Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[opinião] Jovens experimentam cada vez mais cedo o álcool e embriagam-se mais vezes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade [opinião] Jovens experimentam cada vez mais cedo o álcool e embriagam-se mais vezes

    Os jovens portugueses começam a experimentar cada vez mais cedo o consumo de álcool, bebem em maiores quantidades e embriagam-se mais vezes, revela um estudo do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) divulgado hoje.

    O estudo sobre o consumo de álcool, tabaco e drogas em meio escolar, que decorreu em maio e envolveu 13.000 alunos com idades entre os 13 e os 18 anos, revela que 37,3 % dos alunos com 13 anos já experimentou beber álcool, número que sobe para 90,8% no jovens com 18 anos.

    Oito por cento dos alunos com 13 anos revela que já apanhou uma "bebedeira", uma situação vivida por mais de metade (53,9%) dos jovens com 18 anos.

    Fazendo um retrato do consumo de álcool entre os jovens, Joana Feijão, uma das autoras do estudo, referiu que "há uma maior quantidade de substâncias consumidas, principalmente as bebidas destiladas, e uma mudança dos [alunos] mais velhos para consumirem menos cervejas e mais [bebidas] destiladas".

    "A maior quantidade de substância consumida traduz-se depois numa maior percentagem de alunos que refere não só ter-se embriagado, como tê-lo feito mais vezes", adiantou, referindo que quase um quarto dos alunos com 18 anos disse ter-se embriagado no últimos mês.

    Manuel Cardoso, do IDT, acrescentou, por seu turno, que "a intervenção tem de ser feita no sentido de tentar diminuir, atrasar o início dos consumos, a quantidade consumida porque os mais jovens não estão preparados biologicamente para poder consumir".

    Segundo o estudo, um terço dos jovens com 18 anos fuma, percentagem que desce para 5,3% nos alunos com 13 anos. Mas a percentagem de consumidores tem vindo a diminuir nas camadas mais jovens e estabilizou nos mais velhos.

    Relativamente ao consumo de drogas, Joana Feijão adiantou que houve um aumento do número de jovens que experimentam, mas o número de consumidores habituais diminuiu.

    Fonte: Jovens experimentam cada vez mais cedo o álcool e embriagam-se mais vezes - SIC Notícias

    @

    Estava ontem a ver isto à hora de jantar com a família e a conclusão a que cheguei é que a culpa desta situação, dos jovens beberem demasiado cedo, é essencialmente dos pais.
    Hoje em dia, sejam de famílias pobres ou abastadas, os jovens saem à rua, durante o dia ou noite, sem dar explicações aos pais, não dizem muitas vezes a que horas vão voltar, aonde vão, com quem. Os pais também cada vez mais não exigem. A educação deveria começar em casa mas cada vez mais é na rua, com amigos.

    Os comerciantes em parte também têm culpa; se bem que em certos locais, devido à elevada afluência de pessoas fica difícil pedir identificação aos jovens, que assim aparentam, a maioria dos comerciantes está-se nas "tintas" para a quem vendem álcool, querem é vender.

    A fiscalização, também é pouca.

    A polícia não pode andar a tomar conta dos filhos dos outros nem a dar-lhes lições de moral e educação. Depois quando acontece algo, filho embebeda-se e é roubado, filha é violada, etc, aparecem os pais "onde está a polícia?", quando eles próprios não sabem, não querem saber por onde andam os filhos.

    Acho que certas medidas poderiam ser implementadas, a primeira é a aumentar o preço do álcool, não sei se já foi nos últimos meses. Outra medida seria punir severamente os comerciantes, se apanhados a vendem álcool a menores, sem pedir identificação. Por último, seria quando houvesse acções de como se viu na reportagem, onde a polícia apanhou crianças com apenas 13 anos, seria punir os pais, passar-lhes uma multa, pois a culpa é deles e talvez assim as mentalidades e o cuidar mudassem para melhor.


    A vossa opinião?
    Editado pela última vez por ; 21 November 2011, 14:13.

