casa sem licença de habitabilidade, que fazer?

A mostrar resultados 1 para 14 de 14

Título: casa sem licença de habitabilidade, que fazer?

Piloto de Testes paralelo's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito casa sem licença de habitabilidade, que fazer?

Estou interessado em comprar uma moradia de 1993, mas descobri que a casa não tem licença de habitabilidade na Cãmara Municipal (nunca foi pedida).

Que fazer? Com quem tenho de falar? É caro pedir a licença? Quanto tempo demora?

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
    Estou interessado em comprar uma moradia de 1993, mas descobri que a casa não tem licença de habitabilidade na Cãmara Municipal (nunca foi pedida).

Que fazer? Com quem tenho de falar? É caro pedir a licença? Quanto tempo demora?
    A Casa é legal?

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Há pouco tempo tratei de um caso parecido (casa de 89 ou por aí mas com licenças de 84/85), e digo-te que foi um pequeno problema! Desde logo na Camara o projecto já andava nas catacumbas! Mais a construção não estava totalmente de acordo com o projecto original. Tive que pagar novas licenças, não na totalidade e começar o processo quase de novo! Desde essa data muita coisa tinha mudado, por exemplo coisas básicas como projecto do saneamento e água pública (não havia na altura na zona). E agora há outras exigências que na altura não eram necessárias, já não me lembra bem o quê, mas tiveram que fazer testes dentro da habitação. Basicamente a casa tem que ser legalizada com base nas leis actuais!
    O melhor a fazer é falar com alguém que esteja dentro destes assuntos (arquitectos) e de preferência mexa uns cordelinhos na Câmara municipal.Ou mais simples passas na Camara e vês oq ue te dizem, convém ter número de processo. Claro que isso tem custos.

Piloto de Testes Drifting's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

o vendedor que a legalize totalmente e depois tu podes comprá-la sem problemas.

Não tenho a certeza, mas até penso que não a podes registar (como tua) se não tiver esses papéis.

Agora para ajudar:

Vais à Câmara e pedes a licença de habitalidade.
    É preciso que exista o livro de obra e os projectos na Câmara, e depois os termos de responsabilidade dos técnicos que executaram de forma a validar a execução conforme projectos e legislação em vigor.

Podes é ter azar com os projectos, e ter que mandar fazer novos...

Boa sorte.

Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    A Casa é legal?
    Sim a casa está legal, tem projecto na Cãmara, só não tem licença de habitalidade pois a casa nunca foi habitada. Era de uma pessoa que morava fara da localidade quando a construiu. Entretanto adoeceu e quando foi para habitar a casa faleceu.
    Vi o projecto (bate tudo certinho com a casa) e a licença camararia para construção emitido em 1993. A casa tem electricidade, saneamento e àgua e todas as taxas foram pagas. Está tudo num dossier que me deram para a mão..

Não sei se tem algo a ver, mas disseram-me que se a pessoa tivesse pedido dinheiro à banca para a comprar que teria de ter logo a licença, mas como a construiu com o seu proprio dinheiro, aliado ao facto de não a estar a habitar, que lhe terá passado o pedido da licença de habitabilidade
    Última edição por paralelo : 14-12-11 às 14:56:03

tonyV
    Guest

Por Defeito

O vendedor que legalize tudo, depois compras. Simples!

Banido xsaraman's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paralelo Ver Post

Sem licença não podes fazer a escritura da compra! Ou seja quem te quer vender a casa é que tem de a legalizar!

Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
    Sem licença não podes fazer a escritura da compra! Ou seja quem te quer vender a casa é que tem de a legalizar!
    Sim eu sei, as pessoas querem tudo legal e logicamente pagam todas as despesas, mas pediram-me para tratar do pedido da licença visto serem já bastante idosas e sem grandes conhecimentos na àrea. É por isso que abri o tópico, para saber mais ou menos o que e onde fazer e quanto se vai pagar...

Piloto de Testes MonteiroRibas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

se fores pelo tipico meio de seres amigo do presidente, não há problema algum

Piloto de Provas de Perícia SaPinto's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Como já foi dito, faz o pedido da licença de utilização/habitabilidade (ainda em nome dos actuais proprietários), e das duas uma:
    - Se não houve alterações em obra ao projecto inicial, é relativamente rápido e envolve menos documentação (livro de obra, termos de conclusão, ...)
    - Se houve alterações, a CM pode exigir reapreciação do processo ou seja terás de apresentar todos os projectos que ainda não exigiam à data do processo (1993).

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Vê bem isso pois tenho ideia que só se pode instalar electricidade e água «definitivos» depois de ter licença de habitabilidade. A casa pode ter Electricidade e água de obras...mas para isso ter-se-ia que pagar licença de construção.
    Mais uma vez, informa-te na Secção de obras da Câmara pois poderás ter que pagar as licenças de obra atrasadas.
    «No meu tempo» era assim que funcionava; ou luz e água de obras com licença de obras ou luz e água definitivos mas só depois do certificado de habitabilidade.
    Última edição por Sansoni7 : 14-12-11 às 21:43:39 Razão: erro ortografico

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Hoje em dia já não é assim! As empresas de agua e luz já fazem contratos sem a licença.

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Hoje em dia já não é assim! As empresas de agua e luz já fazem contratos sem a licença.
    Em 93 ( +-), no meu caso foi como relatei, daí o «meu alerta».

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Convém não esquecer que com a licença na mão a casa fica "mais cara". Bem mais cara!

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •