Momentos de mudança ou uma 2ª oportunidade – já sentiram isso?

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 35
Like Tree34Likes

Título: Momentos de mudança ou uma 2ª oportunidade – já sentiram isso?

  1. #1
    Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008
    Posts
    21,544

    Por Defeito Momentos de mudança ou uma 2ª oportunidade – já sentiram isso?


    Desde que nascemos já mudámos muito ao longo dos anos. Esta metamorfose constante é a característica que torna a vida tão bela.
    Nesta caminhada a vida revela-se como um longo caminho de imprevisibilidade e constante aprendizagem tendo sempre algo mais a acrescentar ao nosso ser, pedindo-nos apenas para deixarmos uma porta aberta ao conhecimento.

    No entanto, neste nosso percurso surgem ocasiões ou acontecimentos marcantes que alteram a nossa forma de estar e pensar ou modificaram o rumo do nosso trajecto. Por vezes, pode-se mesmo experimentar a sensação de estarmos perante uma benesse da vida que nos dá uma segunda oportunidade.

    Alguma vez sentiram que estavam a passar por uma experiência que mudaria a vossa vida?
    Já vivenciaram algum acontecimento forte que traçou novos rumos na vossa vida?
    Depois de algum momento difícil sentiram que a vida vos estava a dar uma 2ª oportunidade?


  2. #2
    Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008
    Posts
    21,544

    Por Defeito

    O maior momento de mudança de rumo na minha vida foi quando me apaixonei. Foi algo tão bom quanto violento.
    Eu seguia o meu caminho orientado para certas metas e sem outras definidas, e de repente fui abalroado por aquela coisa que eu desconhecia e se chamava – vejam só – «Amor»!

    Tudo mudou: as minhas prioridades, os meus planos para o futuro, a minha vida, tudo deu uma enorme reviravolta. Era como se aquele que fui (e que agora aos meus olhos parecia tão perdido) tivesse continuado em frente no seu caminho enquanto eu virara na primeira saída, sem ninguém se aperceber, a caminho do país das maravilhas. Um caminho também com espinhos, é certo, mas com muito sentido e o qual não em arrependo ter seguido.

    Eu que me preocupava comigo, passei a sentir a importância de dar atenção a alguém que me completava.
    Eu que me preocupava apenas em seguir do ponto A ao B pelo percurso mais curto, aprendi que nem sempre o mais curto é o melhor caminho. Nesse, poderemos perder tudo aquilo de bom que o percurso turístico nos pode oferecer. Passei, então, a compreender que “não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho” (Gandhi, Mahatma).

    Quem passou pelo mesmo deve compreender o que significam estas palavras e a mudança na vida que alguém muito importante para nós poderá significar.
    No fundo, é esta incerteza naquilo que o amanhã nos poderá trazer, que dá emoção à vida.
    Sansoni7 e paulo27 gostam disto.

  3. #3
    Piloto de Troféu CharGerGTi's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009
    Localização
    Por aqui
    Posts
    7,914

    Por Defeito

    Há sempre um amor que nos marca, que nos muda, correspondido ou não. Direi até que acontece com todos, mas eu tive outros momentos de mudança. Só bem depois de entrar na universidade é que apanhei um "susto" e vi que já não estava no Secundário. Uma separação na família, acaba por tornar uma pessoa ainda mais responsável e a ter de fazer outras coisas que se calhar tomava como garantidas.

    Agora vejo as coisas de outra forma, leva-se tudo mais a sério.

  4. #4
    Banido Robie's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005
    Localização
    Portugal
    Posts
    4,995

    Por Defeito

    Concordo contigo, no meu caso, só fiquei com o cérebro em agua, 2 anos mal passados, enfim.

  5. #5
    Piloto de Troféu PEDROM's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008
    Localização
    Margem Sul (o deserto)
    Posts
    9,538

    Por Defeito

    Para mim,as mudanças na vida são como vizinhos.Os que vêm são sempre piores que os que estavam.


  6. #6
    v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    32,659

    Por Defeito

    Quem apanha um susto com a saúde normalmente passa a relativizar um bocadinho as pequenas coisas que até aí pareciam muito importantes.
    Rudzer, S2, quimbeto and 5 others like this.

  7. #7
    Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008
    Posts
    21,544

    Por Defeito

    Compreendo perfeitamente o que dizes, v7.
    Espero não estar a ser chato nesta reflexão de fim de ano, pois nestes tempos de crise aguda em que vivemos, talvez fosse bom refletirmos um pouco sobre a vida e o que de bom ela nos trás.
    É que, normalmente, só damos o devido valor a uma coisa quando a perdemos.

