Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engenheiros preciso de ajuda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Engenheiros preciso de ajuda

    Estou com um problema e preciso de ajuda.
    Tenho de dimensionar uma prensa hidraulica e estou com duvidas no calculo da estrutura.
    A imagem seguinte representa a prensa que tenho de dimensionar, nomeadamente a espessura "e" das placas e o diametro "d" das 4 colunas da prensa.



    Uploaded with ImageShack.us

    No instante da colisão penso que a estrutura reage conforme a figura do lado direito (corrijam-me se estiver enganado).

    Que calculos devo efectuar?

    Agradeço as ajudas que me possam dar.

    Cpts

    #2
    Ora, segundo o Ftool:



    Uploaded with ImageShack.us


    Quanto a cálculos, depende das condições de ligação entre os membros da estrutura, material a usar, etc, até as condições de apoio podem fazer variar a deformada por isso tens que dar mais dados...
    Editado pela última vez por After; 17 December 2011, 03:22.

    Comentário


      #3
      O melhor metodo seria por elementos finitos, contudo preciso de apresentar cálculos e partir de alguns principios.
      Tenho os dados todos so nao sei como comecar.
      Por exemplo poderia dimensionar as colunas à encurvadura, mas so sei calcular isso se a força aplicada for concentrica com o centro da coluna. Neste caso parece-me existir um momento na coluna.
      No caso da placa, ela está encastrada nas duas estremidades, podia fazer os calculos numa secção como se se tratasse de uma viga, o problema é que para ser uma viga, o comprimento deveria ser muito superior à largura o que não é o caso.

      Estou perdido

      Comentário


        #4
        A placa podes calcular como em resistencia de materiais, calculas ao corte e ao esmagamento nos pontos de ligação com um bom factor de segurança, deve ser suficiente. Quanto às colunas, podes substituir a força F por um momento (F x braço) e calculas normalmente como se tratasse de uma coluna. Atenção às condições de apoio para já....



        Uploaded with ImageShack.us

        Comentário


          #5
          hmmm de certeza que há aí gente que sabe resolver isso. O Ftool faz o serviço se puseres os dados.

          Analisa como se de um pórtico se tratasse, pelo menos eu faria assim...
          Acho que para definires isso completamente tens que usar o método das forças (determinar o grau de hiperstaticidade, etc etc...se tens problemas destes deves saber isso de certeza).
          Para cada secção de cada barra calculas a normal, a cortante e o momento flector (cuidado nas interfaces entre as barras...deve existir uma força pelo menos e um momento aplicados como "reacções" das outras barras).
          Fazes os diagramas (pelo menos os dos momentos tens que fazer...) e recorres a um método qualquer que saibas para calcular os deslocamentos (Bonfim Barreiros por exemplo). A partir daí e aplicando umas equações que não vou dizer que me lembre...porque não me lembro (mas sei de uma sebenta onde estão, que até te posso enviar se estiveres mesmo aflito ...supostamente devia saber deduzi-las) tiras todos os esforços que queres e mais alguns.
          Não sei que coeficiente de segurança, tipo de secção (suponho que quadrada, não? já que só te pedem uma dimensão...) ou orientação do mesmo (se não for quadrada), material, magnitude das forças, tipo de interfaces (aquelas placas finas são o quê?), comprimento das barras...

          Para fazer "à pata" ainda gastas algum papel. Se isto não vai ser a tua vida...usa o Ftool, sê feliz e poupa os neurónios...

          EDIT: Se tiver dito alguma asneira, posso sempre escudar-me no facto de que ainda não sou engenheiro e eventualmente posso saber tanto disto como o Sócrates.
          Editado pela última vez por MrBrown; 18 December 2011, 04:58.

          Comentário


            #6
            Na minha opinião falta ai o dado mais importante que é por onde deves começar, qual a pressão máxima que a prensa vais exercer? Depois a partir dai é que vais dimensionar a estrutura através (como foi dito acima) dos elementos finitos nada de mais.
            cmps.

            Comentário


              #7
              Antes de tudo, quais as cargas a que a estrutura vai estar sujeita?

              Apartir dai fazes o resto.

              Comentário


                #8
                Boas
                Obrigado a todos por me tentarem ajudar.
                De facto gostaria de aprender a calcular isto e não a fazer por fazer. Infelizmente não tenho conhecimentos para fazer os calculos para isto por isso estou um pouco perdido.
                Dai que gostaria que, quem tivesse me disponibilizasse matéria sobre isto.
                Pelo que sei até posso colocar isto no solidworks e fazendo tentativas até encontrar valores aceitaveis pelo metodo de elementos finitos mas, nem isso sei fazer. E o tempo é escasso.

                Abraço e obrigado mais uma vez

                Comentário


                  #9
                  Eu fazia uma análise estática, analisava cada secção como uma viga, no caso das horizontais encastradas nas pontas, e no caso das verticais, encastrada em baixo.

                  Não sei para quê ir aos elementos finitos, primeiro começava pelas contas de papel porque neste caso são fáceis de fazer.

                  Se não as sabes fazer não és a pessoa mais indicada para fazer esse projecto...

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X