Quanto mais miseráveis são, mais filhos fazem. Porquê? - Página 6

Página 6 de 7 PrimeiraPrimeira ... 567 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 151 para 180 de 207
Like Tree155Likes

Título: Quanto mais miseráveis são, mais filhos fazem. Porquê?

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
    Eu também não! Mas há crianças que dá vontade de enfiar ali!
    Esta solução parece-me mais digna. Está-se é sujeito a perder as crianças com o vento.

Piloto de Fórmula 1 TheMoBsTeR's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Sim, mas quando não há dinheiro, não há vícios. O problema é que há gente sem dinheiro, e com vícios, como o autor do tópico exemplificou.

E se a curto prazo e com a vida para já, estabilizada, um empréstimo de um carro poderá não fazer grande mossa no orçamento familiar mensal, nunca se sabe o dia de amanhã. E é aqui que as pessoas erram.

E as crianças não é por serem tratadas com mais ou menos luxo no transporte de A para B que no futuro são melhores ou piores. Até porque quando deixam de ser bebés e passam a ser crianças e eventualmente a valorizar mais "o popó do papá", não se lembram se quando eram bebés andavam de Audi A6, ou de Renault Clio, a não ser que os pais lhes digam ou que ainda tenham o mesmo carro.

Posto isto, eu acho que sim senhor, deve tentar proporcionar-se às crianças o melhor bem-estar possível a todos os níveis, mas... Quando há dinheiro (de sobra). Elas não morrem por andar num carro mais pequeno (não falo em caixas de fósforos tipo Fiat Uno e Daewoo Matiz, por exemplo, já com vários anos) e este poderá servir para transportá-las com conforto e segurança q.b e até algumas tralhas, principalmente sendo só um filho. Se forem dois, e com a mesma idade, as necessidades aumentam e aí sim, poderei concordar que um utilitário possa começar a ser limitado.

O mal é que as pessoas por hoje terem os dois elementos do agregado familiar, pai e mãe, a trabalhar ecom um emprego aparentemente estável, não pensam no dia de amanhã. E hoje que entram, vá, 2500€/mês em casa, mais 500€ da prestação do carro que se trocou não farão grande estrago. O mal é se amanhã um elemento do agregado, o pai ou a mãe ou os dois, perdem o emprego e começam a entrar em casa apenas 1200€, em que o carro não está ainda pago e ainda há a prestação da casa, que nem toda a gente já a tem paga... E aí a prestação do carro faz a diferença entre poderem dar aos filhos coisas realmente importantes para eles, ou ter um carro maior à porta e depois andarem no supermercado a ver qual é o peixe que está mais barato
    Poupaste-me as palavras (até gastaste mais do que eu esperava gastar).

Em termos abstractos e absolutos, ter um carro maior é mais prático e no geral, melhor. Ter uma mansão é melhor que ter um apartamento, ter um Mulsanne é melhor que um C220, ter um closet grandalhão é melhor que ter dois módulos do IKEA. Nada contra, parece-nos óbvio.

O cerne da questão é mesmo se vale a pena reservar uma fatia considerável do orçamento mensal para pagar um carro maior. Será que o acréscimo de espaço compensa esse gasto no contexto de um filho pequeno na família?

Mais uma coisa, "isto do crédito", em primeira mão é um problema de cada um, mas quando se massifica diz respeito a todos. 1929, subprime, as provas estão aí.
    MrBrown gosta disto.

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Esta solução parece-me mais digna. Está-se é sujeito a perder as crianças com o vento.

Passa com isso no túnel do Marquês, passa!

Piloto de Troféu Homer's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Muito Bom post !

Por tudo isso é que quando se diz que o crédito é um instrumento que deve ser utilizado como outros, será verdade, mas ..... mas de facto é preciso muito cuidado.

O Ideal quando se tem uma situação relativamente desafogada, é tentar manter um nivel de custos mensais baixos e comprar carros e outros a pronto, para que se um dia o cenário económico mudar (e as coisas mudam) o sofoco não ser tão grande.
    Deve ser usado... com moderação. Exactamente, quando se tem, o melhor é comprar logo a pronto, porque facilmente no dia de amanhã, pode deixar de se ter. Mas a ideia que eu fico aqui do fórum é que há muita malta apologista do crédito e recurso ao mesmo... O crédito deverá constituir sempre uma alternativa ao PP, mas imaginem uma situação tão simples como remodelar a cozinha lá de casa. É mais fácil chegar ao banco hoje e pedir 5000€, mas isso traz desvantagens (juros) pelo que será muito mais conveniente amealhar algum dinheiro e deixar a remodelação para daqui a 1 ou 2 anos e aí ter capital suficiente para cobrir a despesa!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Querem lá ver que sou uma miserável e não sei?? Tenho 3 filhos, so what?? Tenho 2 carros a porta, já com uns aninhos, mas levam-nos onde queremos e?? não vivemos de subsidios. Olha agora lá porque se tem 3 filhos é-se um chupista de subsidios e miserável, o que serão os meus pais que tiveram 4...
    JorgeCorreia gosta disto.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
    Querem lá ver que sou uma miserável e não sei?? Tenho 3 filhos, so what?? Tenho 2 carros a porta, já com uns aninhos, mas levam-nos onde queremos e?? não vivemos de subsidios. Olha agora lá porque se tem 3 filhos é-se um chupista de subsidios e miserável, o que serão os meus pais que tiveram 4...
    Ui, serviu-te a carapuça ou perdeste a capacidade de interpretar o que lês?
    NunoMCCII gosta disto.

Piloto de Troféu MerryBerry's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Fosga-se, mesmo!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Não, mas a forma como ele chama miseravel ao colega mete um pouco de nojo, o gajo pode ser muito estupido, agora associar o facto de ter 3 filhos a ser miseravel

Piloto de Rallye Joana1984's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Não, mas a forma como ele chama miseravel ao colega mete um pouco de nojo, o gajo pode ser muito estupido, agora associar o facto de ter 3 filhos a ser miseravel
    Ok, mas o que tenho reparado é que as famílias que têm mais filhos, muitas vezes são aquelas que vivem no limiar da pobreza.
    Simpleman gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Obviamente que 3 filhos dão mais despesa que 1 ou talvez não, vai dos « luxos » a que os habituamos.
    Simpleman gosta disto.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

estúpido
    adj.
    1. Que não tem suficiente inteligência nem delicadeza de sentimentos.
    2. Que revela estupidez.
    3. Muito desagradável.
    4. Que enfada e aborrece.
    5. Que não tem razão de ser.
    6. Grosseiramente erróneo.
    s. m.
    7. Indivíduo estúpido.

miserável
    (latim miserabilis, -e)
    adj. 2 g.
    1. Que é muito pobre. ≠ ABASTADO, OPULENTO, RICO
    2. Que não tem valor. = INSIGNIFICANTE, RELES
    3. Que tem dimensões muito pequenas. = ÍNFIMO
    adj. 2 g. s. 2 g.
    4. Que ou quem vive na miséria. = INDIGENTE, POBRE
    5. Que ou o que desperta compaixão. = DESGRAÇADO, INFELIZ, MÍSERO ≠ FELIZ
    6. Que ou o que inspira desprezo. = DESPREZÍVEL, TORPE, VIL

Olha que entre um adjectivo e outro...

Piloto de Troféu JorgeCorreia's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Uns familiares afastados, lá para os lados de Freamunde, tinham 16 ou 17 filhos...

Da vez que lá fui, teria alguns 15 anos, aquilo parecia um restaurante à hora do almoço. Na realidade os mais velhos trabalhavam para ajudar o orçamento familiar e ninguém passava fome. Isso são, a meu ver, exageros e tudo é uma questão de equilíbrio.

Parece-me também que há alguma fixação em termos de assegurar estudos universitários e um diploma aos filhos como se isso fosse tábua de salvação. Pela minha experiência de vida chego à conclusão que dá mais valor quem tem de trabalhar para aquilo que ambiciona do que os que têm tudo de mão-beijada - como o meu caso em que pude frequentar uma universidade privada não me preocupando muito com o ingresso numa estatal.

Ter filhos com orçamentos limitados, baseados em salários, requer sacrifícios, sobretudo para aqueles que não abdicam de um estilo de vida mais individualista.

Apenas entendo que deveríamos refletir no bem que é a renovação de gerações, o manter da nossa cultura e o legado dos nossos antepassados. Isso sim é património.
    xsaraman, Lom and Simpleman like this.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

whatever

Piloto de Troféu darkwings's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

A mim já me aconteceu o mesmo, mas com a agravante da minha esposa estar a espera do segundo filho e não do terceiro! Desde olharem para ela com ar de extra-terrestre a perguntar se foi um percalço, que era preciso ter coragem, até a própria irmã, ter insinuado que como não conseguiria dar o mesmo que deu ao mais velho, que chegou a engravidar e abortou (esta foi a cereja no topo do bolo), quando nós foi completamente planeado, antes de casar sempre falámos que o primeiro viria 2 anos depois de casarmos e o segundo 3 anos depois do primeiro. e assim foi, por acaso bateu tudo certinho. e só não temos o terceiro planeado porque já casamos tarde e ela vai a caminho dos 36. Se fossemos 10 anos mais novos, provavelmente teriamos mais um. Agora, tenho noção que somos uns priveligiados, não temos crédito de casa, temos os carros pagos, temos os meus sogros que ficam com eles enquanto trabalhamos, portanto preferimos aproveitar essa condição.
    xsaraman e Lom gostam disto.

