Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engenharia mecânica tem futuro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Engenharia mecânica tem futuro?

    Acham que eng mecânica tem futuro? vejo tudo a tender para a área dos computadores.

    será que uma pessoa formada numa escola de prestigio razoável tem hipoteses de arranjar um emprego decente?

    Eu sei que não é a primeira vez que coloco um tópico sobre as minhas duvidas sobre que curso escolher, mas como muita gente deste forum é formada em engenharia gostava de saber opiniões

    #2
    Sim

    É uma formação com alguma saída em termos de emprego e em alguns sitios até nem pagam mal.

    Onde estou por exemplo são 1700 euros limpos mais prémios.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Iurilopes Ver Post
      Acham que eng mecânica tem futuro? vejo tudo a tender para a área dos computadores.

      será que uma pessoa formada numa escola de prestigio razoável tem hipoteses de arranjar um emprego decente?

      Eu sei que não é a primeira vez que coloco um tópico sobre as minhas duvidas sobre que curso escolher, mas como muita gente deste forum é formada em engenharia gostava de saber opiniões
      Os computadores são bacanos mas por enquanto não te transportam de um lado para o outro, não te constroem prédios, não são parte constituinte de maquinaria...

      Além disso qualquer engenharia tem, actualmente, uma vertente muito forte de utilização de aplicações informáticas.

      Uma coisa é certa...não deves escolher um curso apenas porque tem, ou não, futuro. Se vais para engenharia apenas por causa disso, vais-te dar mal...porque quando precisares de motivação a valer isso não vai chegar

      Comentário


        #4
        Só de ti depende, como em todos os cursos.

        Comentário


          #5
          A Engª Mecanica deve ser dos cursos superiores mais abrangentes, senão mesmo o mais abrangente...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Uma coisa é certa...não deves escolher um curso apenas porque tem, ou não, futuro. Se vais para engenharia apenas por causa disso, vais-te dar mal...porque quando precisares de motivação a valer isso não vai chegar
            eu percebo o que queres dizer, no entanto, escolher um curso sem perspectivas de emprego é uma má decisão. gastar digamos, uns 5000€ para ficar em casa a mandar currículos é muito mau

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
              eu percebo o que queres dizer, no entanto, escolher um curso sem perspectivas de emprego é uma má decisão. gastar digamos, uns 5000€ para ficar em casa a mandar currículos é muito mau
              É verdade, mas a iniciativa e o mostrar o que somos capazes ajuda e muito. Aliás, com o devido esforço, um Curso é meramente uma coisa simbólica no Currículo.

              Comentário


                #8
                Tenho ideia que Mecânica, a par de Fisica, são engenharias muito abrangentes, tanto que cmo bolonha, as cadeiras sao muito parecidas e após 1 acabares um curso, mais 1 ano ou 2 e fazes cadeiras para teres os 2 cursos(curriculo eu sei..).

                Mas como básicamente são as leis da fisica e sua aplicação, o que não falta são oportunidades.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                  É verdade, mas a iniciativa e o mostrar o que somos capazes ajuda e muito. Aliás, com o devido esforço, um Curso é meramente uma coisa simbólica no Currículo.
                  eu sei, mas estava a pensar no pessoal que vai para as manifestações da geração à rasca que tira por exemplo "mestrado em estudos da paz" e outros cursos de m**** e depois está à espera de ter emprego.
                  esses gajos devem ter ido para a faculdade porque queriam o canudo lol, claro que um curso destes te pode garantir um tacho algures, como é costume no nosso país, mas só se estiveres num partido, temos um bom exemplo do que eu disse, o "engenheiro" sócrates foi escalando a escada dos tachos até chegar ao tacho supremo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                    eu sei, mas estava a pensar no pessoal que vai para as manifestações da geração à rasca que tira por exemplo "mestrado em estudos da paz" e outros cursos de m**** e depois está à espera de ter emprego.
                    esses gajos devem ter ido para a faculdade porque queriam o canudo lol, claro que um curso destes te pode garantir um tacho algures, como é costume no nosso país, mas só se estiveres num partido, temos um bom exemplo do que eu disse, o "engenheiro" sócrates foi escalando a escada dos tachos até chegar ao tacho supremo
                    Sim, tens razão nesse aspecto em que focas, mas aqui a culpa está no actual sistema de ensino.

                    Há vários cursos que podiam ser 1 só, por exemplo. Há demasiadas especializações para bem menos áreas e isso cria estagnação, desemprego e contribui para a "depressão" social e económica do país.

                    É algo que tem de ser bem revisto.

                    Esse pessoal que vai tirar esses cursos, alguns acredito que seja por gostarem, mas epah, a grande maioria é mesmo para ter curso.

                    Assim de repente, a minha mãe, com apenas o 11º ano (na altura não havia €) está à frente de uma sub-unidade de uma empresa e tem a trabalhar para ela pelo menos 2 Engenheiras Agrónomas, com curso tirado em Santarém, na Superior Agrária. Não é por ser minha mãe, mas essas não fazem nem metade do trabalho que ela faz e ainda tentam superiorizar-se às colegas de trabalho com menor escolaridade, que no entanto trabalham mais.

                    É como tu referes e como eu disse no outro post, depende muito da iniciativa e da pessoa. Ter curso só para dizer que se tem é mandar dinheiro ao ar, tanto pelos gastos na Universidade como pelos anos perdidos em que se podia trabalhar (se bem que há quem trabalhe e estude ao mesmo tempo), por assim dizer.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                      A Engª Mecanica deve ser dos cursos superiores mais abrangentes, senão mesmo o mais abrangente...
                      Isto. É mesmo muito abrangente.

                      Eu estudo Engenharia Mecânica numa dessas faculdades que se pode considerar..."prestígio". Dos que já acabaram, não conheço ninguém desempregado...alguns ainda vão recebendo propostas até. No estrangeiro há muita saída...

                      De qualquer forma, prepara-te para físicas e matemáticas a um nível que possivelmente nem imaginas que existem (de dificuldade também). É bom que tenhas isso em conta antes de escolher...procura aqueles dados que ninguém quer dizer...como a taxa de abandono, percentagem de prescrições, percentagem de aprovação a certas cadeiras, média de tempo para conclusão do curso...Aqui há um par de anos foi considerado por uma publicação qualquer como o segundo curso mais exigente a nível nacional (este curso, na faculdade específica).

                      De qualquer forma...é como tudo, se fores bom tens sempre futuro no que quer que seja. Havia muito aquele dogma de que engenharias clássicas em universidades clássicas são sempre boa escolha...mas química já vê algumas dificuldades, civil está complicado...e mesmo informática...é para alguns. Acho que o curso dá muitas ferramentas para se trabalhar em muitas áreas. Mas depois de acabar o curso são outros quinhentos...
                      Editado pela última vez por MrBrown; 15 December 2011, 04:47.

                      Comentário


                        #12
                        Tudo sem excepção tem futuro se fores muito bom naquilo que fazes.

                        Comentário


                          #13
                          É um curso bom e interessante desde que tirado numa boa univ.

                          Talvez, ao dia de hoje, esteja saturado por causa da desindustrialização do país e consequente redução de postos de trabalho. Mas isso é transversal a todas as engenharias e abrange inclusivamente informática ( consta que a Novabase por ex anda a cortar a direito nas remunerações - conta me a minha mulher que é cliente deles). Contrariamente ao que foi dito anteriormente, existe desemprego em engº mecânica sobretudo em pessoas de meia idade que saíram de empresas falidas.

                          A área de construção civil que, tb acompanho de perto, está de rastos e existe desemprego real.

                          Ou seja, neste momento não existe nenhum boom visível em qualquer área de engenharia em Portugal já que, como disse o país está decrescer e a reduzir postos de trabalho em todas as áreas.

