Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desvio de fundos para Lisboa já vai em 191 milhões de euros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Política] Desvio de fundos para Lisboa já vai em 191 milhões de euros

    A cada trimestre, aumenta o valor dos fundos comunitários destinados às regiões em desenvolvimento mas aplicados em Lisboa. Em Setembro, atingiu os 191 milhões de euros, muito devido a um projecto dos serviços gerais da Universidade de Lisboa.

    O investimento envolve a infra-estrutura informática, a gestão documental e a modernização dos serviços administrativos da Universidade de Lisboa. O investimento ronda os três milhões de euros, 1,4 milhões dos quais virão dos fundos comunitários dados pela União Europeia às regiões mais pobres do país, o Norte, Centro e Alentejo, as chamadas regiões de convergência.


    Desvio de fundos para Lisboa já vai em 191 milhões de euros - JN

    E depois ainda temos de lhes comparticipar os transportes!

    #2
    Então a UE dá fundos especificamente para as regiões de convergência e o estado português desvia esse dinheiro para Lisboa só porque sim e sem que a UE se oponha? Pois... esta estória está muito mal contada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
      Então a UE dá fundos especificamente para as regiões de convergência e o estado português desvia esse dinheiro para Lisboa só porque sim e sem que a UE se oponha? Pois... esta estória está muito mal contada.
      É com base numa regra que diz que o dinheiro pode ser aplicado noutra zona que não tem direito ao dinheiro, desde que isso contribua directamente ou indirectamente para o desenvolvimento da zona em que originalmente o dinheiro era destinado.

      Agora, como é que um projecto para a universidade de Lisboa pode contribuir para o desenvolvimento do Norte, centro ou Alentejo é que ficou por explicar...

      Comentário


        #4
        Se são fundos alocados a uma região não percebo porque tenham que ir para Lisboa. E depois dizem que as populações do interior ficam desertificadas...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
          É com base numa regra que diz que o dinheiro pode ser aplicado noutra zona que não tem direito ao dinheiro, desde que isso contribua directamente ou indirectamente para o desenvolvimento da zona em que originalmente o dinheiro era destinado.

          Agora, como é que um projecto para a universidade de Lisboa pode contribuir para o desenvolvimento do Norte, centro ou Alentejo é que ficou por explicar...
          Contribui isso sim para a maior desertificação destas zonas!

          Comentário


            #6
            O circo continua

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
              ...

              Agora, como é que um projecto para a universidade de Lisboa pode contribuir para o desenvolvimento do Norte, centro ou Alentejo é que ficou por explicar...
              Porque as pessoas dessas zonas acabam por vir para Lx e beneficiam dessas infraestruturas

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                Então a UE dá fundos especificamente para as regiões de convergência e o estado português desvia esse dinheiro para Lisboa só porque sim e sem que a UE se oponha? Pois... esta estória está muito mal contada.
                Mas isso é novidade para alguem?Há quantos anos fazem eles isso?esse numero peca por escasso.
                COmo ninguem leva isto para os tribunais europeus eles acham que o povo concorda com isto e então toca a roubar todo o país e a meter o dinheiro em lisboa.
                O facto do alentejo e algumas regiões no interior se encontrarem como encontram não se deve exclusivamente ás centenas de milhões roubados é certo, mas que essas centenas de milhões ajudariam as populações é um facto.
                Infelizmente parece que come tudo do mesmo prato, já quando foram as scuts no norte apenas paços de ferreira e a maia,julgo eu, avançaram com providencias cautelares para os tribunais.
                Resultados quando as mesmas iam ficar suspensas para serem analisadas por quem de direito ?Evocaram o intresse publico para se livrarem disso.

                Se agora alguem tiver coragem de o fazer nos tribunais europeus correm certamente o risco de numas proximas eleições verem o seu nome riscado portanto estou para ver quem é que agora com factos os tem no sitio e avança para os tribuais europeus.
                Por cá não vale a pena porque voltam a dizer ao juiz qualquer coisa como o intresse de lisboa e será suficiente para quem neste país julga achar que então eles fizeram todos bem.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                  É com base numa regra que diz que o dinheiro pode ser aplicado noutra zona que não tem direito ao dinheiro, desde que isso contribua directamente ou indirectamente para o desenvolvimento da zona em que originalmente o dinheiro era destinado.