    Relatei no tópico geral o que vos vou contar, mas de uma forma totalmente diferente.
    Não sou um gato, mas se fosse já tinha gasto pelo menos duas das minhas 7 vidas. Já tive a infelicidade de ter sofrido 2 violentos acidentes de viação em que vi a morte a olhar-me olhos nos olhos e, sem explicação, a dar-me uma nova oportunidade para aqui estar. A morte encontrou-me e, quando reparei, ela tinha-me trespassado… e sem ter morrido, depois de me sentir condenado a estar morto eu estava novamente vivo. Este é o sentimento que se tem quando pensamos estar perante a morte certa e escapar.

    Nos dias que se seguiram senti-me como um fantasma; como se tivesse morrido e nada disto fosse real. Senti a força do sentimento de estar a ser brindado com uma 2ª oportunidade – um prolongamento dos meus dias; um nascer de novo.

    Encarar o nosso fim é algo terrível que poucos têm a ocasião de viver para contar. E eu (que tanto me queixo da sorte) já encarei a morte mais do que uma vez… e sobrevivi.
    Foram momentos marcantes que mudaram a minha forma de encarar a vida. Talvez, por isso, me expresse de uma maneira que ocasionalmente vos pareça sem sentido; diga coisas num dialecto de sentimentos que não raramente poucos entendem (às vezes nem eu). Traumas e defesas inexplicáveis que ficam.

    Não sei se ainda estou preso a esses momentos ou se a viver uma vida que nunca tinha vivido num mundo nunca visto. Esses momentos fizeram-me compreender que eu andava cego: olhava, mas não via.
    Tudo isto poderá parecer não fazer qualquer sentido, mas para mim faz. Esta foi a única forma que a vida encontrou para me obrigar a parar e olhar em redor; de me encontrar a mim mesmo e descobrir qual o meu lugar no mundo; de me ensinar a olhar para além do meu umbigo; de entender o verdadeiro sentido da vida e aquilo que representamos no mundo.

    Fez-me entender que antes julgava-me vivo, mas estava morto para o mundo. Mostrou-me como perdemos tanto tempo com coisas mesquinhas, fúteis e sem interesse esquecendo-nos do essencial, que é aproveitar a vida e aqueles que nos rodeiam.
    Ensinou-me a dar valor àquilo que tenho; a valorizar algo que por momentos senti ter perdido; algo que me foi devolvido: a minha existência.

    Naqueles dois episódios, afinal, eu morri mesmo. Morreu aquele que eu era antes e no seu lugar nasceu aquele que sou agora. Alguém que dá mais valor a essa coisa que todos nós temos e nos esquecemos de valorizar: a VIDA; toda a vida, todas as vidas e todas as formas de vida. A vida em toda a sua diversidade e plenitude. A vida imaterial das coisas simples, a saúde, os afetos, a natureza e a própria vida em si.

    Com isso, aprendi que na vida nada é definitivo e terei de aproveitar ao máximo todos os momentos que ela me concedeu para aqui andar.
    Até quando? Não sei, mas só a incerteza de não saber se este irá ser o nosso último dia, nos permite lhe dar o devido valor.
    Agora compreendo e dou valor àquilo que o meu pai costuma dizer: esta vida são só dois dias e um já lá vai.
    Não se percam com insignificâncias, aproveitem, pois, o que dela resta e façam o favor de serem felizes.
    Última edição por BLADERUNNER : 10-12-11 às 13:42:30
    Sansoni7, S2, hardmotion and 7 others like this.

  8. #8
    Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    27,759

    Por Defeito

    Em termos de sustos como o V7 falou ainda não tive, mas estou agora a passar o que penso será uma fase de mudança a nível profissional e de vida a dois.
    Parece aqueles gajos do sky que vão descer uma montanha enorme, pode ser mais uns minutos cheios de adrenalina e alegria no final ou uma queda e vários dias no hospital. é mesmo como me sinto. Pode dar tudo bem ou tudo mal, ou a parte profissional nova ser excelente mas acabar com a parte a dois...vamos ver, é o que dá gozo á vida dizem os mais velhos.

  9. #9
    quimbeto
    Guest

    Por Defeito

    Este ano desviei-me de uma bala enorme. Ainda estou em estado de reflexão

  10. #10
    Banido ManymilesR's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    Marte
    Posts
    10,451

    Por Defeito

    Quase todos já experimentamos momentos de mudança e muitos já tiveram mais que muitas oportunidades na vida, mas fazemos sempre as nossas escolhas, mesmo que achemos que foi o destino, a escolha foi nossa e somos nós que promovemos a mudança!

    Todos podemos sentir na vida em determinado momento, por uma fatalidade, por um acordar, por um click que precisamos de ver as coisas de outra forma, de viver outras coisas ou de outra maneira.

    Os momentos e oportunidades existem para nos fazerem mais fortes e para nos fazerem seguir a felicidade...mas no fim, nunca saberemos!

  11. #11
    Piloto Veterano ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    22,732

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
    Este ano desviei-me de uma bala enorme. Ainda estou em estado de reflexão
    como é que é?

  12. #12
    Banido offpring's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    hollywood, , Virgin Islands (United Kingdom).
    Posts
    4,555

    Por Defeito

    a coisas banais, como por exemplo ir a uma colégio/universidade conhece a sua futura esposa, se tivesse ido a estudar noutra universidade/escola, já não conhecia, coisas tão simples, aconteceu a mim ( como ter 2 namoradas ao mesmo tempo ) e decidir com qual delas ficar, se fica com X, sempre se pensa que fosse acontecido se ficasse com Y, onde tivesse agora ?? a coisas " insignificantes" na vida que mudam a vida de uma pessoa, como em vez de morar num sitio, mora-se noutro, conhece gente distinta.

  13. #13
    Banido Ilyushin's Avatar
    Data de Registo
    May 2011
    Posts
    8,693

    Por Defeito

    Falar de uma segunda oportunidade é sempre egoísta, tendo em conta que há milhares de pessoas que nunca tiveram nenhuma.

  14. #14
    Piloto de Rallye Bj40's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Posts
    13,250

    Por Defeito

    Nunca tive esse tipo de sentimento. (felizmente, presumo eu..)

  15. #15
    Banido 4cilindros's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011
    Posts
    229

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Quem apanha um susto com a saúde normalmente passa a relativizar um bocadinho as pequenas coisas que até aí pareciam muito importantes.

    É verdade, e sei do que falo

  16. #16
    Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008
    Posts
    21,544

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
    Falar de uma segunda oportunidade é sempre egoísta, tendo em conta que há milhares de pessoas que nunca tiveram nenhuma.
    Não sei bem ao que te referes, porque aqui ninguém está a falar de alguém que faz asneiras na vida, ou é incompetente, ou correu riscos desnecessários, e que lhe sai a sorte grande de ter mais oportunidades do que outros que são uns desafortunados.
    O tópico debruça-se sobre situações imprevistas que surgem e que nos fazem repensar a nossa forma de encarar a vida.

    Achas que se alguém teve um problema de saúde grave ou um acidente do qual nem teve culpa, enfrentando a morte, passa a ser uma pessoa egoísta por ter sobrevivido e ver nisso uma oportunidade de repensar a vida?
    Não creio. Há quem chame isso de sorte, 2ª oportunidade, destino, sobrevivência a um azar ou percalço na vida, ou outro nome qualquer.
    Mas o nome não interessa. Interessa é a vontade de viver e de aprender com os sobressaltos que a vida nos trás vendo o lado positivo das coisas.

    Mas, pela tua ordem de ideias, então também seria legítimo ver o reverso da medalha e dizer que estes são uns desafortunados por terem sido surpreendidos com alguma desgraça na vida que foram obrigados a enfrentar para sobreviver.

    No início as pessoas acabam por sentir uma certa revolta e perguntarem-se “Porquê eu?”. Isto deita por terrra qualquer teoria do "Egoismo" porque se trata de sofrimento, e só quem passa por ele compreende o absurdo dessa palavra neste contexto.
    Mas tentar ultrapassar momentos difíceis que surgem na nossa vida valorizando a parte meio cheia do copo não é um sentimento egoísta. Bem pelo contrário.

    Por vezes surgem acontecimentos que causam enorme impacto na nossa vida e nos fazem ver que perdemo-nos com tantas coisas vãs e nos esquecemos de dar valor ao mais importante.
    Por vezes são precisos estes sustos para parar para pensar na nossa vida e apreciar melhor pequenas coisas que até então não dávamos a devida importância.

    Tenho a ideia que não percebeste o que se pretende com o tópico e fizeste confusão.
    Última edição por BLADERUNNER : 11-12-11 às 10:01:17 Razão: ortografia
    Sansoni7 gosta disto.