                          O futuro a Deus pertence e a área da informática (localmente) está a assistir a um crescimento exponencial da oferta de profissionais ( sobretudo não licenciados e habilidosos) o que implica redução de salários a médio prazo ( espero eu pois estou a ultimar a criação duma empresa de serviços informáticos .. É DESTA!!!)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                            Tenho ideia que Mecânica, a par de Fisica, são engenharias muito abrangentes, tanto que cmo bolonha, as cadeiras sao muito parecidas e após 1 acabares um curso, mais 1 ano ou 2 e fazes cadeiras para teres os 2 cursos(curriculo eu sei..).

                            Mas como básicamente são as leis da fisica e sua aplicação, o que não falta são oportunidades.
                            Nem sonhes. Eu andei algum tempo em Engª Física e não tem muito a ver. O curso mais próximo e mecânica é o de gestão industrial ou materiais e mesmo assim são, no mínimo, umas 22 cadeiras que tens de fazer a mais o que, além de levar mais de 2 anos não tem grande utilidade curricular. Mais vale por exemplo fazer outra licenciatura em gestão por ex.

                            Comentário


                              #15
                              Por ser das Engenharias mais polivalentes, acho que é das que mais futuro terá...

                              Essa polivalência paga-se é muito mal em Portugal

                              Comentário


                                #16
                                Se tem futuro?

                                Trabalho há cinco anos em produção industrial com o Bacharelato em Engenharia Química e estou neste momento a frequentar o Mestrado em Engenharia Mecânica - Ramo térmicas.

                                Para mim a eng. química é bastante abrangente, mas direcciona-se fortemente para industrias de processamento químico que não abundam em Portugal. Por outro lado, por desconhecimento técnico de muito potenciais empregadores, não há um reconhecimento dos Engºs Químicos tão generalizado como dos Mecânicos.

                                O objectivo: Investir na área de eficiência energética de processos industriais, acredito que surgirão oportunidades nesse campo quando o tecido empresarial vir que há mais a fazer para a competitividade que a centralização nas políticas de recursos humanos.

                                Estou a tentar conciliar o melhor de 2 mundos.

                                O futuro constrói-se!
                                Editado pela última vez por kortese; 15 December 2011, 11:10.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu espero que sim... (que tenha futuro)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como eng. mecânico, sim, tem muito futuro. E nem tudo o que tem computadores é engenharia informática. Pensa, por exemplo, se um eng. informático consegue fazer isto:

                                    (fiz um igual na minha tese de mestrado)

                                    ou calcular isto:



                                    ou calcular isto de modo a cumprir exig~encias de isolamento térmico, estrutural e sonoro:



                                    Talvez nos consiga dar uma mãozinha aqui:



                                    Ou por exemplo, talvez nem faça ideia do que isto é:




                                    Ou como calcular isto:



                                    Também podes dar o teu contributo aqui:



                                    Ou juntar os teus esforços com um amigo cuja tese de doutouramento é investigação nisto:



                                    Podes trabalhar também aqui:



                                    Ou aqui:



                                    Sem falar de engenheiros mecânicos que têm posições de destaque em sítios perfeitamente inesperados, como na área financeira.

                                    E podia passar aqui o resto do dia a pesquisar mais exemplos para te mostrar como um engenheiro mecânico vai fazer muita falta no futuro.

                                    Portanto, sim, engenharia mecânica tem imenso futuro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Espero que sim.

                                      Agora se tem futuro promissor cá...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        Espero que sim.

