Com cerca de 5,5 meses de governo, como classificariam globalmente a sua actuação e já agora porquê ?
Com cerca de 5,5 meses de governo, como classificariam globalmente a sua actuação e já agora porquê ?
Votei Bom porque acho que tinham e tem em mãos um trabalho gigantesco em pegar nos cacos e nos buracos deixados pelo anterior executivo e ter de recuperar as finanças publicas ao mesmo tempo que tem de cumprir o acordo draconiano da troika.
Só não votei Muito bom por causa de muita coisa que já devia ter sido feita e ainda não fizerem e por causa de muitas medidas deste OE com as quais não posso estar de acordo e que penso que poderia haver outras alternativas.
Pior que muitas medidas impopulares que tem tomado, a grande falha deste governo está na comunicação com o povo e na explicação ás pessoas das medidas que estão a tomar.
Sinto-me como a criancinha a quem, no dia 1 de Abril, Passos jurou que cortar o Subsídio de Natal era "um disparate": desiludido.
Vejo muitas medidas a "sacar" / "espremer" / "roubar" o dinheiro dos contribuintes e muito pouco esforço no lado do corte nas Despesas do Estado (esforço estrutural a sério e não apenas no corte definitivo dos salários, que é o caminho mais fácil).
Por mim, qualquer ilusão que tinha nos políticos, mesmo já abalada com o Pseudo-Engenheiro, terminou com a chapada do mágico Passos e seus comparsas (digo mágico, pois consegue fazer desparecer o dinheiro da minnha carteira, que nem o Luís de Matos!)
Por mim, a ida às Urnas acabou... tendo em conta que as conquistas do 25 de Abril estão totalmente enterradas, acho que, nem o "dever / direito" de votar, merece, da minha parte, qualquer consideração...
Disse...
Este governo, tal como todos os outros o deveriam ter feito, necessitam urgentemente de um bom porta-voz, que tenha por missão convocar periodicamente conferencias de imprensa com os media de forma a explicar e esclarecer todas as medidas tomadas pelo governo e as duvidas sobre todos os aspectos da sua governação.
Tal como acontece noutros países, como por exemplo nos EUA.
Votei no razoável e até agora não tenho tido grandes queixas.
Votei Bom penso que tendo em conta a conjectura actual e o estado em que pegaram nas coisas era difícil fazer melhor![]()
lá estão vocês. Roubam-vos o ordenado e está tudo bem. Isto só visto! VIVA AO TUGA!!!!!
já agora gostava de saber se o povo é o culpado de "dantesca desconjuntura económica"
Quem nos roubou o ordenado e não só, está neste momento sentado numa esplanada em Paris a tomar um café com leite e um croissant e a gozar com as noticias que lê nos jornais portugueses.
Vive á grande e longe da crise que ele criou e qualquer dia aparece como candidato a Presidente da Republica.
Outros que também tem a sua (grande) quota parte neste roubo sentam-se agora na Assembleia da Republica, na bancada do Partido Socialista
Última edição por Alpiger : 30-11-11 às 11:09:58
Finalmente, alguém que está a ver o mesmo filme que eu! As pessoas parece que têm memória curta.
Sempre que estou fora de Portugal entendo melhor o porquê de o meu querido país se encontrar numa triste situação. Já passaram dias desde o jogo do SCP e SLB e continuo a ver o povinho numa luta primata sobre uma porcaria de umas cadeiras de plástico que arderam. Dias e dias passam e continua-se a falar continuadamente (e com direito a sites e diagramas e tudo) sobre um ministro que já não vai de vespa mas vai de Audi. O povo realmente tem aquilo que merece......
Estou desejoso de voltar a casa, mas já sei que 1 semana depois estarei pronto e desejoso de ir em mais uma "missão" para um fim do mundo qualquer...
Razoavel a pender para o mediocre.
Acho que já devia ter sido feito muito mais.
Talvez por conhecer muito bem alguns membros deste governo criei elevadas expectativas - quiçá demasiado elevadas - e agora sinto que eles estão um pouco aquém do que julgo ser o seu melhor. Se calhar estou a ser injusto mais, por enquanto, fico-me pelo "razoável".
Última edição por Jbranco : 30-11-11 às 11:29:04
Votei bom, mas acho piada que até o gráfico está a mandar o governo para um certo sítio!![]()
Gosto:
Combate à economia paralela;
Privatização da RTP ou fim da mesma;
Rever estrutura dos transportes públicos;
Potencial fusão de freguesias;
Fim dos prémios em gestões danosas em empresas públicas;
Não gosto:
Incentivo à paralisação da economia;
Conceito de classe média e classe rica;
Corte enorme na Educação;
Corte na Saúde;
Desperdício de verbas públicas;
Gestão do processo Madeira e Alberto João Jardim;
Fim de feriados;
Aumento de meia-hora no privado;
Corte nos subsídios e degradação da classe trabalhadora;
Fraca capacidade de ouvir outras opiniões.
Balanço final: Medíocre.
Votei razoável (até porque como disse a MrsX para ajudar a que o gráfico mande este e os últimos governos para um sítio).
Queria ter votado no mau não fosse a condicionante acima, pois acho que este governo prometeu acima de tudo cumprir com a troika mas não destruir o país, dando-me a ideia que queriam a ajuda mas não a qualquer custo. O resultado é diferente, o anterior mentiroso quando devia ter pedido a ajuda não o fez, e este governo com mais de 1 ano de atraso em relação a esse resgate necessário vai fazendo o que pode, aumentando onde pode mas não diminuindo onde devia.
Temos neste momento uma economia em claro retrocesso, apenas desmentido pelas filas intermináveis de gente à espera de uma promoção de desconto numa PS3... talvez até por isso o governo ache que o povinho ainda pode ser espremido mais um pouco..
Vamos eventualmente avançar com privatizações a preço de saldo e dentro de algum tempo somos um país governado por instituições estrangeiras que coordenam instituições estrangeiras em portugal..
Espero de uma forma geral e em particular na minha àrea de trabalho um 2012 catastrófico.
O outro teve lá 6 anos e ninguém o culpa.
Estes nem há 6 meses estão a corrigir toda a trampa que foi feita, e ainda há gente muito indignada. Aprendam economia e deixem-se de fazer de vítimas por causa da porcaria dos subsídios. O país está falido e ou levantamos o país (com muito trabalho, e não com greves) ou vamos de carrinho para fora do euro.
Votei razoável e simplesmente porque está no Governo há 5,5 meses, pouco tempo para estudar e implementar medidas de fundo.
Acresce que para além dos problemas deixados pelo anterior governo, a crise económica todas as semanas altera os cenários e agrava a situação da zona Euro e, obviamente de nosso cantinho.
No verso da medalha as constantes medidas anunciadas para redução de despesa, sempre no mesmo sentido.
Tem sido o governo possível! Não é perfeito, mas o "zé" deixou-nos completamente falidos e à mercê de credores estrangeiros! A nossa soberania é só aparente!
O "zé" e a quadrilha, a maior parte dos quais continua na assembleia, deviam estar presos! Mas a memória é curta e selectiva e o povo mais depressa acusa quem tem de pagar a divida, do que quem a fez! O "zé" ainda vai a PR!![]()
na minha opinião Medíocre.
se nos primeiros meses o "ir aos bolsos" dos contribuintes era inevitável para arranjar dinheiro rápido, esperava-se que agora no OE2012 surgissem medidas para cortar as tais gorduras do estado.
É verdade que é o primeiro OE em que a consolidação é feita com um peso maior pela redução da despesa do que pelo aumento das receitas. Também mesmo que quisessem já não conseguiam aumentar mais a receita, mas se olharmos para a redução da despesa ela é feita em grande medida pela redução/contenção dos vencimentos dos trabalhadores do estado. Então onde estão as gorduras!!!! ou será que as únicas gorduras do estado são os seus trabalhadores. Não me parece. Mais uma vez foram cortar despesa onde era mais fácil e por isso leva a nota de medíocre.
Medíocre, porque não havia outra opção que se enquadrasse melhor ainda...![]()
Falham, tal como sempre, em pedir responsabilidades aos anteriores governos. Penso que era a primeira coisa a fazer, quanto à medidas, o lençol é curto.
Quando, só em juros, o peso da dívida pública é maior que o orçamento para a saúde, está tudo dito acerca da possibilidade (ou não) de deixar de cortar a direito.
Eu não vou votar nesta sondagem. É pouco tempo para averiguar.
Deixo um exercício simples.
Quanto pagaríamos de juros se a dívida pública não tivesse duplicado nos últimos anos? Parece-me que seria o suficiente para não ter de efectuar NENHUM corte nas pensões e salários. Isto é apenas uma opinião não fundamentada em cálculos rigorosos.
Abraços
XO
Eles têm a ingrata tarefa de recuperar o País no meio da maior crise económica do mundo Ocidental dos últimos tempos e de ter tido (termos tido) a infelicidade de ter herdado a gestão de um dos países da UE mais mal preparado, carregado de dívidas e menos produtivos o que os (nos) deixa praticamente com ferramentas muito limitadas para fazer frente à mesma.
Com as ferramentas que têm e os parcos recursos que lhes (nos) deixaram não acredito que fosse possível fazer muito melhor...
No geral e dadas as circunstâncias tenho a percepção que estão a fazer um bom trabalho! No entanto é irónico estarmos aqui a julgar este governo que praticamente não pode fazer muito mais do que tem feito. A crise estava-se a adivinhar há muito. Era insustentável manter o país com o nível de vida que levava com um dos Estados Centrais maiores da Europa e dos mais burocráticos e ineficientes. O nível de produção de riqueza não sustentava o consumo ao estrangeiro.
Quem deveria ser julgado foi quem nos deixou chegar a este estado e quem apostou no endividamento estrangeiro como aposta no crescimento económico... pelos visto não resultou. vivemos bem durante a ilusão.. agora está na altura de a pagar! Queixem-se de quem nos colocou nesta situação, não a quem nos está a tirar dela.
Última edição por Jacare : 30-11-11 às 23:59:18
Eu quando ouço na assembleia da república que é necessário mais investimento e, obviamente, endividarmo-nos mais para no futuro podermos pagar com o potencial crescimento, interrogo-me se as listas nas eleições obedecem a algum critério de mérito...
Abraços
XO