Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Deve-se ajudar medicamente quem coloca a própria vida em perigo propositadamente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Deve-se ajudar medicamente quem coloca a própria vida em perigo propositadamente?

    Esta história dos homens que comeram cogumelos e precisaram de transplantes de fígado leva-me a pensar porque raios devemos nós ajudar esta gente. É isto e os recursos que se gastam com os toxicodependentes. Quem se mete na droga hoje em dia sabe muito bem ao que vai. E agora andam a dar fígados de urgência a quem se armou em parvo e comeu cogumelos apanhados no campo sem conhecimento da sua perigosidade?

    #2
    E se comeram para matar a fome?

    Comentário


      #3
      Eles fizeram de propósito!?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
        Esta história dos homens que comeram cogumelos e precisaram de transplantes de fígado leva-me a pensar porque raios devemos nós ajudar esta gente. É isto e os recursos que se gastam com os toxicodependentes. Quem se mete na droga hoje em dia sabe muito bem ao que vai. E agora andam a dar fígados de urgência a quem se armou em parvo e comeu cogumelos apanhados no campo sem conhecimento da sua perigosidade?
        Sim, deve ajudar-se! Antes de concordar-se, ou discordar-se, há o DEVER de ajudar.

        Comentário


          #5
          A pergunta até faz algum sentido, agora foste é buscar um exemplo que valha-me deus......

          Comentário


            #6
            Esta pergunta fez-me lembrar uma questão que o meu professor de genética lançou nas aulas.

            Ele dizia que uma das maiores questões com que os profissionais de saúde se vão confrontar nos próximos anos é o aparecimento de jovens e jovens adultos a necessitarem de transplantes hepáticos devido a processos de adição e a abusos. Perguntava ele se essas pessoas tinham o mesmo direito, eticamente falando, de exigir tratamentos, "roubando" vagas a pessoas que tinham problemas hepáticos, mas que não os tinham devido a abusos.

            São questões delicadas, mas, as pessoas tem que ser ajudadas, independentemente se erraram ou não. É o dever médico,está no juramento.

            Comentário


              #7
              Este tópico faz-me lembrar um doc que vi na odisseia, em que num futuro não muito longiquo (50 anos, salvo erro) a nanotecnologia estaria tão desenvolvida que permitiria aos médicos "imprimir" órgão, A história passa-se na américa onde, sem seguro de saúde, dada feito. Ora está então o belo do rapazote internado a aguardar a conclusão do seu coração quando alguém da seguradora dele descobre que o pobre coitado caiu na asneira de se embebedar uma vez. O seguro foi cancelado, a impressão do coração imediatamente cancelada e o gajo foi transferido para a ala dos "condenados", pessoas sem seguro de saúde. Será que temos o direito de recusar tratamento a quem quer que seja????

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                Esta história dos homens que comeram cogumelos e precisaram de transplantes de fígado leva-me a pensar porque raios devemos nós ajudar esta gente. É isto e os recursos que se gastam com os toxicodependentes. Quem se mete na droga hoje em dia sabe muito bem ao que vai. E agora andam a dar fígados de urgência a quem se armou em parvo e comeu cogumelos apanhados no campo sem conhecimento da sua perigosidade?
                Não estás a falar a sério? Estás?...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                  Este tópico faz-me lembrar um doc que vi na odisseia, em que num futuro não muito longiquo (50 anos, salvo erro) a nanotecnologia estaria tão desenvolvida que permitiria aos médicos "imprimir" órgão, A história passa-se na américa onde, sem seguro de saúde, dada feito. Ora está então o belo do rapazote internado a aguardar a conclusão do seu coração quando alguém da seguradora dele descobre que o pobre coitado caiu na asneira de se embebedar uma vez. O seguro foi cancelado, a impressão do coração imediatamente cancelada e o gajo foi transferido para a ala dos "condenados", pessoas sem seguro de saúde. Será que temos o direito de recusar tratamento a quem quer que seja????

                  Brevemente num centro de saúde Português perto de si.
                  Só muda o cenário com a variante de haver ou não €€ para pagar as taxas moderadoras.

                  Comentário


                    #10
                    Juro por Apolo, o curador, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomando por testemunhas todos os deuses e deusas, que cumprirei com todas as minhas posses e em plena consciência e os seguintes preceitos: respeitarei os meus mestres tanto cuidarei dos seus descendentes como meus irmãos e ensinar-lhes-ei esta arte, se assim o pretenderen, sem receber qualquer pagamento e sem restrições; deixarei participar das lições orais e da prática médica em primeiro lugar os meus filhos, os filhos dos meus mestres e depois aqueles que, por compromissos e juramentos, se declarem meus discípulos e acatem as regras da profissão, e a mais ninguém além deles.
                    Prescreverei aos enfermos, segundo o melhor juízo e o meu saber, o regime conveniente para seu benefício, preservando-os de qualquer dano. Defender-me-ei das súplicas e dos agrados de quem quer que seja para lhes ceder venenos que possam causar a morte, nem tomarei a iniciativa de tal sugestão. Do mesmo modo, não fornecerei às mulheres meios de impedir a concepção ou o desenvolvimento da criança. Em todas as circunstâncias exercerei a minha arte com pureza e honestidade. Não ousarei praticar a operação da pedra, mesmo nos enfermos em que a doença seja manifesta, confiando-os aos que se ocupem especialmente dessa prática. Em qualquer lar em que entre, terei apenas em mira o proveito dos doentes, abstendo-me de toda a acção prejudicial e corruptora, sobretudo quanto a voluptuosidade nos contactos com homens e mulheres, sejam livres ou escravos. Tudo do que eu tiver dado fé, durante a cura ou fora dela, na vida familiar, conservá-lo-ei secreto, se não me for permitido divulgá-lo. Se eu mantiver e observar este juramento com fidelidade, que me sejam concedidas vida afortunada e honra na profissão, e que a minha fama se propague entre os homens e perdure no tempo: mas se eu me desviar dele ou o violar, que a sorte me seja adversa

                    Comentário


                      #11
                      Sobre o topico.

                      A obrigação de qualquer profissional de saude é salvar a vida de alguém em risco, ou prestar cuidados de saude.

                      Isto ocorre independente do credo, condição social, género, raça.

                      Poderá questionar-se se a pessoa correu riscos desnecessários, mas isso sempre a pós a acção médica de tratamento, ajuda da pessoa em risco.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                        Esta história dos homens que comeram cogumelos e precisaram de transplantes de fígado leva-me a pensar porque raios devemos nós ajudar esta gente. É isto e os recursos que se gastam com os toxicodependentes. Quem se mete na droga hoje em dia sabe muito bem ao que vai. E agora andam a dar fígados de urgência a quem se armou em parvo e comeu cogumelos apanhados no campo sem conhecimento da sua perigosidade?
                        Sabes porque é que é possível teres conhecimento de que cogumelos são perigosos ou não?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                          Juro por Apolo, o curador, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomando por testemunhas todos os deuses e deusas, que cumprirei com todas as minhas posses e em plena consciência e os seguintes preceitos: respeitarei os meus mestres tanto cuidarei dos seus descendentes como meus irmãos e ensinar-lhes-ei esta arte, se assim o pretenderen, sem receber qualquer pagamento e sem restrições; deixarei participar das lições orais e da prática médica em primeiro lugar os meus filhos, os filhos dos meus mestres e depois aqueles que, por compromissos e juramentos, se declarem meus discípulos e acatem as regras da profissão, e a mais ninguém além deles.
                          Prescreverei aos enfermos, segundo o melhor juízo e o meu saber, o regime conveniente para seu benefício, preservando-os de qualquer dano. Defender-me-ei das súplicas e dos agrados de quem quer que seja para lhes ceder venenos que possam causar a morte, nem tomarei a iniciativa de tal sugestão. Do mesmo modo, não fornecerei às mulheres meios de impedir a concepção ou o desenvolvimento da criança. Em todas as circunstâncias exercerei a minha arte com pureza e honestidade. Não ousarei praticar a operação da pedra, mesmo nos enfermos em que a doença seja manifesta, confiando-os aos que se ocupem especialmente dessa prática. Em qualquer lar em que entre, terei apenas em mira o proveito dos doentes, abstendo-me de toda a acção prejudicial e corruptora, sobretudo quanto a voluptuosidade nos contactos com homens e mulheres, sejam livres ou escravos. Tudo do que eu tiver dado fé, durante a cura ou fora dela, na vida familiar, conservá-lo-ei secreto, se não me for permitido divulgá-lo. Se eu mantiver e observar este juramento com fidelidade, que me sejam concedidas vida afortunada e honra na profissão, e que a minha fama se propague entre os homens e perdure no tempo: mas se eu me desviar dele ou o violar, que a sorte me seja adversa

                          Juramento de Hipocrates.


                          Embora ache que já foram introduzidas alterações ao original.

                          Comentário


                            #14
                            A partir do momento em que o Sistema Nacional de Saúde faz abortos gratuitos para mulheres saudáveis, com fetos saudáveis, e com todas as condições financeiras para criar a criança, eu pergunto ao criador deste tópico: why not?

                            Comentário


                              #15
                              Sim, deve.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                A partir do momento em que o Sistema Nacional de Saúde faz abortos gratuitos para mulheres saudáveis, com fetos saudáveis, e com todas as condições financeiras para criar a criança, eu pergunto ao criador deste tópico: why not?
                                ora ai está uma questão pertinente!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                  A partir do momento em que o Sistema Nacional de Saúde faz abortos gratuitos para mulheres saudáveis, com fetos saudáveis, e com todas as condições financeiras para criar a criança, eu pergunto ao criador deste tópico: why not?
                                  Ainda bem que o aborto foi despenalizado e a mulher tem a opção de fazê-lo. A medida só pecou por vir tão tarde.

                                  On topic: o exemplo é ridículo. E sim, toda a gente deve ter direito ao tratamento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    pior do que isso é arranjar um transplante de fígado para um gajo que bebeu ate cair durante a vida toda.......isso é que não percebo.
                                    ainda se houvessem figados a mais, ainda percebia, agora quando há falta deles.....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
                                      pior do que isso é arranjar um transplante de fígado para um gajo que bebeu ate cair durante a vida toda.......isso é que não percebo.
                                      ainda se houvessem figados a mais, ainda percebia, agora quando há falta deles.....
                                      Se calhar essa pessoa não volta a beber

                                      Comentário


                                        #20
                                        mau era
                                        mas conheço um caso assim, apesar de ser uma pessoa trabalhadora, todos os dias bebia ate cair, esta a 2 meses em casa com problemas devido aos anos de excesso e em lista de espera para transplante de figado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                          Se calhar essa pessoa não volta a beber
                                          e quem tem qualquer tipo de adição, álcool ou fármacos, também não tem direito a tratamento. E já agora aqueles que dizem que estão deprimidos também não, e porque não aqueles que dizem de padecer de doenças crónicas, e também quem tem cancro nos pulmões e por ai fora? e já agora aqueles malandros que andam mal agasalhados?? vamos por ai e não tratamos um condutor que teve um acidente a alta velocidade? mas pensas que a medicina é subserviente a um qualquer sentimento deturpado de justiça que tenhas??

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
                                            mau era
                                            mas conheço um caso assim, apesar de ser uma pessoa trabalhadora, todos os dias bebia ate cair, esta a 2 meses em casa com problemas devido aos anos de excesso e em lista de espera para transplante de figado.

                                            Nestas coisas há uma questão que temos de ver. Mesmo a pessoa tendo provocado o seu próprio problema, dificilmente o faz de propósito. Acho que ninguém se quer sentir mal e morrer.
                                            Além disso o transplante não dá para qualquer pessoa, tem de ser compatível. Por isso, não é propriamente o colocar num invalidar outro. Podes ter mil, se não há nenhum compatível com o teu...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                              e quem tem qualquer tipo de adição, álcool ou fármacos, também não tem direito a tratamento. E já agora aqueles que dizem que estão deprimidos também não, e porque não aqueles que dizem de padecer de doenças crónicas, e também quem tem cancro nos pulmões e por ai fora? e já agora aqueles malandros que andam mal agasalhados?? vamos por ai e não tratamos um condutor que teve um acidente a alta velocidade? mas pensas que a medicina é subserviente a um qualquer sentimento deturpado de justiça que tenhas??
                                              Apetece-me um WTF...

                                              Eu estou a justificar que o procedimento é válido porque provavelmente a pessoa aprende com o seu erro...
                                              Não percebo como foi interpretado para o exacto oposto. É pela troca de ideias do outro tópico? é porque se é não devia, que o outro é o outro e este é este.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                Apetece-me um WTF...

                                                Eu estou a justificar que o procedimento é válido porque provavelmente a pessoa aprende com o seu erro...
                                                Não percebo como foi interpretado para o exacto oposto. É pela troca de ideias do outro tópico? é porque se é não devia, que o outro é o outro e este é este.
                                                desculpa-me mas não consigo perceber, em termos de tratamento médico, que teoria é essa "provavelmente a pessoa aprende com o seu erro".
                                                não é com ironia, é mesmo uma pergunta válida.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Dúvida sem sentido!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                                    desculpa-me mas não consigo perceber, em termos de tratamento médico, que teoria é essa "provavelmente a pessoa aprende com o seu erro".
                                                    não é com ironia, é mesmo uma pergunta válida.
                                                    Ele disse:

                                                    "pior do que isso é arranjar um transplante de fígado para um gajo que bebeu ate cair durante a vida toda.......isso é que não percebo.
                                                    ainda se houvessem figados a mais, ainda percebia, agora quando há falta deles..... "

                                                    Ou seja, como a pessoa provocou o problema se calhar não deveria ter direito ao tratamento.

                                                    Eu acho que a pessoa tem na mesma direito ao tratamento/transplante, e provavelmente compreende o erro que cometeu e a levou àquilo e não volta a beber.

                                                    Por outras palavras, ter responsabilidade no estado a que se chegou não significa que se perca o direito a poder continuar a viver.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não vou argumentar contra o post de abertura deste tópico porque, sinceramente, não acho que mereça sequer esse esforço. Mas não consigo deixar de expressar um profundo lamento sobre a aparentemente inesgotável capacidade que o Homem tem de desprezar o seu semelhante. Lamentável!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                                                        Esta história dos homens que comeram cogumelos e precisaram de transplantes de fígado leva-me a pensar porque raios devemos nós ajudar esta gente. É isto e os recursos que se gastam com os toxicodependentes. Quem se mete na droga hoje em dia sabe muito bem ao que vai. E agora andam a dar fígados de urgência a quem se armou em parvo e comeu cogumelos apanhados no campo sem conhecimento da sua perigosidade?
                                                        Consegues dizer-me, de entre estas 4 imagens, quais os 2 cogumelos comestíveis?
                                                        Tens noção do quão fácil é cometer-se um erro fatal como o que esses homens que condenas cometeram?





                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu jamais apanharia e comeria cogumelos selvagens. Porquê? Porque não os sei distinguir.....

                                                          Agora só porque um gajo é ignorante e inconsciente, deixa de ter direito ao acesso a cuidados de saúde?

                                                          wtf

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                                            Eu jamais apanharia e comeria cogumelos selvagens. Porquê? Porque não os sei distinguir.....

                                                            Agora só porque um gajo é ignorante e inconsciente, deixa de ter direito ao acesso a cuidados de saúde?

                                                            wtf
                                                            Há regiões onde ir aos míscaros ou aos tortulhos é tão normal como ir às castanhas. É uma tradição bem enraizada. Eu quando era puto fui várias vezes com o meu pai. Se no meio dos míscaros me aparecesse um Amanita muito provavelmente iria ser mais um número nas estatísticas dos vários acidentes com cogumelos que há no país.
                                                            Vamos agora deixar de tratar essas pessoas?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X