                  Agora, como é que um projecto para a universidade de Lisboa pode contribuir para o desenvolvimento do Norte, centro ou Alentejo é que ficou por explicar...
                  Como é que é ?
                  Então mas nessa norma diz a zona a ficar com o dinheiro é semrpe a mesma?
                  È que nunca vi cidade de lisboa roubada para investimento na guarda, tens alguma informação sobre isto?
                  È que não é novidade nenhuma que lisboa nunca ficaria sem o sua parte para ser investida em beja ou em bragança. por exemplo, mas só por coicidencia os do interior e do alentejo tem um azar do catano...porque as suas zonas são sempre roubadas,é este o terrmo, para o dinheiro ir para a capital.
                  E o dinheiro é sempre roubado para lisboa porque para sorte da cidade, é sempre na mesma que é necessario gastar o dinheiro dos outros para imagine-se valorizar......BRAGANÇA ou EVORA!!!
                  Entende-se cada vez mais o porque de não quererem a regionalização.
                  Apesar de tambem ser contra por achar que já somos um país pequeno que não necessita de divisões e ainda mais burocracias e gastos com pessoal, tenho cada vez de dar mais razão a quem é a favor da mesma.

                  De qualquer das maneiras o valor de 191M,desde que recebemos fundos da UE, peca por escasso como é obvio.

                  Comentário


                    #10
                    Desde que recebemos fundos não sei, mas será muito, muito mais que os 1500milhoes que o Rui Rio refere em 2009.

                    Desviados para Lisboa 1500 milhões do QREN - JN

                    Governo "recua" no desvio de fundos comunitários para Lisboa - JN ... promessas

                    Noticias antigas sobre isto.

                    A legalidade disto vem ", ao abrigo de uma excepção na lei que regulamenta o QREN, segundo a qual é possível apoiar projectos fora das regiões de convergência, desde que daí resulte "um efeito de difusão pelo território nacional muito importante"."."
                    Editado pela última vez por Hecho; 12 December 2011, 09:22.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                      E depois ainda temos de lhes comparticipar os transportes!
                      Esta parte não percebi. Eu moro em Lisboa mas não sei ( e nem é assunto que alguma vez me tenha preocupado) se o balúrdio de impostos que pago é todo aplicado na minha zona. Não considero errado que os impostos que pago sejam eventualmente investidos em zonas com as quais eu não tenha relação.
                      Editado pela última vez por Jbranco; 12 December 2011, 09:33.

                      Comentário


                        #12
                        Não quizeram a regionalização agora aguentem-se. Era mais fácil eu estender o dedo do meio a um político da minha região do que fazer 300 e tal km+SCUT+AE até Lisboa

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Esta parte não percebi. Eu moro em Lisboa mas não sei ( e nem é assunto que alguma vez me tenha preocupado) se o balúrdio de impostos que pago é todo aplicado na minha zona. Não considero errado que os impostos que pago sejam eventualmente investidos em zonas com as quais eu não tenha relação.
                          Então imagina a injustiça que tem preponderado ao longo de todos estes anos, onde todo o país financia lisboa.
                          Ou achas que é à toa que Lisboa é considerada uma das melhores cidades para se viver e que tem um poder de compra completamente desajustado (para cima, claro) do que o resto do país?
                          Até é natural que nunca te tenha preocupado, porque "não dá jeito"...

                          Comentário


                            #14
                            Também no Alentejo iam gastar tudo em bebida, é o que aquela gente faz.

                            Comentário


                              #15
                              O pessoal de Lisboa está já a chegar a dizer que tem de pagar para atravessar a ponte!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                Então imagina a injustiça que tem preponderado ao longo de todos estes anos, onde todo o país financia lisboa.
                                Ou achas que é à toa que Lisboa é considerada uma das melhores cidades para se viver e que tem um poder de compra completamente desajustado (para cima, claro) do que o resto do país?
                                Até é natural que nunca te tenha preocupado, porque "não dá jeito"...
                                Não é uma questão de "não dar jeito", e sim o resultado do que observo. Quando era miúdo Lisboa era até melhor do que é hoje, não há muitas coisas que existam hoje que não existissem nesse tempo. De novo há o CCB, o Parque das Nações e pouco mais. Melhoraram o Metro e a Linha de Sintra mas pioraram os Autocarros a Linha de Cascais. Universidade já cá estavam, melhores salários também.... Há é muitas mais pessoas nesta zona mas o resto... Já tínhamos fartura de cinemas, teatros, etc... Rede telefónica por todo o lado, rede de distribuição de gás,...

                                Nesse tempo o que era muito diferente era o "fora de Lisboa". Não haviam AE; existiam imensas aldeias sem eletricidade, universidade eram as de Lisboa, Porto e Coimbra; etc... Há mais de 40 anos que circulo por todo o país, tanto por razões profissionais como por lazer, e a sensação que tenho é que foram feitos muitos mais investimentos fora de Lisboa (e ainda bem que assim foi) do que em Lisboa. Posso estar errado mas não estou a ser hipócrita.

                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                O pessoal de Lisboa está já a chegar a dizer que tem de pagar para atravessar a ponte!
                                E é mentira?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                  O pessoal de Lisboa está já a chegar a dizer que tem de pagar para atravessar a ponte!
                                  Esse pessoal que paga para atravessar a ponte não é de LX...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu não vivo em Lisboa, detesto ir a Lisboa e abomino as negociatas que lá se fazem, não concordo então que parte do dinheiro destinado à zona em que vivo seja desviado para Lisboa porque não tiro nenhum proveito dele.


                                    Acham que estive bem??? - são argumentos deste género que temos lido aqui relativamente às SCUT, não é assim????

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Esse pessoal que paga para atravessar a ponte não é de LX...
                                      Bem observado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que esta discussão sobre Lisboa, o excesso de centralismo e a prioridade de alocação de fundos à capital já foi mais que discutida.

                                        Neste caso concreto há desvio de verbas, o que, para mim, prejudica o interior do país.

                                        É público que há uma tentativa de investimento no interior, muito por iniciativa de entidades que não o Estado, e o desinvestimento nestas zonas, com o agravamento do custo das acessibilidades, é um passo atrás. Dou o exemplo da Covilhã, que supostamente terá um Datacenter gigantesco que contribuirá certamente para a criação de emprego na zona.

                                        Tenho pena de não haver investimento sério no interior e continuar-se a alimentar o crescimento das cidades de Lisboa e Porto de uma forma desenfreada e ainda por cima à custa de fundos alocados a outras regiões...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                          A cada trimestre, aumenta o valor dos fundos comunitários destinados às regiões em desenvolvimento mas aplicados em Lisboa. Em Setembro, atingiu os 191 milhões de euros, muito devido a um projecto dos serviços gerais da Universidade de Lisboa.

                                          O investimento envolve a infra-estrutura informática, a gestão documental e a modernização dos serviços administrativos da Universidade de Lisboa. O investimento ronda os três milhões de euros, 1,4 milhões dos quais virão dos fundos comunitários dados pela União Europeia às regiões mais pobres do país, o Norte, Centro e Alentejo, as chamadas regiões de convergência.


                                          Desvio de fundos para Lisboa já vai em 191 milhões de euros - JN

                                          E depois ainda temos de lhes comparticipar os transportes!
                                          Olá.

                                          Acho piada este teu discurso populista e demagogo. Pelas tuas palavras as "pessoas de Lisboa" é que são responsáveis por isto. É fabuloso ... os governos elegem-se com os votos de todos, ou será que são só eleitos com os votos das "pessoas de Lisboa"?

                                          Já te deste ao trabalho de perguntar ás "pessoas de Lisboa" o que pensam sobre esses desvios? Secalhar ficarias surpreendido com as respostas ...

                                          Quanto à tua frase "E depois ainda temos de lhes comparticipar os transportes" é a cereja no topo do bolo. Eu não sei onde moras mas garantidamente já descontei algum para poder pagar algum coisa lá nesse sítio ... nesse e noutros mais: já descontei para sustentar as pontes grátis do Porto (que acho muito bem), já descontei para pagar o fogo de artifício na Madeira, já descontei para que a Madeira se endivide até à ponta dos cabelos, já descontei para tanta coisa que nem me devo lembrar. E o cómico disto é que tanto eu como as "pessoas de Lisboa", como o resto do pessoal já o fizeram.

                                          Quanto não gostares das decisões que são tomdas pelos governantes insurge-te contra eles e não contra as pessoas, ou achas que foram as "pessoas de Lisboa" que efectivaram essas políticas de distribuição de dinheiro erróneas?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                            Eu não vivo em Lisboa, detesto ir a Lisboa e abomino as negociatas que lá se fazem, não concordo então que parte do dinheiro destinado à zona em que vivo seja desviado para Lisboa porque não tiro nenhum proveito dele.

                                            Acham que estive bem??? - são argumentos deste género que temos lido aqui relativamente às SCUT, não é assim????
                                            Eu detesto o facto de virem para Lx pessoas que não são de fora ver as montras, pá! Quero fazer as minhas negociatas e só mirones a cuscar o que uma pessoa faz, não há sossego!

                                            Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                            ...

                                            Quanto à tua frase "E depois ainda temos de lhes comparticipar os transportes" é a cereja no topo do bolo. Eu não sei onde moras mas garantidamente já descontei algum para poder pagar algum coisa lá nesse sítio ... nesse e noutros mais: já descontei para sustentar as pontes grátis do Porto (que acho muito bem), já descontei para pagar o fogo de artifício na Madeira, já descontei para que a Madeira se endivide até à ponta dos cabelos, já descontei para tanta coisa que nem me devo lembrar. E o cómico disto é que tanto eu como as "pessoas de Lisboa", como o resto do pessoal já o fizeram.
                                            ...
                                            Népia que eu escolho bem para onde vão os meus impostos, pá!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                              Eu não vivo em Lisboa, detesto ir a Lisboa e abomino as negociatas que lá se fazem, não concordo então que parte do dinheiro destinado à zona em que vivo seja desviado para Lisboa porque não tiro nenhum proveito dele.


                                              Acham que estive bem??? - são argumentos deste género que temos lido aqui relativamente às SCUT, não é assim????
                                              No dia em que meterem portagens nas rotundas da circunvalação, cobrarem a travessia nas pontes sobre o Pavia e as finanças avaliarem as casas ao mesmo preço que em Lisboa (com consequente pagamento proporcional de IMT e imposto de selo na altura da compra, por ex.) podes vir falar em discriminação. Até lá, não tens razão nenhuma para te queixar.
                                              E antes que uses esse argumento, conheço tão bem Viseu como tu. A diferença pelos vistos é que eu também conheço a realidade de morar em Lisboa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Bem observado.
                                                È essa a desculpa?
                                                Se a desculpa para roubos de milhões são nas cidades não se pagar 0.05/0.10 ou 0.15 de portagem nas pontes venham elas.
                                                Devolvam é os milhões roubados.
                                                Coloquem a A5 e todas as outras que por ai tem a preço de saldo e abaixo do preço das AE´s do resto do país, chegando ao descaramento de se cobrar 3x mais na A25 do que nas AE´s dai.

                                                Portagem os ip´s e ic´s todos por ai que são muitos e bem alguns bem grandes, como fizeram em todo o lado, incluindo VCI que de resto é a unica que falta no distrito do porto assim de repente.

                                                Depois dos milhões q teriam que ser devolvidos veriamos a equidade no país, haja coragem para a igualdade, o problema é que não existe e a ter existir amanha já vinhas dizer que preferias, tu e os outros, pagar 3 ou 4x mais do que já pagas nas nas pontes a ter que devolver ás outras regiões aquilo que foi roubado e investido ai.

                                                Metam a arrabida e o freixo a ser portagado, ao preço km da VDG que não será por 0.10 centimos ou 0.15 que vou deixar de la passar,desde que exista igualdade.
                                                Ou espera....querias que nos pelos 200m da ponte pagassemos o mesmo que os outros que precisam de 20kms de ponte?
                                                Acredito que sim, já que pelos vistos a ideia de colocar scuts(ou antigos ip´s) 3x mais caras do que AE´s dai partiu exactamente de...Lisboa.
                                                Meras coicidencias é claro , e é claro que os preços mais baratos por ai é para gentes de bragança e da guarda que necessitam dessas AE´s.
                                                Equidad

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por HugoCarvalho Ver Post
                                                  Metam a arrabida e o freixo a ser portagado, ao preço km da VDG que não será por 0.10 centimos ou 0.15 que vou deixar de la passar,desde que exista igualdade.
                                                  Ou espera....querias que nos pelos 200m da ponte pagassemos o mesmo que os outros que precisam de 20kms de ponte?
                                                  Mas tu achas muito bem pagar-se a VdG e 25 de Abril, mesmo que não haja mais nenhuma ponte portajada no país. É esta noção de equidade que eu aprecio numa discussão deste género....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                    No dia em que meterem portagens nas rotundas da circunvalação, cobrarem a travessia nas pontes sobre o Pavia e as finanças avaliarem as casas ao mesmo preço que em Lisboa (com consequente pagamento proporcional de IMT e imposto de selo na altura da compra, por ex.) podes vir falar em discriminação. Até lá, não tens razão nenhuma para te queixar.
                                                    E antes que uses esse argumento, conheço tão bem Viseu como tu. A diferença pelos vistos é que eu também conheço a realidade de morar em Lisboa.
                                                    Na circunvalação? Era para rir não? Aqui não pagamos na VCI, nem num pequeno troço para o aeroporto, e mesmo neste depende da olta que se faça.

                                                    Os ordenados para posições semelhantes são +- os mesmos? Só conheço o caso de colegas do meu pai (mecânicos numa marca) que ganham uns bons euros a mais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                      No dia em que meterem portagens nas rotundas da circunvalação, cobrarem a travessia nas pontes sobre o Pavia e as finanças avaliarem as casas ao mesmo preço que em Lisboa (com consequente pagamento proporcional de IMT e imposto de selo na altura da compra, por ex.) podes vir falar em discriminação. Até lá, não tens razão nenhuma para te queixar.
                                                      E antes que uses esse argumento, conheço tão bem Viseu como tu. A diferença pelos vistos é que eu também conheço a realidade de morar em Lisboa.
                                                      LOL LOL LOL.
                                                      IMI´s IMT´S dizes tu ? mas isso na minha terra não se tratam de impostos....Municipais ? Se frei de espada á cinta cobrasse 2.000€/ano por um T1 e lisboa 1€ pelo mesmo T1 que iria lisboa beneficiar com isso se o imposto é mesmo como o proprio nome indica...Municipal e fica no proprio municipio sendo uma receita propria do mesmo ?

                                                      Pontes?de novo? venham elas ao preço km da vasco da gama, eu atiro os meus 0.05 ou 0.10 ou la quanto da os meus 200m da arrabida pela janela do carro se isso fizer com que os milhões roubados sejam devolvidos.
                                                      È bom lembrar que a luta pela NÃO regionalização que sempre fui contra teve como grande bastião...Lisboa. Sabe-se lá porque.
                                                      Não tenho duvidas que se falam em 1.500 milhões roubados o valor efectivamente roubado a todo o país é bem superior a esse.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esses fundos devem servir para financiar a fundação do porco gordo do Soares.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                          Na circunvalação? Era para rir não? Aqui não pagamos na VCI, nem num pequeno troço para o aeroporto, e mesmo neste depende da olta que se faça.

                                                          Os ordenados para posições semelhantes são +- os mesmos? Só conheço o caso de colegas do meu pai (mecânicos numa marca) que ganham uns bons euros a mais.
                                                          Obviamente o exemplo da circunvalação não era para ser interpretado à letra.
                                                          O ordenado de um professor em Viseu é exactamente o mesmo que um professor em Lisboa. E a mesma coisa para a função pública em geral.
                                                          Dos privados tratam os privados. Ou também é responsabilidade do governo estabelecer os ordenados no privado?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            pouco a pouco vão nos descobrindo a careca, ou neste caso o oásis de opulência em que vivemos na capital. Detesto estes media bisbilhoteiros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X