    #2
    Bastava os comerciantes cumprirem a lei não é preciso aumentar preços nenhuns.

    Comentário


      #3
      Ah ah! Realmente já fazia algum tempo sem nenhum tópico dessa novidade avassaladora que é "jovens bebem álcool cada vez mais cedo", já deve ir nos 6 anos...

      Comentário


        #4
        Não deixa de ter a sua cota de gravidade, tendo em conta que vão gastar grandes recursos ao SNS mais tarde. Gastos esses pagos por todos nós, e que derivam da irresponsabilidade da juventude.

        Mas temos que analisar as coisas de um outro prisma: Beber até se pode beber, agora o problema está em não se saber beber.

        Mas isto não me admira nada. Turnos da sexta feira à noite, são geralmente dedicados ao "gregório", e a quantidade de putos de 12 e 13 anos quase em estado de coma, são o nosso "corriqueiro". Mas lá está, a culpa é da falta de fiscalização em discotecas e bares.

        Comentário


          #5
          Ontem deu a reportagem da praxe, mais uma das muitas que as tvs têm quando escasseiam outras noticias. Ontem foram mais uma vez ao Bairro Alto.

          Comentário


            #6
            comerciantes? quem quiser comprar alcool compra, quem quiser comprar droga compra, independentemente da idade.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por djm Ver Post
              comerciantes? quem quiser comprar alcool compra, quem quiser comprar droga compra, independentemente da idade.
              Exatamente. Eu via colegas meus, que misturavam etanol com água, e bota pra baixo

              Comentário


                #8
                E antigamente não se davam sopas de cavalo cansado aos miúdos de tenra idade?

                Comentário


                  #9
                  Se os pais não fossem um bando de irresponsáveis e incompetentes, não havia crianças de 13 anos a "sair" com os amigos.

                  13 anos ?!?!? Mas anda tudo doido?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                    [B]A vossa opinião?
                    Reportagem de encher chouriços.

                    Não trouxe novidade nenhuma e até onde vi, a maior preocupação eram as garrafas partidas.

                    PS: Epá, é uma grande vergonha ser um PSP a alertar os papás que um puto de 14 anos não pode andar na rua áquelas horas e por aqueles sitios

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                      Se os pais não fossem um bando de irresponsáveis e incompetentes, não havia crianças de 13 anos a "sair" com os amigos.

                      13 anos ?!?!? Mas anda tudo doido?
                      Não sei de que geração és, mas lembro-me que as pessoas da minha geração (25/30 anos), já começavam a sair aos 13 anos, agora se bebiam bebidas alcoólicas, é outra história.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rotary Ver Post

                        Oito por cento dos alunos com 13 anos revela que já apanhou uma "bebedeira", uma situação vivida por mais de metade (53,9%) dos jovens com 18 anos.



                        Estava ontem a ver isto à hora de jantar com a família e a conclusão a que cheguei é que a culpa desta situação, dos jovens beberem demasiado cedo, é essencialmente dos pais.
                        Hoje em dia, sejam de famílias pobres ou abastadas, os jovens saem à rua, durante o dia ou noite, sem dar explicações aos pais, não dizem muitas vezes a que horas vão voltar, aonde vão, com quem. Os pais também cada vez mais não exigem. A educação deveria começar em casa mas cada vez mais é na rua, com amigos.

                        A minha opinião essencialmente é esta: falta de educação da parte dos pais que se traduz, naturalmente, em falta de educação da parte dos miúdos.

                        O problema não é experimentar álcool ou beber álcool. O problema é embebedarem-se e viciarem-se! Saber beber também se aprende!

                        Comentário


                          #13
                          A culpa é dos boiões de fruta que lhes dão em putos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                            Não sei de que geração és, mas lembro-me que as pessoas da minha geração (25/30 anos), já começavam a sair aos 13 anos, agora se bebiam bebidas alcoólicas, é outra história.
                            Sou da geração nascida em 1975 ... e só começei a ir ao BA com 16/17 anos.

                            Até aos 13 nem sonhava sair á noite e pelos 15 lá saia com hora marcada até á meia-noite.
                            Editado pela última vez por Huckleberry; 21 November 2011, 14:43. Razão: erro ortografico

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                              Sou da geração nascida em 1975 ... e só começei a ir ao BA com 16/17 anos.

                              Até aos 13 nem sonhava sair á noite e pelos 15 lá saia com hora marcada até á meia-noite.
                              Ok, eu estava-me a referir às pessoas que nasceram entre 1980/1986, ou seja, mais novos.
                              Já tinha referido que antigamente os miúdos tomavam as famosas sopas de cavalo cansado e ninguém tocou nesse assunto.

                              Comentário


                                #16
                                Eu sou do teu ano Joana e eu de facto saía com a tua idade, cá para baixo do prédio, para jogar ás Escondidas, ao "Au Silver" ou lá como se escreve, ao Arranca Leão. Mas mais tardar 23h ou 24h, estava a vir para casa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                  Ok, eu estava-me a referir às pessoas que nasceram entre 1980/1986, ou seja, mais novos.
                                  Já tinha referido que antigamente os miúdos tomavam as famosas sopas de cavalo cansado e ninguém tocou nesse assunto.
                                  Queres comparar as "sopas" com a estupidez de beber até cair para o lado como se fosse radical?

                                  As sopas eram o reflexo da sociedade rural e e analfabeta que existia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                    Queres comparar as "sopas" com a estupidez de beber até cair para o lado como se fosse radical?

                                    As sopas eram o reflexo da sociedade rural e e analfabeta que existia.
                                    Mas eram prejudiciais para o desenvolvimento das crianças.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                      Ok, eu estava-me a referir às pessoas que nasceram entre 1980/1986, ou seja, mais novos.
                                      Já tinha referido que antigamente os miúdos tomavam as famosas sopas de cavalo cansado e ninguém tocou nesse assunto.
                                      Eu nasci em 84 e com 13 anos no máximo saía depois de jantar para o jardim à frente do prédio com os meus amigos. E tinha hora marcada para estar em casa. Depois com o tempo lá fui alargando até à meia noite.

                                      Óbvio que com 15 anos lá comecei a fazer as minhas asneiras... faz parte. Mas nunca deixei de ter regras/horários e sabia quando as podia ou não fazer.

                                      Hoje em dia o que se vê, são crianças na noite. Não é que me choque vê-las a beber e a fumar... se estão sozinhas é normal quererem fazer tudo o que lhes der na real gana. O que me faz confusão é ver os pais a deixarem os filhos saírem até às tantas com 11/12/13 anos. Ou então não terem mão neles...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                        Mas eram prejudiciais para o desenvolvimento das crianças.
                                        E quem é que sabia isso ?

                                        Quem é que tinha estudos ou compreensão para isso ?

                                        Também era normal quem sofresse de ansiedade ou de histeria ser sangrado ... e era normal.

                                        Nada invalida que os pais dos miudos que andam na rua a essa hora sejam uma cambada de irresponsáveis, egoistas e retardados.
                                        Depois queixam-se das más notas, que os filhos andam em gangs, e caem na droga ... azar e não tenho pena.

                                        Mas por um lado é bom, os que forem seres humanos decentes e inteligentes estão sempre safos no futuro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                          E quem é que sabia isso ?

                                          Quem é que tinha estudos ou compreensão para isso ?

                                          Também era normal quem sofresse de ansiedade ou de histeria ser sangrado ... e era normal.

                                          Nada invalida que os pais dos miudos que andam na rua a essa hora sejam uma cambada de irresponsáveis, egoistas e retardados.
                                          Depois queixam-se das más notas, que os filhos andam em gangs, e caem na droga ... azar e não tenho pena.

                                          Mas por um lado é bom, os que forem seres humanos decentes e inteligentes estão sempre safos no futuro.
                                          É a chamada selecção natural

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                            E quem é que sabia isso ?

                                            Quem é que tinha estudos ou compreensão para isso ?

                                            Também era normal quem sofresse de ansiedade ou de histeria ser sangrado ... e era normal.

                                            Nada invalida que os pais dos miudos que andam na rua a essa hora sejam uma cambada de irresponsáveis, egoistas e retardados.
                                            Depois queixam-se das más notas, que os filhos andam em gangs, e caem na droga ... azar e não tenho pena.

                                            Mas por um lado é bom, os que forem seres humanos decentes e inteligentes estão sempre safos no futuro.
                                            Nem sempre, conheço algumas pessoas que saíam à noite e todas elas entraram em cursos que exigiam médias elevadas e actualmente já trabalham e não ganham mal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              sempre tive horários e regaras rigidas para cumprir! a culpa disto são dos pais que não sabem educar! e que chutam para as escolas a educação!

                                              a minha 1a tosga (se é que foi tosga) foi na faculdade
                                              tabaco? o que é isso? nem um cigarro na boca (não condeno quem fuma)
                                              droga? só exprimenta quem é parvo

                                              feliz ou infelizmente tive de perto exemplo de que estes exemplos acima podiam fazer mal e para nunca me associar a eles e como tal nunca acoteceu!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                Nem sempre, conheço algumas pessoas que saíam à noite e todas elas entraram em cursos que exigiam médias elevadas e actualmente já trabalham e não ganham mal.
                                                Não vamos generalizar ... mas sejamos sinceros.

                                                Estas pitas vão acabar de barriga cheia aos 16 anos atracadas a um zé do boné que bule nas obras ou vive do RSI.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                                  Não vamos generalizar ... mas sejamos sinceros.

                                                  Estas pitas vão acabar de barriga cheia aos 16 anos atracadas a um zé do boné que bule nas obras ou vive do RSI.
                                                  Ok, mas no meu post estava-me a referir a pessoas que andaram comigo na escola e uma delas fazia tudo o que queria, mas não foi isso que a fez ir por maus caminhos e no entanto conheço outras que faziam tudo o que os papás queriam e acabaram a consumir drogas.
                                                  Eu nunca bebi álcool e até o cheiro da cerveja me dá .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    GJP és um pouco como eu.

                                                    - A primeira bebedeira foi há dois anos, nas festas do S. João
                                                    - Tabaco, nunca meti um cigarro na boca.
                                                    - Drogas, tirando a internet, idem..
                                                    Editado pela última vez por ; 21 November 2011, 16:49.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Agora transforma se isto num concurso de quem é o mais certinho...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                        a culpa disto são dos pais que não sabem educar! e que chutam para as escolas a educação!
                                                        Tocaste no ponto chave... a escola deve ser e sempre foi um excelente complemento à educação de qualquer criança/jovem. O problema é que esses pais atiram para as escolas toda a responsabilidade da educação dos filhos. E como o ensino é publico e alguns até descontam, acham-se mesmo no direito de exigir que os filhos se aprendam a saber estar e a saber viver em comunidade na escola.

                                                        Faz-me lembrar uma das muitas situações que tive quando dei aulas... reunião com todo o conselho de turma + pais até às 23h porque os meninos se portam mal e a directora de turma quis traçar estratégias para melhorar o comportamento geral da turma. Comentários dos pais à saída: "pois... aqui até às 23h... estes professores pensam que temos todos a vida deles."

                                                        E os filhos são deles... imaginem se não fossem

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                                          Não vamos generalizar ... mas sejamos sinceros.

                                                          Estas pitas vão acabar de barriga cheia aos 16 anos atracadas a um zé do boné que bule nas obras ou vive do RSI.
                                                          eram poucas as que eu via na secundária assim LOL

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                            Agora transforma se isto num concurso de quem é o mais certinho...

                                                            nada disso são opções que as pessoas tomam e ter certos comportamentos. só isso! eu à + de 3 anos que não bebo alcool! o unico que bebo é um brindo quando alguem faz anos ou na passagem de ano!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X