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

As pessoas por vezes esquecem-se que irão ser os nossos filhos/netos que irão pagar as nossas reformas. Se não houver renovação de gerações, colocamos tudo isso em causa.
    JorgeCorreia e Texuga gostam disto.

Piloto de Troféu JorgeCorreia's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
    As pessoas por vezes esquecem-se que irão ser os nossos filhos/netos que irão pagar as nossas reformas. Se não houver renovação de gerações, colocamos tudo isso em causa.
    Uma grande verdade que ainda ninguém havia mencionado. Quanto aos 36 isso é relativo. A minha irmã teve o primeiro filho aos 40 e correu tudo de feição.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Eu quando engravidei do 3º ao inicio escondia, exactamente por causa dos comentarios estupidos que as pessoas fazem.

A mim já me aconteceu o mesmo, mas com a agravante da minha esposa estar a espera do segundo filho e não do terceiro! Desde olharem para ela com ar de extra-terrestre a perguntar se foi um percalço, que era preciso ter coragem, até a própria irmã, ter insinuado que como não conseguiria dar o mesmo que deu ao mais velho, que chegou a engravidar e abortou (esta foi a cereja no topo do bolo), quando nós foi completamente planeado, antes de casar sempre falámos que o primeiro viria 2 anos depois de casarmos e o segundo 3 anos depois do primeiro. e assim foi, por acaso bateu tudo certinho. e só não temos o terceiro planeado porque já casamos tarde e ela vai a caminho dos 36. Se fossemos 10 anos mais novos, provavelmente teriamos mais um. Agora, tenho noção que somos uns priveligiados, não temos crédito de casa, temos os carros pagos, temos os meus sogros que ficam com eles enquanto trabalhamos, portanto preferimos aproveitar essa condição.

Chefe de Equipa Ruie34's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Eu quando digo que quero adoptar uma criança olham para mim com pena e perguntam, "Ah, não podes ter filhos??"

Conheço quem não tenha o 2º filho porque não tem posses para tal, mas há Wii, PS2 e Portátil para o filho único... Opções...

Piloto de Testes Orieos's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Atenção que não é nada trivial ter um segundo filho hoje em dia em PT. Fazendo umas continhas, a despesa com um filho poderá rondar algo deste genero:
    Jardim de infância: 200€ ou mais. Em Lisboa por ex, dificil é arranjar por este valor.
    Carrinho, ovo, bla, bla, bla: 300€ e estou a ser generoso
    Cadeira para o carro: Se se pretender uma coisa decente a nivel de conforto e segurança, os preços começam nos 200€ para cima.
    Fraldas: 20 a 30 € mensais
    Cremes/Shampoos e afins 30€ mensais no minimo
    Mais o investimento no quarto (cama, roupa de cama, etc)
    Mais o investimento em roupa
    Mais o investimento em alimentação
    Mais o gastos em saude, medicamentos...

Claro que muitos destes investimentos podem ser minorados mas hoje em dia... é muito dispendioso sim ter um puto. 2 então deve ser dureza.

Lom
    Lom está offline
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

PS2,Wii,portátil é nada de mais comparando com o que se gasta num filho.Portanto não é por ai...
    O mundo não esta fácil,portanto é melhor ponderar bem antes de trazer uma criançinha para o mundo.Quando andava na secundária,algumas colegas minhas foram mães e foi sempre as que tinham menos posses e menos hipóteses de virem a ser bem sucedidas no futuro.

P/ mim 2 filhos já é um óptimo numero.Pelos menos é essa a minha ideia e da minha carametade.

Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Lom Ver Post
    PS2,Wii,portátil é nada de mais comparando com o que se gasta num filho.Portanto não é por ai...
    O mundo não esta fácil,portanto é melhor ponderar bem antes de trazer uma criançinha para o mundo.Quando andava na secundária,algumas colegas minhas foram mães e foi sempre as que tinham menos posses e menos hipóteses de virem a ser bem sucedidas no futuro.

P/ mim 2 filhos já é um óptimo numero.Pelos menos é essa a minha ideia e da minha carametade.
    Aquilo foi apenas um pequeno exemplo, mas podemos falar em roupas da marca XPTO, que sem dúvida daria para comprar roupas para 2 ou 3 até, entre outras coisas...

Mas mais uma vez, são opções.

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
    Uma grande verdade que ainda ninguém havia mencionado. Quanto aos 36 isso é relativo. A minha irmã teve o primeiro filho aos 40 e correu tudo de feição.
    Sim, mas entretanto tem a ver com o que tinhamos planeado. Tem a ver também como estaremos daqui a 20 anos. Se tivessesmos estes dois com 26 anos, agora teriamos outro quase de certeza. Assim, das duas uma, ou temos já outro a seguir, ou se formos a ter quando o mais novo tiver cerca de 10 anos, já serão 46 anos. Quando tiver 20 anos já teremos 66 anos. Começa a ser alguma idade. Assim, quando o mais novo tiver 20 anos nós teremos 56. Ainda temos forças. Mas é óbvio que se vier outro, será muito bem vindo. :D Epá, ninguém me mandou conhecer a minha mulher só aos 28 anos!!

Eu quando digo que quero adoptar uma criança olham para mim com pena e perguntam, "Ah, não podes ter filhos??"

Conheço quem não tenha o 2º filho porque não tem posses para tal, mas há Wii, PS2 e Portátil para o filho único... Opções...
    É uma hipotese que podemos ter em cima da mesa, para mais tarde.

Eu quando engravidei do 3º ao inicio escondia, exactamente por causa dos comentarios estupidos que as pessoas fazem.
    Pois, da maneira que reagiste, supus que tivesses também passado por situações dessas.

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Orieos Ver Post
    Atenção que não é nada trivial ter um segundo filho hoje em dia em PT. Fazendo umas continhas, a despesa com um filho poderá rondar algo deste genero:
    Jardim de infância: 200€ ou mais. Em Lisboa por ex, dificil é arranjar por este valor.
    Carrinho, ovo, bla, bla, bla: 300€ e estou a ser generoso
    Cadeira para o carro: Se se pretender uma coisa decente a nivel de conforto e segurança, os preços começam nos 200€ para cima.
    Fraldas: 20 a 30 € mensais
    Cremes/Shampoos e afins 30€ mensais no minimo
    Mais o investimento no quarto (cama, roupa de cama, etc)
    Mais o investimento em roupa
    Mais o investimento em alimentação
    Mais o gastos em saude, medicamentos...

Claro que muitos destes investimentos podem ser minorados mas hoje em dia... é muito dispendioso sim ter um puto. 2 então deve ser dureza.
    Vou falar por mim, e como já disse, sou um priveligiado em alguns aspectos:

Jardim de infancia: Zero, o meu mais velho vai para o ano para a pré-primaria, do estado.
    Carrinho, ovo, bla, bla, bla: ZERO, o ovo é o mesmo do mais velho, o carrinho é da minha irmã, e ainda tenho o carrinho do meu mais velho.
    Cadeira para o carro: Gastei 45€ na cadeira do meu mais velho, com 50% de desconto. vai dar para o mais novo, pois o mais velho vai passar para outra cadeira, que custou-me 30€.
    Fraldas: 20 a 30 € mensais. Aqui concordo, e talvez gaste mais, o meu mais velho está a custar largar as fraldas!!
    Cremes/Shampoos e afins 30€ mensais no minimo. O shampoo dura 4 ou 5 meses, gel de banho idem, cremes ibidem.
    Mais o investimento no quarto (cama, roupa de cama, etc). Sim, aqui irei gastar algum dinheiro a montar o quarto, visto que a partida ficarão em quartos separados. Mas o berço é do irmão mais velho.
    Mais o investimento em roupa. A partida, muito proximo de ZERO. Tem a roupa toda ou quase toda do irmão, alguma nova a estrear. É no que dar não meter logo a uso, quando vamos a experimentar já não serve. Já agora, a roupa que ele tem vem toda da Zippy, Primark, C&A, e outros acessíveis a nivel de preço. e quando temos hipotese, FEIRA! É incrível como umas meias-calça nestas lojas mais baratas ainda custam 4 ou 5 € e na feira traz-se 4 por 5€. Tal como a nós, pais.
    Mais o investimento em alimentação. Aqui, é o que tiver de ser. Mas as sopas, carnes e afins não vão carregar o orçamento familiar.
    Mais o gastos em saude, medicamentos...Aqui, é o que tiver de ser, oxalá que saia tão saudavel como este. Apenas anda a ser seguido pelo centro de saude, nas consultas de rotina, pelo médico de família. Apenas fui uma vez ao pediatra, e jurei que nunca mais.
    Última edição por darkwings : 20-12-11 às 12:31:06
    JorgeCorreia e Texuga gostam disto.

