Originalmente Colocado por
manucas
Nao me vou alongar mt sobre o assunto, pq não me apetece e acabo de sair de uma noite onde participei em 4 cesarianas...
Só algumas considerações:
- As vantagens reais/mitos sobre as mais valias da cesariana sobre o parto normal não são mais relevantes que as vantagens reais/mitos do parto normal

- Se a gravida/familia pode pagar, não vejo pq não há-de escolher a opção de parto. Afinal, se podem pagar para meter mamas novas, rabo ou diminuir a barriga, certamente mais justificavel será decidir sobre se querem dar á luz na piscina, mesa operatória ou quarto com panos de renda.
- Nos hospitais publicos, a opção deveria ser meramente clinica e não por pedidos, cunhas, amigas do doutor ou conhecidas das amigas do doutor...
- Os meus filhos foram ora por parto normal/cesariana. A opção foi tomada com base em aspectos puramente clinicos e nao por que eu conhecia a obstetra ou era amigo da anestesista.
- Eu pessoalmente prefiro as cesarianas. Apenas porque me dão mt mais dinheiro.

- Boa parte das grávidas que conheço (e vocês já sabem o que eu penso da globalidade dos utentes) estão desinformadas, mal informadas, impreparadas para as tarefas de parto, seja a colocação da epidural/raquianestesia, respiração, expulsão,...se pagar é a forma mais facil de se demitirem de terem q se preparar...que seja.
Cuidado com as generalizações. Isso pode acontecer APENAS E SÓ porque tu és profissional de saúde e certamente te conhecerão/te possibilitam tomar decisões mas não é de forma nenhuma, padrão nos hospitais privados.
A poupança em materiais é até bem mais evidente nos privados, com uso frequente de material de menor qualidade geral. Agora que o pagas na totalidade como se fosse topo de gama, lá isso pagas!
Nos hospitais publicos, salvo em situação de inicio trabalho parto urgente, tb a grávida entra no turno da obstetra que a seguiu para o parto programado. Portanto, a escolha do médico não é aspecto relevante ou tão diferenciador.
Tb nos privados podes ter alunos de enfermagem, internos, em resultado de parcerias ou apenas pq o doutor fulano está a ser o mecenas de alguém. Mais uma vez APENAS E SÓ não terás esse maralhal todo porque és conhecido/tens influência nas opções de trabalho da sala operatória.