                                        Agora se tem futuro promissor cá...
                                        Pode ter, tudo depende de ti e da tua vontade de demonstrar valor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                          Nem sonhes. Eu andei algum tempo em Engª Física e não tem muito a ver. O curso mais próximo e mecânica é o de gestão industrial ou materiais e mesmo assim são, no mínimo, umas 22 cadeiras que tens de fazer a mais o que, além de levar mais de 2 anos não tem grande utilidade curricular. Mais vale por exemplo fazer outra licenciatura em gestão por ex.
                                          Serio? Só falei porque conhecidos, na UA, depois de terminar o curso de Eng Fisica, foram fazer as cadeiras que faltavam pra fazer Mecanica.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                                            Sim

                                            É uma formação com alguma saída em termos de emprego e em alguns sitios até nem pagam mal.

                                            Onde estou por exemplo são 1700 euros limpos mais prémios.
                                            Onde é que tu estás? Pagam isso a um recém-licenciado?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quando não houver futuro para engenharia mecânica...é porque o mundo está prestes a dar o peido mestre.

                                              Por mim falo, quanto mais anos se passa no ramo mais oportunidades surgem, quer "perto de casa", quer além-fronteiras...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já agora, a Eng. Mecânica tem futuro, mas não sei se é em Portugal.

                                                Eu sou licenciado, acabei o meu curso em Setembro e até agora não consegui mais do que algumas promessas (não cumpridas) e entrevistas... Toda a gente pede experiência e quem não a quer tenta sempre o estágio do IEFP, eu já vou na 2ª empresa em que me tentam inscrever nisso e desistem por causa do tempo que se perde e da burocracia. E eu já trabalhei na minha área, no ramo automóvel, mas neste momento quem poderia usufruir dos meus serviços está é a despedir, não a contratar...

                                                Se calhar sou eu que estou a fazer algo mal, não sei.

                                                Mas acho que ou me piro do país, ou acabo num call center.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                  Toda a gente pede experiência e quem não a quer tenta sempre o estágio do IEFP
                                                  É a beleza deste país. Em todas as áreas. Depois do curso tens que andar uns tempos em estagios aka "lamber cus" até teres direito ao emprego. Tirando os anuncios fabulosos que pedem muita experiencia em varias áreas e oferecem 600€

                                                  Experimenta em sites internacionais, estagios remunerados, bolsas de investigação ou mesmo doutoramento, e aquelas traineeships

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                    Já agora, a Eng. Mecânica tem futuro, mas não sei se é em Portugal.

                                                    Eu sou licenciado, acabei o meu curso em Setembro e até agora não consegui mais do que algumas promessas (não cumpridas) e entrevistas... Toda a gente pede experiência e quem não a quer tenta sempre o estágio do IEFP, eu já vou na 2ª empresa em que me tentam inscrever nisso e desistem por causa do tempo que se perde e da burocracia. E eu já trabalhei na minha área, no ramo automóvel, mas neste momento quem poderia usufruir dos meus serviços está é a despedir, não a contratar...

                                                    Se calhar sou eu que estou a fazer algo mal, não sei.

                                                    Mas acho que ou me piro do país, ou acabo num call center.
                                                    Problema de marketing. Não te estás a vender bem!

                                                    Tenho dúvidas que estejas a fazer as coisas como deve ser.
                                                    Primeiro: IEFP ---> ÉS TU QUE TENS DE FAZER TUDO. Isto é tens que dizer ao empregador "não se preocupe: eu trato de rigorosamente tudo o que é necessário para o processo". Hó pá nem que percas noites nem que chateies meio mundo para preencher papeladas: és tu que tens de te mexer e meter a mrd dos impressos em cima da secretária do empregador, tens que melgar as secretárias , as administrativas, financeiras tens que as melar e passar-lhes a mão pelo pelo para te ajudarem com a papelada.
                                                    Doutra forma acredita: o mundo inteiro ( exceptuando a tua família e amigos) estão a se a cgr para ti. Se não trabalhares para ti, ng te irá ajudar enquanto não tiveres "valor de mercado".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Primeiro: IEFP ---> ÉS TU QUE TENS DE FAZER TUDO. Isto é tens que dizer ao empregador "não se preocupe: eu trato de rigorosamente tudo o que é necessário para o processo". Hó pá nem que percas noites nem que chateies meio mundo para preencher papeladas: és tu que tens de te mexer e meter a mrd dos impressos em cima da secretária do empregador, tens que melgar as secretárias , as administrativas, financeiras tens que as melar e passar-lhes a mão pelo pelo para te ajudarem com a papelada.
                                                      Epá falando do meu caso, não tive que mexer uma palha. Nem era meu dever fazê-lo!!!