Piloto de Rallye BrunoD's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

E ainda podia ter um carro, mota, etc, etc... que não tem qualquer comparação.

O que mencionas equivale a ~4 meses de prestação num infantário médio...

Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
    E ainda podia ter um carro, mota, etc, etc... que não tem qualquer comparação.

O que mencionas equivale a ~4 meses de prestação num infantário médio...
    Já expliquei num post mais abaixo.

Numacoisa vos dou razão, os infantários são um roubo. Mas essas pessoas até o conseguem quase à borla, sem fugirem a nada .

Banido Huckleberry's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Vou falar por mim, e como já disse, sou um priveligiado em alguns aspectos:

Apenas anda a ser seguido pelo centro de saude, nas consultas de rotina, pelo médico de família. Apenas fui uma vez ao pediatra, e jurei que nunca mais.
    Opções ...

Eu gasto 600€ anuais de seguro de saude e pago 120€ de 3 em 3 meses pelo pediatra.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Ter filhos é sempre um encargo financeiro significativo, embora dependa muito de como se encara um conjunto de coisas.

Mas é também das coisas mais fantásticas que podemos ter/fazer.

Eu tive primeiro duas espaçadas de +/- 3 anos e 7 anos depois, numa fase em que tinhamos algum desafogo e conforto tive a 3ª
    JorgeCorreia e Lom gostam disto.

Piloto de Provas de Perícia Simpleman's Avatar
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

Boas pessoal, penso já vir tarde e em "OFF-Topic", no que diz respeito inicialmente ao Tópico ,pois o assunto já vai para outro contexto.....

Mas mesmo assim, quero também comentar o mesmo com que o outro Membro inicou o fórum;

E é o seguinte: Eu também tive um ex-colega de trabalho, que na altura em que foi trabalhar comigo, tinha 3 filhos, todos eles pequenos, sem andarem na primária e todos eles rapazes, agora falámos á uns dias pela net e ele disse-me que já nasceu a 4ª filha e que neste caso foi uma menina (que era o que ele tanta queria) e estava todo feliz da vida como era de esperar , e eu também fico muito feliz por ele!

Agora vamos a factos, em questões de Rendimentos, ele ganha pouco mais que o Ordenado Minimo, a esposa também!
    Ora então vamos imaginar que são 1000,00 € por casal a entrar numa casa onde agora passam a alimentar-se 6 bocas!... e qual é o meu espanto?
    É perguntar-me a mim mesmo, que sendo solteiro sem filhos e sem dívidas, mas com muito pouco dinheiro;.... como é que á pessoas que conseguem ter 4 filhos a ganharem o que ganham, a levarem e a fazerem uma vida de "Bacanos" e com um bom carro, já considerável, para os seus rendimentos, com casa para pagar, despesas normais, que todos nós pagamos e que nos custa muito! conclusão, como é possivel?

Cumps

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Ou há mais qualquer coisa ou não é possível.

Porque é que achas queele ganha pouco mais do que o ordenado minimo ? o queé que ele faz ?

Piloto de Provas de Perícia Simpleman's Avatar
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
    Ok, mas o que tenho reparado é que as famílias que têm mais filhos, muitas vezes são aquelas que vivem no limiar da pobreza.
    Boas concordo plenamente, e é o que se tem visto tanto pela tv como no mundo em geral, falo mais concretamente na zona onde resido, só vejo é filhos e mais filhos e todos a passarem grandes dificuldades, depois vão á Igreja e lá têm os seus saquinhos á espera! e depois vão lá num outro dia que continua a haver! Espectáculo......
    Com tudo fico muito triste com o pensar de algumas pessoas, no que diz respeito a só fazerem filhos sem terem qualquer tipo de meios para os criar e sem pensarem num futuro para eles e para a criança! e quando falo em falta de meios estou-me a referir aos Rendimentos Muito Baixos por casal!, sem que quase dê para alimentar as crianças e muito menos aos pais! é familias numerosas atrás de familias numerosas! e depois é o que se ve!...........
    E tudo isto é a realidade com que eu me confronto todos os dias ! e a cada dia que passa só vejo é mais "miséria".............

Cumps
    Joana1984 gosta disto.

Página 6 de 7 PrimeiraPrimeira ... 567 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •