Anúncio

Collapse
No announcement yet.

“200 elementos vão abandonar” o Bloco de Esquerda e formar novo partido

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    “200 elementos vão abandonar” o Bloco de Esquerda e formar novo partido

    O líder da Ruptura/FER disse hoje que "cerca de 200 bloquistas vão abandonar" o BE e que está convocado um congresso para 10 de Março de 2012 para formar novo partido. Bloco classifica decisão de "irresponsável".

    Gil Garcia adianta que a posição desta corrente do BE, noticiada hoje pelo semanário Sol, foi tomada por "haver discriminação à esquerda" dentro do partido. "Nós fomos empurrados para fora, principalmente depois dos resultados eleitorais de 5 de Junho [em que o Bloco perdeu metade dos 16 deputados que tinha e nem conseguiu reeleger o então líder da bancada, José Manuel Pureza, candidato por Coimbra]", conta.

    Neste contexto, Gil Garcia conta que "cerca de 200" militantes do BE vão "começar a entregar os cartões do partido" e que está convocado para 10 de Março do próximo ano um congresso em Lisboa, "aberto a toda a esquerda, independentes, ex-bloquistas e aos novos movimentos sociais das acampadas, e a todos os que não se revêem nas posições oficiais dos partidos e dos sindicatos institucionalizados". "Entre Janeiro e Fevereiro vamos começar a contactar toda a gente e a distribuir um manifesto", refere.

    Entre as críticas que tece à actual direcção do BE, Gil Garcia diz que o partido está "cada vez mais institucionalizado e parlamentarizado" e que, depois dos "maus resultados eleitorais" nas legislativas, todo o debate interno foi feito "apenas em plenário da moção A" - afecta às três principais correntes, PSR, UDP e Política XXI.

    O líder da Ruptura/FER defendeu que o BE deveria ter feito uma convenção extraordinária para debater os resultados eleitorais e também posições "mais audazes" em vários domínios, como na exigência do fim das portagens em todas as autoestradas, a suspensão do pagamento da dívida ou nas políticas de apoio ao emprego.

    "Decisão é irresponsável"
    A Mesa Nacional do Bloco já reagiu e em comunicado diz que a decisão da Ruptura/FER "é irresponsável e um passo culminante de uma trajectória de sectarismo". Lembra que já em Março foi colocado um vídeo na internet com um discurso dos elementos daquela corrente e "desde então, os membros do grupo abandonaram as suas actividades no Bloco".

    A Mesa acusa a Ruptura/FER - que se integrou no Bloco já "depois da sua fundação" - de, durante uma década, ter ocultado as suas divergências, "aprovando as resoluções das Convenções que agora diaboliza". Nos últimos ano, "passou a afirmar divergências de fundo sob qualquer pretexto" e há exemplos: "Intervenções tão extravagantes como o apelo à constituição de brigadas para apoiar os talibãs no Afeganistão, ou apelo ao voto em branco nas eleições presidenciais", aponta o Bloco de Esquerda.

    "O sectarismo absoluto tornou-se a forma de actuação do grupo. Isso ficou à vista de muitos dos seus militantes iniciais, que se afastaram do grupo e escolheram o Bloco como seu partido", lê-se na nota. E o partido desvaloriza: "Enquanto o Bloco se fez para criar uma esquerda socialista com influência de massas, com convergência e força, o novo partido da FER é apenas mais um grupo, entre outros, e com a mesma linha do MRPP."

    http://publico.pt/Pol%C3%ADtica/200-...artido-1524410

    #2
    Fartaram se do loiças, ninguém os pode censurar.

    Comentário


      #3
      Mesmo assim pensei que este tipo de decisões iriam surgir muito mais cedo.

      Comentário


        #4
        Mais cedo ou mais tarde tinha de acontecer, era mistura a mais num só partido.

        Chamar "esquerda moderna" a um partido cheio de trotskistas revolucionários infiltrados é um contra-senso.

        Comentário


          #5
          Mais 200 que abriram os olhos!
          O candidato a ditador Louçã não sai nem cai da cadeira!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
            Mais 200 que abriram os olhos!
            O candidato a ditador Louçã não sai nem cai da cadeira!
            como um verdadeiro líder de esquerda.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              como um verdadeiro líder de esquerda.
              Bem visto! Mas os camaradas do PCP conseguem disfarçar melhor!
              O Louçã está mesmo agarradinho à cadeira!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                Mais cedo ou mais tarde tinha de acontecer, era mistura a mais num só partido.

                Chamar "esquerda moderna" a um partido cheio de trotskistas revolucionários infiltrados é um contra-senso.
                E agora criam a esquerda "do futuro" baseada nos ultra-modernos ideiais marxistas-leninistas... ah, espera...

                Comentário


                  #9
                  Mas vão mais para a esquerda?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                    Mas vão mais para a esquerda?
                    Depende! De que lado costuma estar o "dealer"?

                    Comentário


                      #11
                      Vão mt mais p a esquerda.

                      Por mim, gosto disto.
                      Nunca gostei do Bloco e dos "bloquistas". Só o nome é um contra-senso.
                      Aquilo é um ajuntamento de ex-ovelhas negras de índole mais ou menos tresmalhada, esquerda chique de salão, manifestantes profissionais e arregimentadores c uma postura tipo "o tio sam precisa de ti" em versão sovaco e cabelo oleoso. É uma espécie de espelho do país iletrado e fácil q construimos, um bocado como os ultras rurais do PSD, os eternos votantes Soares de meia branca de suburbio, os velhinhos do PCP e os velhinhos do CDS. E os analfabetos skins, já agora.
                      Já p n falar da misturada entre uma certa abrilada desiludida, trotskistas, maoistas e "porque sim porque dá um ar cool ". É o Bloco, assim coeso, está bom de ver.