  17. #17
    quimbeto
    Guest

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    como é que é?

    Um problema de saúde dos grandes. Ainda estou na fase "isto mexeu comigo, que faço" e por ai fora

  18. #18
    Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008
    Posts
    21,544

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
    Um problema de saúde dos grandes. Ainda estou na fase "isto mexeu comigo, que faço" e por ai fora
    Força, amigo. O que não nos derruba torna-nos mais fortes.

    Pensamento positivo e que tudo corra pelo melhor.
    quimbeto gosta disto.

  19. #19
    Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010
    Posts
    14,155

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por offpring Ver Post
    a coisas banais, como por exemplo ir a uma colégio/universidade conhece a sua futura esposa, se tivesse ido a estudar noutra universidade/escola, já não conhecia, coisas tão simples, aconteceu a mim ( como ter 2 namoradas ao mesmo tempo ) e decidir com qual delas ficar, se fica com X, sempre se pensa que fosse acontecido se ficasse com Y, onde tivesse agora ?? a coisas " insignificantes" na vida que mudam a vida de uma pessoa, como em vez de morar num sitio, mora-se noutro, conhece gente distinta.
    Concordo, há pequenos pormenores que na verdade são incríveis. Basta uma pequena coisa, que te faz ir por outro caminho e que naquele momento para ti até nem tem grande significado, mas se começas a juntar as peças, vês que se não fosse aquela "simples" decisão/ideia a tua vida seria completamente diferente.

    Já me pus a pensar sobre isto e posso dar um exemplo. Decidi visitar um familiar que por acaso me deu um bilhete de futebol, que nem era do seu clube e era para o jogo seguinte do campeonato.
    Parece não ter qualquer importância, mas a verdade é que mudou completamente a minha vida, desde o emprego que tenho e já tive a relações pessoais, estar na faculdade enfim, imensas coisas.
    Se eu simplesmente não tivesse tido aquele bilhete, hoje seria uma pessoa diferente e tinha uma vida por certo muito diferente. Provavelmente até nem estaria neste forum..

    Mas se eu pensar noutras pequenas decisões que mudaram a minha vida e começar a ir buscar o porquê das coisas terem ocorrido desta maneira, as coisas ainda se tornam mais impressionantes e nós nem temos a noção.

    E pronto foi o meu momento do dia para pensar na vida e nas suas teias, obrigado BLADERUNNER.
    Última edição por JoelM : 10-12-11 às 21:13:32
    BLADERUNNER gosta disto.

  20. #20
    Banido cuto's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004
    Localização
    Vila Nova de Gaia
    Posts
    10,912

    Por Defeito

    Nada nos muda mais do que sermos pais. Não há amor igual, nem de perto. Nada se lhe compara. Nada! Comecei a viver, de verdade, nesse dia.
    BLADERUNNER gosta disto.

  21. #21
    Piloto de Provas de Perícia riicardoo's Avatar
    Data de Registo
    May 2010
    Posts
    725

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por cuto Ver Post
    Nada nos muda mais do que sermos pais. Não há amor igual, nem de perto. Nada se lhe compara. Nada! Comecei a viver, de verdade, nesse dia.
    Deve ser das melhores experiências que se pode viver.

  22. #22
    Banido offpring's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    hollywood, , Virgin Islands (United Kingdom).
    Posts
    4,555

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Concordo, há pequenos pormenores que na verdade são incríveis. Basta uma pequena coisa, que te faz ir por outro caminho e que naquele momento para ti até nem tem grande significado, mas se começas a juntar as peças, vês que se não fosse aquela "simples" decisão/ideia a tua vida seria completamente diferente.

    Já me pus a pensar sobre isto e posso dar um exemplo. Decidi visitar um familiar que por acaso me deu um bilhete de futebol, que nem era do seu clube e era para o jogo seguinte do campeonato.
    Parece não ter qualquer importância, mas a verdade é que mudou completamente a minha vida, desde o emprego que tenho e já tive a relações pessoais, estar na faculdade enfim, imensas coisas.
    Se eu simplesmente não tivesse tido aquele bilhete, hoje seria uma pessoa diferente e tinha uma vida por certo muito diferente. Provavelmente até nem estaria neste forum..

    Mas se eu pensar noutras pequenas decisões que mudaram a minha vida e começar a ir buscar o porquê das coisas terem ocorrido desta maneira, as coisas ainda se tornam mais impressionantes e nós nem temos a noção.

    E pronto foi o meu momento do dia para pensar na vida e nas suas teias, obrigado BLADERUNNER.
    concordo, no entanto, se não recebe se aquele bilhete, a vida mudaria assim tanto ?? acho que a essência da pessoa é a mesma, estando em X ou Y lugar, fazendo X ou Y coisas, a pessoa é a mesma o que mudaria eram os amigos, esposa, filhos, tive a investigar isto na net, e de facto mudaria a " fachada" mas o interior é similar, embora uma esposa distinta tem ideias distintas, e poderia-se mudar substancialmente as ideias da outra pessoa, mas a pessoa será a mesma, faz-me lembrar o filme " efeito borboleta"

  23. #23
    air
    air está offline
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    Porto/Aveiro
    Posts
    21,386

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Quem apanha um susto com a saúde normalmente passa a relativizar um bocadinho as pequenas coisas que até aí pareciam muito importantes.
    Tipo o Duarte Lima?

  24. #24
    Banido 4cilindros's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011
    Posts
    229

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por air Ver Post
    Tipo o Duarte Lima?
    o que é que tu fostes dizer

  25. #25
    air
    air está offline
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    Porto/Aveiro
    Posts
    21,386

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por 4cilindros Ver Post
    o que é que tu fostes dizer
    Foi a primeira coisa que me veio à cabeça. As pessoas são o que são, não é a vida que os muda. Há excepções claro, mas não acho que hajam segundas oportunidades.

  26. #26
    Piloto Cupido Danone's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa
    Posts
    6,006

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por cuto Ver Post
    Nada nos muda mais do que sermos pais. Não há amor igual, nem de perto. Nada se lhe compara. Nada! Comecei a viver, de verdade, nesse dia.
    Não podia estar mais de acordo!

  27. #27
    quimbeto
    Guest

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por air Ver Post
    Foi a primeira coisa que me veio à cabeça. As pessoas são o que são, não é a vida que os muda. Há excepções claro, mas não acho que hajam segundas oportunidades.
    No dia que te apanhares com a consciência que a morte te andou a fazer festinhas e te safaste onde muitos não se safam, se calhar passas a ver coisas com outros olhos.

  28. #28
    Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008
    Posts
    21,544

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por air Ver Post
    Foi a primeira coisa que me veio à cabeça. As pessoas são o que são, não é a vida que os muda. Há excepções claro, mas não acho que hajam segundas oportunidades.
    Ninguém é hoje a mesma pessoa que era há 20 anos atrás. A vida muda-nos, mais a uns do que a outros.
    Não precisamos de deixar de ser aquilo que somos. Poderemos é ver as coisas de uma forma diferente e alterar a nossa ordem de prioridades.
    Claro que há pessoas que "nunca" mudam, mas se há coisa que nos influencia é a vida.

    Encarar a nossa própria morte é sempre difícil, porque esta é a constatação da nossa finitude e fragilidade.
    Somos e fazemos tudo enquanto vivemos, mas de um momento para o outro podemos deixar de ser e de fazer, porque simplesmente deixamos de existir. No momento em que tomamos consciência da força desta ideia é que começamos a pensar que viver até aos 70/80 anos e poder fazer e acontecer até lá, é uma falácia.

    A consciencialização de que a nossa vida poderia já ter terminado ou que pode terminar a qualquer momento, torna-se muito mais presente depois de um acontecimento em que esta nos poderia ter sido tirada.
    Isto é um pouco como nos filmes. Fartamo-nos de ver matar e estripar como se nada fosse, mas se acontecer à nossa frente ficamos chocados, e se se passar connosco, então o momento torna-se marcante e traumatizante.
    Há certas coisas que só quem passa por elas poderá compreender verdadeiramente a sua profundidade e a forma como nos afetam.
    Última edição por BLADERUNNER : 11-12-11 às 12:47:15
    Sansoni7 e JoelM gostam disto.

  29. #29
    Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006
    Localização
    Porto
    Posts
    16,459

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
    Um problema de saúde dos grandes. Ainda estou na fase "isto mexeu comigo, que faço" e por ai fora
    Se entenderes que, deste lado, pode haver alguma ajuda....dispõe!

  30. #30
    Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006
    Localização
    Porto
    Posts
    16,459

    Por Defeito

    Segunda oportunidade...
    Assim de repente, cada dia pode representar, não uma segunda oportunidade, mas mais uma oportunidade para se fazer mais e melhor, pelos outros...e por si mesmo, porque não?

    Um bom Domingo e, Blade, parabéns por mais um excelente tópico.
    BLADERUNNER e JoelM gostam disto.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •