Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Curso de primeiros socorros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Curso de primeiros socorros

    Boa noite

    Gostava de tirar um curso de primeiros socorros mas não sei onde me inscrever. Sei que podem ser feitos na AMI e na Cruz Vermelha mas não sei quais as diferenças entre os dois, ou entre outros leccionados por outras entidades.
    Alguém pode dar o seu testemunho?

    Obrigada

    #2
    Depende do que contém o curso. À partida Suporte Básico de Vida têm (quase) todos, e isso é igual, ensina-se o que vem nas guidelines internacionais. Depois dependendo do curso, podem ensinar a fazer imobilizações, transporte de doentes, etc.

    Pessoalmente, apenas conheço os da Cruz Vermelha na escola de Lisboa, e são (ou pelo menos eram até há uns 7 ou 8 anos) muito bons.

    Comentário


      #3
      Fiz o curso de Suporte Básico de Vida pela Cruz Vermelha. Não tendo outra comparação, pareceu-me bom, achei que vale a pena.

      Comentário


        #4
        É que o curso básico de socorrismo na AMI são 18h de formação e tem um custo de 80€ enquanto que o curso europeu de primeiros socorros na cruz vermelha são apenas 12h e custa 120€
        Vi o conteúdo programático dos dois e parecerem muito semelhantes lol

        Comentário


          #5
          Aproveito o tópico para partilhar uma ideia que já me surgiu várias vezes:

          Algures, durante os estudos, o primeiro emprego, formação profissional ou fosse me que fase fosse da vida, toda a gente devia ser obrigada a ter esse curso, porque no limite é o que pode fazer toda a diferença no mais básico que é a vida!

          Cheguei a propo-lo a uma entidade patronal onde trabalhei no passado, tendo sido uma excelente opinião que acabou por morrer na praia... é provável que aposte num a curto prazo, obrigado pelo tópico para refrescar a memória

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
            Aproveito o tópico para partilhar uma ideia que já me surgiu várias vezes:

            Algures, durante os estudos, o primeiro emprego, formação profissional ou fosse me que fase fosse da vida, toda a gente devia ser obrigada a ter esse curso, porque no limite é o que pode fazer toda a diferença no mais básico que é a vida!

            Cheguei a propo-lo a uma entidade patronal onde trabalhei no passado, tendo sido uma excelente opinião que acabou por morrer na praia... é provável que aposte num a curto prazo, obrigado pelo tópico para refrescar a memória
            Concordo contigo. Nas empresas não seria de mais dar uma formação dessas aos trabalhadores. Nunca sabemos do que vamos necessitar daqui a 5 minutos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SeteLuas Ver Post
              Boa noite

              Gostava de tirar um curso de primeiros socorros mas não sei onde me inscrever. Sei que podem ser feitos na AMI e na Cruz Vermelha mas não sei quais as diferenças entre os dois, ou entre outros leccionados por outras entidades.
              Alguém pode dar o seu testemunho?

              Obrigada
              Boas,

              Existem alguns corpos de bombeiros que dão cursos de socorrismo gratis à população. O corpo de bombeiros onde sou voluntário, costuma fazê-lo periodicamente. Pessoalmente, não recomendo só formação em suporte básico de vida, pois apesar de serem "técnicas" que salvam vidas, descuram outros assuntos e técnicas igualmente importantes. Como tripulante de ambulância,já vi pessoas que na tentativa de ajudarem quem está em verdadeira "aflição", fazem asneirada por todos os lados, muitas vezes sem culpa, por não terem conhecimentos específicos. Por isso, na minha opinião, um curso de primeiros-socorros para leigos, deverá conter:

              - Sistema integrado de emergência médica
              - Principios básicos de socorrismo
              -Exame geral da vítima e avaliação de sinais vitais
              - Abordagem e desobstrução da via aérea
              - posição lateral de segurança
              - Suporte básico de vida adulto, pediátrico e neonatal e desfibrilhação automática externa (a formação em desfibrilhação é opcional,no entanto eu acho importante, e recomendo)
              - Hemorragias
              - Choque hipovolémico e outros
              - Feridas e a sua respectiva limpeza e desinfecção
              - Queimaduras e electrocussão
              - Intoxicações
              - Traumatologia - abordagem inicial e respectivas imobilizações
              - Emergências médicas mais comuns (EAM, AVC, AIT, asma) etc.

              Isto foi assim por "alto" o que eu acho importante num curso de socorrismo, e penso que é isto que os formadores do meu corpo de bombeiros ensinam nas formações periódicas (mais coisa, menos coisa). De entidades privadas, mas reconhecidas pelo INEM, vou tentar saber quais as mais recomendadas, e depois coloco aqui os links. Podes também fazer uma pesquisa pela net, e comparar o conteúdo curricular. Quanto mais completo, melhor.

              De qualquer forma, se precisares de enviar PM, está à vontade.
              Editado pela última vez por HMartinho; 11 December 2011, 02:33.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                Boas,

                Existem alguns corpos de bombeiros que dão cursos de socorrismo gratis à população. O corpo de bombeiros onde sou voluntário, costuma fazê-lo periodicamente. Pessoalmente, não recomendo só formação em suporte básico de vida, pois apesar de serem "técnicas" que salvam vidas, descuram outros assuntos e técnicas igualmente importantes. Como tripulante de ambulância,já vi pessoas que na tentativa de ajudarem quem está em verdadeira "aflição", fazem asneirada por todos os lados, muitas vezes sem culpa, por não terem conhecimentos específicos. Por isso, na minha opinião, um curso de primeiros-socorros para leigos, deverá conter:

                - Sistema integrado de emergência médica
                - Principios básicos de socorrismo
                -Exame geral da vítima e avaliação de sinais vitais
                - Abordagem e desobstrução da via aérea
                - posição lateral de segurança
                - Suporte básico de vida adulto, pediátrico e neonatal e desfibrilhação automática externa (a formação em desfibrilhação é opcional,no entanto eu acho importante, e recomendo)
                - Hemorragias
                - Choque hipovolémico e outros
                - Feridas e a sua respectiva limpeza e desinfecção
                - Queimaduras e electrocussão
                - Intoxicações
                - Traumatologia - abordagem inicial e respectivas imobilizações
                - Emergências médicas mais comuns (EAM, AVC, AIT, asma) etc.

                Isto foi assim por "alto" o que eu acho importante num curso de socorrismo, e penso que é isto que os formadores do meu corpo de bombeiros ensinam nas formações periódicas (mais coisa, menos coisa). De entidades privadas, mas reconhecidas pelo INEM, vou tentar saber quais as mais recomendadas, e depois coloco aqui os links. Podes também fazer uma pesquisa pela net, e comparar o conteúdo curricular. Quanto mais completo, melhor.

                De qualquer forma, se precisares de enviar PM, está à vontade.
                Retirado do site do Inem:

                Até uma criança pode aprender gestos simples que salvam.

                Há cursos de socorrismo organizados por várias instituições e associações, como o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), a Associação Portuguesa dos Transportadores de Doentes e Sinistrados (APTDS) e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), que se destinam a profissionais de saúde ou ao público em geral.

                Os conhecimentos básicos de socorrismo adquiridos permitem actuar até que o auxílio adequado chegue ao local. Esta aprendizagem inclui os procedimentos indicados nas situações de emergência e, principalmente, os conhecimentos sobre o que não deve ser feito, pelos perigos que, por vezes, uma actuação não apropriada pode trazer ao doente ou sinistrado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                  Retirado do site do Inem:

                  Até uma criança pode aprender gestos simples que salvam.

                  Há cursos de socorrismo organizados por várias instituições e associações, como o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), a Associação Portuguesa dos Transportadores de Doentes e Sinistrados (APTDS) e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), que se destinam a profissionais de saúde ou ao público em geral.

                  Os conhecimentos básicos de socorrismo adquiridos permitem actuar até que o auxílio adequado chegue ao local. Esta aprendizagem inclui os procedimentos indicados nas situações de emergência e, principalmente, os conhecimentos sobre o que não deve ser feito, pelos perigos que, por vezes, uma actuação não apropriada pode trazer ao doente ou sinistrado.
                  Exacto, mas existem empresas privadas que dão igualmente cursos de primeiros socorros para a população em geral (leigos), reconhecidas pelo INEM. Isto é, confere cartão de socorrismo do INEM.

                  Comentário


                    #10
                    Pelo que consegui ver pelo site do INEM só ministram alguns cursos a licenciados em Medicina e Enfermagem...
                    Não consegui mesmo encontrar nada sobre cursos de socorrismo para a população em geral.
                    Mas vou enviar um email para lá para me esclarecerem melhor e depois deixo aqui a resposta para futuros interessados, caso realmente existam lá

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SeteLuas Ver Post
                      Pelo que consegui ver pelo site do INEM só ministram alguns cursos a licenciados em Medicina e Enfermagem...
                      Não consegui mesmo encontrar nada sobre cursos de socorrismo para a população em geral.
                      Mas vou enviar um email para lá para me esclarecerem melhor e depois deixo aqui a resposta para futuros interessados, caso realmente existam lá
                      O INEM não dá cursos do socorrismo à população geral. Apenas dá cursos na área de suporte avançado de vida e suporte imediato de vida a Médicos e Enfermeiros.
                      Aquilo que o INEM tem é protocolos com entidades (CVP, ISN, ENB, APTDS e algumas empresas privadas) para reconhecimento e homologação dos cursos.

                      És de Lisboa certo?
                      Editado pela última vez por HMartinho; 11 December 2011, 13:27.

                      Comentário


                        #12
                        Pois também foi o que percebi. Sou da zona de Lisboa sim

                        Comentário


                          #13
                          A Cruz Vermelha tem na sua escola de formação de socorrismo (Bem vindos.) cursos para particulares e pessoas colectivas.

                          Para os particulares tem estes cursos que são leccionados de vez em quando:
                          http://www.esocvp.org/images/stories...rticulares.pdf

                          Isto (com isto digo os vários cursos, nomeadamente o CEPS) pareceu-me enquadrar-se nos pontos que o HMartinho referiu. Confere?
                          É do género destas formações que procuram? Eu próprio também gostava de ter este tipo de formação. Resta saber-me os dias em que ocorrem (por exemplo o CBV/DAE costuma ser à Sexta-feira) e a minha disponibilidade (porque a maior parte não está disponível em horário pós-laboral).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SeteLuas Ver Post
                            Pois também foi o que percebi. Sou da zona de Lisboa sim
                            O facto de seres de Lisboa, acredita que te facilita, e muito, a situação.

                            Tens vários pelas pesquisas que fiz, que na minha opinião são bastante bons (a avaliar pelo programa curricular):

                            - Curso europeu de primeiros socorros, em várias instituições, tais como a cruz vermelha e outros
                            - Curso básico de socorrismo, como a AMI e a PME Portugal, etc.
                            - Curso de técnicas elementares de primeiros socorros na socorristas unidos sem fronteiras, etc.

                            Sei que existem mais. Vou continuar a pesquisa e depois coloco mais informações, se as encontrar

                            De qualquer forma, o curso europeu de primeiros socorros parece-me muito bom. Não que os outros não sejam, mas este engloba desfibrilhação automática externa, que eu acho importante.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                              A Cruz Vermelha tem na sua escola de formação de socorrismo (Bem vindos.) cursos para particulares e pessoas colectivas.

                              Para os particulares tem estes cursos que são leccionados de vez em quando:
                              http://www.esocvp.org/images/stories...rticulares.pdf

                              Isto (com isto digo os vários cursos, nomeadamente o CEPS) pareceu-me enquadrar-se nos pontos que o HMartinho referiu. Confere?
                              É do género destas formações que procuram? Eu próprio também gostava de ter este tipo de formação. Resta saber-me os dias em que ocorrem (por exemplo o CBV/DAE costuma ser à Sexta-feira) e a minha disponibilidade (porque a maior parte não está disponível em horário pós-laboral).
                              Só agora vi o teu post. Confere sim senhor. O curso europeu de primeiros socorros é mesmo muito bom!

                              Comentário


                                #16
                                O sítio também é importante porque uma coisa é ver um powerpoint a dizer como se faz e pronto, outra é ter modelos para efectivamente fazer. A Escola da Cruz Vermelha tem (ou tinha) vários modelos.

                                Quando fiz, em 2005 se não estou em erro, fiz o FOR - formação básica de socorrismo. Além de SBV, tinha imobilização de fracturas, queimaduras, protocolos em algumas situações emergentes (EAM e pouco mais). Foi uma semana inteira, da parte da tarde, com exame de aprovação no fim. Achei muito bom, valeu o dinheiro investido (120€ acho eu). Requer reciclagens de 2 em 2 anos, se não estou em erro, mais baratas e menos horas, mas nunca cheguei a fazer nenhuma porque entretanto a minha formação académica tornou desnecessário.

                                Comentário


                                  #17
                                  Malta melhor sítio para tirar um curso de primeiros socorros no Porto, alguém tem uma opinião?

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X