                      Foi uma maneira de se fazerem ouvir e obterem visibilidade parlamentar. O pior foi qd se aproximaram do arco do poder. P eles, aproximaram-se perigosamente. Aí, deixaram de fazer sentido. A opção contestatária q muitas simpatias colheu n tinha nada a ver c uma pretensão ao Poder e tudo começou a ruir. Uma espécie de bolha eleitoral. Mil vezes os metalurgicos do MRPP.

                      Ainda assim, n se prestaram ao papel de contribuir p q o PCP n se apresente a votos como PCP. N q isto me faça sentir qq tipo de simpatia pelo BE, mas antes uma bolha q uma borbulha amarela.

                      Comentário


                        #12
                        Desde as última eleições que digo que este partido está morto e enterrado.... isto só me vem dar razão!

                        Comentário


                          #13
                          O Louça comparado com estes 200 é um menino.

                          Comentário


                            #14
                            Demoraram tempo.

                            Depois da demonstração democrática, "demonstração de Abril" que o partido tem desde à mais de 10 anos e que ficou bem vincada após as últimas eleições, era uma questão de tempo.

                            Comentário


                              #15
                              Não sei se sabem mas o líder Gil Garcia desta facção personifica a "extrema-esquerda" do bloco de esquerda! O Louça é um menino a beira destes.

                              Comentário


                                #16
                                O que se passa é que o BE é uma espécie de federação - assim como assim como o PPD, por exemplo (várias tribos num só partido). A facção do Gil Garcia é praticamente tão extremista quanto os velhos tempos do MRPP. E como a facção dele não tem tido poder suficiente dentro do partido, toca a saír... Principalmente numa altura em que o BE está pelas ruas da amargura.

                                ...E não é de admirar. Se eu fosse eleitor-tipo do BE teria tido sérias razões para não ter votado neles em Junho. Desde que encheram a barriga com os seus 10% nas Europeias e nas Legislativas de 2009, a atitude mudou, descuraram qualquer estratégia política sustentada para um partido representado num Parlamento e fizeram tudo ao contrário que deviam ter feito para o seu tipo de eleitorado. O resultado ficou à vista, claro. Mas o BE não quer sequer reconhecer os erros, nem sequer muda a direcção do partido, nem o líder, nada.

                                Mas há uma coisa que é verdade: o BE, tal como todos os partidos com "tamanho suficiente" ostraciza quem não lhe é conveniente e não lhe interessa. Basta falar com alguém com posições próximas da direcção do BE ou que seja um daqueles militantes cabra-cega e perguntar-lhes o que é que acham de figuras como Rui Tavares, Daniel Oliveira ou Joana Amaral Dias. Hão de experimentar perguntar isso...

                                Comentário


                                  #17
                                  Democracia dentro do BE é uma utopia.

                                  Seja como for, qual o sentido de um partido destes depois de as questões fracturantes que eles defendiam já terem sido aprovadas?
                                  Só se agora começarem a defender ( e bem no meu ponto de vista) a legalização da prostituição, com direito a factura e dever de análises e blablabla. e das drogas leves, vendidas em locais próprios pelo governo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Graças a Deus que vamos ter mais um partido politico.Era mesmo isto que Portugal tinha falta e necessidade neste momento difícil.
                                    Bem haja quem não tem mais nada na vida com que se preocupar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Conheço esta gente do Ruptura desde os tempo de faculdade na Univ. de Coimbra. Era colega de dois militantes que ainda hoje são dos membros mais activos. Um deles andou há poucos anos nas notícias por agredir um político...
                                      Felizmente para nós, nunca passarão de meia dúzia de pseudo-intelectuais armados em revolucionários. As ideias que já na altura defendiam, eram assustadoras.

                                      Em relação ao nome do novo partido, sugiro Penedo de Esquerda ou então Tijolo-Burro de Esquerda. Ficava-lhes mesmo "a matar".
                                      Editado pela última vez por Sweden; 10 December 2011, 12:46.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O BE diz cada uma que só me dá vontade de rir, mas estes são muito mais avariados da meninge...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais tachos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se um mosquito incomoda muita gente, dois (BEs) incomodam muito mais!!

                                            Mas eu não os censuro, afinal a politica sempre foi um emprego de futuro!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esses 200 são da ala "caviar" ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                É só rir com o BE

                                                Um dos poucos partidos que defende as minorias e ataca as maiorias

                                                Com o BE no poder, era RSI para todos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Outro partido? Realmente temos poucos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pessoas que estão descontentes e querem formar um novo partido político? Nada contra, é mesmo assim que eles nascem...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BossCountry Ver Post
                                                      É só rir com o BE

                                                      Um dos poucos partidos que defende as minorias e ataca as maiorias

                                                      Que haja uma excepção naquele parlamento. Para o inverso já bastam os restantes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim, já cá falta mais um... Cambada de hipócritas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Conheci há uns anos largos o Gil (ele era "estudante profissional", isto é daqueles que passam décadas inscritos na Faculdade, mas estudar tá quieto) e já nessa altura era de uma esquerda fortemente radical, a toar para o puro e duro!

                                                          Não aprecio o Louçã em muito do que defende, mas reconheço que é um tipo muito inteligente e até tem ideias interessantes, tal como o partido que dirige. Lamento que se tenha "agarrado" ao poder (é uma droga como tantas outras).

                                                          Quanto ao novo "partido" deve ser mais um do tipo PRD, mas em ponto pequeno!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                            Mas vão mais para a esquerda?
                                                            Ainda mais? não tarda estão em contra mão

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X