Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caldeira vs esquentador

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caldeira vs esquentador

    antes de mais, quero dizer que não percebo nada de esquentadores / caldeiras.

    tenho uma caldeira já com alguns anos, daquelas que serve a casa toda, inclusive para aquecimento. No entanto, não utilizo a parte do aquecimento, está de facto parado há já muitos anos e não faz falta.

    Ontem fui ver os preços dos esquentadores (que julgava serem a mesma coisa do que as caldeiras), e foi então que descobri que são duas coisas distintas. A caldeira custa cerca de 4 vezes mais!! Como eu não utilizo a parte do aquecimento e é raro estarem 2 pessoas a tomar banho ao mesmo tempo, a minha dúvida é, se em teoria, é possível adaptar um esquentador à instalação da caldeira sem ter de partir a casa toda. Como é óbvio a parte do aquecimento central ficaria inutilizada. Quanto ao gás, em ambos os casos é natural, portanto não haveria problema.

    Já agora, quais são as diferenças e as vantagens entre uma caldeira e um esquentador? É apenas uma questão de débito de água quente ou é alguma coisa adicional?
    Obrigado.

    #2
    tens uma vivenda? E porque não comprar uns painéis para AQS?

    Comentário


      #3
      Acho que já havia um tópico sobre isso.

      http://forum.autohoje.com/off-topic/...-caldeira.html

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
        tens uma vivenda? E porque não comprar uns painéis para AQS?

        Não é uma vivenda. apenas um apartamento com aquecimento central.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Sereg Ver Post
          Acho que já havia um tópico sobre isso.

          http://forum.autohoje.com/off-topic/...-caldeira.html

          Não era bem isso que eu queria. No fundo quero saber quais sao as diferenças entre um esquentador e uma caldeira..

          Comentário


            #6
            O esquentador tem apenas um circuito (permutador de calor) para aquecimento de água sanitária. Essencialmente é uma serpentina de cobre colocada sobre uma chama. A água fria entra por um lado da serpentina e sai quente do outro lado. Claro que depois há mecanismos de regulação e segurança disto e daquilo, mas a ideia essencial é esta.

            A caldeira adiciona uma outra serpentina para a água do aquecimento central. Esta volta a entrar fria por um lado e a sair quente pelo outro. Ao contrário do caso das águas sanitárias, a água do aquecimento central circula em circuito fechado, i.e., a água que sai da caldeira para os radiadores voltará a entrar na caldeira. Essa circulação de água é feita por uma bomba eléctrica.

            Podes perfeitamente retirar a caldeira e colocar um esquentador prescindindo, como é óbvio, do aquecimento ambiente. As únicas coisas que precisas de fazer é drenar a água do circuito do aquecimento central (cada radiador tem um ponto de drenagem) e, junto ao esquentador, colocar umas protecções atarraxadas nos tubos que dão pelo nome de tacos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              O esquentador tem apenas um circuito (permutador de calor) para aquecimento de água sanitária. Essencialmente é uma serpentina de cobre colocada sobre uma chama. A água fria entra por um lado da serpentina e sai quente do outro lado. Claro que depois há mecanismos de regulação e segurança disto e daquilo, mas a ideia essencial é esta.

              A caldeira adiciona uma outra serpentina para a água do aquecimento central. Esta volta a entrar fria por um lado e a sair quente pelo outro. Ao contrário do caso das águas sanitárias, a água do aquecimento central circula em circuito fechado, i.e., a água que sai da caldeira para os radiadores voltará a entrar na caldeira. Essa circulação de água é feita por uma bomba eléctrica.

              Podes perfeitamente retirar a caldeira e colocar um esquentador prescindindo, como é óbvio, do aquecimento ambiente. As únicas coisas que precisas de fazer é drenar a água do circuito do aquecimento central (cada radiador tem um ponto de drenagem) e, junto ao esquentador, colocar umas protecções atarraxadas nos tubos que dão pelo nome de tacos.
              Obrigado.
              Dexia ver se percebi... então na prática uma caldeira sem aquecimento central é como se fosse um esquentador?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                Obrigado.
                Dexia ver se percebi... então na prática uma caldeira sem aquecimento central é como se fosse um esquentador?

                Da mesma forma que um carro de cinco lugares sem os bancos de trás é um comercial...

                Sim, é isso.

                Na prática, comercialmente denominam as coisas assim:

                Aquecimento de água sanitária apenas -> Esquentador
                Aquecimento de água MAIS aquecimento central -> Caldeira

                Resumindo: podes perfeitamente colocar um esquentador onde antes tinhas a caldeira. Ficas é sem aquecimento central. Água quente na torneira terás sempre.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Da mesma forma que um carro de cinco lugares sem os bancos de trás é um comercial...

                  Sim, é isso.

                  Na prática, comercialmente denominam as coisas assim:

                  Aquecimento de água sanitária apenas -> Esquentador
                  Aquecimento de água MAIS aquecimento central -> Caldeira

                  Resumindo: podes perfeitamente colocar um esquentador onde antes tinhas a caldeira. Ficas é sem aquecimento central. Água quente na torneira terás sempre.

                  Obrigado pela dica. Acho que vou optar por isso, já que um bom esquentador custa 400 e tal euros e uma caldeira custa 1500+
                  Portanto, como eu não uso o aquecimento central, sempre meto 1000 aéreos ao bolso. Obrigado mais uma vez.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                    Obrigado pela dica. Acho que vou optar por isso, já que um bom esquentador custa 400 e tal euros e uma caldeira custa 1500+
                    Portanto, como eu não uso o aquecimento central, sempre meto 1000 aéreos ao bolso. Obrigado mais uma vez.
                    Um Vulcano 11lt gás natural ventilado, ainda custa menos que isso. O WRD 11-2 KME na Worten fica em 339 eur - mas há locais onde o compras mais barato...
                    Se optares pelo de 14lt, conta com mais 30 a 40 euros.

                    Ahhh, e se não precisares de um ventilado - caso esteja montado na varanda por ex.) - ainda poupas uns 60 euros

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X