, duríssimo como vamos ver nos próximo anos, soma-se a quebra de confiança que toda a sociedade está a viver; ora a confiança é vital.

                                    Como vamos resolver isto? Uns quantos vão continuar como já estavam - bem ou mal -, outros vão ser muito bem sucedidos, outros vão mudar-se para outras paragens e outros vão ficando por cá, mas com a vida mais ou menos estragada.

                                    Nisto tudo eu acho que cometemos um enorme erro. Portugal viveu com uma enorme emigração a partir dos anos 60; com o 25A toda a gente acho que isso não tinha mais que acontecer. Foi este o erro: Portugal não dá para dez milhões de pessoa. Se tivéssemos continuado a partir - algo que sempre soubemos fazer -, o país teria hoje em dia menos gente e menos desequilíbrios e, sobretudo, menos endividamento. E, como nós bem sabemos, este é o nosso país, o país que amamos, mas podemos viver noutras paragens (e podemos viver melhor do que por cá).

                                    Agora vamos ter que aprender a viver com menos recursos e com mais incerteza. Vamos ter que ser mais eficientes, mais eficazes, mais criativos, mais solidários. Temos novecentos anos de história; não vai ser esta crise que vai dar cabo de nós.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Algumas ideias que mudariam o país em menos de 10 anos:

                                      1) Consumir apenas Português. Em caso de dúvida, não consumir (carne, leite, café, roupa, tecnologia, serviços, turismo, etc etc).
                                      2) Não contrair empréstimos pessoais até ter todos os empréstimos pagos. A partir daí nunca contrair empréstimos com taxas de esforço acima de 30%.
                                      3) Não corromper o sistema (não é porque o vizinho do lado corrompe que tu tens direito a corromper também) e apontar o dedo a quem o faz.
                                      4) Rolha na imprensa e TV. Mas rolha a sério!
                                      5) Respeitar o Português do lado! Ele também é pai/mãe, irmão/irmã, filho/filha, também sofre, também luta para sobreviver. Não é a desejar o mal dos outros que se resolve coisa nenhuma.


                                      Se acabasse a economia paralela em Portugal, a economia real sairia fortalecida drásticamente. Note-se que a economia paralela em Portugal está estimada (muito por baixo) em 25% do pib (uns 40 a 50 mil milhões de euros ano). Imaginem só o que acontecia se a economia paralela deixasse de ser... bem... paralela!

                                      PS: tenho consciência que este post foram 5 mins do meu tempo deitados ao lixo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                        Algumas ideias que mudariam o país em menos de 10 anos:

                                        1) Consumir apenas Português. Em caso de dúvida, não consumir (carne, leite, café, roupa, tecnologia, serviços, turismo, etc etc).
                                        2) Não contrair empréstimos pessoais até ter todos os empréstimos pagos. A partir daí nunca contrair empréstimos com taxas de esforço acima de 30%.
                                        3) Não corromper o sistema (não é porque o vizinho do lado corrompe que tu tens direito a corromper também) e apontar o dedo a quem o faz.
                                        4) Rolha na imprensa e TV. Mas rolha a sério!
                                        5) Respeitar o Português do lado! Ele também é pai/mãe, irmão/irmã, filho/filha, também sofre, também luta para sobreviver. Não é a desejar o mal dos outros que se resolve coisa nenhuma.


                                        Se acabasse a economia paralela em Portugal, a economia real sairia fortalecida drásticamente. Note-se que a economia paralela em Portugal está estimada (muito por baixo) em 25% do pib (uns 40 a 50 mil milhões de euros ano). Imaginem só o que acontecia se a economia paralela deixasse de ser... bem... paralela!

                                        PS: tenho consciência que este post foram 5 mins do meu tempo deitados ao lixo.
                                        E a esses acrescento mais 2 do ponto de vista do estado:

                                        -> Reabilitar a marca Portugal, é uma vergonha as laranjas do algarve irem com selo espanhol, ou os sapatos que passam por italia para levar made in italia. É uma questão de marketing essencialmente. Uns bons milhões bem gastos invertiam esta imagem.

                                        -> Internacionalizar a educação dos Portugueses, o estado Português tem de ser mais generoso com as bolsas internacionais, se um Português entra no MIT, não é uma palmada das costas que deve receber do governo, é as propinas pagas, mesmo que não voltem ao país, vão ser embaixadores de Portugal, a voz lá fora, e muitos vão estar um dia em cargos importantes, e convém que não sintam mágoa por Portugal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Algumas ideias que mudariam o país em menos de 10 anos:

                                          1) Consumir apenas Português. Em caso de dúvida, não consumir (carne, leite, café, roupa, tecnologia, serviços, turismo, etc etc).
                                          2) Não contrair empréstimos pessoais até ter todos os empréstimos pagos. A partir daí nunca contrair empréstimos com taxas de esforço acima de 30%.
                                          3) Não corromper o sistema (não é porque o vizinho do lado corrompe que tu tens direito a corromper também) e apontar o dedo a quem o faz.
                                          4) Rolha na imprensa e TV. Mas rolha a sério!
                                          5) Respeitar o Português do lado! Ele também é pai/mãe, irmão/irmã, filho/filha, também sofre, também luta para sobreviver. Não é a desejar o mal dos outros que se resolve coisa nenhuma.


                                          Se acabasse a economia paralela em Portugal, a economia real sairia fortalecida drásticamente. Note-se que a economia paralela em Portugal está estimada (muito por baixo) em 25% do pib (uns 40 a 50 mil milhões de euros ano). Imaginem só o que acontecia se a economia paralela deixasse de ser... bem... paralela!

                                          PS: tenho consciência que este post foram 5 mins do meu tempo deitados ao lixo.
                                          mudar o país mudavas de certeza, não sei é se ias querer viver nele.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                            Bem... trabalho. Para além disso, envolvi-me activamente num pequeno projecto politico numa juventude partidária (do qual sempre falei mal, mas só falar mal é igual a nada), um grupo de outsiders juntou algumas ideias construtivas e realistas, numa direcção de reorganização interna e abertura ao "mundo real", mas nas urnas os eleitores acharam que estava bem como estava. A democracia é assim.
                                            Hoje em dia e se calhar nos próximos tempos as pessoas têm tendência a valorizar mais a "quem diz que faz" ao contrário daqueles que efectivamente agem. Ter uma actitude activa na sociedade já não passa por ter ou encostar-se a um discurso político e bater palminhas. Espero que assim as pessoas o entendam, talvez, quando se começarem a sentir mais apertadas.

                                            Novas idéias e atitudes são de louvar, seja qual for o desfecho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Simples!
                                              "Todo e qualquer cidadão pode ser julgado por qualquer acto criminoso praticado, independentemente da data e função exercida"
                                              Processos resolvidos num prazo máximo de 6 meses.
                                              Fim da prisão domiciliária.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                Não consigo ser assim pessimista...por essa ordem de ideias ainda estávamos a balançar nas árvores!
                                                Com o correr dos anos aprendi que nunca é uma palavra muito forte...
                                                Quem ler um livro do Eça rapidamente se sente familiarizado com a maior parte dos críticas e situações que ele refere... só que estas já foram escritas há mais de 100 anos! Não mudámos nestes cento e tal porque é que havíamos de mudar agora de um dia para o outro? Já está demasiado enraizado na nossa maneira de ser. Podíamos recuar mais de 100 anos e ir até ao tempo dos descobrimentos e encontrávamos novamente os mesmos problemas, o mesmo despesismo na época dos descobrimentos, o esbanjar de riqueza (é só fazer um paralelismo com o tempo da entrada na UE e com o que aconteceu aos fundos comunitários).

                                                Posto isto, não acredito que vícios, tiques e maus hábitos em geral que se repetem há séculos vão desaparecer de um dia para o outro só porque sim. O que vai acontecer é o que sempre aconteceu: vamo-nos (vemo-nos) ver à rasca, deitámos todos as mãos à cabeça, portámo-nos bem até os ânimos serenarem e as contas melhorarem e quando a professora má nos tirar do castigo e as coisas voltarem ao normal voltámos a fazer asneiras e atirar aviõezinhos na sala de aula como antes.

                                                É triste mas é um filme já visto e revisto. Há coisas que podiam ser feitas, já deram algumas ideias interessantes aqui e pelos vários tópicos onde o assunto se tem debatido no fórum mas no fim de contas fica tudo na mesma. É perder um pouco de tempo a ler algumas notícias (o user Cronus fez uma compilação bem interessante que está aqui no fórum) que rapidamente a realidade dá-nos uma chapada para nos acordar e lembrar que há muito amigo com carteiras fundas para encher, muito sobrinho e afilhado que precisa de um tachinho para fazer o jantar e por aí adiante...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                  Achas que esta mer.da vai ficar sempre assim ? Não pode, é impossível. As economias têm ciclos, de crise e de triunfos, e tal como um país difcilmente triunfa a 100% do tempo, também não pode ficar sempre assim. Então não te recordas das guerras na primeira metade do séc. XX, das crises que houveram nessa altura? Também te deves lembrar do quanto a vida era boa na década de 80 (pelo que oiço dizer, não vivi nessa data), na década de 90, tendo o seu auge ocorrido no fim da década de 90 e início do séc. XXI. Como tal, parece-me óbvio que isto não poderá ficar "mau" para sempre!

                                                  Ainda hoje, estava a chegar a casa, e vinha no carro com a minha mãe, a minha avó (tem 85 anos) e com o meu irmão que tem 10 anos. A dada altura, a minha avó diz "ai filha, isto anda tão complicado, eu acho que isto já não melhora" ao que a minha mãe lhe responde "oh mãe, não digas isso! Já viveste em fases boas, em fases más, em crises, em fomes, em tempos de vacas gordas, a economia não é algo estável. Podes dizer é que dificilmente vais ver isto melhor, mas os teus netos, de certeza que não vão ver isto sempre assim, senão então, coitados, mais valia eu enterrá-los já " . E no fundo, acho que é um pouco assim. Agora estamos como se sabe, mas nada invalida que daqui por 7 ou 8 anos, não possamos estar numa época de triunfo económico....

                                                  É, eu matei-os. A todos!!!
                                                  Tens razão no que dizes. Mas se ficarmos parados à espera que a economia por si só (como se fosse uma máquina independente) evolua e melhore, bem que podemos esperar sentados.

                                                  Isto precisa de uma mudança de mentalidades, e eu como jovem - e tu também com certeza - vejo nas minhas mãos tal responsabilidade. Não podemos ficar sentados. Toca a levantar!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como se consome apenas produtos nacionais se a energia (electricidade e petróleo que é utilizada para produzir esses bens e serviços) é maioritariamente importada?

                                                    Querem mudar o país?

                                                    -Deponham o governo, marquem novas eleições, votem mas acabem com as maiorias e o jogo das cadeiras do bloco central, PS e PSD, vendam os bancos que o estado nacionalizou, acabem com os institutos públicos sem qualquer função, acabem com o sustentar de fundações privadas com duvidosa utilidade.

                                                    -Reduzam o horário de trabalho para as 30 horas por semana, reduzam a idade de reforma para os 48 anos e permitam que quem o entender, se assim o entender, se reforme aos 80. Implemente-se um sistema que recompense melhor os que se reformam mais tarde, tendo em conta as carreiras de desgaste rápido.

                                                    -Tornem a educação gratuita e obrigatória, incentivem a procura pela constante e continuada formação académica ao longo da vida, melhorem o ensino elevando padrões pelo reforço do estatuto do professor, pela qualidade e estabilidade das matérias leccionadas, pela integração de critérios sérios na avaliação dos alunos como a recompensa pelo esforço.

                                                    -Acabem com o salário mínimo nos termos em que está instituído e criem um salário máximo de 96000 euros anuais (valor calculado tendo em conta o potencial económico do país), outros países já o fizeram ou encontraram formas de taxar os vencimentos, de forma a que estes não ultrapassem este valor (que diverge naturalmente de país para país). Pode parecer um conceito estranho, este do potencial económico, mas este conceito tema ver com outros e que lhe são imprescindíveis e intrínsecos, como a efectiva redução da burocracia, a liberdade, a educação e uma melhor formação, entre outros.

                                                    Destes quatro itens, três bastavam para mudar o país em 4 anos, tornando-o um país com forte crescimento económico e social, assim como um com maior poder decisório dentro da UE. O quarto item como devem imaginar demoraria, pelo menos dez anos a atingir todo o seu potencial, mas dentro de 6,7 anos já se começariam a ver diferenças.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                      Eu acho que nunca iremos mudar.

                                                      Isto faz-me lembrar um epísodeo dos simpsons, em que o homer desata a matar bufalos, quando se aperecebe que matou todos, começa a chorar sobre o mal que fez, vé um bufalo vivo dá-lhe logo um tiro e volta a chorar
                                                      Deu no sábado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Embora possa parecer fácil, considero que endireitar Portugal é um tarefa Hercúlea!

                                                        Imaginem um empreendimento habitacional com 200 condóminos.

                                                        Imaginem uma reunião de condomínio tensa, sem possibilidade algum de encontrar equilíbrio de opiniões.

                                                        Imaginem agora o que é que o governo tem pela frente para endireitar por exemplo (para dar apenas um) todas as autarquias de Portugal.

                                                        Há muitos jogos de interesses, muito tráfico de influência; um país pequeno, com muitas ligações familiares.

                                                        Não me oponho no entanto às ideias já transmitidas neste tópico, mas sou suficientemente realista para entender que a execução das mesmas é dificílima.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quando se privilegia os caprichos de uns em detrimento das necessidades de outros, não há muito mais a fazer. O jogo está feito para perder.

                                                          Só gostava de saber quem é que vão chular e taxar quando portugal for um pais de criminosos e velhos.

                                                          Por exemplo, não há 2 milhões para construir uma ponte no lugar de outra que ruiu , mas há um político a meter ao bolso 16 milhões de euros em 10 minutos com uma venda de terrenos cujo plano foi alterado (não para benefício do estado) para permitir a construção.

                                                          É claro que isto gera revolta... não há punição para estas pessoas com classe. E não, não é inveja de não fazer o mesmo. É revolta por estarem a roubar o estado, de se apropriarem de verbas para a qual todos contribuem com impostos.

                                                          Agora.. qual é a "big picture" por detrás da justiça? Imagino, mas quando um juíz diz que a maçonaria a controla... os portugueses estão nas mãos de um grupo de amigalhaços que se rege por uma lei que não é a mesma para a pessoa comum. Depois há o sentimento de acomodação ou bacoquice que se materializa com as tais célebres frases:

                                                          -É inveja

                                                          -Não estás bem, podes ir embora (então um gajo agora não se pode queixar disto que é logo convidado a saír?)

                                                          -Podia ser pior (Podia, mas devia ser melhor)

                                                          -Lá fora também é mau. (Sim, os bens podem ser mais caros, mas o retorno é maior e os impostos melhor aplicados)

                                                          -Antigamente era pior (Sim, antigamente andava-se de carroça, e a evoluir é para melhor. Não tenho que andar a desculpar o que se faz hoje com o que se fez)

                                                          Há outra coisa também que me impressiona: Os portugueses preferem uma mentira doce a uma verdade amarga. E as mentiras doces não levam a lado nenhum... ou levam... a paris para estudar filosofia ou à ascendi ou mota engil...

                                                          Depois quando há alguém que se extravasa, porque no seu íntimo, não se acomoda com a m3rda à volta e está a remar contra a maré, mas invariavelmente é empurrado pela corrente de lama, é chamado de populista, sem classe, boçal, invejoso...

                                                          Um gajo que se meta a chamar nomes aos políticos na rua é um boçal... mas os isaltinos, varas e limas já são pessoas com muita classe.
                                                          Editado pela última vez por CapitaoIglo; 14 November 2011, 07:23.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Peste Ver Post



                                                            -Acabem com o salário mínimo nos termos em que está instituído e criem um salário máximo de 96000 euros anuais (valor calculado tendo em conta o potencial económico do país), outros países já o fizeram ou encontraram formas de taxar os vencimentos, de forma a que estes não ultrapassem este valor (que diverge naturalmente de país para país). Pode parecer um conceito estranho, este do potencial económico, mas este conceito tema ver com outros e que lhe são imprescindíveis e intrínsecos, como a efectiva redução da burocracia, a liberdade, a educação e uma melhor formação, entre outros.


                                                            Seuss co co co co muuumumumumuninini zztazissssssss.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X