Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afegã violada tem de casar-se com o agressor para sair da prisão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Afegã violada tem de casar-se com o agressor para sair da prisão

    Afegã violada tem de casar-se com o agressor para sair da prisão
    Uma afegã de nome Gulnaz, de 21 anos, enfrenta um terrível dilema: ou permanece na prisão com uma filha pequena, cumprindo pena por ter sido violada por um homem casado, ou contrai matrimónio com o agressor para poder sair da prisão.


    Quando Gulnaz tinha 19 anos foi violada pelo marido de uma das primas. Dois anos depois, a jovem ainda se recorda dos pormenores do episódio: “Ele tinha as roupas nojentas, porque trabalha na construção. Quando a minha mãe saiu, ele veio até minha casa e fechou as portas e as janelas. Eu comecei a gritar mas ele calou-me, tapando-me a boca com as mãos”, descreveu Gulnaz à CNN.

    Depois da violação não contou a ninguém o que se tinha passado – sabendo que não seria ajudada – mas depressa a verdade veio à tona: estava grávida.

    Acabou por ser julgada por adultério e condenada a 12 anos de prisão. É lá que está actualmente, com a sua filha. Cumprem pena em conjunto.

    Para sair da prisão, só tem uma solução: casar-se com o seu agressor. A única forma de uma mulher afegã ultrapassar a desonra de ter sido violada, ou de ter incorrido em adultério, é casar-se com o seu atacante.

    E é precisamente isto que Gulnaz está disposta a fazer. “Perguntaram-me se eu estava disposta a começar uma nova vida de liberdade casando-me com este homem”, disse a jovem à CNN. “A minha resposta foi que há um homem que me desonrou e que eu quero ficar com esse homem”.

    A jovem diz que na sua decisão pesa o futuro da filha. Só assim poderão permanecer juntas e em liberdade.

    Mas - adianta a CNN - a escolha de Gulnaz não a livra de perigo. A família do atacante ou mesmo a sua própria família poderão querer matar a jovem por ter desonrado o nome familiar. É muito provável que, mal ponha pé fora da prisão, Gulnaz corra perigo de vida.

    Casos como o de Gulnaz são comuns no Afeganistão mas este tornou-se notícia após uma disputa entre a UE e uma equipa de realizadores contratados pela própria União Europeia para levarem a cabo uma série de documentários sobre os direitos das mulheres no Afeganistão.

    Os realizadores fizeram uma extensa reportagem sobre Gulnaz e sobre histórias de outras mulheres que falaram abertamente para as câmaras, sem lenços a cobrirem-lhes os rostos, sobre as suas vidas.

    Depois de mostrarem as filmagens aos responsáveis da UE, estes decidiram cancelar o projecto afirmando que essas mulheres poderiam ser identificadas e sofrer represálias.

    Mas os realizadores - citando um e-mail da UE cujo conteúdo foi parar aos media – afirmam que o problema está nas relações delicadas entre a UE e o Afeganistão, que é apresentado de forma muito pouco favorável (especialmente o seu sistema judicial).

    Pode ler-se no e-mail, segundo a CNN: “A delegação tem de considerar as suas relações com as instituições de Justiça afegãs”.

    O embaixador da UE para o Afeganistão, Vygaudas Usackas, rejeitou, porém, qualquer motivação política para a suspensão do projecto documental. “Eu estou realmente preocupado é com a situação das mulheres. Com a segurança e o bem-estar destas mulheres (...) esse é o critério de acordo com o qual eu - como representante da UE - irei julgar este caso”, disse o embaixador, citado pela CNN.
    Afegã violada tem de casar-se com o agressor para sair da prisão - Mundo - PUBLICO.PT






    Sem comentários...

    #2
    Subscrevo .Sem comentários .

    Comentário


      #3
      não sei como será uma vida na prisão de mulheres no afeganistão nem em que tipo de prisão estará, mas se calhar mal por mal seria preferível ficar na prisão 12 anos. que leis estúpidas...

      Comentário


        #4
        Não há-de faltar muito para a charia ser aplicada também em países Europeus como França, Holanda e por aí adiante, a invasão é silenciosa mas eficaz, o próprio Kadafi o admitiu!

        Comentário


          #5
          O planeta ficava bem melhor sem este tipo de povos. Este e outros que tais. Mas continua-se a pensar que as coisas se resolvem recorrendo ao politicamente correcto e à aceitação de diferentes costumes, quando na verdade estamos, como sociedades democráticas e civicas, a ser devorados por estes cancros da humanidade. Há-de chegar o dia em que já não teremos oportunidade para nos salvar e ficaremos entregues às bestas.

          Comentário


            #6
            É mandar essa noticia para o mail do BE e da restante esquerdalha que passam a vida a defender os selvagens muçulmanos!

            Comentário


              #7
              Culturalmente, a mulher vale menos que o gado nestes países... É revoltante. Questões culturais e religiosas assim o "exigem". O pior, é que se pensarmos bem, estes povos representam grande parte da população mundial e é este tipo de ensinamentos que estão a ser incutidos nas gerações mais novas.

              Mas depois, pensando bem, mesmo em países ditos desenvolvidos, acontecem linhas de pensamento semelhantes. Quantas vezes não se ouve/lê, após uma mulher ser violada: "ah, ela merecia" "Ela fez por isso" "ela provocou"?

              Isto revolta-me muito...

              Comentário


                #8
                É uma cultura completamente diferente da Ocidental, para nós não faz qualquer sentido e temos dificuldade em aceitar que faça por ali.
                Mas basta pensar que países como o Dubai, muito mais virados para o Ocidente, as melhores tem que andar totalmente tapadas e outras restrições do género.

                Comentário


                  #9
                  Essa gente parou no tempo e teima em não evoluir.

                  O Die Fremde (When We Leave) é um excelente filme que retrata de forma bastante realista esta temática, um filme que me deixou revoltado e com vontade de largar uma bomba atómica num certo sitio.



                  Die Fremde (2010) - IMDb

                  Comentário


                    #10
                    Acho engraçado como pelo petróleo invade-se logo mas para defender injustiças destas que roçam a violação dos direitos humanos já ninguém interfere.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      Acho engraçado como pelo petróleo invade-se logo mas para defender injustiças destas que roçam a violação dos direitos humanos já ninguém interfere.
                      Temos, infelizmente, vários exemplos por África, bem mais graves que na Líbia, p.e..

                      Comentário


                        #12
                        Não só, aquela zona do sudeste da Ásia acho que também anda muito mal. Mas faz-me confusão é como para certas potências no médio oriente tudo é desculpa para intervir, quando nestas zonas do globo vive-se o inferno na terra e ninguém quer saber.

                        Faz-me dar razão aos conspiracionistas que defendem que os envolvimentos no médio oriente são tudo menos altruístas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                          O planeta ficava bem melhor sem este tipo de povos. Este e outros que tais. (...)
                          Tens a noção que ao dizeres isso estás a condenar ao extermínio também as tais mulheres que são vítimas e muitos outros árabes que estão no meio de uma cultura arcaica com a qual não compactuam?

                          Até há bem pouco tempo, também nós vivíamos numa ditadura na qual as desigualdades e falta de direitos das pessoas e mulheres tratadas como seres inferiores, eram normais. Mulheres sem direito ao voto, sem direito a viajar sem autorização do marido, a sofrerem maus-tratos porque entre marido e mulher ninguém mete a colher...

                          E se outros países evoluídos dissessem que ficávamos melhor sem esse tipo de povos? Aliás, há que não esquecer que os latinos ainda não são muito bem vistos pelos caucasianos.

                          Também nós temos imensa gente má no nosso meio que não vale o ar que respira, havendo muita gente árabe que me merece enorme respeito.

                          Porém, a solução é dar voz a quem é humilhado e tratado sem dignidade. Se no nosso mundo dessem mais valor aos direitos humanos e menos importância ao dinheiro, o mundo seria um lugar bem melhor.
                          Basta vermos como as nações se vergam aos países que produzem petróleo ou em ascensão como a china e fecham os olhos aos atropelos aos mais básicos diretos humanos.


                          Nestas circunstâncias somos tão culpados como os povos que assim atuam, por consentirmos esses atropelos com o nosso silêncio em troca de benesses económicas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            Acho engraçado como pelo petróleo invade-se logo mas para defender injustiças destas que roçam a violação dos direitos humanos já ninguém interfere.
                            Então mas isto não foi no Afeganistão, país esse onde existe uma guerra de que Portugal faz parte?

                            Comentário


                              #15
                              Considero que qualquer ser que se julga mais do que outro, não vale nada.

                              E não fujamos das nossas responsabilidades, porque uma em cada 4 mulheres em Portugal já sofreu violência doméstica.

                              As mulheres têm sofrido imenso ao longo de toda a história da humanidade.
                              E, novidade das novidades, quem tem infringido esse sofrimento somos nós, homens, que tanto afirmamos que as amamos.

                              Elas que têm sido as nossas amantes, as nossas filhas, as nossas mães, as mães dos nossos filhos, as nossas amigas, as nossas protetoras, as nossas educadoras e as nossas companheiras desde sempre, têm recebido muito pouco reconhecimento e respeito da nossa parte.

                              Por mais que andemos com telemóveis na mão, computadores ou tenhamos mandado naves para o espaço, não passamos ainda de primitivos homens das cavernas.

                              Comentário


                                #16
                                Realmente estes povos representam o pior que há neste planeta. Completo desrespeito pelos direitos humanos, injustiças atrozes, penas dignas da idade média.

                                Enfim cambada de animais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ah, já agora, a mulher que lhe faça o mesmo. Quando puder, o silencie cortando-lhe a língua e lhe corte rente a arma do crime. Claro que para nós aqui datrás de um ecrã é fácil dizer o que deveria ser feito. Mas imagino o sofrimento e revolta que aquela mulher não deve ter passado e estar a passar e o risco de vida que ainda corre. Uma mulher que sente a revolta de ter uma filha que também está presa sem culpa de vir ao mundo nem ter feito nada de errado que merecesse esse castigo.

                                  Sabem, quando vejo políticos hipócritas sorridentes a apertar a mão a bandidos em troca de favores económicos ou geoestratégcos, fico mesmo envergonhado enquanto ocidental e sem fé na humanidade.
                                  Olhamos para o Médio-oriente, para África, para a Ásia e para imensos países da América Latina, e o que se vê mete nojo. Milhões a serem humilhados, espancados, violados, torturados, assassinados, ao longo de meses, anos, décadas, e ninguém faz nada. Depois assitimos a qualquer violação de um interesse económico e mobilizam-se exércitos e fazem-se guerras sem fim...

                                  Às vezes dizem que eu sou muito exigente, mas eu prefiro achar que não sou hipócrita. Há imensos documentários sobre a verdadeira realidade nestas zonas do globo que referi. Uns deixam-me com as lágrimas nos olhos e um misto de revolta. Imaginando que qualquer daquelas pessoas me poderia ser próxima, mulher ou filha, fico inconsolável.
                                  Quem vê esses documentários jamais poderá olhar a realidade do nosso mundo da mesma forma.
                                  Nós, humanos, continuamos a ser a nossa maior deceção.
                                  Falta tão pouco para sermos civilizados, mas falta tanto para isso efetivamente acontecer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                    Ah, já agora, a mulher que lhe faça o mesmo. Quando puder, o silencie cortando-lhe a língua e lhe corte rente a arma do crime. Claro que para nós aqui datrás de um ecrã é fácil dizer o que deveria ser feito. Mas imagino o sofrimento e revolta que aquela mulher não deve ter passado e estar a passar e o risco de vida que ainda corre. Uma mulher que sente a revolta de ter uma filha que também está presa sem culpa de vir ao mundo nem ter feito nada de errado que merecesse esse castigo.

                                    Sabem, quando vejo políticos hipócritas sorridentes a apertar a mão a bandidos em troca de favores económicos ou geoestratégcos, fico mesmo envergonhado enquanto ocidental e sem fé na humanidade.
                                    Olhamos para o Médio-oriente, para África, para a Ásia e para imensos países da América Latina, e o que se vê mete nojo. Milhões a serem humilhados, espancados, violados, torturados, assassinados, ao longo de meses, anos, décadas, e ninguém faz nada. Depois assitimos a qualquer violação de um interesse económico e mobilizam-se exércitos e fazem-se guerras sem fim...

                                    Às vezes dizem que eu sou muito exigente, mas eu prefiro achar que não sou hipócrita. Há imensos documentários sobre a verdadeira realidade nestas zonas do globo que referi. Uns deixam-me com as lágrimas nos olhos e um misto de revolta. Imaginando que qualquer daquelas pessoas me poderia ser próxima, mulher ou filha, fico inconsolável.
                                    Quem vê esses documentários jamais poderá olhar a realidade do nosso mundo da mesma forma.
                                    Nós, humanos, continuamos a ser a nossa maior deceção.
                                    Falta tão pouco para sermos civilizados, mas falta tanto para isso efetivamente acontecer.
                                    Infelizmente já perdi a fé na humanidade há muito tempo. O mundo está corroborado por omnipotência, egocentrismo e pessoas completamente acéfalas, sem escrúpulos e completamente anti-humanas, sem qualquer dignidade ou principios éticos.

                                    O mundo está podre!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                      Considero que qualquer ser que se julga mais do que outro, não vale nada.

                                      E não fujamos das nossas responsabilidades, porque uma em cada 4 mulheres em Portugal já sofreu violência doméstica.

                                      As mulheres têm sofrido imenso ao longo de toda a história da humanidade.
                                      E, novidade das novidades, quem tem infringido esse sofrimento somos nós, homens, que tanto afirmamos que as amamos.