                                                      A empresa quer contratar uma pessoa e usufruir das condições oferecidas pelos estágios do IEFP? Mexa-se...

                                                      O problema do FAPOC pelo que me apercebi é ter "apenas" a licenciatura, quando neste momento a maior parte tem mestrado e licenciatura pré-bolonha.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Epá falando do meu caso, não tive que mexer uma palha. Nem era meu dever fazê-lo!!!

                                                        A empresa quer contratar uma pessoa e usufruir das condições oferecidas pelos estágios do IEFP? Mexa-se...

                                                        O problema do FAPOC pelo que me apercebi é ter "apenas" a licenciatura, quando neste momento a maior parte tem mestrado e licenciatura pré-bolonha.

                                                        Outra coisa: sai mais barato as empresas ter todos os anos um estagiario do IEFP do que contratar alguém.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Problema de marketing. Não te estás a vender bem!

                                                          Tenho dúvidas que estejas a fazer as coisas como deve ser.
                                                          Primeiro: IEFP ---> ÉS TU QUE TENS DE FAZER TUDO. Isto é tens que dizer ao empregador "não se preocupe: eu trato de rigorosamente tudo o que é necessário para o processo". Hó pá nem que percas noites nem que chateies meio mundo para preencher papeladas: és tu que tens de te mexer e meter a mrd dos impressos em cima da secretária do empregador, tens que melgar as secretárias , as administrativas, financeiras tens que as melar e passar-lhes a mão pelo pelo para te ajudarem com a papelada.
                                                          Doutra forma acredita: o mundo inteiro ( exceptuando a tua família e amigos) estão a se a cgr para ti. Se não trabalhares para ti, ng te irá ajudar enquanto não tiveres "valor de mercado".
                                                          Eu tenho tudo feito, tudo o que me compete. Eu não posso entregar papeis em nome da empresa, não posso entregar o currículo do orientador de estágio por ele! Tudo o que o IEFP me pediu e pede à empresa está tratado, tanto com a empresa como com o IEFP!
                                                          Já falei com eles umas vezes dizem que está a ser tratado, que têm isto e aquilo para fazer e eu não posso ir lá fazer o trabalho por eles! Sinceramente acho que já desistiram e por isso também já estou noutra....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Problema de marketing. Não te estás a vender bem!

                                                            Tenho dúvidas que estejas a fazer as coisas como deve ser.
                                                            Primeiro: IEFP ---> ÉS TU QUE TENS DE FAZER TUDO. Isto é tens que dizer ao empregador "não se preocupe: eu trato de rigorosamente tudo o que é necessário para o processo". Hó pá nem que percas noites nem que chateies meio mundo para preencher papeladas: és tu que tens de te mexer e meter a mrd dos impressos em cima da secretária do empregador, tens que melgar as secretárias , as administrativas, financeiras tens que as melar e passar-lhes a mão pelo pelo para te ajudarem com a papelada.
                                                            Doutra forma acredita: o mundo inteiro ( exceptuando a tua família e amigos) estão a se a cgr para ti. Se não trabalhares para ti, ng te irá ajudar enquanto não tiveres "valor de mercado".
                                                            Eu acho que te conheço... Não és aquele tipo que ficou famoso no Youtube depois de ter ido à televisão falar de umas teorias que são muito bonitas nos dias que correm mas muito dificeis de pôr em prática??

                                                            É que só falta a pronúncia para ter a certeza que és tu.

                                                            Se essa conversa fosse garantia de emprego, não havia desempregados, ou quase.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X