Anúncio

Collapse
No announcement yet.

casa sem licença de habitabilidade, que fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    casa sem licença de habitabilidade, que fazer?

    Estou interessado em comprar uma moradia de 1993, mas descobri que a casa não tem licença de habitabilidade na Cãmara Municipal (nunca foi pedida).

    Que fazer? Com quem tenho de falar? É caro pedir a licença? Quanto tempo demora?

    #2
    Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
    Estou interessado em comprar uma moradia de 1993, mas descobri que a casa não tem licença de habitabilidade na Cãmara Municipal (nunca foi pedida).

    Que fazer? Com quem tenho de falar? É caro pedir a licença? Quanto tempo demora?
    A Casa é legal?

    Comentário


      #3
      Há pouco tempo tratei de um caso parecido (casa de 89 ou por aí mas com licenças de 84/85), e digo-te que foi um pequeno problema! Desde logo na Camara o projecto já andava nas catacumbas! Mais a construção não estava totalmente de acordo com o projecto original. Tive que pagar novas licenças, não na totalidade e começar o processo quase de novo! Desde essa data muita coisa tinha mudado, por exemplo coisas básicas como projecto do saneamento e água pública (não havia na altura na zona). E agora há outras exigências que na altura não eram necessárias, já não me lembra bem o quê, mas tiveram que fazer testes dentro da habitação. Basicamente a casa tem que ser legalizada com base nas leis actuais!
      O melhor a fazer é falar com alguém que esteja dentro destes assuntos (arquitectos) e de preferência mexa uns cordelinhos na Câmara municipal.Ou mais simples passas na Camara e vês oq ue te dizem, convém ter número de processo. Claro que isso tem custos.

      Comentário


        #4
        o vendedor que a legalize totalmente e depois tu podes comprá-la sem problemas.

        Não tenho a certeza, mas até penso que não a podes registar (como tua) se não tiver esses papéis.

        Agora para ajudar:

        Vais à Câmara e pedes a licença de habitalidade.
        É preciso que exista o livro de obra e os projectos na Câmara, e depois os termos de responsabilidade dos técnicos que executaram de forma a validar a execução conforme projectos e legislação em vigor.

        Podes é ter azar com os projectos, e ter que mandar fazer novos...

        Boa sorte.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          A Casa é legal?
          Sim a casa está legal, tem projecto na Cãmara, só não tem licença de habitalidade pois a casa nunca foi habitada. Era de uma pessoa que morava fara da localidade quando a construiu. Entretanto adoeceu e quando foi para habitar a casa faleceu.
          Vi o projecto (bate tudo certinho com a casa) e a licença camararia para construção emitido em 1993. A casa tem electricidade, saneamento e àgua e todas as taxas foram pagas. Está tudo num dossier que me deram para a mão..

          Não sei se tem algo a ver, mas disseram-me que se a pessoa tivesse pedido dinheiro à banca para a comprar que teria de ter logo a licença, mas como a construiu com o seu proprio dinheiro, aliado ao facto de não a estar a habitar, que lhe terá passado o pedido da licença de habitabilidade
          Editado pela última vez por paralelo; 14 December 2011, 13:56.

          Comentário


            #6
            O vendedor que legalize tudo, depois compras. Simples!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
              Estou interessado em comprar uma moradia de 1993, mas descobri que a casa não tem licença de habitabilidade na Cãmara Municipal (nunca foi pedida).

              Que fazer? Com quem tenho de falar? É caro pedir a licença? Quanto tempo demora?
              Sem licença não podes fazer a escritura da compra! Ou seja quem te quer vender a casa é que tem de a legalizar!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                Sem licença não podes fazer a escritura da compra! Ou seja quem te quer vender a casa é que tem de a legalizar!
                Sim eu sei, as pessoas querem tudo legal e logicamente pagam todas as despesas, mas pediram-me para tratar do pedido da licença visto serem já bastante idosas e sem grandes conhecimentos na àrea. É por isso que abri o tópico, para saber mais ou menos o que e onde fazer e quanto se vai pagar...

                Comentário


                  #9
                  se fores pelo tipico meio de seres amigo do presidente, não há problema algum

                  Comentário


                    #10
                    Como já foi dito, faz o pedido da licença de utilização/habitabilidade (ainda em nome dos actuais proprietários), e das duas uma:
                    - Se não houve alterações em obra ao projecto inicial, é relativamente rápido e envolve menos documentação (livro de obra, termos de conclusão, ...)
                    - Se houve alterações, a CM pode exigir reapreciação do processo ou seja terás de apresentar todos os projectos que ainda não exigiam à data do processo (1993).

                    Comentário


                      #11
                      Vê bem isso pois tenho ideia que só se pode instalar electricidade e água «definitivos» depois de ter licença de habitabilidade. A casa pode ter Electricidade e água de obras...mas para isso ter-se-ia que pagar licença de construção.
                      Mais uma vez, informa-te na Secção de obras da Câmara pois poderás ter que pagar as licenças de obra atrasadas.
                      «No meu tempo» era assim que funcionava; ou luz e água de obras com licença de obras ou luz e água definitivos mas só depois do certificado de habitabilidade.
                      Editado pela última vez por Sansoni7; 14 December 2011, 20:43. Razão: erro ortografico

                      Comentário


                        #12
                        Hoje em dia já não é assim! As empresas de agua e luz já fazem contratos sem a licença.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Hoje em dia já não é assim! As empresas de agua e luz já fazem contratos sem a licença.
                          Em 93 ( +-), no meu caso foi como relatei, daí o «meu alerta».

                          Comentário


                            #14
                            Convém não esquecer que com a licença na mão a casa fica "mais cara". Bem mais cara!

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X