                                      Elas que têm sido as nossas amantes, as nossas filhas, as nossas mães, as mães dos nossos filhos, as nossas amigas, as nossas protetoras, as nossas educadoras e as nossas companheiras desde sempre, têm recebido muito pouco reconhecimento e respeito da nossa parte.

                                      Por mais que andemos com telemóveis na mão, computadores ou tenhamos mandado naves para o espaço, não passamos ainda de primitivos homens das cavernas.
                                      Ora vai ler a frase a bold umas dez vezes... o que achas agora?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem vindos ao INFERNO,ou onde é vocês pensavam que estavam?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aviltante, é a única coisa que, sobre a situação em análise, consigo dizer sem entrar em "derrapagem verbal"...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                            Considero que qualquer ser que se julga mais do que outro, não vale nada.

                                            E não fujamos das nossas responsabilidades, porque uma em cada 4 mulheres em Portugal já sofreu violência doméstica.

                                            As mulheres têm sofrido imenso ao longo de toda a história da humanidade.
                                            E, novidade das novidades, quem tem infringido esse sofrimento somos nós, homens, que tanto afirmamos que as amamos.

                                            Elas que têm sido as nossas amantes, as nossas filhas, as nossas mães, as mães dos nossos filhos, as nossas amigas, as nossas protetoras, as nossas educadoras e as nossas companheiras desde sempre, têm recebido muito pouco reconhecimento e respeito da nossa parte.

                                            Por mais que andemos com telemóveis na mão, computadores ou tenhamos mandado naves para o espaço, não passamos ainda de primitivos homens das cavernas.
                                            Tudo o que disse é verdade, assim como é verdade que, de agredir uma mulher (o que é muito grave) até a meter na prisão por ter sido violada e a obrigar a casar com o seu agressor, vai uma grande diferença, não acha?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Talvez seja um pouco arrogante da minha parte, mas acho que uma sociedade assim não é mais do que uma corja de atrasados mentais.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                Tudo o que disse é verdade, assim como é verdade que, de agredir uma mulher (o que é muito grave) até a meter na prisão por ter sido violada e a obrigar a casar com o seu agressor, vai uma grande diferença, não acha?!
                                                Vai uma diferença, mas um crime não desculpa o outro. O que eu disse tem como objetivo olharmos para a história da humanidade e o papel que as mulheres têm desempenhado nela, comparando com a forma como têm sido tratadas. Há coisas sobra as quais a muita gente não dá muito jeito refletir sobre elas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isto nestes tempos não se compreende...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                    Ora vai ler a frase a bold umas dez vezes... o que achas agora?
                                                    Acho que é lamentável o que queres pôr na minha boca e que seja só isso que tens a dizer neste tópico. Já estava à espera dessa reação de quem procura sentido diferente ao implícito.

                                                    Num mundo onde abundam as desigualdades e a falta de consideração de uns pelos outros, não posso deixar de achar repugnantes as pessoas que se acham acima das outras. As pessoas perdem a razão quando se colocam num patamar superior ou desconsideram os direitos das outras. O facto de uns se acharem mais do que os outros, tem arruinado as civilizações e os relacionamentos interpessoais. São pessoas que espalham ruina por onde passam e a quem lhes falta humildade e compreensão pelos direitos dos outros.

                                                    Portanto, quando falo que "não vale nada", estou a falar efetivamente do caráter dessa pessoa, pelo que escusas de tentar dar 2º sentido à coisa.
                                                    E, já agora, quanto ao resto o que tens a dizer? Pelos vistos, e até ao momento, nada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                      Acho que é lamentável o que queres pôr na minha boca e que seja só isso que tens a dizer neste tópico. Já estava à espera dessa reação de quem procura sentido diferente ao implícito.

                                                      Num mundo onde abundam as desigualdades e a falta de consideração de uns pelos outros, não posso deixar de achar repugnantes as pessoas que se acham acima das outras. As pessoas perdem a razão quando se colocam num patamar superior ou desconsideram os direitos das outras. O facto de uns se acharem mais do que os outros, tem arruinado as civilizações e os relacionamentos interpessoais. São pessoas que espalham ruina por onde passam e a quem lhes falta humildade e compreensão pelos direitos dos outros.

                                                      Portanto, quando falo que "não vale nada", estou a falar efetivamente do caráter dessa pessoa, pelo que escusas de tentar dar 2º sentido à coisa.
                                                      E, já agora, quanto ao resto o que tens a dizer? Pelos vistos, e até ao momento, nada.
                                                      Não achas que estás a exagerar? Lê a tua frase outra vez. Quanto ao assunto do tópico, como faço voluntariado para a Apav, se calhar diz-me algo. Mas não és tu que decides o momento das minhas intervenções. Só achei piada à frase, por motivos óbvios.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X